Publicações 2022-2025
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Coutinho, Antónia; Diewald, Gabriele; Muelas-Gil, Marías, eds. (2024). ex æquo, 49 [dossier: “Linguagem e género: perspectivas e desafios | Language and Gender: Perspectives and Challenges”]. e-ISSN 2184-0385.
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2023
Afonso, Ana; Bragança, Bruna; Rosa, Catarina; Miguel, Joana; Matos, João; Dinis Fernandes, João; Gouveia, Mário; Pereira, Ronan, eds. (2023). Livro de resumos. XVII Fórum de Partilha Linguística. Lisboa: CLUNL | NOVA FCSH.
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Braz, Ana Cristina; Marques, Isabelle Simões (2023). Manipulação de factos e de opiniões. O debate presidencial entre Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura (2021). Linha D’Água, 36(2) [número temático: Estudos em Gramática, Texto e Discurso], pp.90-105. e-ISSN 2236-4242.
Correia, Clara Nunes (2023). Era uma vez… o imperfeito e a imperfetividade em Português Europeu Contemporâneo. Verba Hispanica, 31(1), pp.81-95. ISSN 0353-9660.
Correia, Clara Nunes (2023). Os unicórnios e a linguística. [Resenha]. Verba Hispanica, 31(1), pp.165-168. ISSN 0353-9660.
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Coutinho, Antónia (2023). Linguística do Texto e do Discurso. V. N. Famalicão, Editora Húmus. ISBN 978‑989‑755‑872‑6.
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Ferreira, Paula Cristina; Jorge Noémia (2023). Do esclarecimento da dúvida à escrita académica. In: P. N. Silva, A. G. Pinto, C. Marques, eds., Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática. Coimbra: Grácio Editor, pp.115-132. ISBN 978-989-53971-2-9.
Graça, Luciana; Gonçalves, Matilde; Bueno, Luzia; Lousada, Eliane, eds. (2023). Da didática de língua(s) ao seu ensino. Estudos de Homenagem ao Professor Joaquim Dolz. São Paulo: Pontes Editores. ISBN 978-65-5637-868-8; e-ISBN 978-65-5637-895-4.
Herrero Gómez, María Asunción; Domínguez, Patrícia (2023). Didáctica de la ironía: las greguerías. Análisis y reflexión teórica. In: T. Oliveira, C. Teixeira, I. Simões Marques, R. Rute, M. Gonçalves, H. Topa Valentim, eds. (2023). Gramática e Texto. Contextos, usos e propostas didáticas. Lisboa: Colibri | CLUNL, pp.189-208. ISBN 978-989-566-324-8.
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Koven, M.; Marques, Isabelle Simões (forthcoming). Linguistic Anthropological Approaches to Portuguese in the diaspora. In: A. M. Carvalho, L. Oushiro, eds., The Oxford Handbook of The Portuguese Language.
Leal, Audria (2023). Letramento multimodal e ensino de leitutra a partir de gêneros: um caminho para a compreensão da multimodalidade. In: L. Graça, M. Gonçalves, L. Bueno, E. Lousada, eds., Da didática de língua(s) ao seu ensino. Estudos de Homenagem ao Professor Doutor Joaquim Dolz. São Paulo: Pontes Editores, pp.55-72. ISBN 978-65-5637-868-8; e-ISBN 978-65-5637-895-4.
Marques, Isabelle Simões (2023). Entre les langues ou la question du plurilinguisme littéraire, Estudios Románicos, 32, pp.143-156. eISSN 1989-614X.
Marques, Isabelle Simões; Burgués, Ana Setién; Martins, Margarida Pereira; Clara, Katja Göttsche (2023). A Avaliação das Aprendizagens em Língua Estrangeira em Ambientes Virtuais: Práticas e Reflexões Na Universidade Aberta. In: M.L. Aznar Juan, J. Domingues, eds., Formação Inicial de Professores, Flexibilidade e Avaliação Educativas: da Teoria à Prática. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, pp.327-342. ISBN 978-989-26-2416-7.
