Dissertações de Mestrado
2024
Monteiro, Ricardo (2024). Complexidade textual em adultos de baixa literacia: análise dos níveis de complexidade e as suas características. MA em “Ciências da Linguagem”. Orient.: Susana Correia, Raquel Amaro. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/170936
2023
Aires, Catarina (2023). Clíticos e pronomes fortes em português europeu. Orient.: Alexandra Fiéis. NOVA FCSH.
Almeida, Marta (2023). Ensino da gramática e compreensão de texto nas aulas de Português. MA em “Ensino de Português”. Orient.: Ana Madeira. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/156023
Barbosa, Guilherme (2023). A abordagem do vocativo em livros didáticos brasileiros dos anos finais do ensino fundamental. Orient.: Alexandra Fiéis. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/155757
Fernandes, Vera (2023). Variação na concordância verbal – o caso do verbo haver. MA in “Ciências da Linguagem”. Orient.: Maria Lobo; Joana Teixeira. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/151703
Nunes, Marta (2023). Estágio Curricular – Edições Almedina, S.A. NOVA FCSH. Orient.: Alexandra Fiéis. NOVA FCSH.
Reimão, Catarina (2023). Revisão de Legendagem: relatório de uma experiência na empresa SPELL Translation Solutions, Lda. Orient.: Alexandra Fiéis. NOVA FCSH.
Rosa, Catarina (2023). Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira. MA em “Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, especialização em Francês” (Relatório de Prática de Ensino Supervisionada). Orient.: Joana Batalha; Lili Lopes Carvalheiro. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/159279
Santos, Helena (2023). Promover o desenvolvimento da compreensão da leitura em língua materna e língua estrangeira. MA em “Ensino de Português e Inglês”. Orient.: Joana Batalha. NOVA FCSH.
Sousa, Constança (2023). Concordância verbal em português língua de herança: aquisição e ensino. MA em “Linguística”. Orient.: Joana Teixeira. FLUP. Disponível em: https://hdl.handle.net/10216/155442
Verdelho, Ana Margarida Alves Fernandes (2023). O Contributo da análise do erro no ensino-aprendizagem da escrita dos alunos. MA em “Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário”. Orient.: Matilde Gonçalves, Susana Correia. NOVA FCSH. Disponível: http://hdl.handle.net/10362/160438
Vicente, Daniela (2023). Participatory Methods in the Portuguese classroom. MA em “Ensino de Português”. Orient.: Susana Correia. NOVA FCSH. Disponível em:
Yaremenko, Nelia (2023). Desenvolvimento de Plataforma Digital para o Ensino de Português como Língua de Acolhimento. MA em “Português como Língua Segunda e Estrangeira”. Orient.: Ana Madeira. NOVA FCSH.
2022
Ferraz, Pedro (2022). Avaliação da motivação dos alunos nas disciplinas de Português e Inglês em aulas com jogos e elementos de jogos. Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Relatório de Prática de Ensino Supervisionada). Orient.: Ana Madeira; Rogério Puga. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/139177
Junxuan, Li (2022). O objeto nulo em português europeu e em chinês: sintaxe e aquisição. Mestrado em Ciências da Linguagem, área de especialização de Linguística (Dissertação). Orient.: Ana Madeira. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/142806
Lucas, Teresa (2022). Trabalho de projeto na aula de língua estrangeira através da utilização de equipamentos móveis. Mestrado em Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Relatório de Prática de Ensino Supervisionada). Orient.: Ana Matos; Joana Teixeira. NOVA FCSH.
Seborro, Beatriz (2022). Erro e feedback: Estratégias de correção do erro e motivação do aluno. Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Relatório de Prática de Ensino Supervisionada). Orient.: Christina Dechamps; Joana Teixeira. NOVA FCSH.
Silva, Maria de São Pedro (2022). O Laboratório Gramatical como metodologia para desenvolvimento do conhecimento explícito da língua: o caso da aplicação das formas átonas do pronome pessoal. Orient.: Antónia Estrela. Escola Superior de Educação de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15811
Vraka, Vasiliki (2022). Desenvolvimento do uso de pronomes clíticos na produção escrita de crianças do 2º ano de escolaridade. Mestrado em Ciências da Linguagem. Orient.: Maria Lobo; Joana Batalha. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/147255
2021
Araújo, Carolina (2021). A poesia enquanto estratégia para o desenvolvimento da consciência fonológica. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Relatório). Orient.: Antónia Estrela. Escola Superior de Educação de Lisboa.
