Doutorados Integrados

Doutorada em Linguística e Ensino de Língua, foi bolseira de doutoramento da FCT (SFRH/BD/73881/2010) tendo elaborado uma tese sobre relações entre Gramática e Leitura, sob orientação dos Professores João Costa e Ana Costa. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, e completou o Ramo de Formação Educacional na mesma área. Foi professora de ensino básico e secundário e colaboradora no Ministério da Educação e no Instituto Camões. Tem participado em projetos de investigação em aquisição de L1 e L2 e em diferentes áreas do ensino do Português como língua materna e não materna, tais como desenvolvimento curricular, avaliação e desenvolvimento de materiais didáticos.

Grupo LiFE

Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, doutorada em Linguística/Sciences du Langage pela Universidade NOVA de Lisboa e pela Université Paris 8 (em cotutela), e investigadora do grupo LiFE – Linguística Formal e Experimental do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Foi visitante no MIT, University of Cambridge e Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Desenvolve investigação sobre Aquisição da Linguagem e Perturbações da Linguagem, e a sua investigação centra-se presentemente no desenvolvimento de instrumentos de avaliação e intervenção em crianças com perturbação da linguagem.

Grupo LiFE

É Professora Auxiliar no Departamento de Linguística da NOVA FCSH e membro integrado do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Desenvolve investigação na área da aquisição de língua materna e não materna, construção e validação de instrumentos de avaliação da linguagem. Desenvolve investigação na área da aquisição da fonologia, da avaliação da consciência fonológica, das perturbações e dos marcadores precoces de desenvolvimento da linguagem. É responsável pela coordenação científica e pedagógica da Área do Ensino do PLE na NOVA FCSH.

Grupo LiFE

João Costa é Secretário de Estado da Educação em Portugal. É Professor Catedrático de Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH). Formou-se em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e completou o seu doutoramento em Linguística na Universidade de Leiden. Estudou no MIT como investigador visitante. Desenvolve investigação na área da Linguística Formal, Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem e Linguística Educacional. É autor de vários livros e de mais de 100 artigos e capítulos de livros. Até novembro de 2015, foi Diretor da NOVA FCSH e Presidente do Conselho Científico de Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Atuou como membro do Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, da Comissão Nacional do Instituto Internacional para a Língua Portuguesa e do Conselho Consultivo do Instituto Camões. Foi também presidente da Associação Europeia de Estudantes Linguísticos (SOLE) e da Associação Portuguesa de Linguística. Além das suas atividades de ensino e investigação na sua universidade, foi professor convidado em várias universidades no Brasil, em Macau, em Espanha e na Holanda.

Grupo LiFE

Aposentou-se, como Professora Associada da NOVA FCSH, em 2010. Além da atividade docente no Departamento de Linguística, exerceu funções de Presidente da Comissão Científica e da Comissão Pedagógica do mesmo (1996/97/99) e de Coordenadora do Ramo de Formação Educacional (RFE) em Português, l.e./l.s., para licenciados em linguística (1997/2006). No domínio da investigação, colaborou em projetos sobre ensino/aprendizagem do português, língua não materna, tendo dirigido algumas equipas portuguesas de projetos internacionais relacionados com o tema (Sócrates/LINGUA-L, ONENESS). Participou em projetos de constituição de corpora, nomeadamente de português medieval, e de elaboração de materiais a partir dos mesmos. Foi presidente da Comissão Científica do CLUNL entre 2006 e 2010). Atualmente, em colaboração com Maria Francisca Xavier e João Malaca Casteleiro, dedica-se particularmente à conclusão do projeto de elaboração do “Dicionário da Língua Portuguesa Medieval”.

Grupo LiFE

É Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa e investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Desenvolve investigação em áreas como Aquisição da Linguagem, Sintaxe e Escrita. Tem publicado trabalhos no seu domínio de especialidade.

Grupo LiFE

Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Desenvolve docência e investigação em sintaxe, variação e ensino de português língua segunda. Tem participado em projetos nas seguintes áreas: sintaxe do português (sincrónica e diacrónica), aquisição de português língua materna e não materna, ensino/aprendizagem do português língua não materna, e criação de materiais para o mesmo fim.

