Publications 2018-2021


2020

Alonso Dominguez, Michelle; Seara, Isabel Roboredo (2020). Apresentação – Análise do(s) Discurso(s) – desafios da contemporaneidade. Matraga, 27(50), pp.291-294. ISSN 1809-3507.

Alzamora, Helena; Correia, Clara Nunes (2020, forthcoming). Estar a Vinf em Português Europeu Contemporâneo – Valores de Tempo, Aspeto e Modo. In: L. Schøsler, J. Härmä, J. Lindschow, eds., Actes du XXIXe Congrès International de Linguistique et de Philologie Romane. Copenhague.

Barbosa Sílvia; Gonçalves, Matilde; Magalhães, Miguel (2020). Padrões linguísticos do femícidio na imprensa escrita portuguesa. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (7), pp.21-36. ISSN 2183-9077.

Brocardo, Maria Teresa (2020). ‘Ser teudo de responder’ ou ‘ter de responder’: sobre a emergência de usos deônticos de ‘ter de (que)’ + INF em português. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (7), pp.55-68. ISSN 2183-9077.

Caetano, Maria do Céu (2020). Desaparecimento de -ádig-; -ádeg- e -idão do sistema sufixal do portuguêsLaborHistórico, 6(1), pp.104-125. ISSN 2359-6910.

Caetano, Maria do Céu, ed. (2020). Glossário de Morfologia 18|19. Lisbon: NOVA FCSH.

Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel; Teixeira, Carla (2020, forthcoming). O ensino e a aprendizagem da escrita do resumo de artigo científico no ensino superior: perceções e produções dos alunos. In: D. Masats, C. Pratginestós, eds. L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de la llengua; El aula como ámbito de investigación sobre la enseñanza y el aprendizaje de la lengua; A aula como contexto de investigação sobre o ensino e a aprendizagem de língua; The classroom as a site for research on language teaching and learning. Bern: Peter Lang.

Coutinho, Maria Antónia (2020). The Place of Semantics and Pragmatics in a Linguistic Approach to Texts. Catalan Journal of Linguistics [special issue], pp.115-128. eISSN 2014-9719.

Coutinho, Maria Antónia; Gonçalves, Matilde (2020). MD e outros funcionamentos discursivos: o caso de então e alors. In: Ó. Loureda Lamas, M. Rudka, G. Parodi, eds., Marcadores del discurso y lingüística contrastiva en las lenguas românicas. Madrid/Frankfurt: Iberoamericana Vervuert, pp.199-212. ISBN 978-84-9192-116-5.

Falé, Isabel; Seara, Isabel Roboredo; Lobo, Maria, eds. (2020). Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (7). ISSN 2183-9077.

Ferreira, Sandra; Leal, Audria (2020). O Discurso de uma Professora sobre a Atividade Prescritiva: Significações sobre o Trabalho e Ensino e de Aprendizagem do Português/Domínio da Leitura. ReVEL – Revista Virtual de Estudos da Linguagem, 18(17), pp.315-342. ISSN 1678-8931.

Fidalgo, Marta (2020). A text-linguistic approach to translation standards: implications for revision in the Portuguese context. In: A. Ketola, T. Mikolič Južnič, O. Paloposki, eds., New Horizons in Translation Research and Education 5. Tampere: Tampere University, pp.64-80. ISBN 978-952-03-1585-6.

Filipe, Luzonzo (2020). A Problemática de Escrita no Ensino Superior em Angola: Instrumentos de Remediaçãofólio – Revista de Letras, 11(2), pp.196-219. ISSN 2176-4182.

Filipe, Luzonzo (2020). Género reconto: análise linguística e sequência didática no ensino de português em angolafólio – Revista de Letras, 12(1), pp.637-663. ISSN 2176-4182.

Frade, Mafalda (2020). Aspetos do condicional no Livro dos Oficios: que valores traduz um tempo inexistente em Latim? Ágora – Estudos Clássicos em Debate, 22, pp.151-172. ISSN 0874-5498.

Frade, Mafalda (2020). O condicional na tradução medieval portuguesa dos Diálogos de São GregórioE-Scrita, 11(1), pp.203-216. ISSN 2177-6288.

Gomes, Andreia; Leal, Audria; Pereira, Luciana; Sousa, Sweder (2020). A Prática de Análise Linguística na Base Nacional Comum Curricular: Pontos e Pespontos. In: A. R. Gomes, S. Souza, eds., Língua Materna e Base Nacional Curricular Comum: propostas e desafios. [Collection Estudos Críticos em Linguagem.] Campinas: Mercado das Letras. pp.155-249. ISBN 978-65-86089-07-3.

