Publicações 2022-2025


2023

Afonso, Ana; Bragança, Bruna; Rosa, Catarina; Miguel, Joana; Matos, João; Dinis Fernandes, João; Gouveia, Mário; Pereira, Ronan (2023). Livro de resumos. XVII Fórum de Partilha Linguística. Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL.

Castro, Catarina; Madeira, Ana; Grosso, Maria José (2023). Desenvolvimento de materiais didáticos para Português como Língua Não Materna: Experiências e desafios. Lisboa: Lidel. ISBN 978-989-752-780-7.

Espírito Santo, Ana de Barros (2022). The acquisition of prepositional relative clauses in European Portuguese by native Chinese speakers. Doutoramento. Linguística. Orient. Nélia Alexandra (Universidade de Lisboa); Silvia Perpiñán (Universidade de Lisboa); Ana Madeira (Universidade NOVA de Lisboa). Universidade de Lisboa. [Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT SFRH/BD/146971/2019].

Estrela, Antónia; Magarreiro, Vanda; Ferreira, Patrícia (2023, no prelo). Das expetativas à diferenciação: Percursos de construção de materiais didáticos no ensino superior. In: C. Castro, A. Madeira, eds., Desenvolvimento de materiais didáticos para Português como Língua Não Materna: experiências e desafios. Lidel.

Fiéis, Alexandra; Madeira, Ana; Teixeira, Joana (2023). Colocação de clíticos em PE L2 Percurso de desenvolvimento e estado final. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (10), pp.115-137. ISSN 2183-9077.

Gonçalves, Neide; Moita, Mara; Mineiro, Ana (2023, no prelo). Um olhar diacrónico à variação fonológica e lexical da língua gestual portuguesa no conto capuchinho vermelho. Revista Sensos-e. ISSN 2183-1432.

Madeira, Ana; Fiéis, Alexandra; Teixeira, Joana (2023, no prelo). Anaphora resolution in L2 European Portuguese: Animacy effects and the position of the antecedent. In: V. Torrens, ed., Language Acquisition in Romance Languages. John Benjamins.

Matos, João de (2023, no prelo). Poderá uma língua natural ser sexista? Lisboa: Colibri.

Miguel, Joana (2023). Processamento Morfológico: da questão à «inresposta»? In: P. C. Ferreira, C. Mangas, C. Pinto, M. Fonseca, D. Tavares, eds., Múltiplos olhares sobre a DIS.lexia. Lisboa: Papa-Letras, pp.22-42. ISBN 978-989-8214-83-6.

Moita, Mara; Abreu, A.M.; Mineiro, Ana (2023, no prelo). Tracking the evolution of iconic signs to understand the emergence of a phonological system. In: W. Sandler, M. Aronoff, C. Padden, eds., The emergence of Sign Languages. Languages.

Pereira, Ronan (2023). (In)aceitabilidade do padrão de colocação dos pronomes clíticos no português brasileiro por falantes escolarizados. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (10), pp.251-270. ISSN 2183-9077.

Sippel, Juliano (2023). Ensino de escrita e avaliação de manuais didáticos de Português L2. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (10), pp.287-307. ISSN 2183-9077.

Vraka, Vasiliki; Lobo, Maria; Batalha, Joana (2023). Desenvolvimento de pronomes clíticos em produções escritas iniciais. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (10), pp.308–319. ISSN 2183-9077.


2022

Aguilar, Miriam; Ferré, Pilar; Hinojosa, José A.; Gavilán, José M.; Demestre, Josep (2022). Locality and attachment preferences in preverbal versus post-verbal Relative Clauses. Language, Cognition and Neuroscience [E-pub ahead of print]. ISSN 2327-3801.

Amaro, Raquel; Correia, Susana; Gonçalves, Matilde; Barbero, Chiara; Magalhães, Miguel (2022). Inclusive Host Language Teaching: Official Texts for Migrant and Refugee People. In: E. Meletiadou, ed., Handbook of Research on Policies and Practices for Assessing Inclusive Teaching and Learning. Pennsylvania, USA: IGI Global, pp.183-210. ISBN 9781799885795.

Batalha, Joana; Lobo, Maria; Estrela, Antónia; Bragança, Bruna (2022). Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade: da avaliação à intervenção. Palavras – Revista da Associação de Professores de Português, (58-59), pp.23-42. ISSN 0870-­7499.

Batoréo, Hanna (2022). A Linguística Cognitiva e o Mito da Linguagem como Instinto. In: H. Batoréo, coord., Linguagem – Cognição – Cultura: Teorias, aplicações e diálogos com foco na Língua Portuguesa (Português Europeu e Português do Brasil). Lisboa: Universidade Aberta, pp.27-45. ISBN 978-972-674-922-6.

Batoréo, Hanna (2022). Introdução. In: H. Batoréo, coord., Linguagem – Cognição – Cultura: Teorias, aplicações e diálogos com foco na Língua Portuguesa (Português Europeu e Português do Brasil). Lisboa: Universidade Aberta, pp.11-24. ISBN 978-972-674-922-6.

Batoréo, Hanna, coord. (2022). Linguagem – Cognição – Cultura: Teorias, aplicações e diálogos com foco na Língua Portuguesa (Português Europeu e Português do Brasil). Lisboa: Universidade Aberta. ISBN 978-972-674-922-6.

Caels, Anouschka; Batoréo, Hanna (2022). Desenvolvimento da consciência metalinguística na aquisição bilingue de Português Europeu e Neerlandês. In: P. Osório; L. Castro Moutinho, coords., Cadernos de PLE. Estudos variacionistas e aplicados em Língua Não-Materna. Aveiro: UA Editora – Universidade de Aveiro, pp.32-57. e-ISSN 2795-5680.

