Doutorados Integrados

Investigadora do Grupo Gramática & Texto, desde 2011, tem vindo a desenvolver trabalho de investigação na área da Semântica. É atualmente Professora do Grupo de Recrutamento 300 (Português/Francês) do Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril, no 8.º escalão.

Grupo G&T

Professora Associada com Agregação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Desenvolve atividades de docência e investigação em Linguística, tendo publicado vários trabalhos sobre História da Língua Portuguesa, Linguística Histórica e Edição de Textos Portugueses Medievais.

Grupo G&T

É professora auxiliar no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, sendo atualmente responsável pela base de dados BILP – Bibliografia de Linguística Portuguesa (http://bilp.clunl.fcsh.unl.pt/bilp/). Tem publicado diversos trabalhos na área da formação de palavras, em particular sobre questões relacionadas com a produtividade, a composicionalidade e a lexicalização, entre outros tópicos.

Grupo G&T

É doutorada em Linguística – Semântica – pela Universidade NOVA de Lisboa. onde tem vindo a desenvolver trabalho de investigação e de docência nesta área. A sua mais recente investigação sobre Formas & Construções do Português enquadra-se no âmbito do trabalho desenvolvido pelo grupo de investigação Gramática & Texto, incindindo essa investigação sobre referência nominal, tempo e aspeto.

Grupo G&T

É doutorado em Linguística. É investigador do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL) e membro do Grupo de Gramática & Texto. Tem desenvolvido e publicado trabalhos de investigação em Semântica, com incidência particular na semântica das preposições (aspeto, telicidade, trajetórias, fronteiras e topologia). É professor de Português do Ensino Básico e Secundário na Escola Básica e Secundária Padre Alberto Neto (Queluz).

Grupo G&T

Professora Associada na NOVA FCSH (Departamento de Linguística) e investigadora do CLUNL. É doutorada em Linguística – Teoria do Texto e desenvolve investigação no âmbito do grupo Gramática & Texto do CLUNL. Privilegiando o quadro teórico e epistemológico do Interacionismo Sociodiscursivo, interessa-se em particular pelo papel da linguagem no desenvolvimento da pessoa, centrando-se em questões como: caracterização diferencial de géneros de texto, relação entre géneros de texto e estilos, ensino/aprendizagem de gramática e de texto, escrita e desenvolvimento da escrita, linguagem paritária.

Grupo G&T

Mafalda Frade possui mestrado em Ciências da Linguagem – Linha Mudança e Variação (Universidade NOVA de Lisboa, 2012) e doutoramento em Literatura (Universidade de Aveiro, 2007). É investigadora no Centro de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL) e do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (CLLC). No seu trabalho, tem vindo a dedicar-se ao estudo da evolução histórica da língua portuguesa através da investigação das características linguísticas de traduções medievais portuguesas derivadas de textos latinos.

Grupo G&T

Doutorada pela Université Paris 8 (Études Portugaises) e pela Universidade NOVA de Lisboa (Linguística – Teoria do Texto), é professora auxiliar convidada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), no qual desenvolve trabalho no grupo Gramática & Texto | Multitext. Enquadrado na linguística do texto e do discurso, o seu trabalho centra-se nas práticas de linguagem digitais, na literacia científica e na divulgação de ciência, bem como na transposição de instrumentos linguísticos para fins específicos.

Grupo G&T

Noémia Jorge é investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e, presentemente, professora auxiliar convidada no Departamento de Linguística da mesma universidade. Tem doutoramento em Linguística (especialização em Linguística do Texto e do Discurso), interessando-se em particular pela Didática do Português. É autora de manuais escolares e gramáticas pedagógicas nesta área (Ensino Básico e Secundário).

