Publications 2014-2017
2017
Amossy, Ruth (2017). Apologia da Polêmica. Translated by R. Pinto, M. Cavalcante, M. Brito, A. Tinoco Cabral, C. Pinheiro. São Paulo: Contexto.
Brocardo, Maria Teresa (2017). Comente o seguinte texto-fonte. In: M. T. Brocardo, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Comente o seguinte texto. Lisbon: NOVA FCSH, pp.25-29.
Brocardo, Maria Teresa; Correia, Clara Nunes (2017). Apresentação. In: M. T. Brocardo, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Comente o seguinte texto. Lisbon: NOVA FCSH, [n.a.].
Brocardo, Maria Teresa; Correia, Clara Nunes, eds. (2017). Cadernos WGT: Comente o seguinte texto. Lisbon: NOVA FCSH.
Cabral, Ana Lúcia Tinoco; Seara, Isabel Roboredo; Guaranha, Manoel Francisco, eds. (2017). Descortesia e Cortesia: expressão de culturas. São Paulo: Cortez Editora. ISBN 978-85-249-2568-9.
Caetano, Maria do Céu (2017). Comentários à Gramática Histórica da Língua Portuguesa de Manuel Said Ali. In: M. T. Brocardo, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Comente o seguinte texto. Lisbon: NOVA FCSH, pp.21-24.
Caetano, Maria do Céu (2017). Elementos neoclássicos: afixos ou radicais? In: M. Sánchez Ibáñez et. al., eds., La renovación léxica en las lenguas románicas: proyectos y perspectivas. Múrcia: Edit.um, pp.455-461. ISBN 978-84-16551-75-0.
Caetano, Maria do Céu; Xavier, Maria Francisca (2017). Dicionário do português medieval: reflexão sobre “derivados parassintéticos”. In: I. Sariego López, J. Gutiérrez Cuadrado, C. Garriga Escribano, eds., El diccionario en la encrucijada: de la sintaxis y la cultura al desafío digital Santander: Asociación Española de Lexicografía Hispánica, pp.821-836. ISBN 978-84-617-4512-8.
Castilho, Isabel (2017, forthcoming). Do [eʒmu] ao Excelentíssimo. In: A união na diversidade. Atas do VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém.
Correia, Clara Nunes (2017). Comente o seguinte texto: leituras da enunciação em mise en abyme. In: M. T. Brocardo, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Comente o seguinte texto. Lisbon: NOVA FCSH, pp.7-13.
Coutinho, Maria Antónia (2017). Da natureza heurística da Teoria do Texto. Revista Investigações, 30(2), pp.153-172. eISSN 2175-294X; ISSN 0104-132.
Fidalgo, Marta (2017). Comentar revisões e rever comentários: estratégias de (co)produção textual em contexto profissional. In: M. T. Brocardo, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Comente o seguinte texto. Lisbon: NOVA FCSH, pp.11-12.
Filipe, Luzonzo; Coutinho, Maria Antónia (2017). Les Techniques et Stratégies d’Exploitation Didactique d’Eléments Socioculturels en Classe de Langue. Revista Linguagem Em Foco, 9(2), pp.31-46. ISSN 2176-7955.
Gomes, Andréia; Leal, Audria (2017). O ensino da gramática: uma análise dos programas e metas curriculares portuguesas e brasileiras. In: Língua e literatura na escola do séc. XXI. Atas do 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. [CD-ROM] Lisbon: Associação de Professores de Português, p.9. ISBN 978-989-96117-4-0.
Gonçalves, Matilde (2017). Texto e Género: modalidade ou modalização? Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (3), pp.99-117. ISSN 2183-9077.
Gonçalves, Matilde; Cunha, Maria Clara Torres e (2017). Agir verbal e representações em sítios web institucionais. DELTA, 33(2), pp.519-541. eISSN 1678-460X; ISSN 0102-4450.
Gonçalves, Matilde; Valentim, Helena (2017). Marqueurs discursifs et reformulation en portugais: une affaire de langue et d’activité langagière. Pragmalingüistica, (1) (Monográfico), pp.18-33. eISSN 2445-3064; ISSN 1133-682X.
Gonçalves, Matilde et al. (2017). Divulgação da ciência na aula de Português. In: Língua e literatura na escola do séc. XXI. Atas do 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. [CD-ROM] Lisbon: Associação de Professores de Português, pp.30-31. ISBN 978-989-96117-4-0.
Gonçalves, Matilde et al. (2017, forthcoming). Os “artigos” de divulgação científica – das práticas sociais de referência à sala de aula. In: A união na diversidade. Atas do VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém.
Jorge, Noémia (2017). A síntese nos textos de divulgação científica. In: Língua e literatura na escola do séc. XXI. Atas do 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. [CD-ROM] Lisbon: Associação de Professores de Português, pp.32-33. ISBN 978-989-96117-4-0.
Jorge, Noémia (2017, forthcoming). Para uma didatização do género textual “síntese”. In: A união na diversidade. Atas do VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém.
Jorge, Noémia; Coutinho, Maria Antónia (2017). Percursos (linguísticos) para análise (literária). Palavras, (50-51), pp.77-87. ISSN 1645-8784.
Jorge, Noémia; Aguiar, Cecília; Magalhães, Miguel (2017). Encontros. Português – 12.º ano. Scientific review by M. A. Coutinho. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-40100-7.
Jorge, Noémia; Aguiar, Cecília; Magalhães, Miguel (2017). O Ano da Morte de Ricardo Reis: da leitura à prática. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-04882-0.
Koven, Michèle; Marques, Isabelle Simões (2017). Enacting the Multiple Spaces and Times of Portuguese Migration to France in YouTube Humor: Chronotopic Analysis of Ro et Cut´s “Vamos a Portugal”. InterDISCIPLINARY Journal of Portuguese Diaspora Studies, 6, pp.93-116. ISSN 2165-2694.
Leal, Audria (2017, forthcoming). A presença do discurso jurídico no género textual reportagem. In: A união na diversidade. Atas do VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém.
Leal, Audria (2017, forthcoming). Reflexões sobre o género reportagem e o estudo da oralidade no ensino secundário em Portugal. In: A união na diversidade. Atas do VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém.
Leal, Audria; Silva-Hardmeyer (2017). O Modelo Didático do Gênero Cartoon: Uma Ferramenta para o Ensino da Leitura e da Produção Textual. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, (special issue: Interacionismo Sociodiscursivo), pp.137-153. eISSN 1982-2243.
Lobo, Maria; Valentim, Helena (2017). Nota prévia. In: H. Valentim, M. Lobo, eds., Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (3), [n.a.]. ISSN 2183-9077.
Magalhães, Miguel (2017). Complementos infinitivos num corpus de Português Clássico. In: M. Romero, R. Álvarez, E. Mato, eds., Gallaecia: estudos de lingüística portuguesa e galega. Santiago de Compostela: Servizo de Publicacións Campus Vida, pp.941-949. ISBN 978-84-16954-41-4.
