Publicações 2022-2025


2023

Afonso, Ana; Bragança, Bruna; Rosa, Catarina; Miguel, Joana; Matos, João; Dinis Fernandes, João; Gouveia, Mário; Pereira, Ronan, eds. (2023). Livro de resumos. XVII Fórum de Partilha Linguística. Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL.

Alzamora, Helena; Correia, Clara Nunes (2023). As perífrases verbais delimitadoras de fronteira em português europeu começar / pôr-se / acabar / deixar / parar + prep vinf. In: D. Corbella, J. Dorta, R. Padrón, eds., Perspectives de recherche en linguistique et philologie romanes, vol. 2. Strasbourg: ELiPhi, pp.235-246. ISBN 9782372760645.

Braz, Ana Cristina; Marques, Isabelle Simões (2023). Manipulação de factos e de opiniões. O debate presidencial entre Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura (2021). Linha D’Água, 36(2) [número temático: Estudos em Gramática, Texto e Discurso], pp.90-105. e-ISSN 2236-4242.

Castelo, Adelina; Braz, Ana (2023). Português de Viva Voz / Portuguese Live: strengths and challenges of teaching a non-native language online. In: I. S. Marques, et al., eds., Innovation and Technology in Language Teaching: Pedagogies, Practices and Digital Resources. Lisboa: Universidade Aberta, pp.233-261.

Correia, Clara Nunes (2023). Era uma vez… o imperfeito e a imperfetividade em Português Europeu Contemporâneo. Verba Hispanica, 31(1), pp.81-95. ISSN 0353-9660.

Correia, Clara Nunes (2023). Os unicórnios e a linguística. [Resenha]. Verba Hispanica, 31(1), pp.165-168. ISSN 0353-9660.

Coutinho, Antónia (2023). Linguística do Texto e do Discurso. V. N. Famalicão, Editora Húmus. ISBN 978‑989‑755‑872‑6.

Coutinho, Antónia (2023). Percursos didáticos em gramática e texto (adoções e adaptações). In: L. Graça, M. Gonçalves, L. Bueno, E. Lousada, eds., Estudos de Homenagem ao Professor Doutor Joaquim Dolz. São Paulo: Pontes Editores, pp.171-192. ISBN 978-65-5637-868-8; e-ISBN 978-65-5637-895-4.

Coutinho, Antónia (2023). Da gramática ao contexto – Um percurso didático. In: T. Oliveira, C. Teixeira, I. Simões Marques, R. Rute, M. Gonçalves, H. Topa Valentim, eds. (2023). Gramática e Texto. Contextos, usos e propostas didáticas. Lisboa: Colibri | CLUNL, pp.167-188. ISBN 978-989-566-324-8.

Coutinho, Antónia; Correia, Clara Nunes; Seara, Isabel Roboredo; Oliveira, Teresa; Fidalgo, Marta (2023). GRATO 2023. Livro de Resumos. Lisboa: CLUNL-NOVA FCSH.

Fagundes, Mônica Genelhu; Vasconcelos, Viviane; Lentina, Alda Maria; Santos, Leonor Werneck dos; Cariello, Beatriz Abi Haya; Seara, Isabel Roboredo, eds. (2023). Revista Diadorim – Ensino de língua portuguesa: língua materna, estrangeira e de herança, 24(2). ISSN 1980-2552; eISSN 2675-1216.

Ferreira, Paula Cristina; Jorge Noémia (2023). Do esclarecimento da dúvida à escrita académica. In: P. N. Silva, A. G. Pinto, C. Marques, eds., Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática. Coimbra: Grácio Editor, pp.115-132. ISBN 978-989-53971-2-9.

Graça, Luciana; Gonçalves, Matilde; Bueno, Luzia; Lousada, Eliane, eds. (2023). Da didática de língua(s) ao seu ensino. Estudos de Homenagem ao Professor Joaquim Dolz. São Paulo: Pontes Editores. ISBN 978-65-5637-868-8; e-ISBN 978-65-5637-895-4.