Gonçalves, Matilde; Carrilho, João (2020). Comentando comentários: questões de texto, género e corpus. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (7), pp.191-208. ISSN 2183-9077.

Gonçalves, Matilde; Fidalgo, Marta; Jorge, Noémia (2020). Práticas de texto: entre processo e produto. In: M. Gonçalves, N. Jorge, M. A. Coutinho, M. Fidalgo, R. Rosa, eds., Práticas Textuais 18|19. Lisbon: CLUNL-NOVA FCSH, pp.43-49. ISBN 978-989-54081-1-5.

Gonçalves, Matilde; Jorge, Noémia; Coutinho, Maria Antónia; Fidalgo, Marta; Rosa, Rute, eds. (2020). Práticas Textuais 18|19. Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH. ISBN 978-989-54081-1-5.

Gonçalves, Matilde; Rosa, Rute (2020, forthcoming). Mecanismos de reformulação no artigo científico. In: F. Silva, M. Gonçalves, D. Ablali, eds., Reformular: uma questão de géneros?; Reformuler: une question de genres? Braga: Húmus.

Gonçalves, Matilde; Rosa, Rute (2020). Texto e construção de um posicionamento crítico: o caso das recensões críticas. In: M. Gonçalves, N. Jorge, M. A. Coutinho, M. Fidalgo, R. Rosa, eds., Práticas Textuais 18|19. Lisbon: CLUNL-NOVA FCSH, pp.11-18. ISBN 978-989-54081-1-5.

Jorge, Noémia (2020, forthcoming). Percursos didáticos interdisciplinares no 2.º Ciclo do Ensino Básico: uma abordagem logocêntrica. In: Investigação, Práticas e Contextos de Investigação, 2020.

Jorge, Noémia; Ferreira, Paula (2020, forthcoming). Características da descrição em textos de alunos de 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. In: Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2020.

Jorge, Noémia; Sousa, Maria Vitória; Viegas, Filomena (2020). Ler e apreciar um texto poético: relato de uma experiência de E@D no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Palavras – revista em linha, 3(3), pp.63-70. ISSN 2184-268X.

Leal, Audria; Gonçalves, Matilde (2020). Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto no ensino da leituraLinha D’Água, 33(2), pp.39-68. eISSN 2236-4242.

Lobo, Maria; Seara, Isabel Roboredo; Falé, Isabel (2020). Nota prévia. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (7). ISSN 2183-9077.

Marques, Isabelle Simões (2020). Falar de um eu que já foi. Identidade, temporalidade e espacialidade em Biografia de Cristal de Jorge Listopad. In: M. J. Simões, ed., Cruzamentos Representados: Imagologia e Figurações da Alteridade. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, pp.81-96. ISBN 978-989-26-1941-5.

Martins, Ana Sousa (2020, forthcoming). Materiais digitais e textos de leitura extensiva. In: C. Castro, A. Madeira, eds., Desenvolvimento de materiais digitais para Português como Língua Não Materna: experiências e desafios. Lisbon: Lidel.

Matos, João; Correia, Susana; Gonçalves, Matilde; Luegi, Paula (2020). Estereótipos de Género em Nomes de Categorias Sociais do Português Europeu. [Poster] ENAPL2020 – XXXVI National Meeting of Portuguese Association of Linguistics, Oct. 28-30, Lisbon, Portugal.

Morozova, Milana (2020). Conversational discourse markers in stand-up comedy: you know and sabem. In: I. M. Duarte, R. Ponce de León, eds., Marcadores Discursivos: o Português como Referência Contrastiva. Frankfurt am Main: Peter Lang, pp.187-205. ISBN 978-3-631-82139-8.

Morozova, Milana (2020). Marcadores discursivos em traduções em inglês e português europeu: definição de equivalentes funcionais e tipos de omissãoFilologia e Linguística Portuguesa, 22(1), pp.103-121. eISSN 2176-9419.

Pinto, Rosalice; Teixeira, Carla (2020). O agir jornalístico e representações multimodais sobre o racismo: análise das primeiras páginas de jornais portugueses a partir de uma abordagem interteórica. In: A. M. de Mattos Guimarães, A. Carnin, E. Gouvêa Lousada, eds., O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. Araraquara: Letraria. pp.354-378. ISBN 978-65-990072-6-2.

Rosa, Rute; Gonçalves, Matilde (2020). Géneros de texto e as dimensões do suporte. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (7), pp.263-274. ISSN 2183-9077.

Seara, Isabel Roboredo (2020). Violência verbal nos discursos político e mediático contemporâneos: da dicotomização ao insulto VerbalRevista de Estudos da Linguagem, 28(4), pp.1507-1518. eISSN 2237-2083.