Grupo G&T

Audria Leal é doutora em Linguística pela Universidade NOVA de Lisboa, especialidade em Teoria do Texto. Trabalha como investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), integrando a equipa do Grupo Gramática & Texto. Atualmente desenvolve um projeto de pós-doutoramento financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) sobre o funcionamento da multimodalidade em textos do português do Brasil e do português europeu. Tem desenvolvido trabalhos na área da Linguística do Texto e do Discurso, na qual privilegia o quadro teórico e metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo, da Linguística Aplicada ao ensino do português, da Semântica Enunciativa e da Semiótica Social com ênfase no quadro teórico e metodológico da Grammar of Visual Design (Kress & Van Leeuwen). É autora de vários artigos, em Portugal e no estrangeiro, em que analisa a relação entre a linguagem verbal e não verbal e o seu funcionamento nos textos multimodais.

Grupo G&T

Isabelle Simões Marques é Docente de francês na Universidade Aberta. É Investigadora Doutorada do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL) e é Membro Associado do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro (CLLC). É doutorada em Linguística – Análise do Discurso (em cotutela com a Université Paris 8). Tem desenvolvido e publicado trabalhos de investigação no âmbito dos estudos da Análise (Crítica) do Discurso, Sociolinguística, Didática das Línguas Estrangeiras, privilegiando igualmente os estudos sobre o plurilinguismo e as migrações.

Grupo G&T

Ana Sousa Martins é coordenadora da Ciberescola da Língua Portuguesa, um projeto em parceria com o Ministério da Educação, onde leciona Português como Língua Estrangeira (do nível A1 ao B2, predominantemente). É doutorada em Linguística pela Universidade do Porto. A sua investigação de Pós-Doutoramento, sobre processos de simplificação textual e leitura extensiva em português L2, financiada pela FCT. Presentemente, desenvolve investigação sobre a leitura extensiva e aquisição de vocabulário em português L2.

Grupo G&T

Doutorada em Linguística Portuguesa pela Universidade NOVA de Lisboa, é professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre. Tem desenvolvido investigação em Semântica, no âmbito da qual tem apresentado comunicações e publicado artigos científicos, em particular nos domínios da modalidade, evidencialidade e tipologias verbais. Desenvolve atividade docente em cursos de formação de professores e de jornalismo e comunicação.

Grupo G&T

É professora auxiliar do Departamento de Humanidades e coordenadora do Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, na Universidade Aberta, Lisboa. É membro do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e do Grupo de Investigação Pragmática. Discurso. Cognição (PraDiC) do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho. Colabora em projetos de investigação no Laboratório de Educação à Distância e e-learning (LeaD). É doutorada em Linguística Portuguesa e desenvolve trabalho de investigação no âmbito dos estudos de pragmática, análise do discurso, retórica, epistolografia, privilegiando igualmente os estudos de comunicação mediada por computador, nomeadamente os efeitos sociais e linguísticos das tecnologias digitais.

Grupo G&T

Investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, doutorou-se em Linguística do Texto e do Discurso como bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Desenvolve a sua investigação no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo e tem escrito artigos sobre o agir, a descrição dos géneros em vários patamares textuais, o papel do especialista, a argumentação e a escrita. Presentemente, colabora com a Escola Superior de Educação de Lisboa e a Escola Superior de Educação Almeida Garrett.

Grupo G&T

É Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e Investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Doutorada em Linguística, na especialidade de Semântica, desenvolve investigação nesta área científica, participando em congressos e publicando artigos, nos âmbitos nacional e internacional.

Grupo G&T

Não Doutorados Integrados

Ana Afonso licenciou-se em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) em 2016, tendo obtido o Prémio Mérito e Excelência para melhor licenciada. Concluiu o Mestrado em Ciências da Linguagem na mesma Universidade em 2018. Trabalhou como linguista na Lionbridge em 2017-2018. Atualmente, é doutoranda em Linguística na NOVA FCSH e colabora no Projeto Clarin – Infraestrutura de Investigação para a Ciência e Tecnologia da Linguagem.

