Publicações 2018-2021
2021
Albuquerque, Rodrigo; Seara, Isabel Roboredo; Santos, Leonor Werneck; Mattedi, Tomazi Micheline (2021). Argumentação e impolidez: o post nas instâncias da interação. Revista (Con)Textos Linguísticos, 15(31), pp.66-84. e-ISSN 1982-291X.
Alzamora, Helena; Correia, Clara Nunes (2021). Estar a Vinf em Português Europeu Contemporâneo – Valores de Tempo, Aspeto e Modo. In: L. Schøsler, J. Härmä, J. Lindschow, eds., Actes du XXIXe Congrès International de Linguistique et de Philologie Romane. Strasbourg: Editions de Linguistique et de Philologie, pp.367-378. ISBN 978-2-37276-051-5.
Angelis, Rossana De; Gonçalves, Matilde (2021). Contraintes et enjeux de la matérialité numérique: les logiciels d’autocomplétion. Semen, 49 [tema: Signifiant et matière: l’iconicité et la plasticité dans le document numérique verbal et visuel], pp.123-144. ISSN 1957-780X.
Braz, Ana (2021). Apprendre le portugais. Niveau débutants A2. Paris: Assimil. ISBN 978-2-7005-7112-7.
Caetano, Maria do Céu (2021). Argumentos em desfavor da formação de verbos parassintéticos em a-X-ar e en-X-ar. In: L. Schøsler, J. Härmä, J. Lindschouw, eds., Actes du XXIXe Congrès international de linguistique et de philologie romanes. Strasbourg : Editions de Linguistique et de Philologie, Vol I, pp. 299-310. ISBN 978-2-37276-051-5.
Caetano, Maria do Céu, org. (2021). Cadernos WGT: Voltar a falar em Gramática & Texto. Lisboa: NOVA FCSH. ISSN 2184-8998; e-ISSN 2184-9005.
Caetano, Maria do Céu (2021). Apresentação. In: M. C. Caetano, org., Cadernos WGT: Voltar a falar em Gramática & Texto. Lisboa: NOVA FCSH, p.5. ISSN 2184-8998; e-ISSN 2184-9005.
Caetano, Maria do Céu (2021). Algumas demarcações e interseções em morfologia. In: M. C. Caetano, org., Cadernos WGT: Voltar a falar em Gramática & Texto. Lisboa: NOVA FCSH, pp.45-50. ISSN 2184-8998; e-ISSN 2184-9005.
Caetano, Maria do Céu (2021). Novas formações com bio- e -ívoro em português. In: P. V. Almeida, M. S. P. Vieira, orgs., Por Palavras e Gestos: A Arte da Linguagem. Vol. IV. Curitiba: Editora Artemis, pp.165-174. ISBN 978-65-87396-27-9.
Correia, Clara Nunes; Alzamora, Helena Isabel; Oliveira, Teresa (2021). À volta de [um]A Taça de Chá. In: M.C. Caetano, org., Cadernos WGT: Voltar a falar em Gramática & Texto. Lisboa: NOVA FCSH, pp.57-63. ISSN 2184-8998; e-ISSN 2184-9005.
Coutinho, Antónia (2021). Identidades textuais, linguagem inclusiva e (re)formulação. In: A. Driss, M. Gonçalves, F. Silva, eds., Reformuler, une question de genres? / Reformular, uma questão de géneros? V. N. Famalicão: Húmus, pp.51-65. ISBN 978-989-755-715-6.
Coutinho, Antónia (2021). Interacionismo Sociodiscursivo, Linguística Integral e Tradições Discursivas: convergências e divergências. Eutomia, 1(29), pp.141-164. ISSN 1982-6850.
Cruz, Ricardo; Sousa, Isolete; Tavares, Bárbara; Pinheiro, Daniela (2021). Marca a página. Português 10.º ano. Revisão científica de Helena Topa Valentim. Porto Editora. ISBN 978-972-0-40127-4.
Driss, Ablali; Gonçalves, Matilde; Silva, Fátima (2021). Dans les coulisses des liens entre reformulation et genre. In: A. Driss, M. Gonçalves, F. Silva, eds., Reformuler, une question de genres? / Reformular, uma questão de géneros? V. N. Famalicão: Húmus, pp.15-21. ISBN 978-989-755-715-6.
Driss, Ablali; Gonçalves, Matilde; Silva, Fátima (2021). Nos bastidores das ligações entre reformulação e género. In: A. Driss, M. Gonçalves, F. Silva, eds., Reformuler, une question de genres? / Reformular, uma questão de géneros? V. N. Famalicão: Húmus, pp.25-31. ISBN 978-989-755-715-6.
Gonçalves, Matilde; Muniz-Lima, Isabel (2021). Tecnodiscurso, interatividade e suporte na mídia Instagram. Calidoscópio, 19(3), pp.306-319. ISSN 2177-6202.
Gonçalves, Matilde; Rosa, Rute (2021). Mecanismos de reformulação no artigo científico. In: A. Driss, M. Gonçalves, F. Silva, eds., Reformuler, une question de genres? / Reformular, uma questão de géneros? V. N. Famalicão: Húmus, pp.243-263. ISBN 978-989-755-715-6.
Joaquim, Carolina (2021). A repetição como estratégia de (re)formulação em discursos políticos de autoria feminina e masculina: uma questão de géneros. In: A. Driss, M. Gonçalves, F. Silva, eds., Reformuler, une question de genres? / Reformular, uma questão de géneros? V. N. Famalicão: V. N. Famalicão: Húmus, pp.309-332. ISBN 978-989-755-715-6.
Joaquim, Carolina (2021). Haverá um falar-de-mulher?: as marcas de (in)determinação do sujeito como estratégia de (não) implicação em entrevistas a mulheres e homens de destaque. In: C. Barbero, M. Tomaz, org., Textos Selecionados do XIII e XIV Fórum de Partilha Linguística. NOVA FCSH | NOVA CLUNL – Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL, pp.195-207. ISBN 978-972-9347-38-2.
Joaquim, Carolina (2021). Linguagem e género: uma abordagem exploratória da configuração linguística da enunciação de mulheres em posição de destaque. In: C. Barbero, M. Tomaz, org., Textos Selecionados do XIII e XIV Fórum de Partilha Linguística. NOVA FCSH | NOVA CLUNL – Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL, pp.31-43. ISBN 978-972-9347-38-2.
Jorge, Noémia (2021). O funcionamento discursivo dos textos de contracapa da “Coleção Vampiro”. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (8), pp.121-136. ISSN 2183-9077.
Koven, Michele; Simões Marques, Isabelle (2021). Multiaddressivity and Collective Addressivity in Vlog-based Interactions between Diasporic and Nonmigrant Portuguese. Linguistic Anthropology, 31(1), pp.97-118. e-ISSN 1548-1395.
Leal, Audria (2021). A multimodalidade em sala de aula: proposta para o trabalho de textos com imagens. In: L.P. Rodrigues, T. Pereira, eds., Tecendo os fios da educação em tempos de resistência: metodologia de ensino, ciência e inclusão. [Coleção Ensino e Aprendizagem]. Campina Grande: EDUEPB, pp.113-133. ISBN 978-85-7879-625-9.
Leal, Audria (2021, no prelo). O ensino da leitura em textos multimodais: o caso do gênero cartoon/charge. In: J.R. Carvalho, E. Leurquin, I. Azevedo, M.F. Carneiro, orgs., O Agir de Linguagem na Escola e na Universidade, pp.55- 72.
Leal, Audria; Teixeira, Carla (2021). Textos e gramática em publicidade: avaliação de práticas linguístico-textuais. In: H. T. Valentim, T. Oliveira, C. Teixeira, orgs., Gramática e Texto. Interações e aplicação ao ensino. Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.61-78. ISBN 978-989-54081-2-2.