Seara, Isabel Roboredo; Cabral, Ana Lúcia (2020). Barbarus ad portas: a agressividade verbal em comentários na rede social Facebook. Comunicação e Sociedade, 38, pp.139-160. e-ISSN 2183-3575.

Seara, Isabel Roboredo; Marques, Isabelle Simões; Sebastião, Isabel (2020). Os emojis como marcadores discursivos nas redes sociais: análise contrastiva em português e em francês. In: I. M. Duarte, R. Ponce de Léon, eds., Marcadores Discursivos: o Português como Referência Contrastiva. Frankfurt am Main: Peter Lang, pp.343-364. ISBN 978-3-631-81152-8.

Seara, Isabel Roboredo; Werneck dos Santos, Leonor (2020). Linguagem e poder nas mídias brasileiras e portuguesas. Diacrítica, 33(3), pp.122–137. eISSN 2183-9174.

Teixeira, Carla (2020). O ensino da escrita para contextos profissionais: a produção de carta de apresentação de resposta a anúncio de emprego. Indagatio Didactica, 12(2) [texts from VI EIRE, University of Aveiro, June 21-22, 2019], pp.181-203. ISSN 1647-3582.


2019

Alzamora, Helena; Correia, Clara Nunes (2019). Começar com começar: leituras sobre as configurações de começar em português europeu contemporâneo. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (5), pp.33-42. ISSN 2183-9077.

Brocardo, Maria Teresa (2019). “Consirar” e “entender” em português antigo e médio – elementos para um estudo diacrónicoEstudos de Lingüística Galega, 11, pp.167-196. ISSN 1889-2566.

Brocardo, Maria Teresa (2019). Formas em competição em construções condicionais na diacronia do português. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (5), pp.67-78. ISSN 2183-9077.

Brocardo, Maria Teresa (2019). Nas «margens» do «texto» – notas soltas sobre variantes em formas de dever e poder. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, eds., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH.

Brocardo, Maria Teresa (2019). Sobre fontes para a história do português: Testemunhos, edições e variantesZeitschrift für Romanische Philologie, 135(3), pp.818-844. eISSN 1865-9063.

Burgués, Ana Setién; Marques, Isabelle Simões; Martins, Margarida Pereira; Clara, Katja Göttsche (2019). Oralidade e avaliação na prática de e-learning na Universidade Aberta. In: M. J. Costa et al., eds., CNaPPES 2018 – 5.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. CNaPPES 2018, pp.55-60. ISBN 978-989-20-9477-9.

Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel; Teixeira, Carla (2019). O agir dos alunos em práticas de escrita colaborativa no ensino superior. In: F. Caels, L. F. Barbeiro, J. Vieira Santos, eds., Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC, pp.200-236. eISBN 978-989-54679-0-7.

Carmona, Diana; Alves, Dina; Viegas, Filomena; Sousa, Maria Vitória de; Jorge, Noémia (2019). Sequência de aprendizagem em cursos profissionais. Palavras. Revista da Associação de Professores de Português, (54-55), pp.69-78. ISSN 0870-7499.

Correia, Clara Nunes; Alzamora, Helena (2019). A amiga genial – leituras do tempo. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, eds., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH.

Correia, Clara Nunes; Leal, Audria (2019). Leituras da Moda: a construção de um objeto semiótico. In: M. A. Babo, J. Lozano, eds., Modas, modos, maneiras: Atas do I Congresso Ibérico de Semiótica. Lisbon: ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova, pp.75-89.

Correia, Clara Nunes; Valentim, Helena Topa, eds. (2019). Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH.

Coutinho, Maria Antónia (2019). Que inter-relações entre géneros de texto e conhecimento gramatical podem ser objeto de conhecimento explícito e de avaliação? Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (6) [thematic issue: Avaliar Aprendizagens Gramaticais na Escola], pp.107-117. ISSN 2183-9077.

Coutinho, Maria Antónia (2019). Sobre géneros de texto. In: M. A. Coutinho, N. Jorge, eds., Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais. [eBook] Lisbon: Calameo, pp.6-9. ISBN 978-989-20-9853-1.

Coutinho, Maria Antónia (2019). Texto e(m) linguística: Teorias, cruzamentos, aplicações. Lisbon: Edições Colibri. 182 p.

Coutinho, Maria Antónia (2019). TFE & ISD: um diálogo sobre a atividade da linguagem. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, eds., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH.

Coutinho, Maria Antónia; Gonçalves, Matilde (2019). MD e outros funcionamentos discursivos: o caso de então e alors. In: O. Loureda et al., eds., Marcadores del discurso y lingüística contrastiva en las lenguas românicas. Madrid: Iberoamericana/Vervuert, [n.a.].