Grupo LiFE

Professora Associada no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e Colaboradora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Desenvolve investigação nas áreas da Sintaxe, da Aquisição da Linguagem e da Variação Linguística.

Grupo LiFE

Professora Auxiliar no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Desenvolve docência e investigação em sintaxe e aquisição de segunda língua. Tem participado em projetos nos seguintes domínios: sintaxe sincrónica e diacrónica do português; políticas linguísticas; aquisição/ensino do português língua materna e não materna; criação de materiais para o ensino de língua.

Grupo LiFE

Doutorada em Linguística (área de especialidade: Psicolinguística) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH). Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e Professora Auxiliar Convidada na NOVA FCSH. Tem desenvolvido investigação em aquisição de diferentes tipos de pronomes e de orações relativas por crianças portuguesas, e mais recentemente na aquisição de português europeu como língua segunda/estrangeira. Tem participado em conferências e publicado artigos a nível nacional e internacional.

Grupo LiFE

Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) e investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. É doutorada em Linguística, na especialidade de Psicolinguística, pela NOVA FCSH. Durante o seu doutoramento, foi investigadora visitante na Universidade de Edimburgo e beneficiou de uma Bolsa de Doutoramento Mista da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desenvolve investigação em aquisição de L2 numa perspetiva generativa e em ensino de L2 (principais línguas de estudo: inglês e português europeu). Tem participado em projetos de investigação financiados nos seguintes domínios: aquisição/ensino de L2; criação de materiais para o ensino de língua; e corpora de aprendizagem.

Grupo LiFE

Professora Associada de Linguística com agregação, aposentada, da Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, e investigadora do Centro de Linguística da mesma Universidade. Mestre em Estudos Anglo Americanos com uma dissertação sobre “Aux e Caso Abstracto em Inglês – Um Estudo Diacrónico e doutorada em Linguística Comparada com uma tese sobre “Argumentos Preposicionados em Construções Verbais – Um Estudo Comparado das Preposições A, DE, TO e FROM“. Tem desenvolvido investigação em dois domínios complementares: (i) estudos sincrónicos e diacrónicos do léxico e da morfossintaxe e da aquisição do Português como língua segunda e (ii) criação e desenvolvimento de corpora digitalizada e de dicionários do Português Medieval, do Latim Tardio e de Português como Segunda Língua.

Grupo LiFE

Não Doutorados Integrados

Bolseira de Doutoramento no âmbito do Programa FCT Linguistics – Knowledge, Representation and Use (PD/BD/113975/2015), desenvolve a sua tese na área da Psicolinguística sobre o processamento e produção de pseudo relativas, cláusulas relativas e preferências de aposição. Concluiu a licenciatura em Psicologia pela Universitat Rovira i Virgili e o mestrado em Ciência e Linguística Cognitiva pela Universitat de Barcelona. Participou de várias edições da escola de verão The NY-St. Petersburg Institute of Linguistics, Cognition and Culture (NYI) e trabalhou como professora na Universitat Rovira i Virgili nos assuntos Psicologia da Linguagem e Psicologia da Memória.

Grupo LiFE

Doutoranda do curso de Linguística e Ensino de Língua na Universidade NOVA de Lisboa desde o ano letivo de 2016/17; é professora de Linguística Geral e Fonética e Fonologia de Português na Universidade Pedagógica em Moçambique. Concluiu a Licenciatura e o Mestrado em Ensino do Português na Universidade Pedagógica de Moçambique em 2009 e 2014.

Grupo LiFE

Bolseira de investigação em Aquisição da Linguagem, no âmbito do projeto PIPALE. Possui mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem da Criança na especialização Educação e Ensino de Língua, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, tendo realizado a dissertação sobre aquisição de morfologia flexional verbal por crianças bilingues sob orientação do Professor Doutor João Costa. Tem como maior área de interesse a Aquisição da Linguagem e a Aquisição de Segunda Língua. Atualmente é doutoranda em Linguística, área de especialização Linguística e Ensino da Língua.

Grupo LiFE

Mestrando em Ciências da Linguagem na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, é colaborador na Infraestrutura de Investigação para a Ciência e Tecnologia da Linguagem – PORTULAN CLARIN, trabalhando com dados diacrónicos do Corpus Informatizado do Português Medieval.