Marques, Isabelle Simões (2017). “Un détail me revient” ou la revisitation de la mémoire: analyse déictique de Dans le café de la jeunesse perdue de Patrick Modiano. In: A. P. Coutinho, J. Domingues de Almeida, F. Outeirinho, eds., Patrick Modiano et l’archéologie du contemporain Caen: Passage(s), pp. 133-145. ISBN 979-10-94898-26-0.
Marques, Isabelle Simões (2017). Entre beats e rimas: fusão de línguas e identidades nas músicas urbanas em Portugal. Studia Babes-Bolyai Philologia, 62(4), pp.77-88. eISSN 2065-9652; ISSN 1220-0484.
DOI 10.24193/subbphilo.2017.4.06
Marques, Isabelle Simões; Gonçalves, Matilde (2017). “Dans le café de la jeunesse perdue” – Étude de la deixis fictive en français et en portugais. In: M. H. Carreira, A. Teletin, eds., Travaux et Documents: La déixis et son expression dans les langues romanes. Paris: Université Paris 8, pp.523-530. ISBN 978-2-911860-62-4.
Marques, Isabelle Simões; Koven, Michèle (2017). “We are going to our Portuguese homeland!” French luso-descendants diasporic Facebook conarrations of vacation return trips to Portugal. Narrative Inquiry, 27(2), pp.286-310. eISSN 1569-9935; ISSN 1387-6740.
DOI 10.1075/ni.27.2.05sim
Martins, Ana Sousa (2017). O comentário como exercício de divulgação linguística. In: M. T. Brocardo, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Comente o seguinte texto. Lisbon: NOVA FCSH, pp.1-5.
Morozova, Milana (2017). Avaliação negativa no espaço web: o caso de comentários online a notícias. In: M. T. Brocardo, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Comente o seguinte texto. Lisbon: NOVA FCSH, pp.37-41.
Morozova, Milana (2017). Discourse Markers in English and Portuguese: well, you know, I mean and their functional equivalents. [Poster] 5th International Conference Discourse Markers in Romance Languages: Boundaries and Interfaces, 8-10 Nov., Louvain-la-Neuve.
Morozova, Milana (2017). Discourse markers of enunciative responsibility in Portuguese stand-up. Linguística – Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, 12, pp.127-153. ISSN 1646-6195.
Morozova, Milana; Rodeiro, Helena (2017). O papel da cultura na construção do género textual telejornal: uma abordagem interacionista sócio-discursiva. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, (special issue: Interacionismo Sociodiscursivo), pp.59-90. eISSN 1982-2243.
Pinto, Rosalice; Marques, Isabelle Simões (2017). Comentários polémicos e discriminatórios na internet: estudos de caso. In: M. T. Brocardo, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Comente o seguinte texto. Lisbon: NOVA FCSH, pp.31-36.
Pinto, Rosalice; Teixeira, Carla (2017). Argumentação em preâmbulos constitucionais: interfaces em contextos lusófonos. Acta Scientarium, 39(2), pp.143-153. eISSN 1983-4683; ISSN 1983-4675.
Pinto, Rosalice; Teixeira, Carla (2017, forthcoming). Empoderamento do ator no testamento vital: interfaces nos contextos jurídico e da saúde. In: A união na diversidade. Atas do VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém.
Rosa, Rute (2017). O plano de texto do comentário linguístico: uma proposta de análise. In: M. T. Brocardo, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Comente o seguinte texto. Lisbon: NOVA FCSH, pp.15-20.
Rosa, Rute (2017, forthcoming). Proposta para um modelo didático do género artigo científico. In: A união na diversidade. Atas do VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém.
Seara, Isabel Roboredo (2017). A atenuação como estratégia verbal de aproximação e de cortesia. In: O.-D. Balas et al., eds., L’expression de l’imprécision dans les langues romanes Bucareste: Universidade de Bucareste, pp.306-318. ISBN 978-606-998-005-7.
Seara, Isabel Roboredo (2017). A interação escrita no quotidiano. Da compulsão à omnipresença nas redes digitais. In: A. M. Ferreira et al., eds., Pelos mares da língua portuguesa 3. Aveiro: Universidade de Aveiro, pp.805-830. ISBN 978-972-789-514-4.
Seara, Isabel Roboredo (2017). Contributo para o estudo da (des)cortesia verbal: estratégias de atenuação e de intensificação nas interações. In: A. L. Cabral, I. R. Seara, M. F. Guaranha, eds., Descortesia e Cortesia: expressão de culturas São Paulo: Cortez Editora, pp.233-265. ISBN 978-85-249-2568-9.
Seara, Isabel Roboredo (2017). Deixis sociale: contraintes et processus de figuration dans les environnements digitaux. In: M.H. Araújo Carreira, A. Teletin, eds., Travaux & Documents 62: La déixis et son expression dans les langues romanes. Paris: Université Paris 8 Vincennes Saint Denis, pp.111-131. ISBN 978-2-911860-62-4.
Seara, Isabel Roboredo (2017). O advento da palavra. A importância dos topoi na epistolografia de Vieira. In: A. P. Banza, et al., eds., Estudos sobre o Padre António Vieira. Pensamento e Ação: O Quinto Império. Vol. 2 Lisbon: Imprensa Nacional Casa da Moeda, pp.181-206. ISBN 978-972-27-1975-9.
Seara, Isabel Roboredo; Cabral, Ana Lúcia (2017). O comentário elogiativo nas redes sociais: estratégias de cortesia valorizadora. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (3), pp.311-322. ISSN 2183-9077.
Sebastião, Isabel (2017). A escrita argumentativa nos textos programáticos e nos manuais entre a teoria e a prática. In: Língua e literatura na escola do séc. XXI. Atas do 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. [CD-ROM] Lisbon: Associação de Professores de Português, pp.13-14. ISBN 978-989-96117-4-0.
Sebastião, Isabel (2017). Os enunciados de escrita argumentativa e expositiva em manuais de Português do 9.º ano: uma perspetiva discursivo-pragmática. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (3), pp.333-346. ISSN 2183-9077.
Teixeira, Carla; Oliveira, Teresa (2017). O poder da opinião. Análise comparada de comentários televisivos sobre política. REDIS – Revista de Estudos do Discurso, (6), pp.211-233. ISSN 2183-3958.
Valentim, Helena; Gonçalves, Matilde (2017). Comentário na imprensa em linha: estudo de uma construção linguística que comenta contrapondo. In: M. T. Brocardo, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Comente o seguinte texto. Lisbon: NOVA FCSH, pp.43-50.
Valentim, Helena; Lobo, Maria, eds. (2017). Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (3). ISSN 2183-9077.
2016
Alzamora, Helena (2016). Contribuição da topologia discreto-denso-compacto para a análise das perífrases verbais. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisbon: NOVA FCSH, pp.69-73.
Barros, Alvanira (2016). Um verbo, algumas possibilidades linguísticas. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisbon: NOVA FCSH, pp.33-38.
Brocardo, Maria Teresa (2016). Apresentação. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisbon: NOVA FCSH, [n.a.].
Brocardo, Maria Teresa (2016). O futuro do passado/condicional: elementos para um estudo diacrónico. In: M. T. Brocardo, A. Barros, eds., Estudos sobre o verbo em Português: valores, marcas e construções João Pessoa: Ideia, pp.27-49. ISBN 978-85-463-0073-0.
Brocardo, Maria Teresa (2016). Representações do/no tempo – nótula sobre passados. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisbon: NOVA FCSH, pp.39-43.
Brocardo, Maria Teresa; Barros, Alvanira, eds. (2016). Estudos sobre o verbo em Português: valores, marcas e construções. João Pessoa: Ideia. ISBN 978-85-463-0073-0.
Brocardo, Maria Teresa; Lopes, Célia (2016). History and current setting. In: W. L. Wetzels, S. Menuzzi, J. Costa, eds., The Handbook of Portuguese Linguistics Oxford: Wiley-Blackwell, pp.1-14. ISBN 978-1-118-79195-0.
Brocardo, Maria Teresa; Lopes, Célia (2016). Main morphosyntactic changes and grammaticalization. In: W. L. Wetzels, S. Menuzzi, J. Costa, eds., The Handbook of Portuguese Linguistics Oxford: Wiley-Blackwell, pp.471-486. ISBN 978-1-118-79195-0.
Brocardo, Maria Teresa, ed. (2016). Cadernos WGT: Representação. Lisbon: NOVA FCSH.
Caetano, Maria do Céu (2016). Análise da estrutura interna das palavras complexas parassintéticas. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisbon: NOVA FCSH, pp.29-32.
Casotti, Janayna; Seara, Isabel Roboredo (2016). Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem. Intersecções – Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, ano 9, (3), pp.121-132. ISSN 1984-2406.
Correia, Clara Nunes (2016). Uma leitura aspetual do pretérito perfeito simples (PPS) em Português Europeu. In: M. T. Brocardo, A. Barros, eds., Estudos sobre o verbo em Português: valores, marcas e construções João Pessoa: Ideia, pp.9-24. ISBN 978-85-463-0073-0.
Correia, Clara Nunes; Afonso, Ana (2016). (Des)Aprendizagens da representação linguística. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisbon: NOVA FCSH, pp.61-67.
Correia, Clara Nunes; Ferreira, Marcelo (2016). The semantics of DPs. In: W. L. Wetzels, S. Menuzzi, J. Costa, eds., The Handbook of Portuguese Linguistics Oxford: Wiley-Blackwell, pp.356-373. ISBN 978-1-118-79195-0.
Coutinho, Maria Antónia (2016). Texto e representação: alguns comentários. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisbon: NOVA FCSH, pp.17-22.
Fidalgo, Marta (2016). A revisão de textos e a construção de representações linguístico-textuais: a importância da atividade revisória como prática de mediação. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisbon: NOVA FCSH, pp.49-53.
Fidalgo, Marta (2016). Linguística e revisão – uma aposta no futuro e na qualidade. [Poster] Ciência 2016: Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, 4-6 June, Lisboa.
Frade, Mafalda (2016). Contributo para a história da tradução em Portugal: as primeiras tradutoras conhecidas. Ágora. Estudos Clássicos em Debate, (18), pp.141-155. ISSN 0874-5498.
Jorge, Noémia; Ribeiros, Inês; Aguiar, Cecília (2016). Encontros. Português – 11.º ano. Scientific review by M. A. Coutinho. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-40095-6.
Leal, Audria (2016). A construção da temporalidade no texto multimodal. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 17(1), pp.53-69. eISSN 2179-4790; ISSN 0104-9712.
Leal, Audria (2016). A infra-estrutura do texto multimodal: o caso do gênero cartoon. In: A. Sobral, S. Souza, eds., Gêneros, entre o texto e o discurso: questões conceituais e metodológicas Campinas, SP: Mercado de Letras, pp.311-326. ISBN 978-85-7591-443-4.
Magalhães, Miguel (2016). Complementos infinitivos num corpus de Português Clássico. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (2), pp.339-350. ISSN 2183-9077.
Marques, Isabelle Simões (2016). “Un détail me revient” ou la Revisitation de la mémoire: analyse déictique de Dans le Café de la Jeunesse Perdue de Patrick Modiano. In: A. P. Coutinho, M. F. Outeirinho, J. Domingues de Almeida, eds., Lasemaine.fr 2015. Porto: Universidade do Porto, pp.96-109. ISBN 978-989-8648-64-8.
Marques, Isabelle Simões; Domingues, João (2016). Introduction. Carnets – Revue Électronique d’Études Françaises, (7), [n.a.]. eISSN 1646-7698.
Marques, Isabelle Simões; Domingues, João, eds. (2016). Carnets – Revue Électronique d’Études Françaises, (7). eISSN 1646-7698.
Marques, Isabelle Simões; Teletin, Andreea (2016). A crise como argumento de venda: uma abordagem linguística de alguns anúncios publicitários portugueses e franceses. Quaestiones Romanicae, 4, pp.565-580. ISSN 2457-8436.
Martins, Ana Sousa (2016). Contos com nível A2. Lisbon: Lidel. ISBN 978-989-752-171-3.
Miranda, Florencia (2016). Consideraciones sobre los géneros de texto como objeto de enseñanza de lenguas. In: C. Pereira, E. Valente, S. Nothstein, eds., Lectura y escritura: prácticas, instituciones y actores. Bahía Blanca: Ediuns – Sociedad Argentina de Lingüística, pp.104-123. ISBN 978-987-655-104-5.
Morozova, Milana (2016). A representação discursiva das classes desfavorecidas da Margem Sul no género stand-up comedy. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisbon: NOVA FCSH, pp.13-16.
Morozova, Milana (2016). Discourse markers of enunciative responsibility in portuguese stand-up comedy. In: M. Torrado Cespón, J. M. Díaz Lage, eds., Fourth International Workshop on Discourse Analysis (WoDA’16). Extended Abstracts. Santiago de Compostela: Universidad de Santiago de Compostela, pp.106-110. ISBN 978-84-608-9305-9.
Pereira, Susana; Santos, Ana Rita; Pinto, Mariana; Silva, Encarnação; Cardoso, Adriana (2016). PerGRam – Às voltas com as palavras: percursos didáticos para a explicitação gramatical no primeiro ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico [website].
Pinto, Rosalice (2016). Argumentação em gêneros textuais/discursivos: uma abordagem teórico-epistemológica. ReVEL – Revista Virtual de Estudos da Linguagem, 14(12) (special issue: Argumentação: perspectivas teórico-metodológicas), pp.125-141. ISSN 1678-8931.
Pinto, Rosalice (2016). Empreendedorismo e gamificação no desenvolvimento profissional. Linha d’Água, 29(1), pp.167-179. ISSN 2236-4242.
Pinto, Rosalice (2016). Políticas de ensino do português europeu para falantes de outras línguas: uma contribuição na prática profissional. In: R. Lacerda de Sá, ed., Português para falantes de outras línguas: interculturalidade, inclusão social e políticas Campinas, SP: Pontes Editores, pp.140-156. ISBN 978-85711371.
Pinto, Rosalice (2016). Representação e linguagem na prática institucional jurídica. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisbon: NOVA FCSH, pp.7-11.
Pinto, Rosalice (2016). Textos multimodais institucionais e papéis actanciais: estudos de caso. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 17(2), pp.138-153. eISSN 2179-4790; ISSN 0104-9712.
