REDGRAM – Percursos e trajetórias gramaticais (recursos educativos digitais)

Identificação

  • Identificação do projeto: REDGRAM – Percursos e trajetórias gramaticais (recursos educativos digitais)
  • Investigadora Responsável: Clara Nunes Correia (grupo Gramática & Texto)
  • Início: jan. 2023
  • Palavras-chave: deixis, modalidade, tempo verbal, modo, recursos didáticos

Descrição

Objetivos principais:
Descrever alguns topis gramaticais (e.g. deixis), construções gramaticais (e.g. perifrases) e categorias gramaticais (e.g. modalidade);
Construir redes (utilizando aplicações de acesso livre) para promover recursos didáticos que facilitem a atividade docente.

Principais tarefas:
• recolher e sintetizar a descrição bibliográfica de diferentes tópicos gramaticais, tais como formas e construções gramaticais e categorias gramaticais, com base em documentos normativos do ensino básico (3º ciclo) e do ensino secundário (Aprendizagens Essenciais);
• desenvolvimento de recursos (bases de dados) para facilitar a investigação e/ou o trabalho didático;
• construção e dinamização de redes de partilha de recursos didácticos que facilitem o trabalho docente;
• promoção de um fórum de interação entre utilizadores;
• participação na elaboração e comunicação de trabalhos científicos.

Equipa

Clara Nunes Correia
Helena Alzamora
Manuel Luís Costa
Inês Queirós (Bolseira de Investigação, jan.-junho 2023)