Dissertações de Mestrado


2017

Bolrinha, Márcia (2017). Clivada de SER e estrutura enfática com Mas SER: uma mesma estrutura ou estruturas diferentes? Mestrado. Orient. Maria Lobo. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/25221 [Acesso 2 mar. 2018].

Vitorino, Inês (2017). Aquisição de estruturas com subida de clítico em português europeu. Mestrado. Orient. Maria Lobo. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/23661 [Acesso 2 mar. 2018].

Silva, Cristiana (2017). Aquisição do complemento direto preposicionado em crianças bilingues português europeu – espanhol ibérico. Mestrado. Orient. Ana Madeira e Maria Lobo. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/22136 [Acesso 2 mar. 2018].

Figueira, Fernanda (2017). Conhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e português brasileiro. Mestrado. Orient. Ana Castro e Dina Caetano Alves. Cotutela Universidade NOVA de Lisboa e Instituto Politécnico de Setúbal. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/19905 [Acesso 2 mar. 2018].


2016

Almeida, Ana (2016). O conhecimento explícito da língua: a oração relativa na aula de português e latim. Mestrado [Relatório de Estágio]. Orient. Maria Lobo e Maria do Rosário Laureano Santos. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/18357 [Acesso 2 mar. 2018].

Almeida, Marta (2016). Los juegos didácticos y las simulaciones como fuente y espejo de la motivación en el aprendizaje del léxico. Mestrado [Relatório de Estágio]. Orient. Alberto Madrona Fernández e Maria Lobo. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20293 [Acesso 2 mar. 2018].

Barbini, Marco (2016). A função da escrita criativa no ensino da língua estrangeira. Mestrado [Relatório de Estágio]. Orient. Ana Madeira e Rogério Puga. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/18137 [Acesso 2 mar. 2018].

Borges, Inês (2016). Expressão de tempo e construção de narrativa. Mestrado. Orient. Ana Luísa Costa e Maria Lobo. Cotutela Universidade NOVA de Lisboa e Instituto Politécnico de Setúbal. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20744 [Acesso 2 mar. 2018].

Campos, Doriela (2016). Estruturas de complementação verbal finita no português em Angola. Um contributo para a análise da variação linguística em variedades com normas não padronizadas. Mestrado. Orient. Maria Lobo. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20255 [Aceso 2 mar. 2018].

Carvalho, Telma (2016). Contributo da teoria das inteligências múltiplas como apoio à didática das línguas materna e estrangeira. Mestrado [Relatório de Estágio]. Mestrado. Orient. Ana Madeira e Helena Topa Valentim. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/18273 [Acesso 2 mar. 2018].

Eduardo, Albano (2016). Aquisição do artigo em português L2 por alunos angolanos falantes de Tchokwe.  Mestrado. Orient. Ana Madeira. Universidade NOVA de Lisboa.

Garcia, Hugo (2016). O uso dos quadros interactivos multimédia no desenvolvimento das competências de oralidade no ensino de inglês e espanhol. Mestrado [Relatório de Estágio]. Orient. Ana Madeira e Rogério Puga. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/17587 [Acesso 2 mar. 2018].

Garcia, Jorge (2016). A Dimensão intercultural no ensino das línguas (língua materna e línguas estrangeiras): porquê, para quê, e como formar falantes interculturais? Mestrado [Relatório de Estágio]. Orient. Ana Madeira e Maria Antónia Coutinho. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/18349 [Acesso 2 mar. 2018].

Henriques, Ana (2016). As redes sociais: o Facebook como ferramenta de ensino. Mestrado [Relatório de Estágio]. Orient. Ana Madeira, Maria Antónia Coutinho e Antonio Chenoll. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/18375 [Acesso 2 mar. 2018].

Kapetula, José (2016). A interpretação dos sujeitos nulos por falantes angolanos.  Mestrado. Orient. Maria Lobo. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/19653 [Acesso 2 mar. 2018].

Lancha, Mónica (2016). As inteligências múltiplas aplicadas às aulas de línguas. Mestrado [Relatório de Estágio]. Orient. Ana Madeira, Maria Antónia Coutinho e David Casimiro. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/18350 [Acesso 2 mar. 2018].

Lopes, Maria Madalena (2016). Descobrir a literatura: Dom Quixote em aulas de espanhol, língua estrangeira e português, língua materna. Mestrado [Relatório de Estágio]. Orient. Ana Madeira e Alberto Madrona Fernández. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20313 [Acesso 2 mar. 2018].

