PreTexto – Praxis, Conhecimento e Texto

Identificação

  • Identificação do projeto: PreTexto – Praxis, Conhecimento e Texto
  • Grupo: Gramática & Texto
  • Responsável: Maria Antónia Coutinho
  • Duração: 2007 – 2011
  • Entidade financiadora: CLUNL

Descrição

O projeto PreTexto surge na continuidade da investigação em Teoria do Texto que vem sendo desenvolvida no CLUNL (em particular através do GeTOC, uma das vertentes do projeto DISTEX, 2003-2006) e na NOVA FCSH (através da formação avançada na mesma área).
A investigação convoca recursos teóricos diferenciados, no quadro atual dos estudos linguísticos sobre os textos e os discursos – considerando-se fundamental o cruzamento com as propostas teóricas do Programma (o outro subprojeto do grupo Gramática & Texto). Privilegia-se no entanto, em termos de enquadramento teórico e epistemológico, a perspetiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), assumindo-se a tarefa de prosseguir e desenvolver, no contexto português, alguns dos objetivos desse mesmo quadro.

Atividades / Eixos de investigação

Língua, Conhecimento e Texto

Início das atividades: 2007
Trabalho desenvolvido: Compreensão dos mecanismos de inter-relação entre textos, atividades/ações e língua(s) e do papel que desempenham na organização textual do conhecimento.
Metodologia: Constituição de corpus de géneros textuais diversos, associados a diferentes atividades, que partilham um mesmo tema (previamente seleccionado): o vinho; articulação entre objetivos teóricos e fatores de ordem empírica e metodológica.
Tarefas: 1. Revisão da bibliografia específica (sobre questões temáticas); 2. Identificação e descrição dos processos (linguísticos e textuais) de organização temática; 3. Caracterização de algumas das relações entre género de texto, organização temática e construção linguística e textual do conhecimento.
Géneros em análise: rótulos, cartoons, testemunhos (escritos) de AAs, sítios web, anúncios e comentários (jornalísticos-enológicos), aulas, entrevistas, textos bíblicos (entre outros).

Agir, Empreendedorismo e Texto (esfera privada / esfera pública)

Início das atividades: 2009.
Trabalho em curso: Estudo das correlações entre a vertente praxiólogica (associada a atividades distintas) e o funcionamento da linguagem (verbal e não-verbal) na descrição textual.
Tarefas: Descrição linguístico-textual de géneros textuais diversos que circulam em atividades distintas pertencentes ao domínio público/privado.
Alguns dos géneros em análise: editoriais, emails (empresas/particulares), anúncios publicitários, códigos de ética, manuais, cartas de reclamação.

Ensino, Desenvolvimento e Texto

Início das atividades: 2010.
Trabalho em curso: Dinamização de reflexão e de práticas que relacionem textos e desenvolvimento das pessoas, em situação de ensino e em contextos profissionais.
Tarefas:  Didactização de diferentes géneros de texto e desenvolvimento das capacidades de leitura, escrita e oralidade. Articulação:  Gramática – Texto; Descrição linguística – Análise de textos literários; Conhecimento científico – Transposição didáctica.
Alguns tópicos específicos: argumentação em géneros orais; questões de língua e de multi-culturalidade; textos autobiográficos e construção da identidade.

Formação avançada

Seminário de Investigação (Doutoramento em Linguística): “Texto, Conhecimento e Ação – Teorias e Práticas” (responsável: Maria Antónia Coutinho; colaboração em 2010-2011 de Rosalice Pinto e Matilde Gonçalves).
Teses de Doutoramento e de Mestrado.

Café linguístico

Reunião mensal em que se discutem leituras e se partilham ideias e dúvidas sobre a investigação em curso (pessoal e/ou de grupo). Tudo isto à volta de um café.

Diálogos e Interações

A equipa PreTexto  mantém contactos e projetos de trabalho com outras equipas de investigação a nível nacional e internacional, numa perspetiva geral de cooperação e interação (a incluir o acolhimento de investigadora(e)s externos, com bolsas de doutoramento ou de pós-doc realizadas na NOVA FCSH), na lógica de uma desejável e crescente internacionalização e ainda, de forma mais específica, numa perspetiva epistemológica, promovendo o diálogo com equipas integradas na rede internacional do Interacionismo SocioDiscursivo (ISD) e com grupos ou iniciativas que, assumindo outros quadros teóricos, manifestam compatibilidade de pressupostos epistemológicos.

Projetos, parcerias e convénios

European Research Network on Learning to Write Effectively (ERN-LWE) – COST action IS0703 (responsável pela parte portuguesa: Luísa, Álvares Pereira, Universidade de Aveiro); (participação de Maria Antónia Coutinho).

