Dissertações de Mestrado
2024
Matias, Bárbara (2024). A aprendizagem de competências sociais e emocionais através da escrita nas aulas de português e de inglês. MA em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário (Relatório de Prática de Ensino Supervisionada). Orient.: Antónia Coutinho, Rogério Puga. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/169078
2023
Alves, Rita Neves (2023). O ensino do português (língua materna) e do inglês (língua estrangeira) em turmas multiculturais. MA em Ensino de Português e de Língua Estrangeira (Inglês) no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Orient.: Antónia Coutinho, Marco Neves. NOVA FCSH.
Carvalho, Beatriz (2023). Desenvolvimento da Produção e Interação Orais: O Trabalho com os Géneros Textuais no Português Língua Materna e no Francês Língua Estrangeira. MA em Ensino de Português e de Língua Estrangeira (Francês) no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Orient.: Helena Topa Valentim, Christina Dechamps. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/159384
Castro, Ana Isabel (2023). A imagem na aula de língua: um recurso para vários percursos. MA em Ensino de Português e de Língua Estrangeira (Francês) no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Orient.: Helena Topa Valentim, Christina Dechamps. NOVA FCSH.
Catalão, Carla Miguel Santos Leite Pinho (2023). A leitura como ponto de partida para a alteridade e a compreensão de si. MA em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Orient.: Matilde Gonçalves, Teresa Araújo. NOVA FCSH.
Correia, Nuno Afonso Prino (2023). As potencialidades do Texto Literário nas Aulas de Língua Materna e Língua Estrangeira. MA em Ensino de Português e de Língua Estrangeira (Inglês) no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Orient.: Antónia Coutinho, Rogério Puga. NOVA FCSH.
Delgado, Carolina Agostinho (2023). Linguagem inclusiva: problemas e estratégias de revisão linguística. MA em Ciências da Linguagem. Orient.: Antónia Coutinho. NOVA FCSH.
Marcelino, Inês da Costa (2023). A revista escolar como projeto de desenvolvimento de pesquisa e de escrita. MA em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Orient.: Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/159504
Ruas, Cláudia Marina Vicente (2023). Questões de Género: um contributo para a análise crítica de textos literários no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. MA em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Orient.: Antónia Coutinho, Matilde Gonçalves. NOVA FCSH.
Verdelho, Ana Margarida Alves Fernandes (2023). O contributo da análise do erro no ensino-aprendizagem da escrita dos alunos. MA em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Orient.: Matilde Gonçalves, Susana Correia. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/160438
2021
Enfermeiro, Diogo (2021). O género artigo de opinião na aula de português língua materna. Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Orient.: Helena Topa Valentim; Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/130160
Faustino, Gonçalo (2021). Aprendizagens Essenciais de Português: Documentos (des)orientadores? Contributo da revisão textual para a estabilização das noções de género, texto e sequência. MA em Ciências da Linguagem: Consultoria e Revisão Linguística. Orient.: Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. DIsponível em: http://hdl.handle.net/10362/130637
Rosa, Rute (2021). Os Géneros de Texto como Instrumentos de Aprendizagem da Cidadania. MA em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Relatório). Orient.: Maria Antónia Coutinho. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/130217
Silva, Sandra Gonçalves (2021). Os desafios do multiculturalismo: A importância da língua portuguesa como elemento de inclusão no percurso emocional e pessoal do aluno de PLNM. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa. Orient.: Isabelle Simões Marques. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/10666
2020
Borges, António (2020). As Mornas de Eugénio Tavares na Literatura Caboverdiana. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa (Dissertação). Orient. Isabelle Simões Marques. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/9969
Gouveia, Mário (2020). O pretérito perfeito passivo, do latim ao português: estudo de caso a partir do género epigráfico. Mestrado em Ciências da Linguagem: Linguística (Dissertação). Orient. Maria Teresa Brocardo. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/101316
Machado, Odília (2020). Do segredo à revelação subsídios para o estudo retórico-discursivo do epistolário inédito de Natália Correia. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/10051