Herrero Gómez, María Asunción; Domínguez, Patrícia (2023). Didáctica de la ironía: las greguerías. Análisis y reflexión teórica. In: T. Oliveira, C. Teixeira, I. Simões Marques, R. Rute, M. Gonçalves, H. Topa Valentim, eds. (2023). Gramática e Texto. Contextos, usos e propostas didáticas. Lisboa: Colibri | CLUNL, pp.189-208. ISBN 978-989-566-324-8.

Jorge, Noémia; Piedade, Beatriz; Gonçalves, Matilde (2023). A divulgação da ciência em textos enciclopédicos (ou como partir das práticas de referência para a transposição didática). In: L.Graça, M. Gonçalves, L. Bueno, E. Lousada, eds., Da didática de língua(s) ao seu ensino. Estudos de Homenagem ao Professor Doutor Joaquim Dolz. São Paulo: Pontes Editores, pp.193-211. ISBN 978-65-5637-868-8; e-ISBN 978-65-5637-895-4.

Leal, Audria (2023). Letramento multimodal e ensino de leitutra a partir de gêneros: um caminho para a compreensão da multimodalidade. In: L. Graça, M. Gonçalves, L. Bueno, E. Lousada, eds., Da didática de língua(s) ao seu ensino. Estudos de Homenagem ao Professor Doutor Joaquim Dolz. São Paulo: Pontes Editores, pp.55-72. ISBN 978-65-5637-868-8; e-ISBN 978-65-5637-895-4.

Marques, Isabelle Simões (2023). Entre les langues ou la question du plurilinguisme littéraire, Estudios Románicos, 32, pp.143-156. eISSN 1989-614X.

Marques, Isabelle Simões; Burgués, Ana Setién; Martins, Margarida Pereira; Clara, Katja Göttsche (2023). A Avaliação das Aprendizagens em Língua Estrangeira em Ambientes Virtuais: Práticas e Reflexões Na Universidade Aberta. In: M.L. Aznar Juan, J. Domingues, eds., Formação Inicial de Professores, Flexibilidade e Avaliação Educativas: da Teoria à Prática. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, pp.327-342. ISBN 978-989-26-2416-7.

Miranda, Florencia (2023). Textos e gêneros textuais como objetos (de ensino) complexos: uma reflexão sobre o lugar da dimensão histórica nas intervenções didáticas. In: L. Graça, M. Gonçalves, L. Bueno, E. Lousada, eds., Da didática de língua(s) ao seu ensino. Estudos de Homenagem ao Professor Doutor Joaquim Dolz. São Paulo: Pontes Editores, pp.151-170. ISBN 978-65-5637-868-8; e-ISBN 978-65-5637-895-4.

Oliveira, Teresa; Teixeira, Carla; Simões Marques, Isabelle; Rosa, Rute; Gonçalves, Matilde; Topa Valentim, Helena, eds. (2023). Gramática e Texto. Contextos, usos e propostas didáticas. Lisboa: Colibri | CLUNL. ISBN 978-989-566-324-8.

Pinto, Clara (2023). On the Emergence of Portuguese FCI qualquer: A Diachronic Perspective. Languages, 8(4), pp. 1-29. ISSN 2226-471X.

Pinto, Clara (2023). The diachronic path of achar in Portuguese: from a propositional to an epistemic verb. Zeitschrift für romanische Philologie, 139(2), pp.479-505. ISSN 1865-9063.

Pinto, Rosalice; Teixeira, Carla; Dolz, Joaquim (2023). Entrevista memorialística de Pelé. Análise do gênero de texto para uma modalização didática. Revista Leia Escola, 23(4), pp.41-57. ISSN 2358-5870.

Soares, Sara; Gonçalves, Matilde; Jerónimo, Rita; Kolinsky, Régine (2023). Narrating science: Can it benefit sciencelearning, and how? A theoretical review. Journal of Research in Science Teaching, [ahead of print], pp.1– 34. e-ISSN 1098-2736.