Lebler, Cristiane Dall’Cortivo; Seara, Isabel Roboredo; Santos, Leonor Werneck dos (2021). Apresentação. Revista Signo, 46(85), p.1. e-ISSN 1982-2014.
Lebler, Cristiane; Seara, Isabel Roboredo; Santos, Leonor Werneck dos, eds. (2021). Revista Signo, 46(85) [tema: Ensino de Língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas]. e-ISSN 1982-2014.
Magalhães, Miguel; Gonçalves, Matilde (2021). A deixis: uma proposta de anotação em XML no âmbito do texto. Linha D’Água, 34(2), pp.103-116. e-ISSN 2236-4242.
Marques, Isabelle Simões; Sebastião, Isabel (2021). Análise didático-linguística da cortesia em manuais de língua estrangeira: estudo comparativo do francês e do português. In: A. Ciama, A. Teletin, eds., Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa. 40 anos de Estudos Lusófonos na Roménia: perspetivas e desafios. București: Universității din Bucuresti, pp.468-481. ISBN 978-606-16-1264-2.
Martins, Ana Sousa (2021). Prescritivismo e autenticidade textual: noções em revisitação. In: M.C. Caetano, org., Cadernos WGT: Voltar a falar em Gramática & Texto. Lisboa: NOVA FCSH, pp.25-30. ISSN 2184-8998; e-ISSN 2184-9005.
Martins, Ana Sousa (2021, no prelo). Materiais digitais e textos de leitura extensiva. In: C. Castro, A. Madeira, eds., Desenvolvimento de materiais digitais para Português como Língua Não Materna: experiências e desafios. Lisboa: Lidel.
Oliveira, Teresa (2021). O futuro e o condicional no texto jornalístico: das formas e construções linguísticas às configurações textuais. In: H. T. Valentim, T. Oliveira, C. Teixeira, orgs., Gramática e Texto. Interações e aplicação ao ensino. Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.165-178. ISBN 978-989-54081-2-2.
Oliveira, Teresa; Teixeira, Carla (2021). Media literacy of humor in times of pandemic: Assessing the comprehension of texts by first-year college students. In: C. Dias, C. Santos, L. Cardoso, V. Correia, eds., Congresso Internacional sobre Literacias no Século XXI (ICCL2021) Livro de Atas / International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2021) Proceedings. [n.d.] Instituto Politécnico de Portalegre, pp.56-70. ISBN 978-989-8806-44-4.
Ribeiro, Maria (2021). Formas de ‘sedere’ em cantigas do século XIII. In: M.C. Caetano, org., Cadernos WGT: Voltar a falar em Gramática & Texto. Lisboa: NOVA FCSH, pp.51-56. e-ISSN 2184-9005.
Rosa, Rute; Ricciardi, Natalia (2021). Das atividades sociais às propriedades dos textos: um estudo comparativo do comentário em redes sociais. In: C. Barbero, M. Tomaz, org., Textos Selecionados do XIII e XIV Fórum de Partilha Linguística. NOVA FCSH | NOVA CLUNL – Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL, pp.13-30. ISBN 978-972-9347-38-2.
Seara, Isabel Roboredo (2021). ‘Juntos’: declaração de amor e a crença post mortem no Diário português de Mircea Eliade. In: A. Ciama, A. Teletin, eds., Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa. 40 anos de Estudos Lusófonos na Roménia: perspetivas e desafios. București: Editura Universității din București, pp.197-207. ISBN 978-606-16-1264-2.
Seara, Isabel Roboredo (2021). Entrevista com Professor Doutor. Carlos Ceia, entrevistado pela Professora Doutora Isabel Roboredo Seara. Revista Signo, 46(85), pp.292-301. e-ISSN 1982-2014.
Seara, Isabel Roboredo (2021). Ligações vertiginosas: violência verbal em ‘comentários’ nas redes sociais. Calidoscópio, 19(3), pp.385-397. ISSN 2177-6202.
Seara, Isabel Roboredo (2021, no prelo). A cortesia dissimulada nos discursos considerados ‘populistas’ em Portugal. In: M.A. Marques et al., orgs., Populismos e suas linguagens.
Seara, Isabel Roboredo; Santos, Leonor Werneck (2021). Mooc in Portuguese Language Teaching: a Research Project Portugal-Brazil. Fourth International Conference MOOCs, Language Learning and Mobility, Apr 2021, Nápoles, Itália. HAL Archives Ouvertes.
Teixeira, Carla (2021). O álbum ilustrado: Abordagens teóricas para a definição do género textual e propostas para o ensino da língua. E-Scrita, 12(2), pp.117-132. ISSN 2177-6288.
Teixeira, Carla; Oliveira, Teresa (2021). “Como é óbvio, só um linguista nos pode ajudar”: crítica política com humor, entre gramática & texto. In: M.C. Caetano, org., Cadernos WGT: Voltar a falar em Gramática & Texto. Lisboa: NOVA FCSH, pp.31-38. ISSN 2184-8998; e-ISSN 2184-9005.
Valentim, Helena Topa; Gonçalves, Matilde (2021). A intensificação em português europeu – Algumas configurações linguísticas em comentários em linha. Estudios Románicos, 30, pp. 103-120. e-ISSN 1989-614X.
Valentim, Helena Topa; Oliveira, Teresa; Teixeira, Carla, org. (2021). Gramática e Texto. Interações e aplicação ao ensino. Lisboa: CLUNL – NOVA FCSH. ISBN 978-989-54081-2-2.
Valentim, Helena Topa; Oliveira, Teresa; Teixeira, Carla; Marques, Isabelle Simões; Gonçalves, Matilde; Rosa, Rute (2021). GRATO 2021 – Livro de Resumos. Lisboa: CLUNL – NOVA FCSH. ISBN 978-972-9347-40-5.
Viegas, Filomena; Jorge, Noémia; Redes, Luís Filipe; Sousa, Maria Vitória de; Aido, João Pedro (2021). Cânone acidental. Palavras – revista em linha, (4), pp.89-102. ISSN 2184-268X.
2020
Alonso Dominguez, Michelle; Seara, Isabel Roboredo (2020). Apresentação – Análise do(s) Discurso(s) – desafios da contemporaneidade. Matraga, 27(50), pp.291-294. e-ISSN 2446-6905.
Alonso Dominguez, Michelle; Seara, Isabel Roboredo (2020). Matraga, 27(50) [tema: “Análise do(s) Discurso(s) – desafios da contemporaneidade”]. e-ISSN 2446-6905.
Barbosa Sílvia; Gonçalves, Matilde; Magalhães, Miguel (2020). Padrões linguísticos do femícidio na imprensa escrita portuguesa. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (7), pp.21-36. ISSN 2183-9077.
Barros, Daniela Melaré; Dias, Isabel Maria de Barros; Seara, Isabel Roboredo (2020). Projeto Acessibilidades: a inclusão na Universidade Aberta em Portugal. In: E. Godói, E.L. Ferreira, F. Iassuo Takakura, eds., Análise das Políticas Públicas de Inclusão e o Diálogo entre Diversos Autores no Processo Educacional. Juiz de Fora: NGIME/UFJF, pp.17-31. ISBN 978-85-67380-64-3.
Brocardo, Maria Teresa (2020). ‘Ser teudo de responder’ ou ‘ter de responder’: sobre a emergência de usos deônticos de ‘ter de (que)’ + INF em português. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (7), pp.55-68. ISSN 2183-9077.
Caetano, Maria do Céu (2020). Desaparecimento de -ádig-; -ádeg- e -idão do sistema sufixal do português. LaborHistórico, 6(1), pp.104-125. ISSN 2359-6910.
