Dissertações de Mestrado


2023

Alves, Rita Neves (2023). O ensino do português (língua materna) e do inglês (língua estrangeira) em turmas multiculturais. MA em “Ensino de Português e de Língua Estrangeira (Inglês) no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário”. Orient.: Antónia Coutinho, Marco Neves). NOVA FCSH.

Carvalho, Beatriz (2023). Desenvolvimento da Produção e Interação Orais: O Trabalho com os Géneros Textuais no Português Língua Materna e no Francês Língua Estrangeira. MA em “Ensino de Português e de Língua Estrangeira (Francês) no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário”. Orient.: Helena Topa Valentim, Christina Dechamps. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/159384

Castro, Ana Isabel (2023). A imagem na aula de língua: um recurso para vários percursos. MA em “Ensino de Português e de Língua Estrangeira (Francês) no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário”. Orient.: Helena Topa Valentim, Christina Dechamps. NOVA FCSH.

Catalão, Carla Miguel Santos Leite Pinho (2023). A leitura como ponto de partida para a alteridade e a compreensão de si. MA em “Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário”.  Orient.: Matilde Gonçalves, Teresa Araújo. NOVA FCSH.

Correia, Nuno Afonso Prino (2023). As potencialidades do Texto Literário nas Aulas de Língua Materna e Língua Estrangeira. MA em “Ensino de Português e de Língua Estrangeira (Inglês) no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário”. Orient.: Antónia Coutinho, Rogério Puga. NOVA FCSH.

Delgado, Carolina Agostinho (2023). Linguagem inclusiva: problemas e estratégias de revisão linguística. MA em “Ciências da Linguagem”. Orient.: Antónia Coutinho. NOVA FCSH.

Marcelino, Inês da Costa (2023). A revista escolar como projeto de desenvolvimento de pesquisa e de escrita. MA em “Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário”. Orient.: Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/159504

Ruas, Cláudia Marina Vicente (2023). Questões de Género: um contributo para a análise crítica de textos literários no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. MA em “Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário”. Orient.: Antónia Coutinho, Matilde Gonçalves. NOVA FCSH.

Verdelho, Ana Margarida Alves Fernandes (2023). O contributo da análise do erro no ensino-aprendizagem da escrita dos alunos. MA em “Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário”. Orient.: Matilde Gonçalves, Susana Correia. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/160438


2021

Enfermeiro, Diogo (2021). O género artigo de opinião na aula de português língua materna. Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Orient.: Helena Topa Valentim; Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/130160

Faustino, Gonçalo (2021). Aprendizagens Essenciais de Português: Documentos (des)orientadores? Contributo da revisão textual para a estabilização das noções de género, texto e sequência. Ciências da Linguagem: Consultoria e Revisão Linguística. Orient.: Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. DIsponível em: http://hdl.handle.net/10362/130637

Rosa, Rute (2021). Os Géneros de Texto como Instrumentos de Aprendizagem da Cidadania. Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Relatório). Orient.: Maria Antónia Coutinho. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/130217

Silva, Sandra Gonçalves (2021). Os desafios do multiculturalismo: A importância da língua portuguesa como elemento de inclusão no percurso emocional e pessoal do aluno de PLNM. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa. Orient.: Isabelle Simões Marques. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/10666


2020

Borges, António (2020). As Mornas de Eugénio Tavares na Literatura Caboverdiana. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa (Dissertação). Orient. Isabelle Simões Marques. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/9969

Gouveia, Mário (2020). O pretérito perfeito passivo, do latim ao português: estudo de caso a partir do género epigráfico. Mestrado em Ciências da Linguagem: Linguística (Dissertação). Orient. Maria Teresa Brocardo. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/101316

Machado, Odília (2020). Do segredo à revelação subsídios para o estudo retórico-discursivo do epistolário inédito de Natália Correia. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/10051

Matos, João (2020). Poderá uma língua natural ser sexista? Avaliação do impacto de informação gramatical e de estereótipos de género na compreensão de enunciados com sujeitos masculinos genéricos em Português Europeu. Mestrado em Ciências da Linguagem: Linguística (Dissertação). Orient. Susana Correia; Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/110814

Martins, Ana Sofia (2020). Texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de Português. Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Relatório). Orient. Helena Topa Valentim; Noémia Jorge. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/96118

Miranda, Maria Inês (2020). A didatização do humor em aula de língua materna e de francês língua estrangeira. Mestrado em Ensino de Português e língua estrangeira (área de especialidade de francês) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Relatório). Orient. Helena Topa Valentim; Christina Dechamps. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/99793