Machado, Maria Antónia (2016). A poesia e a canção na aula de língua. Mestrado [Relatório de Estágio]. Orient. Ana Madeira, Maria Antónia Coutinho e David Casimiro. Universidade NOVA de Lisboa.

Marimba, Fineza (2016). Aquisição de artigos em português língua segunda por falantes de língua materna kikongo. Mestrado. Orient. Ana Madeira. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20095 [Acesso 2 mar. 2018].

Ribeiro, Margarida (2016). Atividades de motivação para desenvolver a expressão escrita. Mestrado [Relatório de Estágio]. Orient. Alberto Madrona Fernández e Maria Lobo. Universidade NOVA de Lisboa.

Ribeiro, Susana (2016). El Blog – una herramienta para el desarrollo de la competencia escrita en la clase de lenguas. Una perspectiva del aprendizaje cooperativo y colaborativo. Mestrado [Relatório de Estágio]. Orient. Ana Madeira e Alberto Madrona Fernández. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20310 [Acesso 2 mar. 2018].

Santos, Tânia (2016). Aulas mágicas: metodologias e textos para promover o gosto pela leitura em aulas de português e de espanhol. Mestrado [Relatório de Estágio]. Orient. Ana Madeira e Isabel Araújo Branco. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20347 [Acesso 2 mar. 2018].

Simões, Rute (2016). O desafio da avaliação da expressão e da interação orais. Mestrado [Relatório de Estágio]. Orient. Ana Madeira e Alberto Madrona Fernández. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20354 [Acesso 2 mar. 2018].


2015

Campos, Raquel (2015). Rácio Type-Token e Vocd como medidas de desenvolvimento linguístico no português europeu. Mestrado. Orient. Maria Lobo (Universidade NOVA de Lisboa) e Eileen Sua Kay (Instituto Politécnico de Setúbal). Cotutela Universidade NOVA de Lisboa e Instituto Politécnico de Setúbal.

Campos, Rita (2015). A Extensão Média de Enunciado como indicador de desenvolvimento linguístico no português europeu. Mestrado. Orient. Maria Lobo (Universidade NOVA de Lisboa) e Eileen Sua Kay (Instituto Politécnico de Setúbal). Cotutela Universidade NOVA de Lisboa e Instituto Politécnico de Setúbal.

Cestari Nardelli, Marina (2015). Produção induzida de pronomes clíticos em crianças bilingues português europeu e espanhol europeu. Mestrado. Orient. Maria Lobo. Universidade NOVA de Lisboa.

Godinho, Lídia (2015). Aplicação da dramatização em aula como instrumento para o aperfeiçoamento da oralidade no ensino da língua materna (português) e da língua estrangeira (espanhol). Mestrado [Relatório de Estágio]. Orient. Ana Madeira e Beatriz Moriano. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/14953 [Acesso 2 mar. 2018].

Martins, Ana Cláudia (2015). ‘entrante aa noite’ – O particípio presente no português antigo. Mestrado. Orient. Alexandra Fiéis e Maria Lobo. Universidade NOVA de Lisboa. [Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto ”Subordinação em Português Medieval” – PTDC/MHC-LIN/4564/2012.]

Mello, Maria (2015). A utilização do quadro interativo multimédia nas disciplinas de português e espanhol e o seu impacto na motivação dos alunos do ensino básico. Mestrado [Relatório de Estágio]. Orient. Ana Madeira e Alberto Madrona Fernández. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/14573 [Acesso 2 mar. 2018].

Perdigão, Ana (2015). Consciência sintática: processos de concordância vs. ordem de palavras em português europeu. Mestrado. Orient. Maria Lobo. Cotutela Universidade NOVA de Lisboa e Instituto Politécnico de Setúbal. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/11017 [Acesso 2 mar. 2018].

Protásio, Maria Alice (2015). A oficina gramatical: uma forma apelativa de levar o ensino de conteúdos gramaticais às aulas de português (língua materna) e de espanhol (língua estrangeira). Mestrado [Relatório de Estágio]. Orient. Ana Madeira e Alberto Madrona Fernández. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/19502 [Acesso 2 mar. 2018].


2014

Adriano, Paulino (2014). O professor de Língua Portuguesa como revisor de textos – os casos da cliticização e da regência verbal: que atitude normativa em Angola? Mestrado. Orient. Maria Lobo. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/12171 [Acesso 2 mar. 2018].

Canto, Vera (2014). Competência sintática de alunos de Português Língua Não-Materna que frequentam o ensino regular português. Mestrado. Orient. Maria Emília Santos (Universidade Católica Portuguesa); Coorient. Hanna Jakubowicz Batoréo (Universidade Aberta). Universidade Católica Portuguesa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.14/19690 [Acesso 2 mar. 2018].