Coutinho, Maria Antónia; Jorge, Noémia, coord. (2019). Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais. [eBook] Lisbon: Calameo. ISBN 978-989-20-9853-1

Coutinho, Maria Antónia; Jorge, Noémia (2019). Resumo. In: M. A. Coutinho, N. Jorge, eds., Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais. [eBook] Lisbon: Calameo, pp.86-91. ISBN 978-989-20-9853-1.

Coutinho, Maria Antónia; Jorge, Noémia (2019). Texto de opinião. In: M. A. Coutinho, N. Jorge, eds., Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais. [eBook] Lisbon: Calameo, pp.17-20. ISBN 978-989-20-9853-1.

Ferreira, Sandra Ataíde; Leal, Audria (2019). O trabalho do professor e as prescrições do domínio da leitura nas AE em Portugal. Revista INFAD de Psicologia, 3(1), pp.293-308. ISSN 0214-9877.

Frade, Mafalda (2019). Da língua dos clássicos aos clássicos na língua: uma leitura do poema “Vênus” de Carlos Drummond de Andrade. CALÍOPE: Presença Clássica, 38, pp.4-22. ISSN 2447-875X.

Gonçalves, Matilde (2019). Linguística e literatura: cruzamentos (im)prováveis. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, eds., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH.

Gonçalves, Matilde (2019). Quelques réflexions autour des activités de langage, des genres textuels et de l´implicite. In: I. R. Seara; I. S. Marques, eds., L’implicite dans les langues romanes: langue, texte et discours. [n.a.]: Universidade Aberta, pp.66-71. ISBN 978-972-674-854-0.

Gonçalves, Matilde; Jorge, Noémia (2019). Plano de texto e ensino da leitura. In: A. Leal et al., eds., A Linguística na Formação do Professor: das teorias às práticas. Porto: Universidade do Porto, pp.121-137. eISBN 978-989-8969-20-0.

Gonçalves, Matilde; Jorge, Noémia (2019). Promoção da Literacia Científica: balanços e perspetivas. In: F. Caels, L. F. Barbeiro, J. Vieira Santos, eds., Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC, pp.134-151. eISBN 978-989-54679-0-7.

Gonçalves, Matilde; Jorge, Noémia (2019). Textualizar a ciência no contexto português: processos textuais e genológicos. In: VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo, 2019, Porto Alegre. Anais eletrônicos. Campinas: Galoá.

Gonçalves, Matilde; Magalhães, Miguel (2019). Corpus e géneros textuais nas práticas de divulgação de ciência ou as novas hierarquias na construção do conhecimento. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (5), pp.145-157. ISSN 2183-9077.

Gonçalves, Matilde; Rosa, Rute (2019). O suporte digital na leitura e compreensão textual. In: A. M. Ferreira et al., eds., Pelos mares da língua portuguesa 4. Aveiro: UA Editora, pp.571-587. ISBN 978-972-789-624-0.

Joaquim, Carolina (2019). A representação discursiva de mulheres e homens em posição de destaque: um estudo comparativo e exploratório. In: M. A. Marques, S. Guimarães de Sousa, eds., Linguagens de Poder. V. N. Famalicão: Edições Húmus / CEHUM, pp.133-156. ISBN 978-989-755-430-8.

Jorge, Noémia (2019). A síntese como género escolar transdisciplinar. Revista Portuguesa de Educação, 32(2), pp.150-170. ISSN 0871-9187; eISSN 2183-0452.

Jorge, Noémia (2019). Géneros de texto nos programas curriculares atuais: ponto da situação. In: F. Caels, L. F. Barbeiro, J. Vieira Santos, eds., Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC, pp.325-329. eISBN 978-989-54679-0-7.

Jorge, Noémia (2019). Guia de estudo – Português, 11.º ano. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-46404-0.

Jorge, Noémia; Coutinho, Maria Antónia; Fidalgo, Marta; Rosa, Rute (2019). Práticas Textuais 17|18: Um exemplo de apropriação de géneros textuais no Ensino Superior. In: F. Caels, L. F. Barbeiro, J. Vieira Santos, eds., Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC, pp.182-199. eISBN 978-989-54679-0-7.

Jorge, Noémia; Coutinho, Maria Antónia; Martins, Ana; Perdigão, Helena; Miranda, Maria Inês; Machado, Noémia (2019). Ensinar Português: conteúdos, estratégias e materiais. Palavras – revista em linha, 2(2), pp.131-134. ISSN 2184-268X.

Jorge, Noémia; Ramos, Auxília; Braga, Zaida; Nunes, Susana (2019). Preparação para o Exame Final Nacional – Português, 11.º ano. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-00219-8.