Caetano, Maria do Céu, ed. (2020). Glossário de Morfologia 18|19. Lisboa: NOVA FCSH.
Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel; Teixeira, Carla (2020, no prelo). O ensino e a aprendizagem da escrita do resumo de artigo científico no ensino superior: perceções e produções dos alunos. In: D. Masats, C. Pratginestós, eds., L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de la llengua; El aula como ámbito de investigación sobre la enseñanza y el aprendizaje de la lengua; A aula como contexto de investigação sobre o ensino e a aprendizagem de língua; The classroom as a site for research on language teaching and learning. Bern: Peter Lang.
Coutinho, Maria Antónia (2020). The Place of Semantics and Pragmatics in a Linguistic Approach to Texts. Catalan Journal of Linguistics [número especial], pp.115-128. e-ISSN 2014-9719.
Coutinho, Maria Antónia; Gonçalves, Matilde (2020). MD e outros funcionamentos discursivos: o caso de então e alors. In: Ó. Loureda Lamas, M. Rudka, G. Parodi, eds., Marcadores del discurso y lingüística contrastiva en las lenguas românicas. Madrid/Frankfurt: Iberoamericana Vervuert, pp.199-212. ISBN 978-84-9192-116-5.
Falé, Isabel; Seara, Isabel Roboredo; Lobo, Maria, eds. (2020). Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (7). ISSN 2183-9077.
Ferreira, Sandra; Leal, Audria (2020). O Discurso de uma Professora sobre a Atividade Prescritiva: Significações sobre o Trabalho e Ensino e de Aprendizagem do Português/Domínio da Leitura. ReVEL – Revista Virtual de Estudos da Linguagem, 18(17), pp.315-342. ISSN 1678-8931.
Fidalgo, Marta (2020). A text-linguistic approach to translation standards: implications for revision in the Portuguese context. In: A. Ketola, T. Mikolič Južnič, O. Paloposki, eds., New Horizons in Translation Research and Education 5. Tampere: Tampere University, pp.64-80. ISBN 978-952-03-1585-6.
Filipe, Luzonzo (2020). A Problemática de Escrita no Ensino Superior em Angola: Instrumentos de Remediação. fólio – Revista de Letras, 11(2), pp.196-219. ISSN 2176-4182.
Filipe, Luzonzo (2020). Género reconto: análise linguística e sequência didática no ensino de português em angola. fólio – Revista de Letras, 12(1), pp.637-663. ISSN 2176-4182.
Frade, Mafalda (2020). Aspetos do condicional no Livro dos Oficios: que valores traduz um tempo inexistente em Latim? Ágora – Estudos Clássicos em Debate, 22, pp.151-172. ISSN 0874-5498.
Frade, Mafalda (2020). O condicional na tradução medieval portuguesa dos Diálogos de São Gregório. E-Scrita, 11(1), pp.203-216. ISSN 2177-6288.
Gomes, Andreia; Leal, Audria; Pereira, Luciana; Sousa, Sweder (2020). A Prática de Análise Linguística na Base Nacional Comum Curricular: Pontos e Pespontos. In: A. R. Gomes, S. Souza, eds., Língua Materna e Base Nacional Curricular Comum: propostas e desafios. [Coleção Estudos Críticos em Linguagem.] Campinas: Mercado das Letras. pp.155-249. ISBN 978-65-86089-07-3.
Gonçalves, Matilde; Carrilho, João (2020). Comentando comentários: questões de texto, género e corpus. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (7), pp.191-208. ISSN 2183-9077.
Gonçalves, Matilde; Fidalgo, Marta; Jorge, Noémia (2020). Práticas de texto: entre processo e produto. In: M. Gonçalves, N. Jorge, M. A. Coutinho, M. Fidalgo, R. Rosa, eds., Práticas Textuais 18|19. Lisboa: CLUNL-NOVA FCSH, pp.43-49. ISBN 978-989-54081-1-5.
Gonçalves, Matilde; Jorge, Noémia; Coutinho, Maria Antónia; Fidalgo, Marta; Rosa, Rute, eds. (2020). Práticas Textuais 18|19. Lisboa: CLUNL, NOVA FCSH. ISBN 978-989-54081-1-5.
Gonçalves, Matilde; Rosa, Rute (2020). Texto e construção de um posicionamento crítico: o caso das recensões críticas. In: M. Gonçalves, N. Jorge, M. A. Coutinho, M. Fidalgo, R. Rosa, eds., Práticas Textuais 18|19. Lisboa: CLUNL-NOVA FCSH, pp.11-18. ISBN 978-989-54081-1-5.
Jorge, Noémia (2020). Percursos didáticos interdisciplinares no 2.º Ciclo do Ensino Básico: uma abordagem logocêntrica. In: Investigação, Práticas e Contextos de Investigação, 2020. Leiria: ESECS / Politécnico de Leiria, pp.19-23. ISBN 978-989-8797-72-8.
Jorge, Noémia; Ferreira, Paula (2020). Características da descrição em textos de alunos de 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. In: Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2020. Leiria: ESECS / Politécnico de Leiria, pp.24-34. ISBN 978-989-8797-72-8.
Jorge, Noémia; Sousa, Maria Vitória; Viegas, Filomena (2020). Ler e apreciar um texto poético: relato de uma experiência de E@D no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Palavras – revista em linha, 3(3), pp.63-70. ISSN 2184-268X.
Leal, Audria; Gonçalves, Matilde (2020). Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto no ensino da leitura. Linha D’Água, 33(2), pp.39-68. e-ISSN 2236-4242.
Lobo, Maria; Seara, Isabel Roboredo; Falé, Isabel (2020). Nota prévia. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (7). ISSN 2183-9077.
Marques, Isabelle Simões (2020). Falar de um eu que já foi. Identidade, temporalidade e espacialidade em Biografia de Cristal de Jorge Listopad. In: M. J. Simões, ed., Cruzamentos Representados: Imagologia e Figurações da Alteridade. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, pp.81-96. ISBN 978-989-26-1941-5.
Martins, Ana Sousa (2020, no prelo). Materiais digitais e textos de leitura extensiva. In: C. Castro, A. Madeira, eds., Desenvolvimento de materiais digitais para Português como Língua Não Materna: experiências e desafios. Lisboa: Lidel.
Matos, João; Correia, Susana; Gonçalves, Matilde; Luegi, Paula (2020). Estereótipos de Género em Nomes de Categorias Sociais do Português Europeu. [Póster] ENAPL2020 – XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa, 28-30 de outubro de 2020.
Morozova, Milana (2020). Conversational discourse markers in stand-up comedy: you know and “sabem“. In: I. M. Duarte, R. Ponce de León, eds., Marcadores Discursivos: o Português como Referência Contrastiva. Frankfurt am Main: Peter Lang, pp.187-205. ISBN 978-3-631-82139-8.
Morozova, Milana (2020). Marcadores discursivos em traduções em inglês e português europeu: definição de equivalentes funcionais e tipos de omissão. Filologia e Linguística Portuguesa, 22(1), pp.103-121. e-ISSN 2176-9419.
Pinto, Rosalice; Teixeira, Carla (2020). O agir jornalístico e representações multimodais sobre o racismo: análise das primeiras páginas de jornais portugueses a partir de uma abordagem interteórica. In: A. M. de Mattos Guimarães, A. Carnin, E. Gouvêa Lousada, eds., O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. Araraquara: Letraria. pp.354-378. ISBN 978-65-990072-6-2.
Rosa, Rute; Gonçalves, Matilde (2020). Géneros de texto e as dimensões do suporte. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (7), pp.263-274. ISSN 2183-9077.