Ochôa, Sónia (2020). O sentido da vida: análise retórico-discursiva de discursos inspiradores. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível: http://hdl.handle.net/10400.2/9470

Oliveira, Ana (2020). Leitura expressiva e compreensão nas aulas de português língua materna e de francês língua estrangeira. Mestrado em Ensino de Português e língua estrangeira (área de especialidade de francês) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Relatório). Orient. Carlos Carreto; Helena Topa Valentim; Noémia Jorge. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/98376

Poças, Gonçalo (2020). Literatura e sociedade. Um percurso a partir da adjetivação em excertos de Eça de Queirós, Miguel Torga e José Saramago. Mestrado em Edição de Texto (Dissertação). Orient. Maria Antónia Coutinho. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/107635

Rico, Ana (2020). A utilização das TIC na aula de português e de inglês. Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Relatório). Orient. Ana Gonçalves Matos; Helena Topa Valentim. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/96116

Soares, Sílvia (2020). Para preencher o défice de esperança … um discurso de afetos – Análise retórico-discursiva e contrastiva dos discursos do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e dos seus antecessores. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/9469


2019

Cordeiro, Carolina (2019). Do discurso autobiográfico à inquietação insular na obra Um Deus à beira da loucura, de Daniel de Sá. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/10091

Leão, Tiago (2019). Bô, tu e você: vértices do triângulo das Bermudas do sistema de tratamento do português de Cabo Verde. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara (Universidade Aberta); Dominka Swolkien (Universidade do Mindelo e Conselheira do Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde). Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/10048

Machado, Carolina (2019). Mapeamento dos critérios de revisão em língua portuguesa: teoria e prática. Mestrado em Ciências da Linguagem: Consultoria e Revisão Linguística (Trabalho de Projeto). Orient. Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/91220

Pedro, John (2019). Articulação do conteúdo temático entre o guia prático para o professor e o manual escolar: Contributos para a revisão do guia prático para o professor. Mestrado em Ciências da Linguagem: Consultoria e Revisão Linguística (Trabalho de Projeto). Orient. Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/75916

Santos, Flávio (2019). Definições dos conteúdos do manual de História da 7ª classe do I Ciclo do ensino angolano: proposta da construção de um glossário, numa perspetiva didático-pedagógica. Mestrado em Ciências da Linguagem: Consultoria e Revisão Linguística (Trabalho de Projeto). Orient. Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/76174

Teixeira, Daniela (2019). O poder da ironia na crónica humorística portuguesa: análise pragmático-discursiva de crónicas de Eça de Queirós e de Ricardo Araújo Pereira. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/8452


2018

Locaputo, Genny (2018). Nel mezzo del cammin c’era un equivoco. Dalla questione della lingua alle grammatiche, passando per i pregiudizi linguisici (Sobre a “questão da língua” e os preconceitos linguísticos nos casos da língua portuguesa e brasileira). Mestrado em Linguística: Lingua Portughese e Brasiliana da Universidade de Bolonha (Dissertação). Orient. Helena Topa Valentim; Roberto Mulinacci. NOVA FCSH.

Paulo, Maria Ribeiro (2018). O hibridismo de ser e a oposição semântica entre ser e estar em português medieval. Mestrado em Ciências da Linguagem: Linguística (Dissertação). Orient. Maria Teresa Brocardo. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/31565

Rebouças, Davi (2018). (Des)Cortesia em notícias sobre corrupção: Atenuação e intensificação no trabalho com as faces. Mestrado em Linguística Aplicada (Dissertação). Orient. Letícia Adriana Pires Ferreira dos Santos (Universidade Estadual do Ceará); Isabel Roboredo Seara (Universidade Aberta). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Santos, Maria Teresa (2018). Essência ou marginalidade da carta na narrativa fílmica de Manoel de Oliveira. Mestrado em Estudos Comparados: Literatura e Outras Artes (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara; Maria do Rosário Lupi Bello. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7526


2017

Amélio, Vasco (2017). Formas de saudação, de tratamento e de cortesia no grupo dos ovimbundos no centro e sul de Angola: contributo para a análise. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7143

Gonçalves, Raquel (2017). Práticas integradoras das representações da língua materna e da língua estrangeira num contexto multilingue. Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas (Relatório). Orient. Helena Topa Valentim; Neus Lagunas. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/30781