Pinto, Rosalice; Rodrigues, Maria das Graças, eds. (2016). Textos e discursos no Direito e na Política: análises e perspectivas interdisciplinares. Coimbra: Grácio Editor. ISBN 978-989-99682-2-6.
Pinto, Rosalice; Fávero Werneck, Leonor; Tinoco Cabral, Ana (2016). Apresentação. In: R. Pinto, A. Tinoco Cabral, M. G. Rodrigues, eds., Linguagem e Direito: perspectivas teóricas e práticas São Paulo: Contexto, pp.165-179. ISBN 978-85-7244-951-9.
Pinto, Rosalice; Tinoco Cabral, Ana; Rodrigues, Maria das Graças, eds. (2016). Linguagem e Direito: perspectivas teóricas e práticas. São Paulo: Contexto. ISBN 978-85-7244-951-9.
Rabatel, Alain (2016). Contribuições da análise dos discursos midiáticos: da interpretação dos dados à crítica das práticas discursivas e sociais. Translated by C. Teixeira, R. Pinto, S. Cortez. Investigações, 29(2), pp.255-281. eISSN 2175-294X; ISSN 0104-1320.
Rosa, Rute (2016). Proposta interacionista para a prática de revisão de texto. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisbon: NOVA FCSH, pp.55-60.
Seara, Isabel Roboredo (2016). A sedução da Ars Epistolaris em Vergílio Ferreira. In: R. Goulart et al., eds., Vergílio Ferreira em Évora: entre o silêncio e a palavra total Évora: Âncora Editora, pp.233-246. ISBN 978-972-780-579-2.
Seara, Isabel Roboredo (2016). Impolitesse verbale dans les lettres de réclamation: une question de genre? In: A. Berrendoner, M. Hansen, R. Zafiu, eds., Actes du XXVII Congrès International de Linguistique et de Philologie Romanes. Nancy: ATILF, pp.239-250. ISBN 978-2-37276-007-2.
Seara, Isabel Roboredo (2016). Prefácio. In: G. M. Paiva, R. Moreira, L. A. Santos, eds., Introdução aos estudos de (IM)polidez linguística [e-Book] Fortaleza-Ceará: Centro Universitário Estácio, pp.11-13. eISBN 978-85-69235-01-9.
Seara, Isabel Roboredo (2016). Resenha a KOCH, Ingedore Villaça. “Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas”. São Paulo: Contexto, 2015. Bakhtiniana – Revista de Estudos do Discurso, 11(3), pp.225-232. eISSN 2176-4573.
Seara, Isabel Roboredo; Casotti, Janayna (2016). Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem. Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, ano IX, 20(3), pp.121-132. ISSN 1984-2406.
Seara, Isabel Roboredo; Manole, Veronica (2016). Insult and the construction of others identity: remarks on portuguese political discourse. Revue roumaine de linguistique Identities in dialogue: Identités dans le dialogue, 61(3), pp.301-318. ISSN 0035-3957.
Seara, Isabel Roboredo; Andrade, Carlos Augusto; Micheletti, Guaraciaba (2016). Memória, Discurso e Tecnologia. São Paulo: Terracota. ISBN 978-85-8380-053-8.
Seara, Isabel Roboredo; Dias, Isabel; Barros, Daniela (2016). Projeto acessibilidades: modelo de inclusão no ensino superior à distância. In: P. Dias, D. Moreira, A. Quintas-Mendes, eds., Práticas e cenários de inovação em educação online Lisbon: Universidade Aberta, pp.75-98. ISBN 9789726747864.
Teixeira, Carla (2016). Questões de semiótica e de gramática em comentários jornalísticos. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 17(1), pp.140-161. eISSN 2179-4790; ISSN 0104-9712.
Teixeira, Carla (2016). Representações, opiniões e comentários. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisbon: NOVA FCSH, pp.1-6.
Valentim, Duane (2016). O ensino do discurso reportado sob uma abordagem enunciativa. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisbon: NOVA FCSH, pp.45-48.
Valentim, Helena (2016). Contributo para uma abordagem enunciativa do ajustamento intersubjetivo: um estudo de caso. In: T. Mahamudo Karim et. al., eds., Linguagem, sujeito e memória São Paulo: Pontes Editores, pp.133-145. ISBN 978-85-7113-742-4.
Valentim, Helena (2016). Descontinuidade de representação cognitiva e linguística. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisbon: NOVA FCSH, pp.23-28.
Valentim, Helena (2016). Variação e deformabilidade linguísticas: os empregos discursivo e não discursivo. Linguasagem, 27(1), [n.a.]. ISSN 1983-6988.
Viola, Ana; Seara, Isabel Roboredo (2016). Da (des)construção da dedicatória: análise linguístico-textual. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (1), pp.791-815. ISSN 2183-9077.
2015
Brocardo, Maria Teresa; Caetano, Maria do Céu (2015). Que papel para a irregularidade (morfológica)? In: A. Fiéis, A. Madeira, M. Lobo, eds., O Universal e o Particular – uma vida a comparar. Homenagem a Maria Francisca Xavier Lisbon: Colibri, pp.79-89. ISBN 978-989-689-477-1.
Cardoso, Adriana; Pereira, Susana; Silva, Encarnação (2015). Grammar and text: an experiment in teacher training / Gramática y texto: un experimento en la formación de profesores. Cultura y Educación, 27(2), pp.456-463. eISSN 1578-4118; ISSN 1135-6405.
Cariello, Graciella et al., eds. (2015). Tramos y Tramas V: culturas, lenguas, literaturas e interdisciplina. Estudios comparativos. Rosario: Laborde. ISBN 978-987-677-052-1.
Coutinho, Maria Antónia; Tanto, Camile; Luís, Maria do Rosário (2015). O conhecimento explícito dos textos e da língua. In: E. Leurquin, M. A. Coutinho, F. Miranda, eds., Formação docente: textos, teorias e práticas Campinas, SP: Mercado de Letras, pp.133-164. ISBN 978-85-7891-344-4.
Fernandes, Isabel et al. (2015). Cytomégalovirus. In: I. Fernandes et al., eds., Contar (com) a medicina. Translated and introducted by I. Marques. Lisbon: Pedago, pp.72-74. ISBN 978-989-8655-51-6.
Fernandes, Isabel et al. (2015). Devant ma mère. In: I. Fernandes et al., eds., Contar (com) a medicina. Translated and introducted I. Marques. Lisbon: Pedago, pp.244-245. ISBN 978-989-8655-51-6.
Fernandes, Isabel et al. (2015). Journal d’un Corps. In: I. Fernandes et al., eds., Contar (com) a medicina. Translated and introducted I. Marques. Lisbon: Pedago, pp.107-109. ISBN 978-989-8655-51-6.
Fidalgo, Marta (2015). A revisão como atividade de mediação. [Poster] Jornadas de Discurso e Cognição, 16 June, Braga.
Frade, Mafalda (2015). A edição de traduções nos primórdios da impressão em Portugal. Calíope – Presença Clássica, ano XXXII (29), pp.142-164. ISSN 2447-875X.
Gonçalves, Matilde (2015). La modalisation dans les sites web et les blogs touristiques portugais. In: Travaux et Documents: faits de langue et de discours pour l’expression des modalités dans les langues romanes Paris: Université Paris 8, pp.131-139. ISBN 978-2-911860-60-8.
Jorge, Noémia (2015). Tipos de discurso e construção textual do conhecimento. Calidoscópio, 13(3), pp.281-293. ISSN 2177-6202.
Koven, Michèle; Marques, Isabelle Simões (2015). Performing and evaluating (non)modernities of portuguese migrant figures on YouTube: the case of Antonio de Carglouch. Language in Society, 44(2), pp.213-242. eISSN 1469-8013; ISSN 0047-4045.
Krebs, Luciana; Pinto, Rosalice (2015). Silogismo e marcas linguísticas a serviço da argumentação na prática jurídica. Nonada, 2(25), pp.146-161. ISSN 2176-9893.
Laranjeira, Raquel; Leite, Teresa; Pereira, Susana (2015). Desenvolvimento Lexical: Perspetivas e Práticas de Professores no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In: Atas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da ESELx. Lisbon: CIED, pp.173-185. ISBN 978-989-95733-5-2.
Leurquin, Eulália; Coutinho, Maria Antónia; Miranda, Florencia, eds. (2015). Formação docente: textos, teorias e práticas. Campinas, SP: Mercado de Letras. ISBN 978-85-7891-344-4.
Lourenço, Carla; Martins, Ana Sousa (2015). Online courses of Portuguese as a second language: closing the gap with blended learning in mainstream education. In: C. Lourenço, A. Sousa Martins, eds., Proocedings of the 7th International Conference on Computer Supported Education (CSEDU 2015). Vol. 1. [n.a.]: SciTePress, pp.380-385. ISBN 978-989-758-107-6.
Magalhães, Miguel (2015). Michel Giacometti: a voz pelos caminhos da tradição. Plural Pluriel – revue des cultures de langue portugaise, (12), [n.a.]. ISSN 1760-5504.
Marques, Isabelle Simões (2015). Aquém e além-fronteiras: o caso de Um Homem Sorri à Morte – com Meia Cara de José Rodrigues Miguéis (1959). Interdisciplinary Journal Of Portuguese Diaspora Studies, 4(2), pp.417-426. ISSN 2165-2694.
Marques, Isabelle Simões (2015). Entre le centre et les marges ou les enjeux de l´interlangue dans la littérature migrante portugaise d´hier et d´aujourd´hui. In: F. Bonnet-Falandry, S. Durrans, M. Jones, eds., (Se) Construire dans l’interlangue: perspectives transatlantiques sur le multilinguisme Lille: Presses Universitaires du Septentrion, pp.129-143. ISBN 978-2-7574-0939-8.
Marques, Isabelle Simões (2015). Insularité et insécurité dans Les Silences de Porto Santo d´Alice Machado. Carnets – Revue Électronique d’Études Françaises, 3, [n.a.]. eISSN 1646-7698.
Marques, Isabelle Simões (2015). Quando a literatura retrata a emigração portuguesa em França: o caso de Nita Clímaco. In: R. Simas, coord., A vez e a voz da Mulher: relações e migrações Lisbon: Colibri, pp.45-56. ISBN 978-989-689-449-8.
Martins, Ana Sousa (2015). Online courses of portuguese as a second language: closing the gap with blended learning in mainstream education. [Poster] CSEDU 2015 – 7th International Conference on Computer Supported Education, 23-25 May, Lisboa.
Martins, Ana Sousa (2015). “Peregrinação”, Fernão Mendes Pinto: versão adaptada – nível B2. Lisbon: Lidel. ISBN 978-972-757-889-4.
Miranda, Florencia (2015). Considerações sobre o ensino de gêneros textuais: pesquisa e intervenção. In: E. Leurquin, M. A. Coutinho, F. Miranda, eds., Formação docente: textos, teorias e práticas Campinas, SP: Mercado de Letras, pp.217-240. ISBN 978-85-7891-344-4.
Miranda, Florencia (2015). Identidad e identificación del género resumen de ponencia en Portugués y Español: algunas expresiones referenciales singulares. In: G. Cariello et al., eds., Tramos y Tramas V: culturas, lenguas, literaturas e interdisciplina. Estudios Comparativos. Rosario: Laborde, pp.77-86. ISBN 978-987-677-052-1.
Miranda, Florencia; Coutinho, Maria Antónia (2015). Les propriétés différentielles des genres et leurs implications didactiques / As propriedades diferenciais dos géneros e suas implicações didáticas. Recherches et Applications, (58) (Suplemento: Le Français dans le Monde), pp.17-26. ISSN 0994-6632.
Morozova, Milana (2015). O papel do conhecimento partilhado no funcionamento do humor. Revista Portuguesa de Humanidades – Estudos Linguísticos, 19(1) (Discurso e cognição), pp.191-212. ISSN 0874-0321.
Oliveira, Teresa (2015). Between evidentiality and epistemic modality: the case of the future and the conditional in European Portuguese. Belgian Journal of Linguistics, 29(1), pp.101-121. eISSN 1569-9676; ISSN 0774-5141.
Pereira, Susana; Correia, Clara Nunes (2015). Formas e construções linguísticas no Português Europeu: ferramentas referenciais e género textual. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 16(1), pp.48-60. eISSN 2179-4790; ISSN 0104-9712.
Pinto, Rosalice (2015). Argumentação e persuasão em gêneros textuais. EID&A – Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, (9), pp.102-114. ISSN 2237-6984.
Pinto, Rosalice (2015). Argumentação na linguística dos gêneros: especificidades teórico-metodológicas. Revista de Letras, 2(34), pp.20-30. eISSN 2358-4793; ISSN 0101-8051.
Pinto, Rosalice (2015). Competência empreendedora e sua configuração linguístico-textual: o papel das figuras interpretativas do agir. Diacrítica, 29(1), pp.233-259. ISSN 0807-8967.
Pinto, Rosalice; Marques, Maria Aldina (2015). L’affaire Nafissatou Diallo contre Dominique Strauss-Kahn: argumentation et émotion dans les journaux portugais et brésiliens. In: A. Rabatel, M. Monte, G. Rodrigues, eds., Comment les médias parlent des émotions. L’affaire Nafissatou Diallo contre Dominique Strauss-Kahn Limoges: Lambert-Lucas, pp.271-290. ISBN 978-2-35935-121-7.
Pinto, Rosalice; Pita, Sara (2015). Political ethè in the public sphere: argumentative and persuasive clash. [Poster] Argumentation and Reasoned Action. 1st European Conference on Argumentation, 9-12 June, Lisboa.
Seara, Isabel Roboredo (2015). A escrita colaborativa em ambiente digital: a metáfora do labirinto. In: A. L. Tinoco Cabral, J.-L. Minel, S. Marquesi, eds., Leitura, escrita e tecnologias São Paulo: Terracota, pp.75-91. ISBN 978-85-8380-021-7.
Seara, Isabel Roboredo (2015). Marqueurs et stratégies de la confidence dans les fórums et les journaux personnels en ligne. In: A. Curea et al., eds., Discours en présence. Hommage à Liana POP Cluj: Presa Universitara Clujeana, pp.81-92. ISBN 978-973-595-914-2.
Seara, Isabel Roboredo; Marques, Isabelle Simões (2015). Guerre ou paix autour de l’Accord Orthographique au Portugal. Étude des modalités dans des polémiques verbales. In: Travaux et Documents: faits de langue et de discours pour l’expression des modalités dans les langues romanes Paris: Université Paris 8, pp.435-456. ISBN 978-2-911860-60-8.
Seara, Isabel Roboredo; Viola, Ana (2015). Da (des)construção da dedicatória: análise linguístico-textual. In: J. Veloso, A. Moreno, F. Silva, eds., Textos Selecionados do XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Braga: APL, pp.557-573. ISBN 978-989-97440-4-2.
Seara, Isabel Roboredo; Cabral, Ana Lúcia; Marquesi, Sueli (2015). L’articulation entre le descriptif et les émotions dans l’argumentation en faveur de Dominique Strauss-Kahn. In: A. Rabatel, M. Monte, G. Rodrigues, eds., Comment les médias parlent des émotions. L’affaire Nafissatou Diallo contre Dominique Strauss-Kahn Limoges: Editions Lambert-Lucas, pp.307-323. ISBN 978-2-35935-121-7.
Sebastião, Isabel (2015). O papel do género epistolar no desenvolvimento de competências discursivo-textuais. In: E. Leurquin, M. A. Coutinho, F. Miranda, eds., Formação docente: textos, teorias e práticas Campinas, SP: Mercado de Letras, pp.165-178. ISBN 978-85-7891-344-4.
Sebastião, Isabel (2015). Uma perspetiva da construção da polemicidade discursiva em Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. In: J. C. Pereira, ed., Camilo Castelo Branco et Machado de Assis: d’une rive à l’autre Paris: Éditions des Archives Contemporaines, pp.157-173. ISBN 9782813001788.
Simões, Darcilia; Osório, Paulo; Molica, Cecília, eds. (2015). Contribuição à Linguística no Brasil: um projecto de vida. Miscelânea em homenagem a Cláudia Roncarati. Rio de Janeiro: Dialogarts. ISBN 978-85-8199-032-3.
Teixeira, Carla (2015). Hedonismo e consumo: o papel do especialista da área do vinho como mediador de experiências. Scripta, 19(36), pp.437-466. eISSN 2358-3428; ISSN 1516-4039.
Teixeira, Carla (2015). La experiencia del vino en crónicas de periodismo radiofónico. Análisis temático y argumentativo. Pragmalingüística, (23), pp.211-228. eISSN 2445-3064; ISSN 1133-682X.
Teixeira, Carla (2015). Pistas para o ensino do género anúncio publicitário. In: E. Leurquin, M. A. Coutinho, F. Miranda, eds., Formação docente: textos, teorias e práticas Campinas, SP: Mercado de Letras, pp.203-216. ISBN 978-85-7891-344-4.
Valentim, Helena (2015). Boundary, a metalinguistic concept in the core of language deformability. In: P. Rosenberg, K. Jungbluth, D. Rhobodes, eds., Linguistic construction of ethnic borders Bern: Peter Lang, pp.249-261. ISBN 978-3-631-65377-7.
Valentim, Helena (2015). Deixis in european portuguese: representation and reference construction. In: K. Jungbluth, F. Da Milano, eds., Manual of Deixis in romance languages Berlin: De Gruyter, pp.247-314. ISBN 978-3-11-031767-1.
Valentim, Helena (2015). Princípios de variação na língua e no discurso. Reflexão sobre o papel e o lugar do estudo da linguagem nas Ciências Humanas e Sociais. In: J. P. Mariz, S. de Oliveira, eds., Estudos em linguagens, discurso e tradução Campina Grande: Editora da Universidade Federal de Campina Grande, pp.21-37. ISBN 978-85-8001-156-2.
2014
Adam, Jean-Michel (2014). O contínuo da linguagem: língua e discurso, gramática e estilística. Translated by I. Simões Marques. Estudos Linguísticos / Linguistics Studies, (9), pp.15-25. ISSN 1647-0346.
Alzamora, Helena (2014). Acabar de vinf, deixar de vinfe parar de vinf no Português Europeu contemporâneo: contributo para a discussão do estatuto destas perífrases verbais. Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10), pp.131-144. ISSN 1647-0346.
Brocardo, Maria Teresa (2014). Construções com “ser”, “estar”, “jazer” na História do Português: notas em torno de inovação, persistência e obsolescência. In: L. Eirín García, X. López Viñas, eds., Lingua, texto, diacronía. Estudos de Lingüística Histórica (Monografia 9 da Revista Galega de Filoloxia) A Coruña: Universidade de A Coruña – Área de Filoloxías Galega e Portuguesa, pp.97-107. ISBN 978-84-9749-609-4.
Brocardo, Maria Teresa (2014). Gramática e Texto em diacronia: haver (mais-que-perfeito simples) de+ infinitivo em duas crónicas de Zurara. Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10), pp.39-47. ISSN 1647-0346.
Brocardo, Maria Teresa (2014). Tópicos de História da língua portuguesa. Lisbon: Colibri. ISBN 978-989-689-389-7.
Bulea-Bronckart, Ecaterina (2014). É assim que vivem os signos? Translated by M. A. Coutinho. Estudos Linguísticos / Linguistics Studies, (9), pp.61-93. ISSN 1647-0346.
Caetano, Maria do Céu (2014). Herança sufixal: os sufixos -ático, -ádig- (-ádeg-) e -agem. Revista Galega de Filoloxía, (15), pp.53-68. ISSN 1576-2661.
Cardoso, Adriana; Pereira, Susana; Silva, Encarnação (2014). Gramática e Texto: uma experiência na formação de professores. Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10), pp.355-380. ISSN 1647-0346.
Correia, Clara; Caetano, Maria do Céu, eds. (2014). Nota editorial. Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10) (Textos selecionados da III Conferência Internacional Gramática e Texto / Selected texts of the 3rd Internacional Conference on Grammar and Text – GRATO 2013), pp.11-12. ISSN 1647-0346.
Correia, Clara Nunes; Caetano, Maria do Céu, eds. (2014). Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10) (Textos selecionados da III Conferência Internacional Gramática e Texto / Selected texts of the 3rd Internacional Conference on Grammar and Text – GRATO 2013). ISSN 1647-0346.
Correia, Clara Nunes, coord.; Tanto, Camile; Cunha, Lúcia; Shotropa, Larysa; Jorge, Noémia, eds. (2014). From language to discourse. Selected papers of VII Linguistic Sharing Forum. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing. ISBN 978-1-4438-5691-1.
Correia, Clara Nunes, coord.; Tanto, Camile; Cunha, Lúcia; Shotropa, Larysa; Jorge, Noémia, eds. (2014). Editorial note. In: C. Nunes Correia, coord.; C. Tanto, L. Cunha, L. Shotropa, N. Jorge, eds., From language to discourse. Selected papers of VII Linguistic Sharing Forum. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, p.vii. ISBN 978-1-4438-5691-1.
Coutinho, Maria Antónia (2014). Language in action: epistemological and methodological issues. In: C. Nunes Correia, coord., C. Tanto, L. Shotropa, L. Cunha, N. Jorge, eds., From language to discourse. Selected papers of VII Linguistic Sharing Forum. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.224-235. ISBN 978-1-4438-5691-1.
Coutinho, Maria Antónia (2014). Les liages textuels au défi d’une approche descendante. In: M. Monte, G. Philippe, eds., Genres et textes: déterminations, évolutions et confrontations. Etudes offertes à Jean-Michel Adam Lyon: Presses Universitaires de Lyon, pp.269-286. ISBN 978-2-7297-0873-3.
Cunha, Lúcia (2014). O contributo das macroestruturas para a organização temática na recensão crítica enológica. Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, (9), pp.11-126. ISSN 1647-0346.
Ferrão Tavares, Clara; Silva, Jacques da; Silva; Silva, Marlène da (2014). Implicações do conceito de “multimodalidade” em ciências da educação… Ou “A prof tinha de estar no Facebook!” In: M. J. Carvalho, A. Loureiro, C. Ferreira, eds., Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Espaços de Investigação, Reflexão e Ação Interdisciplinar. Vila Real: SPCE, pp.1051-1061. ISBN 978-989-704-188-4.
Frade, Mafalda (2014). Ecos de morte no Cancioneiro Geral: os mitos clássicos. In: A. Pinto, coord., Do Reino das Sombras: Figurações da Morte. Braga: Aletheia, pp.227-236. ISBN 978-972-697-220-4.
Frade, Mafalda (2014). Sobre a construção ser + de + infinitivo no Livro dos Ofícios do Infante D. Pedro. Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10), pp.65-78. ISSN 1647-0346.
Gonçalves, Matilde (2014). L’Écriture fragmentale et la question du genre littéraire. L’exemple portugais. In: G. Pierre, T. Mustapha, eds., L’Écriture fragmentale Sfax: Presses de l’Université de Sfax, pp.279-291. ISBN 978-9938-953-20-9.
Gonçalves, Matilde (2014). Similitudes et différences textuelles dans les genres numériques: blog et site web. Studii de Lingvistica, (4), pp.75-91. eISSN 2284-5437; ISSN 2248-2547.
Gonçalves, Matilde; Teixeira, Carla, eds. (2014). Estudos Linguísticos / Linguistics Studies, (9) (O tema em questão). ISSN 1647-0346.
Gonçalves, Matilde; Teixeira, Carla, eds. (2014). Nota editorial. Estudos Linguísticos / Linguistics Studies, (9) (O tema em questão), pp.9-10. ISSN 1647-0346.
Jorge, Noémia (2014). Gramática de Português: 2.º Ciclo – 5.º e 6.º anos. Scientific review by M. T. Brocardo, M. C. Caetano, C. Nunes Correia, M. Costa, M. A. Coutinho, H. Valentim. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-20169-0.
Jorge, Noémia (2014). Gramática de Português: 3.º Ciclo – 7.º, 8.º e 9.º anos. Scientific review by M. T. Brocardo, M. C. Caetano, C. Nunes Correia, M. Costa, M. A. Coutinho, H. Valentim. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-30017-1.
Jorge, Noémia; Ramos, Auxília; Braga, Zaida (2014). Preparação para o exame nacional: Português – 11.º ano. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-46901-4.
Leal, Audria; Jorge, Noémia (2014). A análise temática na perspetiva funcional: para um processo interpretativo. Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, (9), pp.97-110. ISSN 1647-0346.
Marques, Isabelle Simões (2014). “Ulysse from Bagdad” d’Éric-Emmanuel Schmitt ou l’épopée d’un clandestin. In: A. C. Santos, J. Domingues de Almeida, eds., L’Étranger tel qui(s)´écrit Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pp.39-48. ISBN 978-989-8648-15-0.
Marques, Isabelle Simões; Teletin, Andreea (2014). Do afastamento à exaltação: representações das identidades romenas e portuguesas na imprensa escrita francesa. Acta Semiótica e Lingvistica, 19(2), pp.149-161. eISSN 2446-7006; ISSN 0102-4264.
Miranda, Florencia (2014). Contribuições para um modelo didático do género “Resumo de Comunicação”. In: R. Pereira, ed., Ateliê de Textos Académicos: didatização e construção de saberes. João Pessoa: Ideia, pp.273-314. ISBN 978-85-7539-926-2.
Miranda, Florencia (2014). Explorações sobre géneros textuais e mecanismos da organização temática em perspetiva comparada. Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, (9), pp.141-153. ISSN 1647-034.
Miranda, Florencia (2014). O resumo de comunicação como objeto de ensino. Raído, 8(16), pp.33-55. ISSN 1984-4018.
Miranda, Florencia (2014). Textos interculturais e olhares cruzados: explorações para o ensino de PLE. In: R. Bruñel Matias; M. Cortez, eds., Comunicação Intercultural e Língua Portuguesa. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, pp.13-29. ISBN 978-987-551-261-0.
Morais, Armindo; Krasa, Daniel (2014). Vivam as férias. Portugiesisch für die Reise. München: Hueber Verlag. ISBN 978-3-19-507243-4.
Oliveira, Teresa (2014). Enunciação mediatizada na imprensa portuguesa e brasileira: um estudo de caso. Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10), pp.209-218. ISSN 1647-0346.
Pinto, Rosalice (2014). Agir em práticas profissionais: uma focalização agentiva. Eutomia – Revista de Literatura e Linguística, 1(14), pp.296-312. ISSN 1982-6850.
Pinto, Rosalice (2014). Analogical argumentation in text genres: empirical studies. In: H. Jales Ribeiro, ed., Systematic approaches to argument by analogy New York: Springer, pp.171-189. ISBN 978-3-319-06333-1.
Pinto, Rosalice (2014). Construção dos ethè em discursos políticos em Portugal e no Brasil: um estudo comparativo. REDIS – Revista de Estudos do Discurso, (3), pp.126-154. ISSN 2183-3954.
Pinto, Rosalice (2014). Estilo na atividade jurídica: uma abordagem textual. In: D. Hora, J. Pedrosa, R Lucena, eds., Actas del XVII Congreso Internacional Asociación de Lingüística Y Filología de América Latina. João Pessoa: ALFAL, pp.2568-2579. ISBN 978-85-7539-906-4.
Pinto, Rosalice (2014). Linguagem no Direito: aspetos estilísticos e organizacionais como “preservação de faces”. In: M. Guaraciaba, M. Sparano, eds., Cortesia e estratégias linguístico-discursivas São Paulo: Terracota, pp.149-174. ISBN 978-85-8380022-4.
Rastier, François (2014). Temática e tópico. Translated by M. Gonçalves, C. Teixeira. Estudos Linguísticos / Linguistics Studies, (9), pp.27-59. ISSN 1647-0346.
Ribeiros, Inês; Jorge, Noémia (2014). Leitura e escrita de descrições – análise linguística e percurso didático. [Poster] VII Encontro de Língua Portuguesa nos Primeiros Anos de Escolaridade: Investigação e Boas Práticas, 27 June, Lisboa.