Caels, Anouschka Maria (2021). Desenvolvimento da Consciência Metalinguística na Aquisição Bilingue de Português e Neerlandês – Estudo de Caso. Mestrado em Português Língua Não-Materna. Orient. Hanna Batoréo. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/10699
Ferreira, Tânia (2021). Diferenciar o ensino em escolas inclusivas: reflexão sobre práticas e estratégias. Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Relatório). Orient.: Susana Correia. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/129600
Li, Xinyi (2021). Acquisition of European Portuguese cleft structures by L1 Mandarin learners. Mestrado em Linguística. Orient.: Ana Lúcia Santos; Maria Lobo. Universidade de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/47757
Moura, Ana Rita (2021). A integração de competências de multiliteracia e de conteúdos (inter)culturais na aula de língua estrangeira. Mestrado em Ensino de Inglês e Língua estrangeira no ensino básico e secundário. Orient.: Ana Matos; Christina Dechamps; Joana Teixeira. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/115432
Pires, Hugo Manuel Ferreira Beato (2021). Aspectos da aquisição/aprendizagem da competência pragmática pelos falantes francófonos de Português Língua Não-Materna: o uso da delicadeza. Mestrado em Português Língua Não Materna. Orient.: Hanna Batoréo. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/11686
2020
Almeida, Bárbara (2020). Competência metafórica dos falantes de Português – Língua de Herança na Suíça. Mestrado em Português Língua Não Materna (Dissertação). Orient. Hanna Batoréo. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/9205
Eunmyung, Lee (2020). Regionalism and language use: The cases of Spain and South Korea. Mestrado Crossways in Cultural Narratives (Erasmus Mundus) (Dissertação). Orient. Alexandra Fiéis; Ana Madeira. Universidade de Santiago de Compostela & NOVA FCSH.
Matos, João (2020). Poderá uma língua natural ser sexista? Avaliação do impacto de informação gramatical e de estereótipos de género na compreensão de enunciados com sujeitos masculinos genéricos em Português Europeu. Mestrado em Ciências da Linguagem: Linguística (Dissertação). Orient. Susana Correia; Matilde Gonçalves. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/110814
Pereira, David (2020). O processo de aquisição/aprendizagem da competência metafórica pelos falantes de Português Língua Não-Materna em Lisboa e Cracóvia. Mestrado em Português Língua Não Materna (Dissertação). Orient. Hanna Batoréo. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/9855
Pereira, Ronan (2020). A Hipótese de Reconfiguração dos Traços e a aquisição dos padrões de colocação de clíticos por aprendentes de português europeu língua segunda. Mestrado em Ciências da Linguagem: Linguística (Dissertação). Orient. Ana Madeira. NOVA FCSH.
Rocha, Alda Maria Simões da (2020). Ensino explícito da pronúncia. Mestrado em Português como Língua Segunda e Estrangeira (Relatório de Estágio). Orient. Ana Madeira. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/93127
Santana, Ana Catarina (2020). Perfil de crianças com alterações fonológicas: contributos para o diagnóstico em Terapia da Fala. Mestrado (Dissertação). Orient. Susana Correia; Ana Castro. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/107001
2019
Afonso, João (2019). Análise crítica de alguns problemas identificados na revisão do Dicionário Prático de Expressões e Locuções: Uma experiência na Soregra Editores. Mestrado em Ciências da Linguagem (Relatório de Estágio). Orient. Ana Madeira. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/76575
Conceição, Annaïs Pinto da (2019). Relatório de Estágio na Alêtheia Editores. Mestrado em Ciências da Linguagem: Consultoria e Revisão Linguística (Relatório de Estágio). Orient. Alexandra Fiéis. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/76561
Pereira, Mónica Sofia Braz Pereira (2019). O domínio da oralidade em português língua materna. Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Relatório de Estágio). Orient. Ana Madeira. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/79469
Santos, Margarida Emídio Santos (2019). Aquisição de Ataques Ramificados por Crianças Bilingues Português Europeu – Inglês. Mestrado em Ciências da Linguagem (Dissertação). Orient. Ana Madeira; Coorient. Susana Correia. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/89463
2018
Canôa, Lucinda Maria Parreira (2018). Desenvolvimento da escrita no Ensino Secundário. Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Relatório de Estágio). Orient. Ana Madeira. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/57400
