Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário

Correia, Clara Nunes e Valentim, Helena Topa, orgs. (2019). Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.

 

Apresentação

“A Henriqueta Costa Campos foi uma das investigadoras mais marcantes, direta ou indiretamente, para os membros do Grupo Gramática & Texto. A Henriqueta, enquanto linguista, é uma referência incontornável, tendo em conta os trabalhos que desenvolveu. Para os seus alunos, a Henriqueta foi a Professora, a amiga. Simpática, presente, mas sempre intransigente e exigente quando a qualidade estava em causa, ensinou-nos o que um professor deveria sempre ensinar: o rigor nunca foi inimigo da imaginação. E a imaginação não tem limites.
Para muitos colegas do Departamento, a Henriqueta foi um ponto de referência. Porque estava presente e disponível, porque sabia ouvir, porque tinha opinião segura e porque nem sempre estava de acordo.
[…]
Este volume é composto por oito textos, muito diferentes, quer por abordarem temáticas muito diversas, quer por assentarem em pressupostos teóricos e epistemológicos nem sempre concordantes. Cada um destes textos foi construído ativando saberes velhos e novos, leituras cruzadas. No seu conjunto, estes oito textos estabelecem aproximações com muitos trabalhos da Henriqueta. Lendo-os todos, como se de um longa história se tratasse, vamos construindo com prazer uma sequencialidade de saberes, apurando estratégias explicativas, encontrando percursos descritivos.” (in “Apresentação”)

Clara Nunes Correia e Helena Topa Valentim

 

Artigos

Apresentação

Da insubmissão da linguagem literária à consistência deformável da língua: dizer o indizível
Helena Topa Valentim

TFE & ISD: um diálogo sobre a atividade da linguagem
Maria Antónia Coutinho

Linguística e literatura: cruzamentos (im)prováveis
Matilde Gonçalves

Paquetes, vapores e outras embarcações na Ode Marítima de Álvaro de Campos: uma abordagem enunciativa
António Barreira Moreno

Nas «margens» do «texto» – notas soltas sobre variantes em formas de dever e poder
Maria Teresa Brocardo

O texto literário como objeto de estudo (legítimo) em linguística
Ana Sousa Martins

O género de texto e os tipos de discurso: conhecimentos de linguística textual e do interacionismo sociodiscursivo para o estudo do texto literário
Carla Teixeira

A amiga genial – leituras do tempo
Clara Nunes Correia & Helena Alzamora