Matos, João (2020). Poderá uma língua natural ser sexista? Avaliação do impacto de informação gramatical e de estereótipos de género na compreensão de enunciados com sujeitos masculinos genéricos em Português Europeu. Mestrado em Ciências da Linguagem: Linguística (Dissertação). Orient. Susana Correia; Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/110814
Martins, Ana Sofia (2020). Texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de Português. Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Relatório). Orient. Helena Topa Valentim; Noémia Jorge. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/96118
Miranda, Maria Inês (2020). A didatização do humor em aula de língua materna e de francês língua estrangeira. Mestrado em Ensino de Português e língua estrangeira (área de especialidade de francês) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Relatório). Orient. Helena Topa Valentim; Christina Dechamps. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/99793
Ochôa, Sónia (2020). O sentido da vida: análise retórico-discursiva de discursos inspiradores. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível: http://hdl.handle.net/10400.2/9470
Oliveira, Ana (2020). Leitura expressiva e compreensão nas aulas de português língua materna e de francês língua estrangeira. Mestrado em Ensino de Português e língua estrangeira (área de especialidade de francês) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Relatório). Orient. Carlos Carreto; Helena Topa Valentim; Noémia Jorge. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/98376
Poças, Gonçalo (2020). Literatura e sociedade. Um percurso a partir da adjetivação em excertos de Eça de Queirós, Miguel Torga e José Saramago. Mestrado em Edição de Texto (Dissertação). Orient. Maria Antónia Coutinho. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/107635
Rico, Ana (2020). A utilização das TIC na aula de português e de inglês. Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Relatório). Orient. Ana Gonçalves Matos; Helena Topa Valentim. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/96116
Soares, Sílvia (2020). Para preencher o défice de esperança … um discurso de afetos – Análise retórico-discursiva e contrastiva dos discursos do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e dos seus antecessores. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/9469
2019
Cordeiro, Carolina (2019). Do discurso autobiográfico à inquietação insular na obra Um Deus à beira da loucura, de Daniel de Sá. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/10091
Leão, Tiago (2019). Bô, tu e você: vértices do triângulo das Bermudas do sistema de tratamento do português de Cabo Verde. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara (Universidade Aberta); Dominka Swolkien (Universidade do Mindelo e Conselheira do Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde). Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/10048
Machado, Carolina (2019). Mapeamento dos critérios de revisão em língua portuguesa: teoria e prática. Mestrado em Ciências da Linguagem: Consultoria e Revisão Linguística (Trabalho de Projeto). Orient. Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/91220
Pedro, John (2019). Articulação do conteúdo temático entre o guia prático para o professor e o manual escolar: Contributos para a revisão do guia prático para o professor. Mestrado em Ciências da Linguagem: Consultoria e Revisão Linguística (Trabalho de Projeto). Orient. Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/75916
Santos, Flávio (2019). Definições dos conteúdos do manual de História da 7ª classe do I Ciclo do ensino angolano: proposta da construção de um glossário, numa perspetiva didático-pedagógica. Mestrado em Ciências da Linguagem: Consultoria e Revisão Linguística (Trabalho de Projeto). Orient. Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/76174
Teixeira, Daniela (2019). O poder da ironia na crónica humorística portuguesa: análise pragmático-discursiva de crónicas de Eça de Queirós e de Ricardo Araújo Pereira. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/8452
2018
Locaputo, Genny (2018). Nel mezzo del cammin c’era un equivoco. Dalla questione della lingua alle grammatiche, passando per i pregiudizi linguisici (Sobre a “questão da língua” e os preconceitos linguísticos nos casos da língua portuguesa e brasileira). Mestrado em Linguística: Lingua Portughese e Brasiliana da Universidade de Bolonha (Dissertação). Orient. Helena Topa Valentim; Roberto Mulinacci. NOVA FCSH.