Sitole, Precilda (2017). As competências textuais dos alunos do ensino superior em Moçambique: o contributo do interacionismo sociodiscursivo para a melhoria das produções textuais na UEM. Mestrado em Ciências da Educação (Dissertação). Orient. Ana Madeira; Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20416

Vieira, Rosinaldo (2017). Para uma análise retórica e pragmática da epístola de Tiago: do saber “destruidor” ao fazer “sabedor”. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7437


2016

Batista, Maria Albertina (2016). Ethos e identidades em blogues: uma visão cor-de-rosa? Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/6127

Boto, Ana Catarina (2016). Gramática e Gramáticas: transpondo fronteiras no ensino do latim e do português. Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas (Relatório). Orient. Maria Teresa Brocardo; Maria Leonor Santa Bárbara. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20219

Carvalho, Telma (2016). Contributo da teoria das inteligências múltiplas para a didática das línguas materna e estrangeira. Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas (Relatório). Orient. Ana Madeira; Helena Topa Valentim. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/18273

Cavalcante, Erika (2016). Um contributo para a descrição do aspecto na língua Suau. Mestrado em Ciências da Linguagem (Dissertação). Orient. Helena Topa Valentim. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/19817

Figueiredo, Sara (2016). A construção do ethos no discurso publicitário: sob a máscara da cientificidade. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/5588

Freire, Raquel (2016). O ato de agradecimento nas interações comerciais. Contributo para o seu estudo. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/5575

Furtado, Joana (2016). A anedota e as narrativas de cariz humorístico: um estudo comparativo. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Armindo de Morais; Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta.

Marimba, Fineza (2016). Aquisição de artigos em português língua segunda por falantes de língua materna kikongo. Mestrado em Ciências da Linguagem (Dissertação). Orient. Ana Madeira; Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20095

Marta, Constança (2016). A competência comunicativa: os domínios linguístico e sociocultural. Mestrado em Ensino de Português e de Espanhol (Relatório). Orient. Maria Teresa Brocardo; Alberto Madrona Fernandez. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20224

Martins, Joana (2016). O contributo dos materiais audiovisuais para o ensino do português e do espanhol. Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Relatório). Orient. Helena Topa Valentim. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20221

Martins, Joana (2016). O ensino das formas de tratamento e de cortesia nos manuais de ensino de PLNM usados em França. Mestrado em Português Língua Não Materna (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/5223

Pereira, Liliana (2016). Entre a formação académica e a experiência profissional: estabilização dos conceitos de revisão e de revisor. Mestrado em Consultoria e Revisão Linguística (Trabalho de Projeto). Orient. Matilde Gonçalves. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20112

Rocamora, Rosa (2016). A Banda Desenhada enquanto recurso didático. Mestrado em Ensino de Português ou de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Relatório). Orient. Helena Topa Valentim; Neus Lagunas. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/18362

Rocha, Débora (2016). Análise das relações entre as unidades verbais e não verbais no género anúncio publicitário. Mestrado em Consultoria e Revisão Linguística (Dissertação). Orient. Maria Antónia Coutinho; Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20348

Santos, Bruna (2016). Edição do Plano Sobre a Civilização dos Índios do Brasil: contribuições para aspectos sócio-históricos do português no Brasil do século XVIII. Mestrado em Ciências da Linguagem (Dissertação). Orient. Maria Teresa Brocardo; Zenaide Novais Carneiro. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/19665

Silva, Maria Leonor (2016). Prática didática potenciadora de criatividade na expressão escrita. Mestrado em Ensino de Português ou de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Relatório). Orient. Helena Topa Valentim; Alberto Fernández Madrona. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20764

Zimbrão, Sandra (2016). A escrita confessional e autobiográfica na epistolografia de Machado de Assis. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta.


2015

Afonso, Natércia (2015). O relato de acontecimentos: Contributo para os Estudos dos Géneros da Oralidade em Português Europeu. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Armindo de Morais; Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/4473

Pereira, Carla (2015). Língua Tétum – contributos para uma gramática e introdução básica à linguística do português: uma análise linguístico-textual em contexto de revisão editorial. Mestrado em Consultoria e Revisão Linguística (Relatório). Orient. Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/15691

Rosa, Rute (2015). O padrão discursivo dos textos académicos. Mestrado em Consultoria e Revisão Linguística (Dissertação). Orient. Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/103627

Santana, Dayse (2015). As marcas linguístico-discursivas como recursos estratégicos de argumentação na entrevista política e no discurso de posse presidencial. Mestrado em Consultoria e Revisão Linguística (Dissertação). Orient. Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/15684