2017
Bolrinha, Márcia (2017). Clivada de SER e estrutura enfática com Mas SER: uma mesma estrutura ou estruturas diferentes? Mestrado. Orient. Maria Lobo. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/25221
Vitorino, Inês (2017). Aquisição de estruturas com subida de clítico em português europeu. Mestrado. Orient. Maria Lobo. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/23661
Silva, Cristiana (2017). Aquisição do complemento direto preposicionado em crianças bilingues português europeu – espanhol ibérico. Mestrado. Orient. Ana Madeira; Maria Lobo. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/22136
Figueira, Fernanda (2017). Conhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e português brasileiro. Mestrado. Orient. Ana Castro; Dina Caetano Alves. Cotutela NOVA FCSH & Instituto Politécnico de Setúbal. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/19905
2016
Almeida, Ana (2016). O conhecimento explícito da língua: a oração relativa na aula de português e latim. Mestrado (Relatório). Orient. Maria Lobo; Maria do Rosário Laureano Santos. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/18357
Almeida, Marta (2016). Los juegos didácticos y las simulaciones como fuente y espejo de la motivación en el aprendizaje del léxico. Mestrado (Relatório). Orient. Alberto Madrona Fernández; Maria Lobo. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20293
Barbini, Marco (2016). A função da escrita criativa no ensino da língua estrangeira. Mestrado (Relatório). Orient. Ana Madeira; Rogério Puga. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/18137
Borges, Inês (2016). Expressão de tempo e construção de narrativa. Mestrado. Orient. Ana Luísa Costa; Maria Lobo. Cotutela NOVA FCSH & Instituto Politécnico de Setúbal. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20744
Campos, Doriela (2016). Estruturas de complementação verbal finita no português em Angola. Um contributo para a análise da variação linguística em variedades com normas não padronizadas. Mestrado. Orient. Maria Lobo. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20255
Carvalho, Telma (2016). Contributo da teoria das inteligências múltiplas para a didática das línguas materna e estrangeira. Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas (Relatório). Orient. Ana Madeira; Helena Topa Valentim. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/18273
Eduardo, Albano (2016). Aquisição do artigo em português L2 por alunos angolanos falantes de Tchokwe. Mestrado. Orient. Ana Madeira. NOVA FCSH.
Garcia, Hugo (2016). O uso dos quadros interactivos multimédia no desenvolvimento das competências de oralidade no ensino de inglês e espanhol. Mestrado (Relatório). Orient. Ana Madeira; Rogério Puga. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/17587
Garcia, Jorge (2016). A Dimensão intercultural no ensino das línguas (língua materna e línguas estrangeiras): porquê, para quê, e como formar falantes interculturais? Mestrado (Relatório). Orient. Ana Madeira; Maria Antónia Coutinho. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/18349
Henriques, Ana (2016). As redes sociais: o Facebook como ferramenta de ensino. Mestrado (Relatório). Orient. Ana Madeira; Maria Antónia Coutinho;Antonio Chenoll. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/18375
Kapetula, José (2016). A interpretação dos sujeitos nulos por falantes angolanos. Mestrado. Orient. Maria Lobo. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/19653
Lancha, Mónica (2016). As inteligências múltiplas aplicadas às aulas de línguas. Mestrado (Relatório). Orient. Ana Madeira; Maria Antónia Coutinho; David Casimiro. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/18350
Lopes, Maria Madalena (2016). Descobrir a literatura: Dom Quixote em aulas de espanhol, língua estrangeira e português, língua materna. Mestrado (Relatório). Orient. Ana Madeira; Alberto Madrona Fernández. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20313
Machado, Maria Antónia (2016). A poesia e a canção na aula de língua. Mestrado (Relatório). Orient. Ana Madeira; Maria Antónia Coutinho; David Casimiro. NOVA FCSH.
Marimba, Fineza (2016). Aquisição de artigos em português língua segunda por falantes de língua materna kikongo. Mestrado. Orient. Ana Madeira. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20095
Ribeiro, Margarida (2016). Atividades de motivação para desenvolver a expressão escrita. Mestrado (Relatório). Orient. Alberto Madrona Fernández; Maria Lobo. NOVA FCSH.