Paulo, Maria Ribeiro (2018). O hibridismo de ser e a oposição semântica entre ser e estar em português medieval. Mestrado em Ciências da Linguagem: Linguística (Dissertação). Orient. Maria Teresa Brocardo. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/31565
Rebouças, Davi (2018). (Des)Cortesia em notícias sobre corrupção: Atenuação e intensificação no trabalho com as faces. Mestrado em Linguística Aplicada (Dissertação). Orient. Letícia Adriana Pires Ferreira dos Santos (Universidade Estadual do Ceará); Isabel Roboredo Seara (Universidade Aberta). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil.
Santos, Maria Teresa (2018). Essência ou marginalidade da carta na narrativa fílmica de Manoel de Oliveira. Mestrado em Estudos Comparados: Literatura e Outras Artes (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara; Maria do Rosário Lupi Bello. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7526
2017
Amélio, Vasco (2017). Formas de saudação, de tratamento e de cortesia no grupo dos ovimbundos no centro e sul de Angola: contributo para a análise. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7143
Gonçalves, Raquel (2017). Práticas integradoras das representações da língua materna e da língua estrangeira num contexto multilingue. Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas (Relatório). Orient. Helena Topa Valentim; Neus Lagunas. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/30781
Sitole, Precilda (2017). As competências textuais dos alunos do ensino superior em Moçambique: o contributo do interacionismo sociodiscursivo para a melhoria das produções textuais na UEM. Mestrado em Ciências da Educação (Dissertação). Orient. Ana Madeira; Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20416
Vieira, Rosinaldo (2017). Para uma análise retórica e pragmática da epístola de Tiago: do saber “destruidor” ao fazer “sabedor”. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7437
2016
Batista, Maria Albertina (2016). Ethos e identidades em blogues: uma visão cor-de-rosa? Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/6127
Boto, Ana Catarina (2016). Gramática e Gramáticas: transpondo fronteiras no ensino do latim e do português. Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas (Relatório). Orient. Maria Teresa Brocardo; Maria Leonor Santa Bárbara. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20219
Carvalho, Telma (2016). Contributo da teoria das inteligências múltiplas para a didática das línguas materna e estrangeira. Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas (Relatório). Orient. Ana Madeira; Helena Topa Valentim. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/18273
Cavalcante, Erika (2016). Um contributo para a descrição do aspecto na língua Suau. Mestrado em Ciências da Linguagem (Dissertação). Orient. Helena Topa Valentim. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/19817
Figueiredo, Sara (2016). A construção do ethos no discurso publicitário: sob a máscara da cientificidade. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/5588
Freire, Raquel (2016). O ato de agradecimento nas interações comerciais. Contributo para o seu estudo. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/5575
Furtado, Joana (2016). A anedota e as narrativas de cariz humorístico: um estudo comparativo. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Armindo de Morais; Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta.
Marimba, Fineza (2016). Aquisição de artigos em português língua segunda por falantes de língua materna kikongo. Mestrado em Ciências da Linguagem (Dissertação). Orient. Ana Madeira; Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20095
Marta, Constança (2016). A competência comunicativa: os domínios linguístico e sociocultural. Mestrado em Ensino de Português e de Espanhol (Relatório). Orient. Maria Teresa Brocardo; Alberto Madrona Fernandez. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20224
Martins, Joana (2016). O contributo dos materiais audiovisuais para o ensino do português e do espanhol. Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Relatório). Orient. Helena Topa Valentim. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20221
Martins, Joana (2016). O ensino das formas de tratamento e de cortesia nos manuais de ensino de PLNM usados em França. Mestrado em Português Língua Não Materna (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/5223
Pereira, Liliana (2016). Entre a formação académica e a experiência profissional: estabilização dos conceitos de revisão e de revisor. Mestrado em Consultoria e Revisão Linguística (Trabalho de Projeto). Orient. Matilde Gonçalves. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20112
Rocamora, Rosa (2016). A Banda Desenhada enquanto recurso didático. Mestrado em Ensino de Português ou de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Relatório). Orient. Helena Topa Valentim; Neus Lagunas. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/18362
Rocha, Débora (2016). Análise das relações entre as unidades verbais e não verbais no género anúncio publicitário. Mestrado em Consultoria e Revisão Linguística (Dissertação). Orient. Maria Antónia Coutinho; Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20348
Santos, Bruna (2016). Edição do Plano Sobre a Civilização dos Índios do Brasil: contribuições para aspectos sócio-históricos do português no Brasil do século XVIII. Mestrado em Ciências da Linguagem (Dissertação). Orient. Maria Teresa Brocardo; Zenaide Novais Carneiro. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/19665
Silva, Maria Leonor (2016). Prática didática potenciadora de criatividade na expressão escrita. Mestrado em Ensino de Português ou de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Relatório). Orient. Helena Topa Valentim; Alberto Fernández Madrona. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20764
Zimbrão, Sandra (2016). A escrita confessional e autobiográfica na epistolografia de Machado de Assis. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta.