Matias, Carla (2014). Os usos espaciais das construções com preposições em português língua não-materna. Mestrado. Orient. Hanna Jakubowicz Batoréo. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/3319 [Acesso 2 mar. 2018].

Mota, Sara (2014). Estratégias de uso criativo da língua no género “Conversação Coloquial”: interações orais informais em Português Europeu. Mestrado. Orient. Armindo de Morais e Hanna Jakubowicz Batoréo. Universidade Aberta.


2013

Almeida, Maria Joana (2013). Orações adverbiais temporais: desenvolvimento linguístico e construção de texto narrativo. Mestrado. Orient. Maria Lobo. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/11287 [Acesso 12 maio 2018].

Arruda, Maria Rodrigues (2013). Aqui a natureza é a estrela: Mesclagem Concetual e Redes de Espaços Mentais na campanha Hollywood da Hortifruti. Mestrado. Orient. Hanna Jakubowicz Batoréo. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/2542 [Acesso 12 maio 018].

Baena, Beatriz (2013). A Problemática do Bilinguismo e as Interferências Culturais e Linguísticas no Acto de Tradução. Mestrado. Orient. Gabriela Gândara Terenas e Maria Francisca Xavier. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/10654 [Acesso 12 maio 2018].

Baião, Vera Lúcia (2013). Aquisição de Interrogativas Preposicionadas em Português Europeu. Mestrado. Orient. Maria Lobo. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/11286 [Acesso 12 maio 2018].

Bento, Carla Isabel (2013). Aquisição e ensino de português língua não materna: O conjuntivo na interlíngua de falantes de neerlandês. Mestrado. Orient. Ana Madeira. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/10124 [Acesso 12 maio 2018].

Bragança, Bruna (2013). Aquisição de Morfologia Verbal Flexional por crianças bilingues e/ou que não têm português como língua materna. Mestrado. Orient. João Costa. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/11294 [Acesso 12 maio 2018].

Ferreira, Milla (2013). Consciência Metalinguística na Aquisição Bilingue: Estudo de caso de uma criança bilingue em Espanhol e Português do Brasil aos nove – dez anos de idade. Mestrado. Orient. Hanna Jakubowicz Batoréo. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/2604 [Acesso 12 maio].

Fonseca, Susana (2013). Aquisição e Aprendizagem da Referência Nominal no Contexto do Português Língua Não-Materna na Guiné Bissau. Mestrado. Orient. Hanna Jakubowicz Batoréo. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/2618 [Acesso 12 maio 2018].

Gvozdič, Davor (2013). «Olá Senhor Presidente e obrigado por ter vindo!» Os atos de saudação e agradecimento no discurso diplomático: Estudo contrastivo Croata – Português. Mestrado. Orient. Hanna Jakubowicz Batoréo. Universidade Aberta.

Pinto, Rita (2013). Estratégias de Revisão Linguística num Contexto Editorial. Mestrado [Relatório de Estágio]. Orient. Maria Lobo. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/10269/1/DissertacaoMestrado%20IVdoc.pdf [Acesso 12 maio 2018].

Silva, Maria da Luz (2013). Aquisição/Aprendizagem do Português Europeu em contexto plurilingue na Suíça: aspetos morfossintáticos. Mestrado. Orient. Hanna Jakubowicz Batoréo. Universidade Aberta.

Silva, Maria Estefânia (2013). Análise comparativa entre a linguagem metafórica nos anúncios publicitários de produtos alcoólicos e nos anúncios publicitários de prevenção do abuso do consumo de álcool. Mestrado. Orient. Hanna Jakubowicz Batoréo. Universidade Aberta.

Vasconcelos, Sofia (2013). O clítico SE – entre a norma e a variação. Mestrado. Orient. Maria Lobo e Alexandra Fiéis. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/10218 [Acesso 12 maio 2018].

Xastre, Manuel (2013). A relevância do item lexical ‘mão’ na Língua Portuguesa. Uma abordagem cognitiva. Mestrado. Orient. Hanna Jakubowicz Batoréo. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/2550 [Acesso 12 maio 2018].

Zheng, Yi (2013). Aquisição do sujeito nulo por parte dos alunos chineses que adquirem português europeu como língua segunda. Mestrado. Coorient. Gabriela Matos (Universidade de Lisboa) e Ana Madeira (Universidade NOVA de Lisboa). Universidade de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/9946 [Acesso 1 maio 2018].