Ribeiro, Susana (2016). El Blog – una herramienta para el desarrollo de la competencia escrita en la clase de lenguas. Una perspectiva del aprendizaje cooperativo y colaborativo. Mestrado (Relatório). Orient. Ana Madeira; Alberto Madrona Fernández. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20310
Santos, Tânia (2016). Aulas mágicas: metodologias e textos para promover o gosto pela leitura em aulas de português e de espanhol. Mestrado (Relatório). Orient. Ana Madeira e Isabel Araújo Branco. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20347
Simões, Rute (2016). O desafio da avaliação da expressão e da interação orais. Mestrado (Relatório). Orient. Ana Madeira; Alberto Madrona Fernández. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20354
2015
Campos, Raquel (2015). Rácio Type-Token e Vocd como medidas de desenvolvimento linguístico no português europeu. Mestrado. Orient. Maria Lobo (NOVA FCSH); Eileen Sua Kay (Instituto Politécnico de Setúbal). Cotutela NOVA FCSH & Instituto Politécnico de Setúbal.
Campos, Rita (2015). A Extensão Média de Enunciado como indicador de desenvolvimento linguístico no português europeu. Mestrado. Orient. Maria Lobo (NOVA FCSH); Eileen Sua Kay (Instituto Politécnico de Setúbal). Cotutela NOVA FCSH & Instituto Politécnico de Setúbal.
Cestari Nardelli, Marina (2015). Produção induzida de pronomes clíticos em crianças bilingues português europeu e espanhol europeu. Mestrado. Orient. Maria Lobo. NOVA FCSH.
Godinho, Lídia (2015). Aplicação da dramatização em aula como instrumento para o aperfeiçoamento da oralidade no ensino da língua materna (português) e da língua estrangeira (espanhol). Mestrado (Relatório). Orient. Ana Madeira; Beatriz Moriano. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/14953
Martins, Ana Cláudia (2015). ‘entrante aa noite’ – O particípio presente no português antigo. Mestrado. Orient. Alexandra Fiéis; Maria Lobo. NOVA FCSH. [Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto “Subordinação em Português Medieval” – PTDC/MHC-LIN/4564/2012.]
Mello, Maria (2015). A utilização do quadro interativo multimédia nas disciplinas de português e espanhol e o seu impacto na motivação dos alunos do ensino básico. Mestrado (Relatório). Orient. Ana Madeira; Alberto Madrona Fernández. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/14573
Perdigão, Ana (2015). Consciência sintática: processos de concordância vs. ordem de palavras em português europeu. Mestrado. Orient. Maria Lobo. Cotutela NOVA FCSH & Instituto Politécnico de Setúbal. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/11017
Protásio, Maria Alice (2015). A oficina gramatical: uma forma apelativa de levar o ensino de conteúdos gramaticais às aulas de português (língua materna) e de espanhol (língua estrangeira). Mestrado (Relatório). Orient. Ana Madeira; Alberto Madrona Fernández. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/19502
2014
Adriano, Paulino (2014). O professor de Língua Portuguesa como revisor de textos – os casos da cliticização e da regência verbal: que atitude normativa em Angola? Mestrado. Orient. Maria Lobo. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/12171
Canto, Vera (2014). Competência sintática de alunos de Português Língua Não-Materna que frequentam o ensino regular português. Mestrado. Orient. Maria Emília Santos (Universidade Católica Portuguesa); Hanna Jakubowicz Batoréo (Universidade Aberta). Universidade Católica Portuguesa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.14/19690
Matias, Carla (2014). Os usos espaciais das construções com preposições em português língua não-materna. Mestrado. Orient. Hanna Jakubowicz Batoréo. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/3319
Mota, Sara (2014). Estratégias de uso criativo da língua no género “Conversação Coloquial”: interações orais informais em Português Europeu. Mestrado. Orient. Armindo de Morais; Hanna Jakubowicz Batoréo. Universidade Aberta.