2015
Afonso, Natércia (2015). O relato de acontecimentos: Contributo para os Estudos dos Géneros da Oralidade em Português Europeu. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Dissertação). Orient. Armindo de Morais; Isabel Roboredo Seara. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/4473
Pereira, Carla (2015). Língua Tétum – contributos para uma gramática e introdução básica à linguística do português: uma análise linguístico-textual em contexto de revisão editorial. Mestrado em Consultoria e Revisão Linguística (Relatório). Orient. Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/15691
Rosa, Rute (2015). O padrão discursivo dos textos académicos. Mestrado em Consultoria e Revisão Linguística (Dissertação). Orient. Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/103627
Santana, Dayse (2015). As marcas linguístico-discursivas como recursos estratégicos de argumentação na entrevista política e no discurso de posse presidencial. Mestrado em Consultoria e Revisão Linguística (Dissertação). Orient. Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/15684
Menu
- Grupos
- Apresentação
- Equipa
- Projetos
- Publicações
- Recursos em linha
- Cadernos WGT
- Voltar a falar em Gramática & Texto
- Linguística & Texto Literário
- (Novos) Balanços e Perspetivas
- Comente o seguinte texto
- Representação
- Gramática e Texto: teorias e metodologias
- Formação Avançada em G&T
- Oficina de Trabalho
- Ser & Estar
- Formas & Construções
- Forma & Significado
- Negação
- Argumentação
- Ler Campos
- Composicionalidade
- A explicação em linguística
- Co(n)texto
- Polissemia
- Teses de Doutoramento
- Dissertações de Mestrado
- Projetos
- Projetos em curso
- MultiPoD – Espaços Multilingues e Multiculturais para Deliberação Política
- HEREDITARY – HetERogeneous sEmantic Data Integration for guT-brAin interplay
- TTC-CPLP – Terminologias Técnicas e Científicas para a CPLP
- CHAMUÇA – Arquivo Lexical Português e Sul-Asiático
- e-Term ANCV – Recurso terminológico jurídico-parlamentar digital Assembleia Nacional de Cabo Verde
- NObarriers2Health: Reducing language and cultural barriers through machine translation literacy for inclusive multilingual health communication
- EPISTRAN – Epistemic Translation: Towards an Ecology of Knowledges
- DiTo – Didática do Texto
- REDGRAM – Percursos e trajetórias gramaticais (recursos educativos digitais)
- iRead4Skills – Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and Transversal Skills Development
- Active Citizenship Through Dialogue in Virtual teacher communities
- Heritage Languages go to School: The interplay of (extra)linguistic factors in successful language development
- Investigating the impact of implicit and explicit instruction on phonological acquisition in a second language
- LAUA – Language Attrition and Ultimate Attainment
- CORRELATE – Corpora e Recursos Lexicais e Terminológicos
- ANACOREX – Anafora y expresiones referenciales en el bilinguismo: triangulando enfoques de corpus y experimentales
- Caring Communication: a terapia genética no contexto da hemofilia
- CoRaLHis – Comparing Romance Languages through History: building a multilingual parallel diachronic corpus (13th-18th C.)
