Recursos em linha


BDTT-AR – Base de Dados Terminológica e Textual da Assembleia da República
A BDTT-AR é uma base de dados multilingue (Português, Inglês e Francês) que contém a terminologia utilizada no seio do parlamento português.
Endereço: http://terminologia.parlamento.pt/pls/ter/terwintra.home

CORPORART – corpus comparável PT/IT de especialidade no domínio da Arte Pública
O CORPORART – PT/IT é um corpus bilingue, comparável, do domínio da Arte Pública. É composto por dois subcorpora contemporâneos de Português Europeu e Italiano, período de 2000 a 2018, compreendendo tipos de texto e subdomínios representativos da produção de textos de especialidade num domínio altamente interdisciplinar.
Endereço: https://clunl.fcsh.unl.pt/recursos-em-linha/corporart

Corpus de Literatura Portuguesa para Distant Reading
O Corpus de Literatura Portuguesa para Distant Reading é um corpus literário de obras não canónicas de autores portugueses, datadas de 1840 a 1920.
Endereço: https://github.com/COST-ELTeC/ELTeC-por

Glossário Colaborativo COVID-19
O Glossário Colaborativo COVID-19 é constituído pela terminologia utilizada pelos organismos oficiais de Saúde, pelos profissionais do setor e cientistas, assim como pelos meios de comunicação social e redes sociais
Endereço: https://www.lexonomy.eu/ec25mm79/

Glossários Terminológicos Multilingues para fins específicos na CPLP – Angola  
A pedido do Instituto Camões, o grupo de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia concebeu e criou glossários terminológicos multilingues (Português, Inglês e Francês) associados a bases de dados textuais nos domínios da Agronomia, das Ciências da Saúde, do Direito e da Economia.
Endereço: a redisponibilizar em breve no sítio web do Instituto Camões.

OntoAndalus
OntoAndalus é uma ontologia de artefactos em cerâmica do al-Andalus, cujo objetivo é aprofundar o conhecimento neste domínio e facilitar o desenvolvimento de um recurso terminológico multilingue baseado em descrições ou definições formais de conceitos e outras unidades de conhecimento.
Endereço: https://github.com/brunoalmeida81/OntoAndalus

OntoDomLab-Med
OntoDomLab-Med é uma ontologia centrada na Medicina, cujo objetivo é providenciar uma base conceptual sólida que facilite a interoperabilidade com TEI LEX-0 e, por outro lado, contribuir para: i) uma maior consistência na atribuição de etiquetas de domínio e ii) um aumento da eficiência no que diz respeito à recuperação de informação.
Endereço: https://github.com/sarampcarvalho/OntoDomLab-Med

Termos básicos em diagnóstico de patologia da fala e da linguagem
Termes de base du diagnostic orthophonique é um recurso constituído por uma lista de 45 unidades lexicais consideradas fundamentais para o diagnóstico de patologias da fala e da linguagem, constituindo um extrato não exaustivo do vocabulário em uso em 2020.
Endereço: https://www.ortolang.fr/market/lexicons/termes-diag-orthophonique