ProPerL2 – Produção e Perceção de fala na aprendizagem de L2
Identificação
- Identificação do projeto: ProPerL2 – Produção e Perceção de fala na aprendizagem de L2 [2022.04013.PTDC]
- Grupo: LiFE – Linguística Formal e Experimental
- Investigadora Responsável: Susana Correia
- Duração: 31 jan. 2023 – 31 jul. 2024
- Entidade financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
- Sítio web: https://properl2.fcsh.unl.pt/
Descrição
O projeto ProPerL2 tem como objetivo explorar o impacto do treino percetivo e de produção na aprendizagem de uma Língua Segunda (L2), partindo da relação entre o inglês L1 e o português L2. Será ainda testado o efeito da memória fonológica e do processamento auditivo na capacidade para adquirir os sons de uma L2.
O projeto pretende também lançar alicerces para novos avanços metodológicos na investigação sobre aprendizagem de fala em L2, usando uma amostra alargada de falantes nativos de inglês, numa experiência totalmente executada à distância.
Debruçando-se sobre a interação entre perceção e produção de fala em L2, este projeto pretende contribuir para a discussão teórica sobre como se adquirem os sons de uma nova língua.
Equipa
Susana Correia (Investigadora Responsável, CLUNL)
Anabela Rato (Investigadora Corresponsável, University of Toronto)
Patrick Rebuschat (Lancaster University)
Rui Vaz (Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.)
Sophie Bennett (Lancaster University)
Yuxin (Cindy) Ge (Lancaster University)
Gabriela Tavares (CLUNL)
Julie Mason (CLUNL)
João Dinis Fernandes (CLUNL)
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- EPISTRAN – Epistemic Translation: Towards an Ecology of Knowledges
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- Investigating the impact of implicit and explicit instruction on phonological acquisition in a second language
- LAUA – Language Attrition and Ultimate Attainment
- CORRELATE – Corpora e Recursos Lexicais e Terminológicos
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- CoRaLHis – Comparing Romance Languages through History: building a multilingual parallel diachronic corpus (13th-18th C.)
- MorDigital – Digitalização do Diccionario da Lingua Portugueza de António de Morais Silva
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- Language and literacy at school – the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development
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- TERMVEST – Terminologia do Vestuário: Versão Português Europeu
- Edição Digital do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP-1940)
- PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
- POR Nível – Construção e validação de um teste de colocação em nível para PLE
- Léxico dos Bens Culturais
- Projetos concluídos
- ProPerL2 – Produção e Perceção de fala na aprendizagem de L2
- Western Sephardic Diaspora Roadmap
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- Corpus Linguístico & Avatar para a Língua Gestual Portuguesa
- Caring Communication: a terapia genética no contexto da hemofilia
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- Com@Rehab – Comunicação para reabilitação interativa em realidade virtual
- Read4Succeed: Improving migrant, refugee and from deprived neighbourhood children reading skills through an Animal Assisted Reading program
- Projeto GiroFLE
- ANACOR: A corpus-based approach to anaphora resolution in second language acquisition: beyond the interfaces
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- Dicionário de Português Europeu-Árabe Padrão
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- Romance clitics in diachrony. An integrated approach
- Corpus de Literatura Portuguesa para Distant Reading
- ALPROF – Automatic Assessment of Language Proficiency for Migrant Integration
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- Desenvolvimento de estruturas sintáticas na aquisição monolingue e bilingue do português e do francês
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- Proposta de Organização do Conhecimento no Âmbito da Infertilidade: uma questão de terminologia
- Subordinação em Português Medieval
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- Fatores Sintáticos e Lexicais na Complexidade do Processamento
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- TKB – Transmedia Knowledge Base for Contemporary Dance
- CogniNET – Semântica cognitiva em redes colaborativas
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- APSE – Envelhecimento, pobreza e exclusão social: Um estudo interdisciplinar sobre serviços inovadores de intervenção social
- MERIDIUM – Multilingualism in Europe as a Resource for Immigration – Dialogue Iniatiative among the Universities of the Mediterranean
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- Reflets Culturels de la Métaphore de Spécialité d’une culture à l’autre – Réseau de Lexicologie, Terminologie et Traduction
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- Etiquetagem e Segmentação Automática de Corpora de Português Medieval
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