- MorDigital – Digitalização do Diccionario da Lingua Portugueza de António de Morais Silva
- EXPRIMI
- Language and literacy at school – the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development
- G&T.Comenta
- Glossário Colaborativo COVID-19
- TERMVEST – Terminologia do Vestuário: Versão Português Europeu
- Edição Digital do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP-1940)
- PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
- POR Nível – Construção e validação de um teste de colocação em nível para PLE
- Léxico dos Bens Culturais
- Projetos concluídos
- ProPerL2 – Produção e Perceção de fala na aprendizagem de L2
- Western Sephardic Diaspora Roadmap
- ELEXIS – European Lexicographic Infrastructure
- Humanities Going Digital (HUGOD)
- LL2DS – Linking Linguistics to Data Science
- QuILL – Quality in Language Learning
- Corpus Linguístico & Avatar para a Língua Gestual Portuguesa
- Monitor Corpora. PressCoronaVírus
- Com@Rehab – Comunicação para reabilitação interativa em realidade virtual
- Read4Succeed: Improving migrant, refugee and from deprived neighbourhood children reading skills through an Animal Assisted Reading program
- Projeto GiroFLE
- ANACOR: A corpus-based approach to anaphora resolution in second language acquisition: beyond the interfaces
- OrthoDef
- Dicionário de Português Europeu-Árabe Padrão
- MOCOLANG-O – MOdélisation COnceptuelle des troubles (du LANGage et de la communication) en Orthophonie
- Romance clitics in diachrony. An integrated approach
- Corpus de Literatura Portuguesa para Distant Reading
- ALPROF – Automatic Assessment of Language Proficiency for Migrant Integration
- CLARIN CLUNL
- Utopia, Alimentação e Futuro
- Desenvolvimento de estruturas sintáticas na aquisição monolingue e bilingue do português e do francês
- The Case of Grammatical Relations
- BlackBox – Artes e Cognição
- Promoção da Literacia Científica
- PerGRam – Percursos para o ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade
- Proposta de Organização do Conhecimento no Âmbito da Infertilidade: uma questão de terminologia
- Subordinação em Português Medieval
- Crosslinguistic and Crosspopulation approaches to the Acquisition of Dependencies
- Fatores Sintáticos e Lexicais na Complexidade do Processamento
- SIERA – Integrating Sina Institute into the European Research Area
- Dependências Sintáticas dos 3 aos 10 Anos
- Eventos e Subeventos em Caboverdiano
- TKB – Transmedia Knowledge Base for Contemporary Dance
- CogniNET – Semântica cognitiva em redes colaborativas
- Estudos Contrastivos Português/Esloveno
- APSE – Envelhecimento, pobreza e exclusão social: Um estudo interdisciplinar sobre serviços inovadores de intervenção social
- MERIDIUM – Multilingualism in Europe as a Resource for Immigration – Dialogue Iniatiative among the Universities of the Mediterranean
- DUPLEX – Duplos e Expletivos na Sintaxe Dialectal do Português Europeu
- Reflets Culturels de la Métaphore de Spécialité d’une culture à l’autre – Réseau de Lexicologie, Terminologie et Traduction
- ACASS – Análise da Conversação Aplicada ao Serviço Social. O interagir comunicacional na Intervenção Social
- VILA_CCC_Mont: Video indexation and linguistic annotation of contemporary choreographic creations
- e-LearnLex – Lexicografia de aprendizagem
- PreTexto – Praxis, Conhecimento e Texto
- PROGRAMMA – Processos de Gramaticalização em Português Europeu
- DHISCURSO – História dos Discursos em Portugal
- Técnicas Experimentais na Compreensão da Aquisição do Português Europeu
- Morfologia e Sintaxe na Aquisição de L2
- Laboratório de Linguística e Ensino de Línguas
- Dicionário da Língua Portuguesa Medieval
