Publicações 2022-2025


2022

Amaro, Raquel; Correia, Susana; Gonçalves, Matilde; Barbero, Chiara; Magalhães, Miguel (2022). Inclusive Host Language Teaching: Official Texts for Migrant and Refugee People. In: E. Meletiadou, ed., Handbook of Research on Policies and Practices for Assessing Inclusive Teaching and Learning. Pennsylvania, USA: IGI Global, pp.183-210. ISBN 9781799885795.

Braz, Ana; Marques, Isabelle Simões (2022). O debate presidencial de 2021 entre Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura: estratégias de argumentação e de persuasão. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (9), pp.31-40. ISSN 2183-9077.

Coutinho, Antónia; Correia, Clara Nunes (2022). Tempos e temporalidades : Contribuições para a descrição do ‘comentário’ como género. Linguística – Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, 1 [special issue], pp.239-261. ISSN 1646-6195.

Coutinho, Antónia; Miranda, Florencia (2022). Los tipos discursivos en etiquetas de vino: exploraciones comparativas en portugués y español. In: M. Ibáñez Rodríguez, ed., Enotradulengua. Géneros y tipos textuales en el sector del vino. Berlim: Peter Lang, [n.a.]. ISBN 9783631880050.

Jorge, Noémia (2022). A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal: dos programas curriculares aos manuais escolares. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, 26 (1), pp.78-95. e-ISSN 1982-2243.

Leal, Audria (2022, no prelo). O ensino da leitura em textos multimodais: o caso do gênero cartoon/charge. In: J.R. Carvalho, E. Leurquin, I. Azevedo, M.F. Carneiro, eds., O Agir de Linguagem na Escola e na Universidade, pp.55-72.

Leitão, Maria Alexandra; Jorge, Noémia (2022). Autores, textos e modos literários nos programas curriculares e nas provas de avaliação externa – que relação? Palavras – Revista da Associação de Professores de Português, (58-59), pp.107-118. ISSN 0870­-7499.

Martins, Ana Sousa (2022, no prelo). Materiais digitais e textos de leitura extensiva. In: C. Castro, A. Madeira, eds., Desenvolvimento de materiais digitais para Português como Língua Não Materna: experiências e desafios. Lisboa: Lidel.

Seara, Isabel Roboredo (2022, no prelo). A cortesia dissimulada nos discursos considerados ‘populistas’ em Portugal. In: M.A. Marques et al., orgs., Populismos e suas linguagens.

Teixeira, Carla (2022). A apresentação oral em contexto politécnico: práticas, géneros e textos em interação. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, 26 (1), pp.343-363. e-ISSN 1982-2243.