PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita

Identificação

  • Identificação do projeto: PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
  • Investigadoras Responsáveis: Joana Batalha e Maria Lobo
  • Grupo: LiFE – Linguística Formal e Experimental
  • Início: maio 2019
  • Entidade financiadora: autarquias/agrupamentos de escolas
  • Sítio web: https://pipale.fcsh.unl.pt/
  • Contacto: pipale@fcsh.unl.pt

Descrição

O PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita – é um projeto na área do ensino do Português apoiado pelo Programa de Promoção do Sucesso Escolar. O projeto teve início em 2019, funcionando desde então em diferentes agrupamentos de escolas dos municípios de Sesimbra e do Seixal.
O projeto dirige-se a crianças do pré-escolar e dos 1.º e 2.º anos de escolaridade com o objetivo de melhorar, desde uma idade precoce, a qualidade das aprendizagens a português como língua materna, em particular nas áreas da consciência linguística, literacia emergente, leitura e escrita.
Para mais informação sobre o projeto, consulte https://pipale.fcsh.unl.pt/

Equipa

Joana Batalha (coordenação)
Maria Lobo (coordenação)
Aida Cardoso
Antónia Estrela
Bruna Bragança
Catarina Rosa
Maria Isabel Fraústo