DiTo – Didática do Texto

 

Identificação

  • Identificação do projeto: DiTo – Didática do Texto
  • Investigadora Responsável: Antónia Coutinho (grupo Gramática & Texto)
  • Início: dez. 2022
  • Palavras-chave: didática do texto; interacionismo sociodiscursivo; gramática e texto; percurso didático

Descrição

O projeto DiTo – Didática do Texto situa-se na continuidade do trabalho em didática das línguas desenvolvido no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo, visando de forma particular a implementação de um dispositivo didático – designado percurso didático – que perspetive de forma articulada e sistemática as aprendizagens sobre o funcionamento dos textos e sobre o funcionamento da língua, nos diferentes níveis de ensino (Básico, Secundário e Superior).

Assumem-se, assim, os seguintes objetivos:

  • aprofundar a conceptualização da didática da língua primeira numa perspetiva integral, que inclua de forma articulada gramática e texto;
  • equacionar dispositivos didáticos subordinados aos princípios epistemológicos do Interacionismo Sociodiscursivo, na continuidade da sequência didática (escola de Genève) e da sequência de ensino (equipa Protextos, Universidade de Aveiro) que se direcionem para a compreensão e a análise de textos de diferentes géneros e atividades, incluindo a literária;
  • implementar percursos didáticos que contemplem diferentes vias de articulação entre gramática e texto;
  • organizar dispositivos de apoio para a comunidade (nomeadamente apoio bibliográfico em acesso aberto, disponibilização de materiais didáticos, promoção de ações de formação).

Resultados

Concluídos

  • Publicações

Coutinho, A. (2023). Da gramática ao contexto – Um percurso didático. In: T. Oliveira, C. Teixeira, I. Simões Marques, R. Rute, M. Gonçalves, H. Topa Valentim, (eds.), Gramática e Texto. Contextos, usos e propostas didáticas. (pp.167-188). Colibri | CLUNL. ISBN 978-989-566-324-8. URL: https://novaresearch.unl.pt/en/publications/gramática-e-texto-contextos-usos-e-propostas-didáticas

Coutinho, A. (2023). Percursos didáticos em gramática e texto (adoções e adaptações). In: L. Graça, M. Gonçalves, L. Bueno, E. Lousada (eds.), Estudos de Homenagem ao Professor Doutor Joaquim Dolz. (pp.171-192). Pontes Editores. ISBN 978-65-5637-868-8; e-ISBN 978-65-5637-895-4. URL: https://research.unl.pt/ws/portalfiles/portal/75758108/Da_did_tica_de_l_ngua_s_ao_seu_ensino_EBOOKDOI.pdf

Jorge, N.; Marques, J.; Bastos, S. (2022). Funcionamento e potencialidades do percurso didático enquanto dispositivo de ensino da leitura e da escrita. Revista de Letras, n. 41, vol. 2, pp. 23-38. URL: https://doi.org/10.36517/revletras.41.2.10

Jorge, N.; Piedade, B.; Gonçalves, M. (2023). A divulgação da ciência em textos enciclopédicos (ou como partir das práticas de referência para a transposição didática). In: L.Graça, M. Gonçalves, L. Bueno, E. Lousada (eds.), Da didática de língua(s) ao seu ensino. Estudos de Homenagem ao Professor Doutor Joaquim Dolz. (pp.193-211). Pontes Editores. ISBN 978-65-5637-868-8; e-ISBN 978-65-5637-895-4. URL: https://research.unl.pt/ws/portalfiles/portal/75758108/Da_did_tica_de_l_ngua_s_ao_seu_ensino_EBOOKDOI.pdf

Jorge, N.; Coutinho, B.; Pinto, B.; Barbosa, E. (2024/no prelo). Implementação e avaliação de percurso didático no Ensino Superior. In: D. Alves et al. (orgs), XII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação. ESECS-IPLeiria.

Matias, B. (2024). A aprendizagem de competências sociais e emocionais através da escrita nas aulas de português e de inglês. Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, NOVA FCSH (orientação: Antónia Coutinho e Rogério Puga).

Reis, L., & Jorge, N. (2024/no prelo). A compreensão de “textos informativos” no 2.º CEB – relato e avaliação de percurso didático. In: D. Alves et al. (orgs.), XII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação. ESECS-IPLeiria.

  • Comunicações orais

Coutinho, A.; Jorge, N.; Matias, B.; Câmara, C. Gonçalves, M. & Valentim, H. V. (2023). Percursos didáticos: textos literários, reflexão sobre a língua e conceptualização do conhecimento. III Encontro Nacional sobre Discurso Académico: complexidade teórica e diversidade didática (ENDA 3). Lisboa, NOVA FCSH, 7-8 de setembro de 2023.

Coutinho, A. (2023). O espaço da gramática e do texto na formação docente. VIII FLAEL – Fórum Internacional de Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas e II CONELA – Congresso Nordestino de Linguística Aplicada. Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil, 24 de novembro de 2023.

Jorge, N.; Coutinho, B.; Pinto, B.; Barbosa, E. (2023). Implementação e avaliação de percurso didático no Ensino Superior. XII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Leiria, ESECS-IPleiria, 5-6 de maio de 2023.

Leitão, M. A., Taec, J., & Jorge, N. (2023). Um percurso didático em torno da descrição de personagens no 8.º ano. VIII Jornadas Pedagógicas – A Língua Portuguesa como instrumento de acesso ao conhecimento. Dili, Universidade Nacional Timor Lorosa’e, 27-29 de setembro de 2023.

Reis, L.; Jorge, N. (2023). A compreensão de “textos informativos” no 2.º CEB – relato e avaliação de percurso didático. XII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Leiria, ESECS-IPleiria, 5-6 de maio de 2023.

Reis, L., Marques, J., & Jorge, N. (2023). Facto, opinião e discurso académico no 5.º ano de escolaridade. III Encontro Nacional sobre Discurso Académico: complexidade teórica e diversidade didática (ENDA 3). Lisboa, NOVA FCSH, 7-8 de setembro de 2023.

Em curso

  • Disponibilização da plataforma do projeto, como recurso brevemente disponível em linha
  • Formalização de parcerias nacionais e internacionais, resultantes de iniciativas e de colaborações já realizadas ou em curso.
  • Publicações

Coutinho, A.; Matias, B. & Câmara, C. (em preparação). Percursos didáticos: textos literários, reflexão sobre a língua e conceptualização do conhecimento. In: C. Marques, Jorge, N. & M. Gonçalves (eds.). III Encontro Nacional sobre Discurso Académico: complexidade teórica e diversidade didática.

Câmara, C. A (em curso). Gramática como um (Des)Entrave à Compreensão da Leitura. Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, NOVA FCSH (orientação: Helena Topa Valentim e Carolyn Leslie).

Equipa

Antónia Coutinho (Investigadora Responsável)
Noémia Jorge
Matilde Gonçalves
Helena Topa Valentim
Bárbara Matias (Bolseira de Investigação, dez. 2022 – nov. 2024)
Cassandra Câmara (Bolseira de Investigação, dez. 2022 – maio 2023)

Outras colaborações
Maria Alexandra Leitão (Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus)
Paula Ferreira (ESECS-Politécnico de Leiria /CI&DEI / CELGA-ILTEC)