Seara, Isabel Roboredo (2020). RELIN, Revista de Estudos da Linguagem, 28(4). ISSN 0104-0588.
Seara, Isabel Roboredo (2020). Violência verbal nos discursos político e mediático contemporâneos: da dicotomização ao insulto Verbal. Revista de Estudos da Linguagem, 28(4), pp.1507-1518. e-ISSN 2237-2083.
Seara, Isabel Roboredo; Cabral, Ana Lúcia (2020). Barbarus ad portas: a agressividade verbal em comentários na rede social Facebook. Comunicação e Sociedade, 38, pp.139-160. e-ISSN 2183-3575.
Seara, Isabel Roboredo; Marques, Isabelle Simões; Sebastião, Isabel (2020). Os emojis como marcadores discursivos nas redes sociais: análise contrastiva em português e em francês. In: I. M. Duarte, R. Ponce de Léon, eds., Marcadores Discursivos: o Português como Referência Contrastiva. Frankfurt am Main: Peter Lang, pp.343-364. ISBN 978-3-631-81152-8.
Seara, Isabel Roboredo; Werneck dos Santos, Leonor (2020). Linguagem e poder nas mídias brasileiras e portuguesas. Diacrítica, 33(3), pp.122–137. e-ISSN 2183-9174.
Teixeira, Carla (2020). O ensino da escrita para contextos profissionais: a produção de carta de apresentação de resposta a anúncio de emprego. Indagatio Didactica, 12(2) [textos do VI EIRE, Universidade de Aveiro, 21-22 de junho de 2019], pp.181-203. ISSN 1647-3582.
2019
Alzamora, Helena; Correia, Clara Nunes (2019). Começar com começar: leituras sobre as configurações de começar em português europeu contemporâneo. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (5), pp.33-42. ISSN 2183-9077.
Brocardo, Maria Teresa (2019). “Consirar” e “entender” em português antigo e médio – elementos para um estudo diacrónico. Estudos de Lingüística Galega, 11, pp.167-196. ISSN 1889-2566.
Brocardo, Maria Teresa (2019). Formas em competição em construções condicionais na diacronia do português. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (5), pp.67-78. ISSN 2183-9077.
Brocardo, Maria Teresa (2019). Nas «margens» do «texto» – notas soltas sobre variantes em formas de dever e poder. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.
Brocardo, Maria Teresa (2019). Sobre fontes para a história do português: Testemunhos, edições e variantes. Zeitschrift für Romanische Philologie, 135(3), pp.818-844. e-ISSN 1865-9063.
Burgués, Ana Setién; Marques, Isabelle Simões; Martins, Margarida Pereira; Clara, Katja Göttsche (2019). Oralidade e avaliação na prática de e-learning na Universidade Aberta. In: M. J. Costa et al., eds., CNaPPES 2018 – 5.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. CNaPPES 2018, pp.55-60. ISBN 978-989-20-9477-9.
Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel; Teixeira, Carla (2019). O agir dos alunos em práticas de escrita colaborativa no ensino superior. In: F. Caels, L. F. Barbeiro, J. Vieira Santos, eds., Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC, pp.200-236. e-ISBN 978-989-54679-0-7.
Carmona, Diana; Alves, Dina; Viegas, Filomena; Sousa, Maria Vitória de; Jorge, Noémia (2019). Sequência de aprendizagem em cursos profissionais. Palavras. Revista da Associação de Professores de Português, (54-55), pp.69-78. ISSN 0870-7499.
Correia, Clara Nunes; Alzamora, Helena (2019). A amiga genial – leituras do tempo. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.
Correia, Clara Nunes; Leal, Audria (2019). Leituras da Moda: a construção de um objeto semiótico. In: M. A. Babo, J. Lozano, eds., Modas, modos, maneiras: Atas do I Congresso Ibérico de Semiótica. Lisboa: ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova, pp.75-89.
Correia, Clara Nunes; Valentim, Helena Topa, orgs. (2019). Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.
Coutinho, Maria Antónia (2019). Que inter-relações entre géneros de texto e conhecimento gramatical podem ser objeto de conhecimento explícito e de avaliação? Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (6) [número temático: Avaliar Aprendizagens Gramaticais na Escola], pp.107-117. ISSN 2183-9077.
Coutinho, Maria Antónia (2019). Sobre géneros de texto. In: M. A. Coutinho, N. Jorge, eds., Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais. [e-Book] Lisboa: Calameo, pp.6-9. ISBN 978-989-20-9853-1.
Coutinho, Maria Antónia (2019). Texto e(m) linguística: Teorias, cruzamentos, aplicações. Lisboa: Edições Colibri. 182 p.
Coutinho, Maria Antónia (2019). TFE & ISD: um diálogo sobre a atividade da linguagem. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.
Coutinho, Maria Antónia; Gonçalves, Matilde (2019). MD e outros funcionamentos discursivos: o caso de então e alors. In: O. Loureda et al., eds., Marcadores del discurso y lingüística contrastiva en las lenguas românicas. Madrid: Iberoamericana/Vervuert, [n.d.].
Coutinho, Maria Antónia; Jorge, Noémia, coord. (2019). Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais. [e-Book] Lisboa: Calameo. ISBN 978-989-20-9853-1
Coutinho, Maria Antónia; Jorge, Noémia (2019). Resumo. In: M. A. Coutinho, N. Jorge, eds., Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais. [e-Book] Lisboa: Calameo, pp.86-91. ISBN 978-989-20-9853-1.
Coutinho, Maria Antónia; Jorge, Noémia (2019). Texto de opinião. In: M. A. Coutinho, N. Jorge, eds., Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais. [e-Book] Lisboa: Calameo, pp.17-20. ISBN 978-989-20-9853-1.
Ferreira, Sandra Ataíde; Leal, Audria (2019). O trabalho do professor e as prescrições do domínio da leitura nas AE em Portugal. Revista INFAD de Psicologia, 3(1), pp.293-308. ISSN 0214-9877.
Frade, Mafalda (2019). Da língua dos clássicos aos clássicos na língua: uma leitura do poema “Vênus” de Carlos Drummond de Andrade. CALÍOPE: Presença Clássica, 38, pp.4-22. ISSN 2447-875X.
Gonçalves, Matilde (2019). Linguística e literatura: cruzamentos (im)prováveis. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.
Gonçalves, Matilde (2019). Quelques réflexions autour des activités de langage, des genres textuels et de l´implicite. In: I. R. Seara, I. S. Marques, eds., L’implicite dans les langues romanes: langue, texte et discours. [n.d.]: Universidade Aberta, pp.66-71. ISBN 978-972-674-854-0.
Gonçalves, Matilde; Jorge, Noémia (2019). Plano de texto e ensino da leitura. In: A. Leal et al., eds., A Linguística na Formação do Professor: das teorias às práticas. Porto: Universidade do Porto, pp.121-137. e-ISBN 978-989-8969-20-0.
Gonçalves, Matilde; Jorge, Noémia (2019). Promoção da Literacia Científica: balanços e perspetivas. In: F. Caels, L. F. Barbeiro, J. Vieira Santos, eds., Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC, pp.134-151. e-ISBN 978-989-54679-0-7.
Gonçalves, Matilde; Jorge, Noémia (2019). Textualizar a ciência no contexto português: processos textuais e genológicos. In: VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo, 2019, Porto Alegre. Anais eletrônicos. Campinas: Galoá.
Gonçalves, Matilde; Magalhães, Miguel (2019). Corpus e géneros textuais nas práticas de divulgação de ciência ou as novas hierarquias na construção do conhecimento. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (5), pp.145-157. ISSN 2183-9077.