Lombardo, Elena (2019). Os pronomes clíticos nos testemunhos da “Crónica do Xarife Mulei Mahamet e del-Rey D. Sebatião” – Um estudo comparativo. LaborHistórico, 5(1), pp.209-229. ISSN 2359-6910.

Marques, Isabelle Simões (2019). Distanciamento e bilinguismo em romances portugueses sobre a emigração. In: I. R. Seara, I. S. Marques, I. Sebastião, eds., Discurso(s) de cumplicidade. Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisbon: Edições Húmus, pp.279-295. ISBN 978-989-755-318-9.

Marques, Isabelle Simões (2019). Navegando pelas línguas: interculturalidade e plurilinguismo literário. In: A. M. Ferreira et al., eds., Pelos mares da língua portuguesa 4. Aveiro: UA Editora, pp.343-350. ISBN 978-972-789-624-0.

Marques, Maria Aldina; Seara, Isabel Roboredo; Duarte, Isabel Margarida (2019). Argumentação ad hominem, formas de tratamento e protesto político. Revista Redis – Revista de Estudos do Discurso, pp.122-138. ISSN 2183-3958.

Martins, Ana Sousa (2019). Contos com Nível. Leitura extensiva e exercícios. Nível B1. Lisbon: Lidel. ISBN 978-989-752-406-6.

Martins, Ana Sousa (2019). O texto literário como objeto de estudo (legítimo) em linguística. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, eds., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH.

Moreno, António Barreira (2019). Paquetes, vapores e outras embarcações na Ode Marítima de Álvaro de Campos: uma abordagem enunciativa. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, eds., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH.

Oliveira, Filipe de; Marques, J.; Rosado-Pinto, Patrícia; Mourão, A.; Fino, H.; Catarino, Maria Isabel; Casqueiro, Patrícia; Lages, Carmen; Pimentel, Dulce; Caetano, Maria do Céu; Neto, Maria Teresa; Oliveira, Tiago (2019). O projeto Desenvolvimento de Competências de Coordenação Pedagógica da Universidade Nova de Lisboa. In: M. J. Costa et al., eds., CNaPPES 2018 – 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: Braga, Portugal, 12 e 13 de julho de 2018. Braga: [n.a.] pp.314-320. ISBN 978-989-20-9477-9.

Pruekchaikul, Korapat (2019). Identity construction in advertising. A case study of Portuguese bank pamphlets. Concentric, 45(1), pp.112-140. ISSN 1810-7478; eISSN 2589-5230.

Rosa, Rute (2019). Modelo didático do género artigo científico: um contributo para o ensino do Português como Língua Adicional. BELT – Brazilian English Language Teaching Journal, 10(1). eISSN 2178-3640.

Rosa, Rute; Ricciardi, Natalia; Gonçalves, Matilde (2019). O papel do graffiti na construção do (contra)poder: um estudo comparativo Portugal/Argentina. In: M. A. Marques, S. Guimarães de Sousa, eds., Linguagens de Poder. V. N. Famalicão: Edições Húmus / CEHUM, pp.263-281. ISBN 978-989-755-430-8.

Seara, Isabel Roboredo (2019). “O presidente é o fusível de segurança do sistema”. Discurso de comemoração de mandato presidencial e diálogo subsequente. Construção do ethos de proximidade e de autoridade. In: M. A. Marques, S. Guimarães de Sousa, eds., Linguagens de Poder. V. N. Famalicão: Edições Húmus / CEHUM, pp.95-116. ISBN 978-989-755-430-8.

Seara, Isabel Roboredo (2019). Prefácio. In: D. E. Garcia da Silva, ed., Práticas semiótico-discursivas. Texto e imagem na (re)construção de identidades. Brasília: Thesaurus Editora, pp.13-16.

Seara, Isabel Roboredo; Albuquerque, Rodrigo; Cabral, Ana Lúcia, coord. (2019). Cadernos de Linguagem e Sociedade, 20 [special issue: Dossiê Estudos sobre Polidez]. eISSN 2179-4790; ISSN 0104-9712.

Seara, Isabel Roboredo; Marques, Isabelle Simões (2019). À mots couverts. Connivence et secret dans des lettres intimes. In: I. R. Seara; I. S. Marques, eds., L’implicite dans les langues romanes: langue, texte et discours. [n.a.]: Universidade Aberta, pp.72-80. ISBN 978-972-674-854-0.

Seara, Isabel Roboredo; Marques, Isabelle Simões, eds. (2019). L’implicite dans les langues romanes: langue, texte et discours. [n.a.]: Universidade Aberta. ISBN 978-972-674-854-0.