Costa, Raquel; Lobo, Maria (2022). Compreensão de estruturas com movimento A´ em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (9), pp.75-94. ISSN 2183-9077.

Estrela, Antónia; Magarreiro, Vanda; Ferreira, Patrícia (2022, no prelo). Das expetativas à diferenciação: Percursos de construção de materiais didáticos no ensino superior. In: C. Castro, A. Madeira, eds., Desenvolvimento de materiais didáticos para Português como Língua Não Materna: experiências e desafios. Lidel.

Fiéis, Alexandra; Madeira, Ana (2022). Control, restructuring and temporal interpretation: a view from Portuguese. [Póster] SCUP 2022 – Syntactic Conferences at the University of Palermo: The Syntax of Causative, Perception and Restructuring Verbs in Romance and Latin, Palermo, Itália, 26-27 de maio de 2022.

Fiéis, Alexandra; Madeira, Ana; Teixeira, Joana (2022). A Estratégia da Posição do Antecedente em línguas românicas de sujeito nulo. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (9), pp.109-123. ISSN 2183-9077.

Fiéis, Alexandra; Madeira, Ana; Teixeira, Joana (2022). Microvariation in the resolution of pronominal subjects in Romance: European Portuguese vs. Italian. Isogloss, 8(5) [n.º especial: RLLT19, Selected papers from Going Romance Amsterdam], pp.1-20. ISSN 2385-4138.

Gonçalves, Neide; Moita, Mara; Mineiro, Ana (2022, no prelo). Um olhar diacrónico à variação fonológica e lexical da língua gestual portuguesa no conto capuchinho vermelho. Revista Sensos-e. ISSN 2183-1432.

Gu, Wenjun (2022). Aquisição da posição dos clíticos em português europeu como L2. Rotas a Oriente. Revista de estudos sino-portugueses, (2), pp.205-226. ISSN 2184-9900; e-ISSN. 2795-4080.

Lobo, Maria; Batalha, Joana; Estrela, Antónia; Bragança, Bruna (2022). Desenvolvimento sintático em produções escritas de crianças de 1.º ciclo. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (9), pp.150-163. ISSN 2183-9077.

Lobo, Maria; Santos, Ana Lúcia (2022). Aquisição da sintaxe do português europeu como língua materna: ponto da situação. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (9), pp.264-279. ISSN 2183-9077.

Madeira, Ana; Alexandre, Nélia (2022). Aquisição e desenvolvimento linguísticos: investigação e aplicações – sintaxe de português europeu L2. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (9), pp.280-300. ISSN 2183-9077.

Madeira, Ana; Fiéis, Alexandra; Teixeira, Joana (2022, no prelo). Anaphora resolution in L2 European Portuguese: Animacy effects and the position of the antecedent. In: V. Torrens, ed., Language Acquisition in Romance Languages. John Benjamins.

Matos, João de (2022, no prelo). Poderá uma língua natural ser sexista? Lisboa: Colibri.

Mineiro, Ana; Faria, Sofia; Moita, Mara (2022). Aquisição e desenvolvimento atípico da linguagem em crianças surdas. In: M.J. Freitas, M. Lousada, D. Caetano Alves, eds., Linguística clínica: Modelos, avaliação e intervenção. Berlim: Language Science Press, pp.477-503. ISBN 978-3-96110-400-0.

Moita, Mara; Abreu, A.M.; Mineiro, Ana (2022, no prelo). Tracking the evolution of iconic signs to understand the emergence of a phonological system. In: W. Sandler, M. Aronoff, C. Padden, eds., The emergence of Sign Languages. Languages.

Moita, Mara; Lobo, Maria (2022). Compreensão de estruturas sintáticas com movimento A’ e com movimento A em crianças portuguesas surdas com implante coclear: efeitos da idade de início de exposição ao input linguístico e do tempo de exposição à língua. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (9), pp.181-205. ISSN 2183-9077.

Pereira, Ronan (2022). A aquisição de clíticos em português europeu L2 e a Hipótese de Reconfiguração dos Traços. Diacrítica, 36(1), pp.108–132. e-ISSN 2183-9174.

Pereira, Ronan (2022). Contrastando o português paulista e o português gaúcho: interpretação da formalidade dos pronomes sujeito de segunda pessoa do singular. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (9), pp.206-222. ISSN 2183-9077.

Soares-Jesel, Carla; Lobo, Maria; Santos, Ana Lúcia (2022). The problem of pseudoclefts in French: intersection configurations and intervention in language acquisition. Isogloss, 8(5), pp.1-22. ISSN 2385-4138.

Tavares, Gabriela; Deme, Andrea; Correia, Susana (2022). Phonological acquisition of European Portuguese oral vowels: A forced-choice identification study with Hungarian native speakers. Toronto Working Papers in Linguistics, 44, pp.1-19. ISSN 1718-3510.

Teixeira, Joana; Fiéis, Alexandra; Madeira, Ana (2022). Are non-native speakers sensitive to microvariation in anaphora resolution? The case of Italian learners of European Portuguese. In: Y. Gong, F. Kpogo, eds., BUCLD 46: Proceedings of the 46th annual Boston University Conference on Language Development. Somerville, MA: Cascadilla Press, pp.783-796.

Vaz, Stéphanie; Lobo, Maria; Lousada, Marisa (2022). Avaliação com base em narrativas orais. In: M.J. Freitas, M. Lousada, D. Caetano Alves, eds., Linguística clínica: Modelos, avaliação e intervenção. Berlim: Language Science Press, pp.403-431. ISBN 978-3-96110-400-0.