Projeto NIG – Núcleo de Investigações sobre Géneros Textuais, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil (participação de Maria Antónia Coutinho).

Participação da equipa PreTexto como membro associado do grupo LAF – Langage-Action-Formation, FAPSE, Université de Genève (participação de Maria Antónia Coutinho, Florencia Miranda, Rosalice Pinto, Matilde Gonçalves, Audria Leal, Noémia Jorge, Camile Tanto, Carla Teixeira).

Participação de membros da equipa Pretexto no grupo ALTER (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e ALTER-GET (Universidade de Londrina) (participação de Maria Antónia Coutinho, Rosalice Pinto e Florencia Miranda),

Transnational Cooperation Project – FCT/MCTES-Portugal and MCEST-Slovenia: Contrastive approaches in the analysis of Slovene and Portuguese – (2010-2011); Investigadora responsável Clara Nunes Correia, NOVA FCSH (participação de Maria Antónia Coutinho).

Équipe d’Accueil Centre de Recherche en Linguistique, Littératures et Civilisations Romanes “Approches comparatives des langues romanes: discours, lexique, grammaire” (E.A. 1570) Université Paris 8 (participação de Matilde Gonçalves).

Centro de Estudios Comparatistas da Universidad Nacional de Rosario, Argentina; projeto “Abordaje interlingüstico contrastivo (español, portugués, francés, italiano, inglés) del análisis del discurso en lengua extranjera” e projeto “Análisis comparativo interlingüístico de géneros textuales” (participação de Florencia Miranda).

Grupo CEJEA – Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais – Grupo de Investigação 5 da Universidade Lusíada de Lisboa (participação de Rosalice Pinto).

Convénio (a aguardar assinatura) entre a Universidade NOVA de Lisboa e a UFC, envolvendo as equipas Pretexto e Gepla (UFC, Brasil, coordenação de Eulália Leurquin).

Organização de encontros

“Academic Writing in Higher Education”
Ciclo de conferências organizado em pareceria com o grupo Protextos – Ensino da Produção de Textos no Ensino Básico (PTDC/CPE-CED/101009/2008), Universidade de Aveiro. Programa.

“A Genre Based Theory of Literate Action”
Charles Bazerman (University of California, Santa Barbara, EUA)
10 de julho de 2012, 10h30 – 12h30, Sala 1.05, edifício ID (NOVA FCSH).

“Academic or scientific texts: the same or different communities?”
David Russell (Iowa State University, EUA)
10 de julho de 2012, 14h30 – 16h30, Sala 1.05, edifício ID (NOVA FCSH).

“Formação docente: textos, teorias e práticas”
NOVA FCSH, 9 a 12 de março de 2011; coorganização do grupo GEPLA, Universidade Federal do Ceará, Brasil.

“Oficina Interaccionismo Sociodiscursivo e Linguística Sistémico-Funcional: Diálogos Possíveis”
NOVA FCSH, 11 a 12 de maio de 2009; coorganização do grupo Discurso e
Literacia do ILTEC – Instituto de Linguística Teórica e Computacional. Mais informações aqui.

“II Encontro Internacional do Interacionismo SocioDiscursivo”
NOVA FCSH, 10 a 13 de outubro de 2007. Programa.

Acolhimento de estudantes de Pós-Graduação

Ana Virgínia Silva, doutoranda da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil (orientação de Regina Dell’Isola, UFMG, coorientação de Maria Antónia Coutinho, NOVA FCSH), bolsa sanduíche CAPES, março-agosto de 2011.

Camila Peixoto, doutoranda da Universidade Federal do Ceará, Brasil (orientação de Eulália Leurquin, UFC, co-orientação de Maria Antónia Coutinho, NOVA FCSH), bolsa sanduíche CAPES, 2010-2011.

Carla Messias, mestranda do LAEL, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (orientação de Anna Rachel Machado, PUC-SP, coorientação de Maria Antónia Coutinho, NOVA FCSH), bolsa Ford, 2007-2008.

Clemilton Lopes Pinheiro, Universidade Federal de Alagoas, Brasil (estágio de pós-doutoramento na NOVA FCSH, sob orientação de Maria Antónia Coutinho), 2007-2008.

Equipa

Maria Antónia Coutinho (investigadora responsável)
Ana Caldes
Ana Cristina Costa
Armindo de Morais
Audria Leal
Camile Tanto
Carla Pereira
Carla Teixeira dos Santos
Florencia Miranda
Inês Ribeiros
João Carlos Matos
Lúcia Cunha
Maria Clara Torres e Cunha
Matilde Gonçalves
Naseema Saiyad
Noémia Jorge
Rosalice Pinto
Rosário Luís

Publicações

Língua, conhecimento e texto
Ensino, desenvolvimento e texto
Agir, empreendedorismo e texto