Seara, Isabel Roboredo; Marques, Isabelle Simões; Sebastião, Isabel, eds. (2019). Discurso(s) de cumplicidade: Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisbon: Edições Húmus. ISBN 978-989-755-318-9.

Seara, Isabel Roboredo; Marques, Isabelle Simões; Sebastião, Isabel (2019). Nota Editorial. In: I. R. Seara, I. S. Marques, I. Sebastião, eds., Discurso(s) de cumplicidade. Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisbon: Edições Húmus, pp.7-12. ISBN 978-989-755-318-9.

Seara, Isabel Roboredo; Ninitas, Mariana Silva (2019). Dizer o amor por carta. A atualidade do género epistolar e a sua importância na aula de língua portuguesa. Análise linguística de uma carta de António Lobo Antunes. In: I. R. Seara, I. S. Marques, I. Sebastião, eds., Discurso(s) de cumplicidade. Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisbon: Edições Húmus, pp.297-318. ISBN 978-989-755-318-9.

Seara, Isabel Roboredo; Viola, Ana Isabel (2019). L’indignation au féminin dans le débat parlementaire portugais. In: M. Tredez-Lopez, H. Bayter, eds., Le renouveau Parlementaire: entre discours et action. . [n.a.]: Harmattan, pp.275-292. ISBN 978-2-343-17387-0.

Sebastião, Isabel; Marques, Isabelle Simões (2019). Como a linguagem se torna poder: “Make America Great Again”. In: M. A. Marques, S. Guimarães, eds., Linguagens de Poder. V. N. Famalicão: Edições Húmus / CEHUM, pp.55-78. ISBN 978-989-755-430-8.

Silva, Paulo Nunes; Rosa, Rute (2019). O plano de texto do artigo científico: caracterização e perspectivas didáticas. Delta, 35(4). eISSN 1678-460X.

Teixeira, Carla (2019). O género de texto e os tipos de discurso: conhecimentos de linguística textual e do interacionismo sociodiscursivo para o estudo do texto literário. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, eds., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH.

Teixeira, Carla; Leal, Audria (2019). A multimodalidade na escrita académica. In: F. Caels, L. F. Barbeiro, J. Vieira Santos, eds., Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC, pp.287-311. eISBN 978-989-54679-0-7.

Valentim, Helena Topa (2019). Da insubmissão da linguagem literária à consistência deformável da língua: dizer o indizível. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, eds., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH.

Valentim, Helena Topa (2019). Fronteira entre os empregos discursivo e não discursivo. Os casos de justamente e injustamente. In: I. R. Seara, I. S. Marques, I. Sebastião, eds., Discurso(s) de cumplicidade: Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisbon: Edições Húmus, pp.191-206. ISBN 978-989-755-318-9.

Xavier, Maria Francisca; Caetano, Maria do Céu; Afonso, Ana; Castro, Eduardo (2019). Um dicionário de preposições complexas. [Poster] XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Oct. 9-11, 2019, Braga, Portugal.


2018

Alzamora, Helena; Correia, Clara Nunes (2018). Para lá das perífrases: os verbos “começar” e “acabar” enquanto verbos não auxiliares – algumas perspetivas. In: M. T. Brocardo, C. N. Correia, eds., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH, pp.39-42.

Bermejo, Víctor Lara; Guilherme, Ana (2018). The politeness of ‘você’ in European Portuguese. Studies in Hispanic and Lusophone Linguistics, 11(2), pp.337-366. ISSN 2199-3386.

Brocardo, Maria Teresa (2018). Haver e ter – balanços e perspetivas. In: M. T. Brocardo, C. N. Correia, eds., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH, pp.35-38.

Brocardo, Maria Teresa (2018). Usos epistémicos de ‘haver’ e ‘ter’ em português antigoRevue De Linguistique Romane, 82, pp.353-376.

Brocardo, Maria Teresa; Correia, Clara Nunes (2018). Apresentação. In: M. T. Brocardo, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e Perspetivas. Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH, [n.a.].

Brocardo, Maria Teresa; Correia, Clara Nunes, eds. (2018). Cadernos WGT: (Novos) Balanços e Perspetivas. Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH.

Caetano, Maria do Céu (2018). Keynote Article: On the Notion of “Suffixal Alternation” in Word-formation. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira, B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.141-160. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel; Teixeira, Carla (2018). Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo. In: M. T. Brocardo, C. N. Correia, eds., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH, pp.19-26.

Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel; Teixeira, Carla (2018). O resumo de artigo científico: exemplo de um percurso didático em escrita académica. In: P. Osório, E. Leurquin, M. Coelho, eds., Lugar da gramática na aula de Português.  Rio de Janeiro: Dialogarts, pp.126-147.