Gonçalves, Matilde; Rosa, Rute (2019). O suporte digital na leitura e compreensão textual. In: A. M. Ferreira et al., eds., Pelos mares da língua portuguesa 4. Aveiro: UA Editora, pp.571-587. ISBN 978-972-789-624-0.
Joaquim, Carolina (2019). A representação discursiva de mulheres e homens em posição de destaque: um estudo comparativo e exploratório. In: M. A. Marques, S. Guimarães de Sousa, eds., Linguagens de Poder. V. N. Famalicão: Edições Húmus / CEHUM, pp.133-156. ISBN 978-989-755-430-8.
Jorge, Noémia (2019). A síntese como género escolar transdisciplinar. Revista Portuguesa de Educação, 32(2), pp.150-170. ISSN 0871-9187; e-ISSN 2183-0452.
Jorge, Noémia (2019). Géneros de texto nos programas curriculares atuais: ponto da situação. In: F. Caels, L. F. Barbeiro, J. Vieira Santos, eds., Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC, pp.325-329. e-ISBN 978-989-54679-0-7.
Jorge, Noémia (2019). Guia de estudo – Português, 11.º ano. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-46404-0.
Jorge, Noémia; Coutinho, Maria Antónia; Fidalgo, Marta; Rosa, Rute (2019). Práticas Textuais 17|18: Um exemplo de apropriação de géneros textuais no Ensino Superior. In: F. Caels, L. F. Barbeiro, J. Vieira Santos, eds., Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC, pp.182-199. e-ISBN 978-989-54679-0-7.
Jorge, Noémia; Coutinho, Maria Antónia; Martins, Ana; Perdigão, Helena; Miranda, Maria Inês; Machado, Noémia (2019). Ensinar Português: conteúdos, estratégias e materiais. Palavras – revista em linha, 2(2), pp.131-134. ISSN 2184-268X.
Jorge, Noémia; Ramos, Auxília; Braga, Zaida; Nunes, Susana (2019). Preparação para o Exame Final Nacional – Português, 11.º ano. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-00219-8.
Lombardo, Elena (2019). Os pronomes clíticos nos testemunhos da “Crónica do Xarife Mulei Mahamet e del-Rey D. Sebatião” – Um estudo comparativo. LaborHistórico, 5(1), pp.209-229. ISSN 2359-6910.
Marques, Isabelle Simões (2019). Distanciamento e bilinguismo em romances portugueses sobre a emigração. In: I. R. Seara, I. S. Marques, I. Sebastião, eds., Discurso(s) de cumplicidade. Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisboa: Edições Húmus, pp.279-295. ISBN 978-989-755-318-9.
Marques, Isabelle Simões (2019). Navegando pelas línguas: interculturalidade e plurilinguismo literário. In: A. M. Ferreira et al., eds., Pelos mares da língua portuguesa 4. Aveiro: UA Editora, pp.343-350. ISBN 978-972-789-624-0.
Marques, Maria Aldina; Seara, Isabel Roboredo; Duarte, Isabel Margarida (2019). Argumentação ad hominem, formas de tratamento e protesto político. Revista Redis – Revista de Estudos do Discurso, pp.122-138. ISSN 2183-3958.
Martins, Ana Sousa (2019). Contos com Nível. Leitura extensiva e exercícios. Nível B1. Lisboa: Lidel. ISBN 978-989-752-406-6.
Martins, Ana Sousa (2019). O texto literário como objeto de estudo (legítimo) em linguística. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.
Moreno, António Barreira (2019). Paquetes, vapores e outras embarcações na Ode Marítima de Álvaro de Campos: uma abordagem enunciativa. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.
Pruekchaikul, Korapat (2019). Identity construction in advertising. A case study of Portuguese bank pamphlets. Concentric, 45(1), pp.112-140. ISSN 1810-7478; e-ISSN 2589-5230.
Rosa, Rute (2019). Modelo didático do género artigo científico: um contributo para o ensino do Português como Língua Adicional. BELT – Brazilian English Language Teaching Journal, 10(1). e-ISSN 2178-3640.
Rosa, Rute; Ricciardi, Natalia; Gonçalves, Matilde (2019). O papel do graffiti na construção do (contra)poder: um estudo comparativo Portugal/Argentina. In: M. A. Marques, S. Guimarães de Sousa, eds., Linguagens de Poder. V. N. Famalicão: Edições Húmus / CEHUM, pp.263-281. ISBN 978-989-755-430-8.
Seara, Isabel Roboredo (2019). “O presidente é o fusível de segurança do sistema”. Discurso de comemoração de mandato presidencial e diálogo subsequente. Construção do ethos de proximidade e de autoridade. In: M. A. Marques, S. Guimarães de Sousa, eds., Linguagens de Poder. V. N. Famalicão: Edições Húmus / CEHUM, pp.95-116. ISBN 978-989-755-430-8.
Seara, Isabel Roboredo (2019). Prefácio. In: D. E. Garcia da Silva, ed., Práticas semiótico-discursivas. Texto e imagem na (re)construção de identidades. Brasília: Thesaurus Editora, pp.13-16.
Seara, Isabel Roboredo; Albuquerque, Rodrigo; Cabral, Ana Lúcia, coord. (2019). Cadernos de Linguagem e Sociedade, 20 [número especial: Dossiê Estudos sobre Polidez]. e-ISSN 2179-4790; ISSN 0104-9712.
Seara, Isabel Roboredo; Marques, Isabelle Simões (2019). À mots couverts. Connivence et secret dans des lettres intimes. In: I. Roboredo Seara, I. Simões Marques, eds., L’implicite dans les langues romanes: langue, texte et discours. [n.d.]: Universidade Aberta, pp.72-80. ISBN 978-972-674-854-0.
Seara, Isabel Roboredo; Marques, Isabelle Simões, eds. (2019). L’implicite dans les langues romanes: langue, texte et discours. [n.d.]: Universidade Aberta. ISBN 978-972-674-854-0.
Seara, Isabel Roboredo; Marques, Isabelle Simões; Sebastião, Isabel, eds. (2019). Discurso(s) de cumplicidade: Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisboa: Edições Húmus. ISBN 978-989-755-318-9.
Seara, Isabel Roboredo; Marques, Isabelle Simões; Sebastião, Isabel (2019). Nota Editorial. In: I. R. Seara, I. S. Marques, I. Sebastião, eds., Discurso(s) de cumplicidade. Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisboa: Edições Húmus, pp.7-12. ISBN 978-989-755-318-9.
Seara, Isabel Roboredo; Ninitas, Mariana Silva (2019). Dizer o amor por carta. A atualidade do género epistolar e a sua importância na aula de língua portuguesa. Análise linguística de uma carta de António Lobo Antunes. In: I. R. Seara, I. S. Marques, I. Sebastião, eds., Discurso(s) de cumplicidade. Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisboa: Edições Húmus, pp.297-318. ISBN 978-989-755-318-9.
Seara, Isabel Roboredo; Viola, Ana Isabel (2019). L’indignation au féminin dans le débat parlementaire portugais. In: M. Tredez-Lopez, H. Bayter, eds., Le renouveau Parlementaire: entre discours et action. [n.d.]: Harmattan, pp.275-292. ISBN 978-2-343-17387-0.
Sebastião, Isabel; Marques, Isabelle Simões (2019). Como a linguagem se torna poder: “Make America Great Again”. In: M. A. Marques, S. Guimarães, eds., Linguagens de Poder. V. N. Famalicão: Edições Húmus / CEHUM, pp.55-78. ISBN 978-989-755-430-8.
Silva, Paulo Nunes; Rosa, Rute (2019). O plano de texto do artigo científico: caracterização e perspectivas didáticas. Delta, 35(4). e-ISSN 1678-460X.