Grupo G&T

Estudou Antropologia Social e Cultural na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), em 1997, para depois enveredar em Pós-Graduações nas áreas da Ecologia Humana em 2001 (NOVA FCSH), Desenvolvimento Sustentável e Ordenamento do Território 2004 (UEX – Espanha) e Urbanismo em 2005 (UEX – Espanha) onde se especializou no estudo de fronteiras, marginalidade e pobreza tendo publicações em revistas nacionais e estrangeiras (não indexadas). Tendo trabalhado em várias instituições e empresas públicas e privadas, regressou aos estudos com licenciatura em Línguas Literaturas e Culturas – var. Espanhol (U. Évora) em 2011, Mestrado em Ensino de Línguas 2014 (NOVA FCSH) estando agora a realizar Doutoramento em Linguística do Texto e do Discurso na NOVA FCSH.

Grupo G&T

Doutoranda e bolseira de Doutoramento em Linguística (PD/BD/128130/2016), no âmbito do programa FCT Linguistics – Knowledge, Representation and Use (KRUse), área de especialidade em Linguística do Texto e do Discurso, sob orientação científica da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho. Possui mestrado em Estudos de Língua Portuguesa – Investigação e Ensino (Universidade Aberta); mestrado em Ensino de Português e Alemão (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra); e licenciatura em Línguas Modernas – variante Português/Alemão (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). A sua investigação situa-se no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo.

Grupo G&T

Doutoranda em Linguística e bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PD/BD/105764/2014), no âmbito do programa KRUse (especialização em Linguística do Texto e do Discurso). Sob a orientação da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho, encontra-se, atualmente, a desenvolver a sua tese na área da revisão de textos, situando a sua investigação no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo. Possui mestrado em Consultoria e Revisão Linguística (NOVA FCSH) e licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Inglês/Alemão (FLUL). Foi tradutora e revisora freelancer durante vários anos, tendo igualmente estagiado na Direção-Geral da Tradução (Bruxelas).

Grupo G&T

 

Professor Assistente no Departamento de Línguas e Literaturas em Língua Francesa, na Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto (Angola) e investigador no CLUNL. É Licenciado em Ciências de Educação, na especialidade de Linguística/Francês, Mestre em Ensino da Língua Portuguesa e Doutorando em Linguística e Ensino de Língua. Desenvolve investigação no domínio do Ensino das Línguas Materna e Estrangeira. Privilegiando o quadro teórico e epistemológico do Interacionismo Sociodiscursivo, interessa-se, em particular, pelo ensino de escrita através dos géneros de texto.

Grupo G&T

É doutoranda em Linguística Histórica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Está a desenvolver investigação em Morfologia Histórica do Português. Tem como outras áreas de interesse a Pragmática Histórica e a Cortesia, tendo já vários trabalhos publicados na área das formas de tratamento em Português Europeu. É membro do grupo de investigação Gramática & Texto do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Ingleses e realizou o mestrado em Sintaxe Histórica do Português, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Lecionou, em vários institutos de línguas, Português para Estrangeiros e Inglês. Atualmente trabalha como revisora linguística.

Grupo G&T

Miguel Magalhães é doutorando em Linguística do Texto e do Discurso e bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do programa KRUse. Participou em diversos projetos de I&D e publicou vários artigos científicos em diversas revistas nacionais e internacionais. Atualmente, tem como principais áreas de investigação a análise textual, “text mining” e categorização. Colabora, também, como professor de português língua estrangeira na Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH/IMS) – Níveis A1 a C2.

Grupo G&T

Estudante de Doutoramento em Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do programa KRUse (PD/BD/105766/2014). Neste momento desenvolve a sua tese na área de Texto e Discurso sob a orientação da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho. Concluiu mestrado em Linguística na Universidade Estatal Linguística de Moscovo, grau reconhecido pela Universidade do Minho em Portugal.

Grupo G&T

 

Doutorando do Departamento de Linguística da NOVA FCSH e bolseiro do Office of the Higher Education Commission (OHEC) na Tailândia. As suas áreas de interesse centram-se, sem se limitar, na análise de texto e discurso dos géneros publicitário, político e cinematográfico em tailandês, inglês e português. O seu projeto de tese de doutoramento, sob a orientação da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho, versa a prática de identidade através das componentes (não-)verbais nos textos publicitários de folhetos bancários portugueses.