- Políticas e Práticas de Internacionalização do Ensino da Língua Portuguesa: os Leitorados de Português
- ENUNTIO
- Oneness – On-line less used and less taught language courses
- DISTEX – Textos e Discursos do Português Moderno e Contemporâneo
- ENLU – European Network for the Promotion of Language Learning among all undergraduates
- GRADE – Gramática e Enunciação
- HISPAM – História do Português Antigo e Médio
- LANGVAR – Aquisição/Aprendizagem da Linguagem, Variação e Mudança
- MORPHOCOM – Morfologia Computacional Aplicada a Corpora
- NEOPORTERM – Observatório de Neologia e de Terminologia em Língua Portuguesa
- NOTATOR – Tipo Medieval para Computador
- ONTOLEXTERM – Dicionários terminológicos e ontologias
- PHILOLOGIA – Filologia e Linguística Histórica: Fontes para a História da Língua Portuguesa
- REFORTERM – Reformulação e Terminologia
- LEXTERM – Léxico e automatização
- Quality assessment of the Word Health Survey Questionnaire in Portuguese. Classification, Assessment, Surveys & Terminology
- Léxico e Sintaxe do Verbo do Português Medieval
- PHARMATERM – Lexicografia Bilingue de Especialidade
- Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário
- Automatic Translation System from and to Portuguese for public administration
- Thematic Network Project in the Area of Languages 2 (TNP 2)
- Thematic Network Project in Languages: Exploitation and Dissemination of Results
- Thematic Network Project in the Area of Languages (TNP 1)
- Arquivos Electrónicos de Terminologias e “corpora”, PRAXIS XXI
- CORDIAL-SIN – Corpus dialetal para o Estudo da Sintaxe
- TERMÉDICA – TERminologia e ensino da língua MÉDICA
- Corpora do Português Medieval – Etiquetagem e Segmentação Automáticas
- Etiquetagem e Segmentação Automática de Corpora de Português Medieval
- A Gramática do Português Medieval – Contributos para a sua caracterização
- Projetos em rede
- ELEXIS Association
- PhraConRep – A Multilingual Repository of Phraseme Constructions in Central and Eastern European Languages
- Y-JustLang – Justice to youth language needs
- ENEOLI – European Network On Lexical Innovation
- Consórcio Huma-Num ARIANE
- GRAFE’Maire
- UniDive – Universality, diversity and idiosyncrasy in language technology
- Metalex – International Metalexicography Network
- @ Cientista Regressa à Escola
- CLIL in Languages Other Than English
- NexusLinguarum – European network for Web-centred linguistic data science
- Distant Reading for European Literary History
- HL2C – Consórcio de Língua de Herança
- KEYSTONE – Semantic Keyword-Based Search on Structures Data Sources
- ARLE – International Association for Research in L1 Education
- ENeL – European Network of e-Lexicography
- GraMaLL – Grasping Meaning Across Languages and Learners
- European Statistical System Centers and Networks of Excellence on SDMX
- Language Impairment in a Multilingual Society: Linguistic Patterns and the Road to Assessment
- Crosslinguistically Robust Stages of Children’s Linguistic Performance
- GIRTraduvino – Grupo de Investigación Reconocido sobre la Lengua de la Vid Y el Vino y su Traducción
- Value for Health CoLAB
- Infraestruturas
- Prestação de Serviços
- Projeto de formação “Ensinar com o dicionário: informações linguísticas e lexicográficas para ensino de Português”
- BDTT-AR – Base de Dados Terminológica e Textual para a Assembleia da República. Fase 2
- Sistemas Conceptuais e Terminológicos no INE
- BDTT-AR – Base de Dados Terminológica e Textual para a Assembleia da República
- Glossários Terminológicos Multilingues para fins específicos dentro do espaço da CPLP – Angola
- Glossários Especializados em línguas faladas em Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe