iRead4Skills – Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and Transversal Skills Development

Identificação

  • Identificação do projeto: iRead4Skills – Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and Transversal Skills Development [101094837]
  • Investigadora Responsável: Raquel Amaro
  • Início: 1 março 2023
  • Entidade financiadora: HORIZON-CL2-2022-TRANSFORMATIONS-01-07

Descrição

O projeto iRead4Skills surge do entendimento de que as competências de leitura são fundamentais para adquirir conhecimentos técnicos e científicos, quer em contextos formais de educação e formação, quer em contextos práticos e empíricos de trabalho, como quando as empresas fornecem informações e/ou instruções específicas por escrito aos seus trabalhadores. As pessoas com baixa literacia são menos capazes de adquirir e manter as competências transversais e duradouras necessárias para se manterem a par das mudanças do mercado de trabalho e para levarem vidas significativas e completas.

Apoiando a adopção e a difusão da inovação na formação de adultos, o projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento das competências de leitura através de um sistema inovador de leitura inteligente que avalia a complexidade de textos e sugere leituras apropriadas ao nível de literacia do utilizador, e que pode ser usado por formadores na criação ou adaptação de textos com o nível de complexidade adequado ao leitores. O projeto visa também estabelecer e monitorizar a relação entre a melhoria das competências de leitura e outras competências fundamentais (como numeracia e TIC), competências transversais (incluindo competências técnicas, de comunicação, de trabalho em equipa, relação com o cliente, resolução de problemas, etc.) e aspetos como motivação, cidadania e bem-estar.

Consórcio

Universidade NOVA de Lisboa (coordenador)
INESC ID – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa
LISER – Luxembourg Institute of Socio-Economic Research
Mindshaker, Serviços informáticos, Lda
Ministério da Educação e Ciência
Universidad Autónoma de Barcelona
Université Catholique de Louvain
Universidad de Santiago de Compostela

Equipa do CLUNL

Raquel Amaro (Investigadora Responsável)
Susana Correia
Chiara Barbero