Grupo G&T

É professora de português do ensino secundário e formadora do centro de formação Novafoco. Licenciou-se em Estudos Portugueses e Franceses na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e é Mestre em Linguística – Linguística Aplicada, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Atualmente, encontra-se a redigir a tese de doutoramento em Linguística do Texto e do Discurso intitulada “Géneros e Estilos. Análise Linguística dos Textos Escritos por José Saramago para o Blogue O Caderno. Transposição Didática dos Géneros Textuais Memórias, Diário, Autobiografia e Carta”, sob orientação da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho. É colaboradora do CLUNL, integrando o Grupo Gramática & Texto.

Grupo G&T

É Doutoranda em Linguística e Ensino de Língua, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e membro do Grupo Gramática & Texto, do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, desenvolvendo trabalho essencialmente na área da Teoria do Texto. É Professora Adjunta do Instituto Superior de Ciências Educativas, onde leciona unidades curriculares de Linguística/Língua Portuguesa, na formação inicial de professores.

Grupo G&T

Helena Rodeiro é professora do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas – variante de Estudos Ingleses e Alemães (Ramo de Formação Educacional), em 2003, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em 2008, obteve, na Universidade de Aveiro, o grau de Mestre em Linguística Alemã e Linguística Contrastiva com a dissertação “A expressão da temporalidade no discurso indireto em português e alemão: uma análise contrastiva num corpus jornalístico”. Em setembro de 2014, ingressou no Curso de Doutoramento em Linguística, especialização em Linguística do Texto e do Discurso, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Presentemente, encontra-se a redigir a sua tese de Doutoramento, sob orientação da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho. O trabalho de investigação em curso filia-se na perspetiva interacionista sociodiscursiva e tem como enfoque o estudo dos géneros orais, com especial incidência nos seus temas de interesse: o discurso relatado, questões de modalidade e modalização e discurso jornalístico televisivo.

Grupo G&T

 

Bolseira de Doutoramento em Linguística (PD / BD / 113974/2015), no âmbito do Programa de Doutoramento da FCT – Conhecimento, Representação e Uso (KRUse), especialização em Linguística do Texto e do Discurso. Orientada por Matilde Gonçalves, a sua investigação centra-se na descrição e didatização de géneros de texto, privilegiando o quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo. É mestre em Revisão e Consultoria Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e licenciada em Estudos Portugueses pela Universidade Aberta.

Grupo G&T

Alexandra Ruivo, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – variante Português/Inglês pela Universidade de Coimbra. Professora do Ensino Básico e do Ensino Secundário desde 1986, pertence ao Quadro de Escola do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, onde exerceu três mandatos na gestão escolar. Doutoranda de Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global na Universidade NOVA de Lisboa em associação com a Universidade Aberta, desenvolve investigação em didática da língua materna, particularmente na área do ensino de poesia, sob orientação científica da Professora Doutora Antónia Coutinho.

Grupo G&T

Colaboradores - Doutorados

É doutorada em Linguística. Pós-Doutorada pela Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Professora Adjunta no Departamento de Letras do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba/Brasil. Professora do Mestrado Profissional em Rede Nacional – PROFLETRAS. Desenvolve docência e investigação nos seguintes campos: gramática e ensino da língua portuguesa; alfabetização e escrita; variação linguística e ensino.

Grupo G&T

Martin Becker é professor titular de linguística românica na Universidade de Colónia (desde 2009). Estudou história, filologia românica e ciências da educação nas universidades de Colónia,  Salamanca, Clermont-Ferrand e Fortaleza. Os seus interesses de pesquisa incluem áreas tão diversas como “modalidade e modo”, “tempo e aspeto”, “análise do discurso”, “teoria da mudança linguística” e “história do pensamento linguístico”.