Teixeira, Carla; Pinto, Rosalice (2023). O preâmbulo constitucional e um agir cidadão: para uma didatização dos géneros jurídicos. In: L. Graça, M. Gonçalves, L. Bueno, E. Lousada, eds., Da didática de língua(s) ao seu ensino. Estudos de Homenagem ao Professor Doutor Joaquim Dolz. São Paulo: Pontes Editores, pp.135-150. ISBN 978-65-5637-868-8; e-ISBN 978-65-5637-895-4.

Valentim, Helena Topa; Gonçalves, Matilde; Oliveira, Teresa; Marques, Isabelle Simões; Teixeira, Carla; Rosa, Rute, eds, (2023). Linha D’Água, 36(2) [número temático: Estudos em Gramática, Texto e Discurso]. e-ISSN 2236-4242.

Valentim, Helena Topa; Gonçalves, Matilde; Oliveira, Teresa; Teixeira, Carla; Marques, Isabelle Simões; Rosa, Rute (2023). Estudos em Gramática, Texto e Discurso: uma introdução ao número especial. Linha D’Água, 36(2) [número temático: Estudos em Gramática, Texto e Discurso], pp.1-4. e-ISSN 2236-4242.


2022

Amaro, Raquel; Correia, Susana; Gonçalves, Matilde; Barbero, Chiara; Magalhães, Miguel (2022). Inclusive Host Language Teaching: Official Texts for Migrant and Refugee People. In: E. Meletiadou, ed., Handbook of Research on Policies and Practices for Assessing Inclusive Teaching and Learning. Pennsylvania, USA: IGI Global, pp.183-210. ISBN 9781799885795.

Braz, Ana; Marques, Isabelle Simões (2022). O debate presidencial de 2021 entre Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura: estratégias de argumentação e de persuasão. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (9), pp.31-40. ISSN 2183-9077.

Coutinho, Antónia; Correia, Clara Nunes (2022). Tempos e temporalidades : Contribuições para a descrição do ‘comentário’ como género. Linguística – Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, 1 [special issue], pp.239-261. ISSN 1646-6195.

Coutinho, Antónia; Miranda, Florencia (2022). Los tipos discursivos en etiquetas de vino: exploraciones comparativas en portugués y español. In: M. Ibáñez Rodríguez, ed., Enotradulengua. Géneros y tipos textuales en el sector del vino. Berlim: Peter Lang, [n.a.]. ISBN 9783631880050.

Jorge, Noémia (2022). A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal: dos programas curriculares aos manuais escolares. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, 26 (1), pp.78-95. e-ISSN 1982-2243.

Leal, Audria (2022, no prelo). O ensino da leitura em textos multimodais: o caso do gênero cartoon/charge. In: J.R. Carvalho, E. Leurquin, I. Azevedo, M.F. Carneiro, eds., O Agir de Linguagem na Escola e na Universidade, pp.55-72.

Leitão, Maria Alexandra; Jorge, Noémia (2022). Autores, textos e modos literários nos programas curriculares e nas provas de avaliação externa – que relação? Palavras – Revista da Associação de Professores de Português, (58-59), pp.107-118. ISSN 0870­-7499.

Martins, Ana Sousa (2022, no prelo). Materiais digitais e textos de leitura extensiva. In: C. Castro, A. Madeira, eds., Desenvolvimento de materiais digitais para Português como Língua Não Materna: experiências e desafios. Lisboa: Lidel.

Seara, Isabel Roboredo (2022, no prelo). A cortesia dissimulada nos discursos considerados ‘populistas’ em Portugal. In: M.A. Marques et al., orgs., Populismos e suas linguagens.

Teixeira, Carla (2022). A apresentação oral em contexto politécnico: práticas, géneros e textos em interação. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, 26 (1), pp.343-363. e-ISSN 1982-2243.