Teixeira, Carla (2019). O género de texto e os tipos de discurso: conhecimentos de linguística textual e do interacionismo sociodiscursivo para o estudo do texto literário. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.
Teixeira, Carla; Leal, Audria (2019). A multimodalidade na escrita académica. In: F. Caels, L. F. Barbeiro, J. Vieira Santos, eds., Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC, pp.287-311. e-ISBN 978-989-54679-0-7.
Valentim, Helena Topa (2019). Da insubmissão da linguagem literária à consistência deformável da língua: dizer o indizível. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.
Valentim, Helena Topa (2019). Fronteira entre os empregos discursivo e não discursivo. Os casos de justamente e injustamente. In: I. R. Seara, I. S. Marques, I. Sebastião, eds., Discurso(s) de cumplicidade: Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisboa: Edições Húmus, pp.191-206. ISBN 978-989-755-318-9.
Xavier, Maria Francisca; Caetano, Maria do Céu; Afonso, Ana; Castro, Eduardo (2019). Um dicionário de preposições complexas. [Póster] XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 9-11 out. 2019, Braga, Portugal.
2018
Alzamora, Helena; Correia, Clara Nunes (2018). Para lá das perífrases: os verbos “começar” e “acabar” enquanto verbos não auxiliares – algumas perspetivas. In: M. T. Brocardo, C. N. Correia, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: CLUNL, NOVA FCSH, pp.39-42.
Bermejo, Víctor Lara; Guilherme, Ana (2018). The politeness of ‘você’ in European Portuguese. Studies in Hispanic and Lusophone Linguistics, 11(2), pp.337-366. ISSN 2199-3386.
Brocardo, Maria Teresa (2018). Haver e ter – balanços e perspetivas. In: M. T. Brocardo, C. N. Correia, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: CLUNL, NOVA FCSH, pp.35-38.
Brocardo, Maria Teresa (2018). Usos epistémicos de ‘haver’ e ‘ter’ em português antigo. Revue De Linguistique Romane, 82, pp.353-376.
Brocardo, Maria Teresa; Correia, Clara Nunes (2018). Apresentação. In: M. T. Brocardo, C. Nunes Correia, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e Perspetivas. Lisboa: CLUNL, NOVA FCSH, [n.d.].
Brocardo, Maria Teresa; Correia, Clara Nunes, orgs. (2018). Cadernos WGT: (Novos) Balanços e Perspetivas. Lisboa: CLUNL, NOVA FCSH.
Caetano, Maria do Céu (2018). Keynote Article: On the Notion of “Suffixal Alternation” in Word-formation. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira, B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.141-160. ISBN 978-1-5275-0568-1.
Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel; Teixeira, Carla (2018). Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo. In: M. T. Brocardo, C. N. Correia, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: CLUNL, NOVA FCSH, pp.19-26.
Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel; Teixeira, Carla (2018). O resumo de artigo científico: exemplo de um percurso didático em escrita académica. In: P. Osório, E. Leurquin, M. Coelho, eds., Lugar da gramática na aula de Português. Rio de Janeiro: Dialogarts, pp.126-147.
Costa, Manuel Luís (2018). “Que ninguém carregue no botão!”: trajetórias, direcionalidade e a semântica dos verbos. In: M. T. Brocardo, C. N. Correia, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: CLUNL, NOVA FCSH, pp.43-48.
Coutinho, Maria Antónia (2018). Literacia científica e literacia literária: implicações e desafios. In: M. Gonçalves, N. Jorge, orgs., Literacia científica na escola. [e-Book] Lisboa: CLUNL, NOVA FCSH, pp.28-42.
Coutinho, Maria Antónia; Carvalho, Beatriz; Guilherme, Ana; Teixeira, Joana (2018). Introduction. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira, B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.1-2. ISBN 978-1-5275-0568-1.
Coutinho, Maria Antónia; Teixeira, Joana; Guilherme, Ana; Carvalho, Beatriz, orgs. (2018). Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing. ISBN 978-1-5275-0568-1.
Fidalgo, Marta (2018). Text Linguistics and Text Revision: An Alliance Approach. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira, B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.28-41. ISBN 978-1-5275-0568-1.
Fidalgo, Marta (2018). Texto e tecnologias de tradução – perspetivas e desafios. In: M. T. Brocardo, C. N. Correia, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: CLUNL, NOVA FCSH, pp.13-18.
Filipe, Luzonzo (2018). O artigo de divulgação científica – algumas marcas de género. In: M. Gonçalves, N. Jorge, orgs., Literacia científica na escola. [e-Book] Lisboa: CLUNL, NOVA FCSH, pp.79-89.
Filipe, Luzonzo (2018). O artigo de divulgação científica – da análise de um exemplar de género à produção textual orientada. In: M. Gonçalves, N. Jorge, orgs., Literacia científica na escola. [e-Book] Lisboa: CLUNL, NOVA FCSH, pp.177-184.
Gonçalves, Matilde (2018). Keynote Article: Towards a Text Theory (Within Text Linguistics). In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira, B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.13-27. ISBN 978-1-5275-0568-1.
Gonçalves, Matilde; Jorge, Noémia (2018). Apresentação. In: M. Gonçalves, N. Jorge orgs., Literacia científica na escola. [e-Book] Lisboa: CLUNL, NOVA FCSH, pp.4-5.
Gonçalves, Matilde; Jorge, Noémia, orgs. (2018). Literacia científica na escola. [e-Book] Lisboa: CLUNL, NOVA FCSH.
Gonçalves, Matilde et al. (2018). Textos de divulgação da ciência – das práticas sociais à aula de Português. In: M. Gonçalves, N. Jorge, orgs., Literacia científica na escola. [e-Book] Lisboa: CLUNL, NOVA FCSH, pp.90-102.
Jorge, Noémia (2018). Guia de Estudo: Português – 10.º Ano. Porto: Porto Editora.
Jorge, Noémia (2018). Preparação para Exames Nacionais de Português 12.º Ano. Mem Martins: Editorial do Ministério da Educação.
Jorge, Noémia; Luís, Maria do Rosário (2018). O discurso relatado em textos de divulgação científica na imprensa portuguesa atual. In: J. Veloso, J. Guimarães, P. Silvano, R. Sousa-Silva, eds., A linguística em diálogo. Volume comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto. Porto: Centro de Linguística da Universidade do Porto, pp.229-245. ISBN 978-989-54104-3-9.
Jorge, Noémia; Coutinho, Maria Antónia; Fidalgo, Marta; Rosa, Rute, eds. (2018). Práticas textuais 17|18. [n.d.]: Calaméo. ISBN 978-989-20-8480-0.
Leal, Audria (2018). Representações semióticas no gênero “Reportagem” em revistas publicadas em Portugal. Linguagem em (Dis)curso, 18(2), pp.341-357. ISSN 1982-4017.
Leal, Audria (2018). Multimodalidade e Argumentação no Género Reportagem. Diacrítica, 32 (1), pp.25-41. e-ISSN 2183-9174; ISSN 0870-8967.
Leal, Audria (2018). Multimodalidade e multiliteracia: elementos verbais e não verbais nos textos de divulgação científica. In: M. Gonçalves, N. Jorge, orgs., Literacia científica na escola. [e-Book] Lisboa: CLUNL, NOVA FCSH, pp.43-54.
Leal, Audria; Gomes, Andreia; Silva, Luciana Pereira da; Sousa, Sweder (2018, no prelo). A Prática de Análise Linguística na Base Nacional Comum Curricular: Pontos e Pespontos. In: A. Gomes, S. Souza, eds., Língua Materna e Base Nacional Curricular Comum: propostas e desafios. Campinas: Mercado das Letras.
Leal, Audria; Teixeira, Carla; Marques, Isabelle Simões; Gonçalves, Matilde (2018). The First “Shares”: The First Ten Forums for Linguistic Sharing. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira, B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.3-12. ISBN 978-1-5275-0568-1.
Marques, Isabelle Simões; Koven, Michele (2018). (Co)narrações de viagens para Portugal por lusodescendentes no Facebook. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (4), pp.134-151. ISSN 2183-9077.
Marques, Maria Aldina; Seara, Isabel Roboredo, eds. (2018). Diacrítica. Argumentação e Discursos, 31(1). eISSN 2183-9174; ISSN 0870-8967.
Martins, Ana Sousa (2018). O texto de opinião: referencialidade, accionalidade e linearização. In: M. T. Brocardo, C. N. Correia, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: CLUNL, NOVA FCSH, pp.7-12.
Morozova, Milana (2018). Designing a Transcription System for Spoken Discourse: A Case of Stand-Up Comedy. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira, B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.72-88. ISBN 978-1-5275-0568-1.
Pinto, Rosalice; Cavalcante, Mônica; Paiva Brito, Mariza Angélica (2018). Polêmica e argumentação: Interfaces possíveis em textos mediáticos de natureza política. Diacrítica, 32 (1), pp.5-24. e-ISSN 2183-9174; ISSN 0870-8967.
Pinto, Rosalice; Marques, Gorete; Dinis, Marisa Catarina (2018). Produção escrita para (da) academia em contexto universitário pós-Bolonha: uma reflexão crítica. Linha D’Água, 31(1), pp.127-143. ISSN 2236-4242.
Pinto, Rosalice; Soares Rodrigues, Maria das Graças; Damele, Giovanni (2018). Argumentação jurídica e estratégias retóricas: Uma análise pluridisciplinar de decisões judiciais. Diacrítica, 32 (1), pp.95-110. e-ISSN 2183-9174; ISSN 0870-8967.
Pinto, Rosalice; Teixeira, Carla (2018). A Constituição brasileira de 88 e seus ecos intertextuais: A “jurislinguística discursiva” em foco. In: A. L. Tinoco Cabral, F. Bueno, eds., Direito e linguagem: a Constituição de 1988. [n.d.]: Editora Thoth, p.125.
Pinto, Rosalice; Valentim, Helena Topa (2018). Discurso relatado e responsabilização enunciativa em géneros académicos. In: J. Veloso, J. Guimarães, P. Silvano, R. Sousa-Silva, eds., A linguística em diálogo: volume comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto. Porto: Centro de Linguística da Universidade do Porto, pp.307-320. ISBN 978-989-54104-3-9.
Pruekchaikul, Korapat (2018). A antítese do homem: Uma análise pictórica das publicidades portuguesas. In: M. T. Brocardo, C. N. Correia, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: CLUNL, NOVA FCSH, pp.27-33.
Ramos, Isabel (2018). Entre o Português, a História e a Biologia – da leitura analítica à construção de grelhas de análise textual. In: M. Gonçalves, N. Jorge orgs., Literacia científica na escola. [e-Book] Lisboa: CLUNL, NOVA FCSH, pp.164-176.
Rodeiro, Helena (2018). The Management of Voices in the News: Enunciative Staging and Enunciative “Effacement” in Television News Reports. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira, B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.106-121. ISBN 978-1-5275-0568-1.
Rodrigues, Sónia Valente; Seara, Isabel Roboredo; Falé, Isabel, eds., Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (4). Lisboa: APL. ISSN 2183-9077.
Rosa, Rute (2018). A noção de padrão discursivo: balanço e perspetivas. In: M. T. Brocardo, C. N. Correia, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: CLUNL, NOVA FCSH, pp.1-6.
Rosa, Rute (2018). A ordem do expor e a ordem do narrar nos textos de divulgação científica. In: M. Gonçalves, N. Jorge, orgs., Literacia científica na escola. [e-Book] Lisboa: CLUNL, NOVA FCSH, pp.70-78.
Rosa, Rute (2018). The Attribution of Genre Tags: The Case of Graffiti. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira, B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.89-105. ISBN 978-1-5275-0568-1.
Rosa, Rute (2018). The Discursive Pattern of Academic Texts. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira, B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.42-57. ISBN 978-1-5275-0568-1.
Rosa, Rute; Fidalgo, Marta; Gonçalves, Matilde; Leal, Audria; Jorge, Noémia (2018). Organizadores textuais e plano de texto: a forma “e”. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (4), pp.240-253. ISSN 2183-9077.
Seara, Isabel Roboredo (2018). A escrita como revelação do ‘eu’. Linha d´Água, 31(1), pp.73-89. e-ISSN 2236-4242.
Seara, Isabel Roboredo (2018). Prefácio. In: S. Brito, ed., O Tom Confessional e Autobiográfico na epistolografia de Machado de Assis. Lisboa: Chiado Editora, pp.7-11.
Teixeira, Carla (2018). Géneros de divulgação científica (notícia, reportagem, entrevista) – do contexto de produção ao texto. In: M. Gonçalves, N. Jorge, orgs., Literacia científica na escola. [e-Book] Lisboa: CLUNL, NOVA FCSH, pp.147-163.
Teixeira, Carla (2018). O especialista e outros sujeitos em artigos jornalísticos de divulgação científica na área da saúde. In: M. Gonçalves, N. Jorge, orgs., Literacia científica na escola. [e-Book] Lisboa: CLUNL, NOVA FCSH, pp.55-69.
Valentim, Duane (2018). Epilinguistic Activity in a Teaching Context: Reported Enunciation. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira, B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.58-71. ISBN 978-1-5275-0568-1.
Menu < voltar
- Grupos
- Apresentação
- Equipa
- Projetos
- Publicações
- Recursos em linha
- Cadernos WGT
- Voltar a falar em Gramática & Texto
- Linguística & Texto Literário
- (Novos) Balanços e Perspetivas
- Comente o seguinte texto
- Representação
- Gramática e Texto: teorias e metodologias
- Formação Avançada em G&T
- Oficina de Trabalho
- Ser & Estar
- Formas & Construções
- Forma & Significado
- Negação
- Argumentação
- Ler Campos
- Composicionalidade
- A explicação em linguística
- Co(n)texto
- Polissemia
- Teses de Doutoramento
- Dissertações de Mestrado
- Projetos
- Projetos em curso
- MultiPoD – Espaços Multilingues e Multiculturais para Deliberação Política
- HEREDITARY – HetERogeneous sEmantic Data Integration for guT-brAin interplay
- TTC-CPLP – Terminologias Técnicas e Científicas para a CPLP
- CHAMUÇA – Arquivo Lexical Português e Sul-Asiático
- e-Term ANCV – Recurso terminológico jurídico-parlamentar digital Assembleia Nacional de Cabo Verde
- NObarriers2Health: Reducing language and cultural barriers through machine translation literacy for inclusive multilingual health communication
- EPISTRAN – Epistemic Translation: Towards an Ecology of Knowledges
- DiTo – Didática do Texto
- REDGRAM – Percursos e trajetórias gramaticais (recursos educativos digitais)
- iRead4Skills – Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and Transversal Skills Development
- Active Citizenship Through Dialogue in Virtual teacher communities
- Heritage Languages go to School: The interplay of (extra)linguistic factors in successful language development
- Investigating the impact of implicit and explicit instruction on phonological acquisition in a second language
- LAUA – Language Attrition and Ultimate Attainment
- CORRELATE – Corpora e Recursos Lexicais e Terminológicos
- ANACOREX – Anafora y expresiones referenciales en el bilinguismo: triangulando enfoques de corpus y experimentales
- CoRaLHis – Comparing Romance Languages through History: building a multilingual parallel diachronic corpus (13th-18th C.)
- MorDigital – Digitalização do Diccionario da Lingua Portugueza de António de Morais Silva
- EXPRIMI
- Language and literacy at school – the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development
- G&T.Comenta
- Glossário Colaborativo COVID-19
- TERMVEST – Terminologia do Vestuário: Versão Português Europeu
- Edição Digital do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP-1940)
- PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
- POR Nível – Construção e validação de um teste de colocação em nível para PLE
- Léxico dos Bens Culturais
- Projetos concluídos
- ProPerL2 – Produção e Perceção de fala na aprendizagem de L2
- Western Sephardic Diaspora Roadmap
- ELEXIS – European Lexicographic Infrastructure
- Humanities Going Digital (HUGOD)
- LL2DS – Linking Linguistics to Data Science
- QuILL – Quality in Language Learning
- Corpus Linguístico & Avatar para a Língua Gestual Portuguesa
- Caring Communication: a terapia genética no contexto da hemofilia
- Monitor Corpora. PressCoronaVírus
- Com@Rehab – Comunicação para reabilitação interativa em realidade virtual
- Read4Succeed: Improving migrant, refugee and from deprived neighbourhood children reading skills through an Animal Assisted Reading program
- Projeto GiroFLE
- ANACOR: A corpus-based approach to anaphora resolution in second language acquisition: beyond the interfaces
- OrthoDef
- Dicionário de Português Europeu-Árabe Padrão
- MOCOLANG-O – MOdélisation COnceptuelle des troubles (du LANGage et de la communication) en Orthophonie
- Romance clitics in diachrony. An integrated approach
- Corpus de Literatura Portuguesa para Distant Reading
- ALPROF – Automatic Assessment of Language Proficiency for Migrant Integration
- CLARIN CLUNL
- Utopia, Alimentação e Futuro
- Desenvolvimento de estruturas sintáticas na aquisição monolingue e bilingue do português e do francês
- The Case of Grammatical Relations
- BlackBox – Artes e Cognição
- Promoção da Literacia Científica
- PerGRam – Percursos para o ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade
- Proposta de Organização do Conhecimento no Âmbito da Infertilidade: uma questão de terminologia
- Subordinação em Português Medieval
- Crosslinguistic and Crosspopulation approaches to the Acquisition of Dependencies
- Fatores Sintáticos e Lexicais na Complexidade do Processamento
- SIERA – Integrating Sina Institute into the European Research Area
- Dependências Sintáticas dos 3 aos 10 Anos
- Eventos e Subeventos em Caboverdiano
- TKB – Transmedia Knowledge Base for Contemporary Dance
- CogniNET – Semântica cognitiva em redes colaborativas
- Estudos Contrastivos Português/Esloveno
- APSE – Envelhecimento, pobreza e exclusão social: Um estudo interdisciplinar sobre serviços inovadores de intervenção social
- MERIDIUM – Multilingualism in Europe as a Resource for Immigration – Dialogue Iniatiative among the Universities of the Mediterranean
- DUPLEX – Duplos e Expletivos na Sintaxe Dialectal do Português Europeu
- Reflets Culturels de la Métaphore de Spécialité d’une culture à l’autre – Réseau de Lexicologie, Terminologie et Traduction
- ACASS – Análise da Conversação Aplicada ao Serviço Social. O interagir comunicacional na Intervenção Social
- VILA_CCC_Mont: Video indexation and linguistic annotation of contemporary choreographic creations
- e-LearnLex – Lexicografia de aprendizagem
- PreTexto – Praxis, Conhecimento e Texto
- PROGRAMMA – Processos de Gramaticalização em Português Europeu
- DHISCURSO – História dos Discursos em Portugal
- Técnicas Experimentais na Compreensão da Aquisição do Português Europeu
- Morfologia e Sintaxe na Aquisição de L2
- Laboratório de Linguística e Ensino de Línguas
- Dicionário da Língua Portuguesa Medieval
- Políticas e Práticas de Internacionalização do Ensino da Língua Portuguesa: os Leitorados de Português
- ENUNTIO
- Oneness – On-line less used and less taught language courses
- DISTEX – Textos e Discursos do Português Moderno e Contemporâneo
- ENLU – European Network for the Promotion of Language Learning among all undergraduates
- GRADE – Gramática e Enunciação
- HISPAM – História do Português Antigo e Médio
- LANGVAR – Aquisição/Aprendizagem da Linguagem, Variação e Mudança
- MORPHOCOM – Morfologia Computacional Aplicada a Corpora
- NEOPORTERM – Observatório de Neologia e de Terminologia em Língua Portuguesa
- NOTATOR – Tipo Medieval para Computador
- ONTOLEXTERM – Dicionários terminológicos e ontologias
- PHILOLOGIA – Filologia e Linguística Histórica: Fontes para a História da Língua Portuguesa
- REFORTERM – Reformulação e Terminologia
- LEXTERM – Léxico e automatização
- Quality assessment of the Word Health Survey Questionnaire in Portuguese. Classification, Assessment, Surveys & Terminology
- Léxico e Sintaxe do Verbo do Português Medieval
- PHARMATERM – Lexicografia Bilingue de Especialidade
- Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário
- Automatic Translation System from and to Portuguese for public administration
- Thematic Network Project in the Area of Languages 2 (TNP 2)
- Thematic Network Project in Languages: Exploitation and Dissemination of Results
- Thematic Network Project in the Area of Languages (TNP 1)
- Arquivos Electrónicos de Terminologias e “corpora”, PRAXIS XXI
- CORDIAL-SIN – Corpus dialetal para o Estudo da Sintaxe
- TERMÉDICA – TERminologia e ensino da língua MÉDICA
- Corpora do Português Medieval – Etiquetagem e Segmentação Automáticas
- Etiquetagem e Segmentação Automática de Corpora de Português Medieval
- A Gramática do Português Medieval – Contributos para a sua caracterização
- Projetos em rede
- ELEXIS Association
- PhraConRep – A Multilingual Repository of Phraseme Constructions in Central and Eastern European Languages
- Y-JustLang – Justice to youth language needs
- ENEOLI – European Network On Lexical Innovation
- Consórcio Huma-Num ARIANE
- GRAFE’Maire
- UniDive – Universality, diversity and idiosyncrasy in language technology
- Metalex – International Metalexicography Network
- @ Cientista Regressa à Escola
- CLIL in Languages Other Than English
- NexusLinguarum – European network for Web-centred linguistic data science
- Distant Reading for European Literary History
- HL2C – Consórcio de Língua de Herança
- KEYSTONE – Semantic Keyword-Based Search on Structures Data Sources
- ARLE – International Association for Research in L1 Education
- ENeL – European Network of e-Lexicography
- GraMaLL – Grasping Meaning Across Languages and Learners
- European Statistical System Centers and Networks of Excellence on SDMX
- Language Impairment in a Multilingual Society: Linguistic Patterns and the Road to Assessment
- Crosslinguistically Robust Stages of Children’s Linguistic Performance
- GIRTraduvino – Grupo de Investigación Reconocido sobre la Lengua de la Vid Y el Vino y su Traducción
- Value for Health CoLAB
- Infraestruturas
- Prestação de Serviços
- Projeto de formação “Ensinar com o dicionário: informações linguísticas e lexicográficas para ensino de Português”
- BDTT-AR – Base de Dados Terminológica e Textual para a Assembleia da República. Fase 2
- Sistemas Conceptuais e Terminológicos no INE
- BDTT-AR – Base de Dados Terminológica e Textual para a Assembleia da República
- Glossários Terminológicos Multilingues para fins específicos dentro do espaço da CPLP – Angola
- Glossários Especializados em línguas faladas em Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe