Master Theses


2020

Borges, António (2020). As Mornas de Eugénio Tavares na Literatura Caboverdiana. Master on “Estudos de Língua Portuguesa” (Dissertation). Supervised by Isabelle Simões Marques. Universidade Aberta. Available at: http://hdl.handle.net/10400.2/9969

Gouveia, Mário (2020). O pretérito perfeito passivo, do latim ao português: estudo de caso a partir do género epigráfico. Master on “Ciências da Linguagem: Linguística” (Dissertation). Supervised by Maria Teresa Brocardo. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/101316

Machado, Odília (2020). Do segredo à revelação subsídios para o estudo retórico-discursivo do epistolário inédito de Natália Correia. Master on “Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino” (Dissertation). Supervised by Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Available at: http://hdl.handle.net/10400.2/10051

Matos, João (2020). Poderá uma língua natural ser sexista? Avaliação do impacto de informação gramatical e de estereótipos de género na compreensão de enunciados com sujeitos masculinos genéricos em Português Europeu. Master on “Ciências da Linguagem: Linguística” (Dissertation). Supervised by Susana Correia; Matilde Gonçalves. NOVA FCSH.

Martins, Ana Sofia (2020). Texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de Português. Master on “Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário” (Report). Supervised by Helena Topa Valentim; Noémia Jorge. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/96118

Miranda, Maria Inês (2020). A didatização do humor em aula de língua materna e de francês língua estrangeira. Master on “Ensino de Português e língua estrangeira (área de especialidade de francês) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário” (Report). Supervised by Helena Topa Valentim; Christina Dechamps. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/99793

Ochôa, Sónia (2020). O sentido da vida: análise retórico-discursiva de discursos inspiradores. Master on “Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino” (Dissertation). Supervised by Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível: http://hdl.handle.net/10400.2/9470

Oliveira, Ana (2020). Leitura expressiva e compreensão nas aulas de português língua materna e de francês língua estrangeira. Master on “Ensino de Português e língua estrangeira (área de especialidade de francês) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário” (Report). Supervised by Carlos Carreto; Helena Topa Valentim; Noémia Jorge. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/98376

Poças, Gonçalo (2020). Literatura e sociedade. Um percurso a partir da adjetivação em excertos de Eça de Queirós, Miguel Torga e José Saramago. Master on “Edição de Texto” (Dissertation). Supervised by Maria Antónia Coutinho. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/107635

Rico, Ana (2020). A utilização das TIC na aula de português e de inglês. Master on “Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário” (Report). Supervised by Ana Gonçalves Matos; Helena Topa Valentim. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/96116

Soares, Sílvia (2020). Para preencher o défice de esperança … um discurso de afetos – Análise retórico-discursiva e contrastiva dos discursos do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e dos seus antecessores. Master on “Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino” (Dissertation). Supervised by Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Available at: http://hdl.handle.net/10400.2/9469


2019

Cordeiro, Carolina (2019). Do discurso autobiográfico à inquietação insular na obra Um Deus à beira da loucura, de Daniel de Sá. Master on “Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino” (Dissertation). Supervised by Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Available at: http://hdl.handle.net/10400.2/10091

Leão, Tiago (2019). Bô, tu e você: vértices do triângulo das Bermudas do sistema de tratamento do português de Cabo Verde. Master on “Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino” (Dissertation). Supervised by Isabel Roboredo Seara (Universidade Aberta); Dominka Swolkien (Universidade do Mindelo). Universidade Aberta. Available at: http://hdl.handle.net/10400.2/10048

Machado, Carolina (2019). Mapeamento dos critérios de revisão em língua portuguesa: teoria e prática. Master on “Ciências da Linguagem: Consultoria e Revisão Linguística” (Project Work). Supervised by Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/91220

Pedro, John (2019). Articulação do conteúdo temático entre o guia prático para o professor e o manual escolar: Contributos para a revisão do guia prático para o professor. Master on “Ciências da Linguagem: Consultoria e Revisão Linguística” (Project Work). Supervised by Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/75916

Santos, Flávio (2019). Definições dos conteúdos do manual de História da 7ª classe do I Ciclo do ensino angolano: proposta da construção de um glossário, numa perspetiva didático-pedagógica. Master on “Ciências da Linguagem: Consultoria e Revisão Linguística” (Project Work). Supervised by Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/76174

Teixeira, Daniela (2019). O poder da ironia na crónica humorística portuguesa: análise pragmático-discursiva de crónicas de Eça de Queirós e de Ricardo Araújo Pereira. Master on “Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino” (Dissertation). Supervised by Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Available at: http://hdl.handle.net/10400.2/8452


2018

Locaputo, Genny (2018). Nel mezzo del cammin c’era un equivoco. Dalla questione della lingua alle grammatiche, passando per i pregiudizi linguisici (Sobre a “questão da língua” e os preconceitos linguísticos nos casos da língua portuguesa e brasileira). Master on “Linguística: Lingua Portughese e Brasiliana” (Dissertation). Supervised by Helena Topa Valentim; Roberto Mulinacci. NOVA FCSH.

Paulo, Maria Ribeiro (2018). O hibridismo de ser e a oposição semântica entre ser e estar em português medieval. Master on “Ciências da Linguagem: Linguística” (Dissertation). Supervised by Maria Teresa Brocardo. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/31565

Rebouças, Davi (2018). (Des)Cortesia em notícias sobre corrupção: Atenuação e intensificação no trabalho com as faces. Master on “Linguística Aplicada” (Dissertation). Supervised by Letícia Adriana Pires Ferreira dos Santos (Universidade Estadual do Ceará); Isabel Roboredo Seara (Universidade Aberta). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Santos, Maria Teresa (2018). Essência ou marginalidade da carta na narrativa fílmica de Manoel de Oliveira. Master on “Estudos Comparados: Literatura e Outras Artes” (Dissertation). Supervised by Isabel Roboredo Seara; Maria do Rosário Lupi Bello. Universidade Aberta. Available at: http://hdl.handle.net/10400.2/7526


2017

Amélio, Vasco (2017). Formas de saudação, de tratamento e de cortesia no grupo dos ovimbundos no centro e sul de Angola: contributo para a análise. Master on “Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino” (Dissertation). Supervised by Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Available at: http://hdl.handle.net/10400.2/7143

Gonçalves, Raquel (2017). Práticas integradoras das representações da língua materna e da língua estrangeira num contexto multilingue. Master on “Ensino do Português e das Línguas Clássicas” (Report). Supervised by Helena Topa Valentim; Neus Lagunas. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/30781

Sitole, Precilda (2017). As competências textuais dos alunos do ensino superior em Moçambique: o contributo do interacionismo sociodiscursivo para a melhoria das produções textuais na UEM. Master on “Ciências da Educação” (Dissertation). Supervised by Ana Madeira; Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/20416

Vieira, Rosinaldo (2017). Para uma análise retórica e pragmática da epístola de Tiago: do saber “destruidor” ao fazer “sabedor”. Master on “Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino” (Dissertation). Supervised by Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Available at: http://hdl.handle.net/10400.2/7437


2016

Batista, Maria Albertina (2016). Ethos e identidades em blogues: uma visão cor-de-rosa? Master on “Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino” (Dissertation). Supervised by Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Available at: http://hdl.handle.net/10400.2/6127

Boto, Ana Catarina (2016). Gramática e Gramáticas: transpondo fronteiras no ensino do latim e do português. Master on “Ensino do Português e das Línguas Clássicas” (Report). Supervised by Maria Teresa Brocardo; Maria Leonor Santa Bárbara. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/20219

Carvalho, Telma (2016). Contributo da teoria das inteligências múltiplas para a didática das línguas materna e estrangeira. Master on “Ensino do Português e das Línguas Clássicas” (Report). Supervised by Ana Madeira; Helena Topa Valentim. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/18273

Cavalcante, Erika (2016). Um contributo para a descrição do aspecto na língua Suau. Master on “Ciências da Linguagem” (Dissertation). Supervised by Helena Topa Valentim. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/19817

