Cadernos WGT: Gramática e Texto: teorias e metodologias

Valentim, Helena; Gonçalves, Matilde e Frade, Mafalda, orgs. (2012). Cadernos WGT: Gramática e Texto: teorias e metodologias. Lisboa: NOVA FCSH.

 

Apresentação

Sob  o  tema  geral  Gramática  e  Texto: teorias e metodologias, o 13.º WGT propôs a abordagem de um conjunto diverso de temáticas com o objetivo de se aferir os limites e as potencialidades dos modelos teóricos e/ou metodológicos em presença no grupo  G&T e de incentivar um diálogo entre as diversas perspetivas. O trabalho em torno de cada temática compreendeu três momentos: comunicação(ões), seguidas de um comentário e de debate. Pretendeu-se  que,  ao propor uma abordagem enquadrada teórico-metodologicamente, as comunicações fossem no sentido de proporcionar uma reflexão sobre as possibilidades e as contingências impostas à análise do funcionamento da língua e/ou dos textos. Do mesmo modo, se pretendeu que o momento a que chamamos de “comentário” fosse uma reflexão baseada no conteúdo das comunicações que identificasse, relacionasse e problematizasse pontos críticos, divergentes ou convergentes, nas perspetivas teórico-metodológicas em presença.
Publicamos  neste  volume  os  textos  de  algumas  das  participações, convictas de que qualquer opção teórico-metodológica  é  sempre – quaisquer  que  sejam  o  aparato conceptual e terminológico, os pressupostos e ponto de vista adotados – um convite ao diálogo e um estímulo para que se persista no trabalho, sempre aproximativo e momentaneamente estabilizado, de descrição e de compreensão da incontornável complexidade de que se reveste o fenómeno linguístico.

Helena  Valentim
Matilde  Gonçalves
Mafalda  Frade

 

Artigos

Apresentação

Índice

Vai ser rápido, não foi?”: entre o paradigma da simplicidade e o paradigma da complexidade
Matilde Gonçalves

Renovação e evolução dos géneros textuais: os Salmos e os cânticos religiosos contemporâneos
Camile Tanto

Sobre Complexidade: comentário a Matilde Gonçalves e Camile Tanto
José Pinto de Lima

Instâncias agentivas e instâncias enunciativas: uma reflexão teórico-metodológica
Rosalice Pinto e Helena Topa Valentim