2013
Almeida, Maria Joana (2013). Orações adverbiais temporais: desenvolvimento linguístico e construção de texto narrativo. Mestrado. Orient. Maria Lobo. NOVA FCSH. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/11287
Arruda, Maria Rodrigues (2013). Aqui a natureza é a estrela: Mesclagem Concetual e Redes de Espaços Mentais na campanha Hollywood da Hortifruti. Mestrado. Orient. Hanna Jakubowicz Batoréo. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/2542
Baena, Beatriz (2013). A Problemática do Bilinguismo e as Interferências Culturais e Linguísticas no Acto de Tradução. Mestrado. Orient. Gabriela Gândara Terenas; Maria Francisca Xavier. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/10654
Baião, Vera Lúcia (2013). Aquisição de Interrogativas Preposicionadas em Português Europeu. Mestrado. Orient. Maria Lobo. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/11286
Bento, Carla Isabel (2013). Aquisição e ensino de português língua não materna: O conjuntivo na interlíngua de falantes de neerlandês. Mestrado. Orient. Ana Madeira. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/10124
Bragança, Bruna (2013). Aquisição de Morfologia Verbal Flexional por crianças bilingues e/ou que não têm português como língua materna. Mestrado. Orient. João Costa. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/11294
Ferreira, Milla (2013). Consciência Metalinguística na Aquisição Bilingue: Estudo de caso de uma criança bilingue em Espanhol e Português do Brasil aos nove – dez anos de idade. Mestrado. Orient. Hanna Jakubowicz Batoréo. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/2604
Fonseca, Susana (2013). Aquisição e Aprendizagem da Referência Nominal no Contexto do Português Língua Não-Materna na Guiné Bissau. Mestrado. Orient. Hanna Jakubowicz Batoréo. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/2618
Gvozdič, Davor (2013). «Olá Senhor Presidente e obrigado por ter vindo!» Os atos de saudação e agradecimento no discurso diplomático: Estudo contrastivo Croata – Português. Mestrado. Orient. Hanna Jakubowicz Batoréo. Universidade Aberta.
Pinto, Rita (2013). Estratégias de Revisão Linguística num Contexto Editorial. Mestrado (Relatório). Orient. Maria Lobo. NOVA FCSH. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/10269/1/DissertacaoMestrado%20IVdoc.pdf
Silva, Maria da Luz (2013). Aquisição/Aprendizagem do Português Europeu em contexto plurilingue na Suíça: aspetos morfossintáticos. Mestrado. Orient. Hanna Jakubowicz Batoréo. Universidade Aberta.
Silva, Maria Estefânia (2013). Análise comparativa entre a linguagem metafórica nos anúncios publicitários de produtos alcoólicos e nos anúncios publicitários de prevenção do abuso do consumo de álcool. Mestrado. Orient. Hanna Jakubowicz Batoréo. Universidade Aberta.
Vasconcelos, Sofia (2013). O clítico SE – entre a norma e a variação. Mestrado. Orient. Maria Lobo; Alexandra Fiéis. NOVA FCSH. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/10218
Xastre, Manuel (2013). A relevância do item lexical ‘mão’ na Língua Portuguesa. Uma abordagem cognitiva. Mestrado. Orient. Hanna Jakubowicz Batoréo. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/2550
Zheng, Yi (2013). Aquisição do sujeito nulo por parte dos alunos chineses que adquirem português europeu como língua segunda. Mestrado. Coorient. Gabriela Matos (Universidade de Lisboa); Ana Madeira (NOVA FCSH). Universidade de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/9946
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- Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário
- Automatic Translation System from and to Portuguese for public administration
- Thematic Network Project in the Area of Languages 2 (TNP 2)
- Thematic Network Project in Languages: Exploitation and Dissemination of Results
- Thematic Network Project in the Area of Languages (TNP 1)
- Arquivos Electrónicos de Terminologias e “corpora”, PRAXIS XXI
- CORDIAL-SIN – Corpus dialetal para o Estudo da Sintaxe
- TERMÉDICA – TERminologia e ensino da língua MÉDICA
- Corpora do Português Medieval – Etiquetagem e Segmentação Automáticas
- Etiquetagem e Segmentação Automática de Corpora de Português Medieval
- A Gramática do Português Medieval – Contributos para a sua caracterização
- Projetos em rede
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- Y-JustLang – Justice to youth language needs
- ENEOLI – European Network On Lexical Innovation
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- Language Impairment in a Multilingual Society: Linguistic Patterns and the Road to Assessment
- Crosslinguistically Robust Stages of Children’s Linguistic Performance
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- Projeto de formação “Ensinar com o dicionário: informações linguísticas e lexicográficas para ensino de Português”
- BDTT-AR – Base de Dados Terminológica e Textual para a Assembleia da República. Fase 2
- Sistemas Conceptuais e Terminológicos no INE
- BDTT-AR – Base de Dados Terminológica e Textual para a Assembleia da República
- Glossários Terminológicos Multilingues para fins específicos dentro do espaço da CPLP – Angola
- Glossários Especializados em línguas faladas em Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe