Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário

Correia, Clara Nunes and Valentim, Helena Topa, eds. (2019). Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.

 

Presentation

“A Henriqueta Costa Campos foi uma das investigadoras mais marcantes, direta ou indiretamente, para os membros do Grupo Gramática & Texto. A Henriqueta, enquanto linguista, é uma referência incontornável, tendo em conta os trabalhos que desenvolveu. Para os seus alunos, a Henriqueta foi a Professora, a amiga. Simpática, presente, mas sempre intransigente e exigente quando a qualidade estava em causa, ensinou-nos o que um professor deveria sempre ensinar: o rigor nunca foi inimigo da imaginação. E a imaginação não tem limites.
Para muitos colegas do Departamento, a Henriqueta foi um ponto de referência. Porque estava presente e disponível, porque sabia ouvir, porque tinha opinião segura e porque nem sempre estava de acordo.
[…]
Este volume é composto por oito textos, muito diferentes, quer por abordarem temáticas muito diversas, quer por assentarem em pressupostos teóricos e epistemológicos nem sempre concordantes. Cada um destes textos foi construído ativando saberes velhos e novos, leituras cruzadas. No seu conjunto, estes oito textos estabelecem aproximações com muitos trabalhos da Henriqueta. Lendo-os todos, como se de um longa história se tratasse, vamos construindo com prazer uma sequencialidade de saberes, apurando estratégias explicativas, encontrando percursos descritivos.” (in “Apresentação”)

Clara Nunes Correia and Helena Topa Valentim

 

Articles

Presentation

Da insubmissão da linguagem literária à consistência deformável da língua: dizer o indizível
Helena Topa Valentim

TFE & ISD: um diálogo sobre a atividade da linguagem
Maria Antónia Coutinho

Linguística e literatura: cruzamentos (im)prováveis
Matilde Gonçalves

Paquetes, vapores e outras embarcações na Ode Marítima de Álvaro de Campos: uma abordagem enunciativa
António Barreira Moreno

Nas «margens» do «texto» – notas soltas sobre variantes em formas de dever e poder
Maria Teresa Brocardo

O texto literário como objeto de estudo (legítimo) em linguística
Ana Sousa Martins

O género de texto e os tipos de discurso: conhecimentos de linguística textual e do interacionismo sociodiscursivo para o estudo do texto literário
Carla Teixeira

A amiga genial – leituras do tempo
Clara Nunes Correia & Helena Alzamora