Martins, Ana Sousa (2023). Materiais digitais e textos de leitura extensiva: para lá da sala de aula. In: C. Castro, A. Madeira, M. J. Grosso, eds., Desenvolvimento de Materiais Didáticos para Português como Língua Não Materna: experiências e desafios. Lisboa: Lidel, Edições Técnicas, Lda., pp. 210-234. ISBN 978-989-752-780-7.
Miranda, Florencia (2023). Textos e gêneros textuais como objetos (de ensino) complexos: uma reflexão sobre o lugar da dimensão histórica nas intervenções didáticas. In: L. Graça, M. Gonçalves, L. Bueno, E. Lousada, eds., Da didática de língua(s) ao seu ensino. Estudos de Homenagem ao Professor Doutor Joaquim Dolz. São Paulo: Pontes Editores, pp.151-170. ISBN 978-65-5637-868-8; e-ISBN 978-65-5637-895-4.
Oliveira, Teresa; Teixeira, Carla; Simões Marques, Isabelle; Rosa, Rute; Gonçalves, Matilde; Topa Valentim, Helena, eds. (2023). Gramática e Texto. Contextos, usos e propostas didáticas. Lisboa: Colibri | CLUNL. ISBN 978-989-566-324-8.
Pinto, Clara (2023). On the Emergence of Portuguese FCI qualquer: A Diachronic Perspective. Languages, 8(4), pp. 1-29. ISSN 2226-471X.
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Pinto, Rosalice; Teixeira, Carla; Dolz, Joaquim (2023). Entrevista memorialística de Pelé. Análise do gênero de texto para uma modalização didática. Revista Leia Escola, 23(4), pp.41-57. ISSN 2358-5870.
Soares, Sara; Gonçalves, Matilde; Jerónimo, Rita; Kolinsky, Régine (2023). Narrating science: Can it benefit sciencelearning, and how? A theoretical review. Journal of Research in Science Teaching, [ahead of print], pp.1– 34. e-ISSN 1098-2736.
Teixeira, Carla; Pinto, Rosalice (2023). O preâmbulo constitucional e um agir cidadão: para uma didatização dos géneros jurídicos. In: L. Graça, M. Gonçalves, L. Bueno, E. Lousada, eds., Da didática de língua(s) ao seu ensino. Estudos de Homenagem ao Professor Doutor Joaquim Dolz. São Paulo: Pontes Editores, pp.135-150. ISBN 978-65-5637-868-8; e-ISBN 978-65-5637-895-4.
Valentim, Helena Topa; Gonçalves, Matilde; Oliveira, Teresa; Marques, Isabelle Simões; Teixeira, Carla; Rosa, Rute, eds, (2023). Linha D’Água, 36(2) [número temático: Estudos em Gramática, Texto e Discurso]. e-ISSN 2236-4242.
Valentim, Helena Topa; Gonçalves, Matilde; Oliveira, Teresa; Teixeira, Carla; Marques, Isabelle Simões; Rosa, Rute (2023). Estudos em Gramática, Texto e Discurso: uma introdução ao número especial. Linha D’Água, 36(2) [número temático: Estudos em Gramática, Texto e Discurso], pp.1-4. e-ISSN 2236-4242.
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Leitão, Maria Alexandra; Jorge, Noémia (2022). Autores, textos e modos literários nos programas curriculares e nas provas de avaliação externa – que relação? Palavras – Revista da Associação de Professores de Português, (58-59), pp.107-118. ISSN 0870-7499.
Martins, Ana Sousa (2022, no prelo). Materiais digitais e textos de leitura extensiva. In: C. Castro, A. Madeira, eds., Desenvolvimento de materiais digitais para Português como Língua Não Materna: experiências e desafios. Lisboa: Lidel.
Seara, Isabel Roboredo (2022, no prelo). A cortesia dissimulada nos discursos considerados ‘populistas’ em Portugal. In: M.A. Marques et al., orgs., Populismos e suas linguagens.
Teixeira, Carla (2022). A apresentação oral em contexto politécnico: práticas, géneros e textos em interação. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, 26 (1), pp.343-363. e-ISSN 1982-2243.
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