Grupo LiFE

Bolseira de Doutoramento em Linguística (ramo da Psicolinguística), no âmbito do Programa KRUSE (PD/BD/128136/2016), sob a orientação da Professora Maria Lobo. Concluiu o Mestrado em Ciências da Fala e da Audição na Universidade de Aveiro e a Licenciatura em Terapia da Fala na mesma instituição. Tem trabalhado como terapeuta da fala, intervindo maioritariamente em perturbações da fala, linguagem e comunicação em crianças, sendo as suas áreas de interesse a aquisição e perturbações da linguagem. Encontra-se a desenvolver a sua tese sob o tema: “Competências Sintáticas em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo”.

Grupo LiFE

Doutoranda e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Tem publicado artigos científicos em aquisição de língua segunda e nas implicações que fenómenos como a transferência da L1 para a L2 têm para as políticas de língua, para as metodologias de ensino e para a produção de materiais, centrando a sua atenção especificamente em Timor-Leste. Para além da sua investigação, já desenvolveu trabalho de docência na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e, Timor-Leste (2004-2006), na University of Manchester, Reino Unido (2007-2009) e na Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal (2010-2011).

Grupo LiFE

Licenciatura em Linguística na NOVA FCSH em 2000. Ramo de Formação Educacional em Português LM e LNM na NOVA FCSH em 2004. Mestrado em Gestão de Sistemas em e-Learning na NOVA FCSH em 2012. Docente de português língua estrangeira na NOVA FCSH desde 2004 e na NOVA SBE desde 2015. Participação em vários projetos: CIPM, Corpus Informatizado do Português Medieval; ALME – LINGUA 1.3 ALME; ONENESS – On-line less used and less taught language course project; DLPM – Dicionário da Língua Portuguesa Medieval; DTAAPFOL – Dicionário de termos de aquisição e aprendizagem do português para falantes de outras línguas.

Grupo LiFE

Ana Rita Faustino é assistente convidada no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) e doutoranda do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL) e do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS). Em 2011, obteve o grau de Mestre em Ensino de Inglês e de Alemão, na mesma faculdade, com a dissertação intitulada “A componente (inter)cultural na produção de texto escrito no ensino-aprendizagem da língua estrangeira”. Desenvolve investigação nas áreas de aquisição de língua segunda e didáctica das línguas estrangeiras. Em 2013, venceu o Prémio Branquinho da Fonseca Expresso/ Gulbenkian com a obra de literatura infantil “O Cotão Simão”.

Grupo LiFE

Bolseiro de doutoramento no programa KRUse – Linguistics – Knowledge, Representation and Use (PD/BD/52262/2013) com especialização em Psicolínguistica sob orientação do Professor Doutor João Costa e do Doutor Nino Grillo. Desenvolve trabalho sobre processamento de pseudo relativas e preferências de aposição.

Grupo LiFE

Wenjun Gu, doutoranda em Linguística pela Universidade NOVA de Lisboa; mestre em Língua e Literatura Europeias pela Universidade de Estudos Internacionais de Shanghai (SISU); licenciada em Língua e Cultura Portuguesas pela mesma universidade. Desde 2012, é docente de português para falantes nativos de chinês na SISU.

Grupo LiFE

Mestrado em Ciências da Linguagem – Psicolinguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. A frequentar o curso de Doutoramento em Psicolinguística na Universidade NOVA de Lisboa sob orientação da Professora Doutora Maria Lobo. Tem como foco a nível de investigação a realização de trabalhos sobre as propriedades do pronome nulo na Variedade Angolana do Português, interpretação e processamento.

Grupo LiFE

Doutorando com tese subordinada ao tema da avaliação da consciência sintática, em crianças em idade escolar. Tem vindo a colaborar, desde 2001, em projetos de investigação na área do léxico e sintaxe do Português Medieval e, desde 2004, na área da aquisição da linguagem.

Grupo LiFE

Bolseiro de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/78609/2011) entre outubro de 2012 e outubro de 2016, sob orientação científica da Professora Doutora Ana Madeira e coorientação da Professora Doutora Ana Castro. Posição atual: Técnico Superior no Camões I.P., desde dezembro de 2016, desenvolve ferramenta online de Avaliação do Português como Língua Segunda/Estrangeira e análise estatística usando modelos da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Áreas de interesse: Aquisição de Língua Segunda, R (linguagem de programação), Visualização de Dados.

Grupo LiFE

Bolseira de Doutoramento em Linguística (Psicolinguística), no âmbito do programa KRUse (PD/BD/105763/2014), desenvolve a sua tese na área da aquisição da linguagem em crianças surdas com implante coclear. Concluiu a licenciatura em Ciências da Linguagem – Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o mestrado em Ciências Cognitivas pela Faculdade de Psicologia da mesma Universidade. Foi bolseira investigadora em vários projetos de investigação em Linguística, nomeadamente relacionados com a aquisição e o desenvolvimento da linguagem (oral e gestual) e com a aquisição bilingue bimodal em crianças surdas com e sem implante(s) coclear(es), sendo estas as suas principais áreas de interesse.

Grupo LiFE

Bolseira de Doutoramento em Linguística, programa KRUse (SFRH/BD/52264/2013), área de especialização de Psicolinguística, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA, sob orientação do Professor Doutor João Costa. Fez Mestrado em Linguística (especialização em Psicolinguística) na Faculdade de Letras de Lisboa e Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Português e Inglês (e respetivo Ramo de Formação Educacional), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA. Foi docente do ensino básico e secundário. Tem feito investigação em processamento de pronomes nulos e plenos em Português Europeu.

Grupo LiFE

Bolseira de Doutoramento em Linguística (Psicolinguística), no âmbito do Programa FCT Linguistics – Knowledge, Representation and Use (PD/BD/113973/2015), desenvolve o seu trabalho na área da aquisição de pronomes clíticos por crianças bilingues e bidialetais, sob orientação da Professora Maria Lobo. Concluiu em 2011 pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a Licenciatura em Ciências da Linguagem e, em 2014, o Mestrado em Linguística. Entre 2011-2015 foi Bolseira de Investigação no CLUNL no âmbito do Projeto Estratégico [PEst-OE/LIN/UI3213/2014] e integrou também a equipa do Projeto “Fatores sintáticos e lexicais na complexidade do processamento” [PTDC/CLE-LIN/114212/2009].

Grupo LiFE

Bolseira de Doutoramento em Linguística (Psicolinguística), no âmbito do programa KRUse (PD/BD/131387/2017) sob a orientação da Professora Doutora Maria Fernandes Homem de Sousa Lobo Gonçalves e coorientação da Professora Doutora Marisa Lobo Lousada. Licenciada em Ciências da Linguagem e em Terapia da Fala, mestre em Ciências da Linguagem. Tem desenvolvido investigação na área da aquisição e desenvolvimento da linguagem no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa.

Grupo LiFE

Wiliam Zona é licenciado pela Universidade de Lisboa (2008) e Mestre pela Universidade de Aveiro (2014). Atualmente, é doutorando em Linguística e Ensino de Língua na NOVA FCSH, sob a orientação da Professora Doutora Maria Lobo. Tem como áreas de interesse Morfologia, Sintaxe e Ensino da Língua.

Grupo LiFE

Colaboradores - Doutorados

Professora Auxiliar com Agregação no Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora, onde ensina desde 1991. A sua atividade pedagógica tem-se desenvolvido na área da Língua e Linguística Portuguesas, ao nível do 1.º, 2.º e 3.º ciclos de estudos. No domínio científico, tem trabalhado essencialmente, para além desta, em Filologia e Crítica Textual, centrando-se o seu interesse em textos dos períodos Antigo e Clássico da Língua Portuguesa, mas também na Variação linguística.

Grupo LiFE

Concluiu doutoramento em Linguística (Sintaxe) na Universidade NOVA de Lisboa, de cujo Centro de Linguística é membro colaborador. Professora coordenadora na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, no Porto, na formação inicial e pós-graduada, é, desde 2008, diretora do Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Animação da Leitura. Os seus atuais interesses de investigação situam-se nas áreas do desenvolvimento da linguagem, didática do português e competência leitora.

Grupo LiFE

Colaboradores - Não Doutorados

Professora de língua portuguesa no Instituto Español “Giner de los Ríos” de Lisboa e investigadora no CLUNL. Desenvolve investigação em aquisição da linguagem bilingue  (português/castelhano).

Grupo LiFE