Figueiredo, Sara (2016). A construção do ethos no discurso publicitário: sob a máscara da cientificidade. Master on “Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino” (Dissertation). Supervised by Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Available at: http://hdl.handle.net/10400.2/5588

Freire, Raquel (2016). O ato de agradecimento nas interações comerciais. Contributo para o seu estudo. Master on “Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino” (Dissertation). Supervised by Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Available at: http://hdl.handle.net/10400.2/5575

Furtado, Joana (2016). A anedota e as narrativas de cariz humorístico: um estudo comparativo. Master on “Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino” (Dissertation). Supervised by Armindo de Morais; Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta.

Marimba, Fineza (2016). Aquisição de artigos em português língua segunda por falantes de língua materna kikongo. Master on “Ciências da Linguagem” (Dissertation). Supervised by Ana Madeira; Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/20095

Marta, Constança (2016). A competência comunicativa: os domínios linguístico e sociocultural. Master on “Ensino de Português e de Espanhol” (Report). Supervised by Maria Teresa Brocardo; Alberto Madrona Fernandez. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/20224

Martins, Joana (2016). O contributo dos materiais audiovisuais para o ensino do português e do espanhol. Master on “Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário” (Report). Supervised by Helena Topa Valentim. Universidade NOVA de Lisboa. Available at: http://hdl.handle.net/10362/20221

Martins, Joana (2016). O ensino das formas de tratamento e de cortesia nos manuais de ensino de PLNM usados em França. Master on “Português Língua Não Materna” (Dissertation). Supervised by Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Available at: http://hdl.handle.net/10400.2/5223

Pereira, Liliana (2016). Entre a formação académica e a experiência profissional: estabilização dos conceitos de revisão e de revisor. Master on “Consultoria e Revisão Linguística” (Project Work). Supervised by Matilde Gonçalves. Universidade NOVA de Lisboa. Available at: http://hdl.handle.net/10362/20112

Rocamora, Rosa (2016). A Banda Desenhada enquanto recurso didático. Master on “Ensino de Português ou de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário” (Report). Supervised by Helena Topa Valentim; Neus Lagunas. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/18362

Rocha, Débora (2016). Análise das relações entre as unidades verbais e não verbais no género anúncio publicitário. Master on “Consultoria e Revisão Linguística” (Dissertation). Supervised by Maria Antónia Coutinho; Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/20348

Santos, Bruna (2016). Edição do Plano Sobre a Civilização dos Índios do Brasil: contribuições para aspectos sócio-históricos do português no Brasil do século XVIII. Master on “Ciências da Linguagem” (Dissertation). Supervised by Maria Teresa Brocardo; Zenaide Novais Carneiro. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/19665

Silva, Maria Leonor (2016). Prática didática potenciadora de criatividade na expressão escrita. Master on “Ensino de Português ou de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário” (Report). Supervised by Helena Topa Valentim; Alberto Fernández Madrona. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/20764

Zimbrão, Sandra (2016). A escrita confessional e autobiográfica na epistolografia de Machado de Assis. Master on “Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino” (Dissertation). Supervised by Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta.


2015

Afonso, Natércia (2015). O relato de acontecimentos: Contributo para os Estudos dos Géneros da Oralidade em Português Europeu. Master on “Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino” (Dissertation). Supervised by Armindo de Morais; Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Available at: http://hdl.handle.net/10400.2/4473

Pereira, Carla (2015). Língua Tétum – contributos para uma gramática e introdução básica à linguística do português: uma análise linguístico-textual em contexto de revisão editorial. Master on “Consultoria e Revisão Linguística” (Report). Supervised by Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/15691

Rosa, Rute (2015). O padrão discursivo dos textos académicos. Master on “Consultoria e Revisão Linguística” (Dissertation). Supervised by Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/103627

Santana, Dayse (2015). As marcas linguístico-discursivas como recursos estratégicos de argumentação na entrevista política e no discurso de posse presidencial. Master on “Consultoria e Revisão Linguística” (Dissertation). Supervised by Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Available at: http://hdl.handle.net/10362/15684