Cadernos WGT: Voltar a falar em Gramática & Texto

Caetano, Maria do Céu, ed. (2021). Cadernos WGT: Voltar a falar em Gramática & Texto. Lisboa: NOVA FCSH. ISSN 2184-8998; eISSN 2184-9005.

 

Presentation

“Estes Cadernos são o resultado dos trabalhos apresentados no 20.º WGT – Work(shops) em Gramática & Texto, cujo objetivo foi o de estimular a discussão sobre desenvolvimentos teóricos e metodológicos recentes que têm influenciado a forma como estudamos e analisamos as línguas nas suas várias dimensões.
O WGT20 realizou-se inteiramente a distância, mas, apesar de tudo, conseguiu-se imprimir um ritmo dinâmico, com as apresentações a serem moderadas e seguidas de discussões entre os participantes, procurando-se reproduzir o ambiente de partilha que tem existido nas várias sessões presenciais, que já são um marco na agenda do G&T.
Considerando-se que as linhas que demarcam poderão ser as mesmas que favorecem as ligações e as interseções, as várias contribuições incidiram sobre aspetos que evidenciam a aproximação e / ou a tensão entre a(s) (sub)área(s) que habitualmente elegemos e outra(s).
Os textos que agora se publicam, da autoria de membros e de colaboradores do G&T, visam, assim, contribuir para uma (re)definição de conceitos e de perspetivas nos trabalhos desenvolvidos no grupo, caracterizados por abordarem uma multiplicidade de tópicos inovadores.”

Maria do Céu Caetano

Articles

Table of contents

Presentation
Maria do Céu Caetano

O conceito de género em diversos enquadramentos teóricos
Paulo Nunes da Silva

Prescritivismo e autenticidade textual: noções em revisitação  
Ana Sousa Martins

“Como é óbvio, só um linguista nos pode ajudar”: crítica política com humor, entre gramática & texto
Carla Teixeira & Teresa Oliveira

A contribuição da fonética, fonologia e variação no ensino fundamental para a língua portuguesa do Brasil
Alvanira Lúcia Barros

Algumas demarcações e interseções em morfologia
Maria do Céu Caetano

Formas de sedere em cantigas do século XIII
Maria Ribeiro

À volta de [um]A Taça de Chá
Clara Nunes Correia, Helena Isabel Alzamora & Teresa Oliveira