Santos, Ana Rita; Cardoso, Adriana; Pereira, Susana (2014). Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1.º ano de escolaridade. Tejuelo, 10 (extra issue: La reflexión metalingüística y la enseñanza de la gramática), pp.84-99. ISSN 1988-8430.
Seara, Isabel Roboredo (2014). Prólogo. In: I. Roboredo Seara, ed., Cortesia: olhares e (re)invenções Lisbon: Chiado Editora, pp.11-26. ISBN 978-989-51-2247-9.
Seara, Isabel Roboredo, ed. (2014). Cortesia: olhares e (re)invenções. Lisbon: Chiado Editora. ISBN 978-989-51-2247-9.
Shotropa, Larysa (2014). Derivação avaliativa relacionada com a mulher no português e no russo. In: B. Cieszýnska, F. Silva, eds., Os Estudos de Género na Perspetiva Ibérica e Eslava. Lisbon: CLEPUL, pp.345-360. ISBN 978-989-8577-35-1.
Silva, Jacques da (2014). Du non(-)verbal à la multimodalité en didactique des langues-cultures. In: A. C. Santos, ed., Intercompreensão, plurilinguismo e didática das línguas Chamusca: Edições Cosmos, pp.389-411. ISBN 978-972-762-392-1.
Tanto, Camile; Jorge, Noémia (2014). Estruturação do conteúdo temático no texto bíblico As Bodas de Caná. Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, (9), pp.127-139. ISSN 1647-0346.
Teixeira, Carla (2014). Enunciados do tipo injuntivo em géneros de texto publicitários sobre o vinho. Diacrítica, 28(1), pp.161-179. ISSN 0807-8967.
Teixeira, Carla (2014). O texto expositivo-argumentativo. Reflexão sobre o género e o agir do aluno. Eutomia – Revista de Literatura e Linguística, 1(13) (special edition dedicated to Jean-Paul Bronckart), pp.697-717. ISSN 1982-6850.
Teixeira, Carla; Gonçalves, Matilde (2014). A análise temática de textos: entre o interacionismo e a semântica textual. Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, (9), pp.155-175. ISSN 1647-0346.
Menu < voltar
- Projects
- Ongoing projects
- HEREDITARY – HetERogeneous sEmantic Data Integration for guT-brAin interplay
- TTC-CPLP – Terminologias Técnicas e Científicas para a CPLP
- CHAMUÇA – Portuguese and South Asian Lexicon Archive
- e-Term ANCV – Recurso terminológico jurídico-parlamentar digital Assembleia Nacional de Cabo Verde
- NObarriers2Health: Reducing language and cultural barriers through machine translation literacy for inclusive multilingual health communication
- EPISTRAN – Epistemic Translation: Towards an Ecology of Knowledges
- DiTo – Didática do Texto
- REDGRAM – Digital Resources for Education – Grammatical Pathways
- iRead4Skills – Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and Transversal Skills Development
- Active Citizenship Through Dialogue in Virtual teacher communities
- ProPerL2 – Production and Perception in L2 speech learning
- Heritage Languages go to School: The interplay of (extra)linguistic factors in successful language development
- Investigating the impact of implicit and explicit instruction on phonological acquisition in a second language
- LAUA – Language Attrition and Ultimate Attainment
- CORRELATE – Corpora and Lexical and Terminological Resources
- ANACOREX – Anafora y expresiones referenciales en el bilinguismo: triangulando enfoques de corpus y experimentales
- Caring Communication: gene therapy in the context of hemophilia
- CoRaLHis – Comparing Romance Languages through History: building a multilingual parallel diachronic corpus (13th-18th C.)
- MorDigital – Digitisation of Diccionario da Lingua Portugueza by António de Morais Silva
- Western Sephardic Diaspora Roadmap
- EXPRIMI
- Language and literacy at school – the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development
- G&T.Comenta
- COVID-19 Collaborative Glossary
- TERMVEST – The Clothing Terminology: European Portuguese version
- Digital Edition of the “Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa” (VOLP-1940)
- PIPALE – Preventive Intervention Project for Learning to Read and Write
- POR Nível – Design and validation of a placement test to PFL
- ANACOR: A corpus-based approach to anaphora resolution in second language acquisition: beyond the interfaces
- Cultural Heritage Lexicon
- Concluded projects
- ELEXIS – European Lexicographic Infrastructure
- Humanities Going Digital (HUGOD)
- LL2DS – Linking Linguistics to Data Science
- QuILL – Quality in Language Learning
- Corpus Linguístico & Avatar para a Língua Gestual Portuguesa
- Monitor Corpora. PressCoronaVírus
- Com@Rehab – Communication for interactive rehabilitation in virtual reality
- Read4Succeed: Improving migrant, refugee and from deprived neighbourhood children reading skills through an Animal Assisted Reading program
- Project GiroFLE
- OrthoDef
- European Portuguese-Standard Arab Dictionary
- MOCOLANG-O – MOdélisation COnceptuelle des troubles (du LANGage et de la communication) en Orthophonie
- Romance clitics in diachrony. An integrated approach
- Portuguese Literature Corpus for Distant Reading
- ALPROF – Automatic Assessment of Language Proficiency for Migrant Integration
- CLARIN CLUNL
- Utopia, Food and the Future
- Development of syntactic structures in Portuguese and French monolingual and bilingual acquisition
- The Case of Grammatical Relations
- BlackBox – a Collaborative Platform to Document Performance Composition: from conceptual structures in the backstage to customizable visualizations in the front-end
- Promotion of scientific literacy
- PerGRam – Percursos para o ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade
- Knowledge Organisation Proposal within the scope of infertility: the role of Terminology
- Subordination in Medieval Portuguese
- Crosslinguistic and Crosspopulation approaches to the Acquisition of Dependencies
- Syntactic and lexical factors in processing complexity
- SIERA – Integrating Sina Institute into the European Research Area
- Syntactic Dependencies from 3 to 10
- Events and subevents in Capeverdean
- TKB – Transmedia Knowledge Base for Contemporary Dance
- Research network projects
- ELEXIS Association
- PhraConRep – A Multilingual Repository of Phraseme Constructions in Central and Eastern European Languages
- Y-JustLang – Justice to youth language needs
- ENEOLI – European Network On Lexical Innovation
- Consortium Huma-Num ARIANE
- GRAFE’Maire
- UniDive – Universality, diversity and idiosyncrasy in language technology
- Metalex – International Metalexicography Network
- @ Cientista Regressa à Escola
- CLIL in Languages Other Than English
- NexusLinguarum – European network for Web-centred linguistic data science
- Distant Reading for European Literary History
- HL2C – Heritage Language Consortium
- KEYSTONE – Semantic Keyword-Based Search on Structures Data Sources
- ARLE – International Association for Research in L1 Education
- ENeL – European Network of e-Lexicography
- GraMaLL – Grasping Meaning Across Languages and Learners
- Language Impairment in a Multilingual Society: Linguistic Patterns and the Road to Assessment
- GIRTraduvino – Grupo de Investigación Reconocido sobre la Lengua de la Vid Y el Vino y su Traducción
- Value for Health CoLAB
- Infrastructures
- Services provision