Costa, Manuel Luís (2018). “Que ninguém carregue no botão!”: trajetórias, direcionalidade e a semântica dos verbos. In: M. T. Brocardo, C. N. Correia, eds., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH, pp.43-48.

Coutinho, Maria Antónia (2018). Literacia científica e literacia literária: implicações e desafios. In: M. Gonçalves, N. Jorge, eds., Literacia científica na escola. [eBook] Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH, pp.28-42.

Coutinho, Maria Antónia; Carvalho, Beatriz; Guilherme, Ana; Teixeira, Joana (2018). Introduction. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira, B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.1-2. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Coutinho, Maria Antónia; Teixeira, Joana; Guilherme, Ana; Carvalho, Beatriz, eds. (2018). Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Fidalgo, Marta (2018). Text Linguistics and Text Revision: An Alliance Approach. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira, B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.28-41. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Fidalgo, Marta (2018). Texto e tecnologias de tradução – perspetivas e desafios. In: M. T. Brocardo, C. N. Correia, eds., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH, pp.13-18.

Filipe, Luzonzo (2018). O artigo de divulgação científica – algumas marcas de género. In: M. Gonçalves, N. Jorge, eds., Literacia científica na escola.  [eBook] Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH, pp.79-89.

Filipe, Luzonzo (2018). O artigo de divulgação científica – da análise de um exemplar de género à produção textual orientada. In: M. Gonçalves, N. Jorge, eds., Literacia científica na escola.  [eBook] Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH, pp.177-184.

Gonçalves, Matilde (2018). Keynote Article: Towards a Text Theory (Within Text Linguistics). In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira, B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.13-27. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Gonçalves, Matilde; Jorge, Noémia (2018). Apresentação. In: M. Gonçalves, N. Jorge eds., Literacia científica na escola. [eBook] Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH, pp.4-5.

Gonçalves, Matilde; Jorge, Noémia, eds. (2018). Literacia científica na escola. [eBook] Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH.

Gonçalves, Matilde et al. (2018). Textos de divulgação da ciência – das práticas sociais à aula de Português. In: M. Gonçalves, N. Jorge, eds., Literacia científica na escola. [eBook] Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH, pp.90-102.

Jorge, Noémia (2018). Guia de Estudo: Português – 10.º Ano. Porto: Porto Editora.

Jorge, Noémia (2018). Preparação para Exames Nacionais de Português 12.º Ano. Mem Martins: Editorial do Ministério da Educação.

Jorge, Noémia; Luís, Maria do Rosário (2018). O discurso relatado em textos de divulgação científica na imprensa portuguesa atual. In: J. Veloso, J. Guimarães, P. Silvano, R. Sousa-Silva, eds., A linguística em diálogo. Volume comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto. Porto: Centro de Linguística da Universidade do Porto, pp.229-245. ISBN 978-989-54104-3-9.

Jorge, Noémia; Coutinho, Maria Antónia; Fidalgo, Marta; Rosa, Rute, eds. (2018). Práticas textuais 17|18. [n.a.]: Calaméo. ISBN 978-989-20-8480-0.

Leal, Audria (2018). Representações semióticas no gênero “Reportagem” em revistas publicadas em Portugal. Linguagem em (Dis)curso, 18(2), pp.341-357. ISSN 1982-4017.

Leal, Audria (2018). Multimodalidade e Argumentação no Género ReportagemDiacrítica, 32 (1), pp.25-41. eISSN 2183-9174; ISSN 0870-8967.

Leal, Audria (2018). Multimodalidade e multiliteracia: elementos verbais e não verbais nos textos de divulgação científica. In: M. Gonçalves, N. Jorge, eds., Literacia científica na escola.  [eBook] Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH, pp.43-54.

Leal, Audria; Gomes, Andreia; Silva, Luciana Pereira da; Sousa, Sweder (2018, forthcoming). A Prática de Análise Linguística na Base Nacional Comum Curricular: Pontos e Pespontos. In: A. Gomes, S. Souza, eds., Língua Materna e Base Nacional Curricular Comum: propostas e desafios. Campinas: Mercado das Letras.

Leal, Audria; Teixeira, Carla; Marques, Isabelle Simões; Gonçalves, Matilde (2018). The First “Shares”: The First Ten Forums for Linguistic Sharing. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira, B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.3-12. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Marques, Isabelle Simões; Koven, Michele (2018). (Co)narrações de viagens para Portugal por lusodescendentes no FacebookRevista da Associação Portuguesa de Linguística, (4), pp.134-151. ISSN 2183-9077.

Marques, Maria Aldina; Seara, Isabel Roboredo, eds. (2018). Diacrítica. Argumentação e Discursos,  31(1). eISSN 2183-9174; ISSN 0870-8967.

Martins, Ana Sousa (2018). O texto de opinião: referencialidade, accionalidade e linearização. In: M. T. Brocardo, C. N. Correia, eds., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH, pp.7-12.

Morozova, Milana (2018). Designing a Transcription System for Spoken Discourse: A Case of Stand-Up Comedy. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira, B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.72-88. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Pinto, Rosalice; Cavalcante, Mônica; Paiva Brito, Mariza Angélica (2018). Polêmica e argumentação: Interfaces possíveis em textos mediáticos de natureza políticaDiacrítica, 32 (1), pp.5-24. eISSN 2183-9174; ISSN 0870-8967.

Pinto, Rosalice; Marques, Gorete; Dinis, Marisa Catarina (2018). Produção escrita para (da) academia em contexto universitário pós-Bolonha: uma reflexão críticaLinha D’Água, 31(1), pp.127-143. ISSN 2236-4242.

Pinto, Rosalice; Soares Rodrigues, Maria das Graças; Damele, Giovanni (2018). Argumentação jurídica e estratégias retóricas: Uma análise pluridisciplinar de decisões judiciaisDiacrítica, 32 (1), pp.95-110. eISSN 2183-9174; ISSN 0870-8967.

Pinto, Rosalice; Teixeira, Carla (2018). A Constituição brasileira de 88 e seus ecos intertextuais: A “jurislinguística discursiva” em foco. In: A. L. Tinoco Cabral, F. Bueno, eds., Direito e linguagem: a Constituição de 1988. [n.a.]: Editora Thoth, p.125.

Pinto, Rosalice; Valentim, Helena Topa (2018). Discurso relatado e responsabilização enunciativa em géneros académicos. In: J. Veloso, J. Guimarães, P. Silvano, R. Sousa-Silva, eds., A linguística em diálogo: volume comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto. Porto: Centro de Linguística da Universidade do Porto, pp.307-320. ISBN 978-989-54104-3-9.

Pruekchaikul, Korapat (2018). A antítese do homem: Uma análise pictórica das publicidades portuguesas. In: M. T. Brocardo, C. N. Correia, eds., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH, pp.27-33.

Ramos, Isabel (2018). Entre o Português, a História e a Biologia – da leitura analítica à construção de grelhas de análise textual. In: M. Gonçalves, N. Jorge eds., Literacia científica na escola. [eBook] Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH, pp.164-176.

Rodeiro, Helena (2018). The Management of Voices in the News: Enunciative Staging and Enunciative “Effacement” in Television News Reports. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira, B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.106-121. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Rodrigues, Sónia Valente; Seara, Isabel Roboredo; Falé, Isabel, eds., Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (4). Lisbon: APL. ISSN 2183-9077.

Rosa, Rute (2018). A noção de padrão discursivo: balanço e perspetivas. In: M. T. Brocardo, C. N. Correia, eds., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH, pp.1-6.

Rosa, Rute (2018). A ordem do expor e a ordem do narrar nos textos de divulgação científica. In: M. Gonçalves, N. Jorge, eds., Literacia científica na escola. [eBook] Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH, pp.70-78.

Rosa, Rute (2018). The Attribution of Genre Tags: The Case of Graffiti. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira, B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.89-105. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Rosa, Rute (2018). The Discursive Pattern of Academic Texts. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira, B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.42-57. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Rosa, Rute; Fidalgo, Marta; Gonçalves, Matilde; Leal, Audria; Jorge, Noémia (2018). Organizadores textuais e plano de texto: a forma “e”Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (4), pp.240-253. ISSN 2183-9077.

Seara, Isabel Roboredo (2018). A escrita como revelação do ‘eu’. Linha d´Água, 31(1), pp.73-89. eISSN 2236-4242.

Seara, Isabel Roboredo (2018). Prefácio. In: S. Brito, ed., O Tom Confessional e Autobiográfico na epistolografia de Machado de Assis. Lisbon: Chiado Editora, pp.7-11.

Teixeira, Carla (2018). Géneros de divulgação científica (notícia, reportagem, entrevista) – do contexto de produção ao texto. In: M. Gonçalves, N. Jorge, eds., Literacia científica na escola. [eBook] Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH, pp.147-163.

Teixeira, Carla (2018). O especialista e outros sujeitos em artigos jornalísticos de divulgação científica na área da saúde. In: M. Gonçalves, N. Jorge, eds., Literacia científica na escola. [eBook] Lisbon: CLUNL, NOVA FCSH, pp.55-69.

Valentim, Duane (2018). Epilinguistic Activity in a Teaching Context: Reported Enunciation. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira, B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.58-71. ISBN 978-1-5275-0568-1.