Grupo G&T

Licenciou-se em 1974 em Filologia Germânica na Universidade de Lisboa, onde leciona desde 1977. Em 1990 obteve o grau de doutor em Linguística Geral nessa universidade. Desde 2003 é professor associado no departamento de Estudos Germanísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi diretor do departamento entre 2010/2012. Desde 2008 é colaborador do CLUNL. As suas principais áreas de investigação são a teoria da gramaticalização e a mudança linguística, sobretudo das línguas portuguesa e alemã. Em termos mais específicos a sua investigação tem-se centrado nos estudos da gramaticalização da modalidade e da evidencialidade, bem como na gramaticalização dos advérbios e dos marcadores de discurso.

Grupo G&T

Professora catedrática da Faculdade de Filosofia da Universidade de Ljubljana, Eslovénia, onde desenvolve o trabalho de investigação e docência em temas de sintaxe espanhola (nomeadamente sobre tempo e aspeto verbal), espanhol de América, estudos contrastivos de espanhol, português e esloveno, aspetos teóricos e práticos de interpretação de conferências e tradução. Tem orientado teses de doutoramento e de mestrado, publicado dicionários bilingues esloveno-espanhol, artigos científicos e monografias no domínio da sua especialidade, participado em congressos internacionais, projetos europeus e nacionais e trabalhado como professora visitante em diferentes universidades estrangeiras. É editora da revista científica “Verba Hispanica”.

Grupo G&T

Professora Auxiliar do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho e investigadora integrada do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM). As áreas de investigação em que tem trabalhado são a Análise do(s) Discurso(s), com especial interesse no discurso político, discurso jornalístico, e os discursos orais do quotidiano. Doutorada, em 2000, em Ciências da Linguagem, ramo de Linguística Portuguesa, pela universidade do Minho, tem participado, como coordenadora e como membro da equipa, em projetos de investigação nestas áreas. Tem vários artigos publicados, nomeadamente em revistas nacionais e internacionais, além de livros, capítulos de livros e atas de encontros científicos.

Grupo G&T

É doutorada em linguística, especialidade em teoria do texto, pela Universidade NOVA de Lisboa. É professora titular e coordenadora da Licenciatura em Português (formação de professores, tradutores e investigadores) na Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Desenvolve atividades de docência e investigação em Linguística, tendo publicado diversos trabalhos sobre análise de textos e géneros textuais, análise interlinguística (português-espanhol) e ensino de línguas. Foi bolseira de pós-doutoramento no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa entre 2008 e 2013. Atualmente é colaboradora doutorada do CLUNL, desenvolvendo trabalho de investigação, essencialmente, no domínio dos géneros textuais.

Grupo G&T

Armindo José B. de Morais é doutorado em Linguística e investigador do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), onde integra o grupo de investigação de Gramática & Texto. Atualmente leciona Português Língua Segunda na Alemanha. Tem publicado vários trabalhos sobre géneros da oralidade, bem como materiais de examinação e ensino-aprendizagem de Português como Língua não Materna junto da agência internacional de examinação TELC (The European Language Certificates) e da editora alemã de materiais didáticos Hueber Verlag. É ainda coautor de curso de ensino à distância de Português como Língua não-Materna da Universidade Aberta. Os seus interesses de investigação centram-se na relação entre Língua e Discurso e no desenvolvimento de uma crescente consciência da Linguagem em Uso enquanto forma de comunicação e de vínculo cultural.

Grupo G&T

Professor Auxiliar da Universidade de Aveiro (Departamento de Línguas e Culturas). Doutorado em Linguística (Semântica) pela Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (2005), tendo vindo a desenvolver trabalho de investigação no âmbito da semântica numa perspetiva enunciativa (particularmente no quadro da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas). Outras áreas de investigação: tradução, linguística aplicada.

Grupo G&T

É Professora Auxiliar no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro. Enquanto investigadora é membro efetivo do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro e colaboradora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). É autora de vários trabalhos em áreas como o Ensino e aprendizagem da Escrita, Ensino e aprendizagem da Língua e Literatura Portuguesa, Escrita académica e Formação de professores de língua.

Grupo G&T

É doutorada em Linguística (Portuguesa e Espanhola) pela Universidade de Ljubljana, Eslovénia. É leitora da língua e cultura portuguesas no Departamento de Línguas e Literaturas Românicas da Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Ljubljana e desenvolve atividades de docência e investigação em Linguística e Tradução Literária, prioritariamente centrada nas línguas português, espanhol e esloveno. Integra o Grupo Gramática & Texto do CLUNL, desenvolvendo sobretudo trabalho no domínio das formas & construções do português, nomeadamente sobre tempo e aspeto, em contraste com a língua eslovena. Tem publicado vários artigos científicos.

Grupo G&T

Sónia Valente Rodrigues é Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora no Centro de Linguística da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação incluem Pragmática, Linguística textual, Análise do Discurso, Linguística Educacional e Didática. Tem colaborado em projetos de investigação nestas áreas. Tem publicado vários artigos em textos selecionados e em revistas nacionais e internacionais, atas de encontros científicos, capítulos de livros e livros.

Grupo G&T

Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É doutorada em Linguística Portuguesa pela mesma Universidade e desenvolve investigação com incidência em: (i) escrita académica em PL1 e PL2 na sua vertente didática (cursos de ensino a distância, materiais instrucionais); (ii) constituição de corpora de textos de estudantes, produzidos em contexto de avaliação; (iii) análise estilístico-fraseológica, lexical e semântica de produtos textuais em diferentes géneros académicos (abstracts, teses de doutoramento e artigos científicos).

Grupo G&T

Doutorada em Linguística pela NOVA FCSH, investigadora no CLUNL, professora de língua e de literatura russa no ILNOVA (Instituto de Línguas da Universidade NOVA de Lisboa), intérprete e tradutora, autora de artigos dedicados à gramática contrastiva, de material didático sobre a tradução e para o ensino de língua russa como língua estrangeira, membro do júri do concurso internacional de tradução literária luso-russa “Por outras palavras”, coordenadora do concurso de tradução e da edição da coletânea de contos russos.

Grupo G&T

Professor auxiliar na Universidade Aberta (Departamento de Humanidades) e investigador no CELGA-ILTEC. É doutorado em Linguística Portuguesa e desenvolve investigação no seio do grupo Discurso e Práticas Académicas Discursivas, do CELGA-ILTEC. A sua pesquisa mais recente tem incidido nos seguintes temas: classificações textuais, planos de texto, géneros do discurso académico (tese de doutoramento, dissertação de mestrado, entre outros). Adota um quadro teórico compósito, colhendo contributos da Linguística Textual, da escola francesa de Análise do Discurso, do Interacionismo Sociodiscursivo e dos “Genre Studies”.

Grupo G&T

 

Colaboradores - Não Doutorados

João António Dimas Bettencourt Carrilho realizou um Mestrado Crossways in Cultural Narratives (Universidade de Santiago de Compostela, Universidade de St. Andrews, Universidade NOVA de Lisboa). É licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade NOVA de Lisboa). Obteve uma Bolsa de Integração na Investigação (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional), financiada pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia. Atualmente, é bolseiro (FCT) do grupo Gramática & Texto (CLUNL).

Grupo G&T

Maria Ribeiro licenciou-se em Filosofia e é Mestre em Ciências da Linguagem pela NOVA FCSH. É colaboradora do grupo de investigação “Gramática & Texto” e tem como maior área de interesse a Linguística Histórica, em específico, o Português Medieval.

Grupo G&T

Artur Osvaldo dos Santos, mestre em Ciências da Linguagem pela NOVA FCSH (2017). Professor Assistente na Universidade Católica de Angola, nas cadeiras de Língua Portuguesa e Técnicas de Expressão do Português, que acumula com o cargo de Vice-Decano da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da mesma universidade.

Grupo G&T