Cadernos WGT: Oficina de Trabalho
Gonçalves, Matilde, org. (2011). Cadernos WGT: Oficina de Trabalho. Lisboa: NOVA FCSH.
Apresentação
No sentido de fortalecer o diálogo entre as diversas perspetivas que coabitam no grupo Gramática e Texto, propôs-se para o 11.º W(orkshop) em G(ramática) e T(exto) uma ‘Oficina de Trabalho’ em torno de um texto empírico, retirado do jornal Inimigo Público (n.º 372, de 19 de novembro de 2010) (ver anexo). Para esta Oficina, os participantes foram desafiados a associar-se a um membro de outro projeto para realizar um trabalho de análise conjunto. A opção de análise a partir de um texto deve-se ao facto de este, enquanto objeto empírico, poder desencadear várias abordagens. Para a análise de qualquer texto, tanto podem convocar-se diferentes perspetivas ou quadros teóricos como pode privilegiar-se níveis de análise diferenciados (micro ou macro). O resultado deste exercício revelou-se extramente profícuo. Constituiu um desafio de análise combinada e/ou articulada em domínios complementares (semântico, textual, gramatical, relacionado com a noção de género textual) e suscitou diversas questões. Acredito que este WGT tenha propiciado uma discussão enriquecedora tanto a nível dos diferentes fenómenos presentes no texto em questão, como do cruzamento das diversas abordagens linguísticas.
Matilde Gonçalves
Artigos
Índice
Mais do mesmo: da ironia como insulto
Ana Rivotti e Noémia Jorge
Nem “só” e “apenas” fazem este texto!
Carla Teixeira e Clara Nunes Correia
Aspetos enunciativos da ironia no jornalismo: estudo de caso específico
Janete Bessa Neves e Teresa Oliveira
Da “descabelada que só arranja problemas” à “mentecapta que ‘mormente’ arranja problemas”: encenação de reformulação não parafrástica e ficcionalização genérica
Helena Valentim e Matilde Gonçalves
Que faremos com este texto? (para um aproveitamento didáctico, talvez humorístico)
Maria Antónia Coutinho e Susana Pereira
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- Investigating the impact of implicit and explicit instruction on phonological acquisition in a second language
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- CORRELATE – Corpora e Recursos Lexicais e Terminológicos
- ANACOREX – Anafora y expresiones referenciales en el bilinguismo: triangulando enfoques de corpus y experimentales
- Caring Communication: a terapia genética no contexto da hemofilia
- CoRaLHis – Comparing Romance Languages through History: building a multilingual parallel diachronic corpus (13th-18th C.)
- MorDigital – Digitalização do Diccionario da Lingua Portugueza de António de Morais Silva
- EXPRIMI
- Language and literacy at school – the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development
- G&T.Comenta
- Glossário Colaborativo COVID-19
- TERMVEST – Terminologia do Vestuário: Versão Português Europeu
- Edição Digital do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP-1940)
- PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
- POR Nível – Construção e validação de um teste de colocação em nível para PLE
- Léxico dos Bens Culturais
- Projetos concluídos
- ProPerL2 – Produção e Perceção de fala na aprendizagem de L2
- Western Sephardic Diaspora Roadmap
- ELEXIS – European Lexicographic Infrastructure
- Humanities Going Digital (HUGOD)
- LL2DS – Linking Linguistics to Data Science
- QuILL – Quality in Language Learning
- Corpus Linguístico & Avatar para a Língua Gestual Portuguesa
- Monitor Corpora. PressCoronaVírus
- Com@Rehab – Comunicação para reabilitação interativa em realidade virtual
- Read4Succeed: Improving migrant, refugee and from deprived neighbourhood children reading skills through an Animal Assisted Reading program
- Projeto GiroFLE
- ANACOR: A corpus-based approach to anaphora resolution in second language acquisition: beyond the interfaces
- OrthoDef
- Dicionário de Português Europeu-Árabe Padrão
- MOCOLANG-O – MOdélisation COnceptuelle des troubles (du LANGage et de la communication) en Orthophonie
- Romance clitics in diachrony. An integrated approach
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- ALPROF – Automatic Assessment of Language Proficiency for Migrant Integration
- CLARIN CLUNL
- Utopia, Alimentação e Futuro
- Desenvolvimento de estruturas sintáticas na aquisição monolingue e bilingue do português e do francês
- The Case of Grammatical Relations
- BlackBox – Artes e Cognição
- Promoção da Literacia Científica
- PerGRam – Percursos para o ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade
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- Subordinação em Português Medieval
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- Fatores Sintáticos e Lexicais na Complexidade do Processamento
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- Dependências Sintáticas dos 3 aos 10 Anos
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- MERIDIUM – Multilingualism in Europe as a Resource for Immigration – Dialogue Iniatiative among the Universities of the Mediterranean
- DUPLEX – Duplos e Expletivos na Sintaxe Dialectal do Português Europeu
- Reflets Culturels de la Métaphore de Spécialité d’une culture à l’autre – Réseau de Lexicologie, Terminologie et Traduction
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