• Identificação do projeto: PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
  • Investigadoras Responsáveis: Joana Batalha e Maria Lobo
  • Grupo: LiFE – Linguística Formal e Experimental
  • Início: maio 2019
  • Entidade financiadora: Câmara Municipal de Sesimbra

O PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita – está inserido no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e responde a uma necessidade efetiva da comunidade escolar do município de Sesimbra para melhorar, desde uma idade precoce, os níveis de qualidade das aprendizagens em português como língua materna, em particular ao nível das competências de leitura e escrita.

O PIPALE apresenta os seguintes objetivos específicos:

a. Diagnosticar dificuldades em áreas da linguagem oral, leitura e escrita em crianças a frequentar o pré-escolar (5 anos) e o 1.º ciclo (1.º e 2.º anos de escolaridade);

b. Promover a capacitação de educadores de infância, professores do 1.º ciclo e professores do ensino especial para intervir didaticamente nas áreas diagnosticadas;

c. Acompanhar a intervenção em sala de aula, apoiando a planificação e a implementação de estratégias de diferenciação pedagógica;

d. Avaliar efeitos da intervenção para o sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita.

O PIPALE desenvolve-se em três vertentes: avaliação das aprendizagens, formação de professores, acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos professores. Foram desenvolvidas duas oficinas de formação e foram desenvolvidos e aplicados, com a colaboração dos professores e educadores, dois instrumentos que incidem sobre os seguintes domínios: consciência fonológica (sílaba, rima e fonema), consciência de palavra, compreensão de estruturas sintáticas complexas, consciência sintática, conhecimentos emergentes sobre a linguagem escrita, leitura e escrita.

Participam no projeto dois agrupamentos de escolas do município de Sesimbra: o agrupamento de escolas Navegador Rodrigues Soromenho e o agrupamento de escolas de Quinta do Conde.

No ano letivo de 2018‑2019, o PIPALE abrangeu 40 docentes (incluindo educadores, professores de 1.º ciclo e professores de ensino especial) e 506 alunos (132 alunos no último ano da educação pré-escolar e 374 alunos nos primeiro e segundo anos de escolaridade).

No ano letivo de 2019-2020, o PIPALE abrange 38 docentes (incluindo educadores, professores de 1.º ciclo e professores de ensino especial) e 491 alunos (151 alunos no último ano da educação pré-escolar e 340 alunos nos primeiro e segundo anos de escolaridade).

Joana Batalha
Maria Lobo
Antónia Estrela
Bruna Bragança

Comunicações

Batalha, Joana / Lobo, Maria / Estrela, Antónia & Bragança, Bruna 2020. Avaliação da linguagem oral e escrita no pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade. XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística [modo on-line], 26-30 outubro 2020.
Batalha, Joana / Lobo, Maria / Estrela, Antónia & Bragança, Bruna. Assessing linguistic awareness: an instrument for pre-readers and beginning readers in European Portuguese. EduLing Conference on Linguistic Awareness. [aceite para apresentação fevereiro-2020; adiada devido ao surto de Covid19].

Seminários

Batalha, Joana 2020. Language awareness, reading and writing skills. Seminário de Investigação em Linguística [videoconferência]. NOVA FCSH / CLUNL, 6-10 julho 2020.

Relatórios

Lobo, Maria / Batalha, Joana (coord) 2020. Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita – Relatório trimestral. 3.º trimestre: janeiro-abril 2020.
Lobo, Maria / Batalha, Joana (coord) 2020. Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita – Relatório trimestral. 2.º trimestre: setembro-dezembro 2019.
Lobo, Maria / Batalha, Joana (coord) 2019. Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita – Relatório trimestral. 1.º trimestre: maio-agosto 2019.
Lobo, Maria / Batalha, Joana (coord) 2019. Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. In Verdasca, J. (coord). Relatório PNPSE 2016-2018: Escolas e Comunidades tecendo Políticas Educativas com base em Evidências. Lisboa: PNPSE/ DGE, pp.181-85 – (ISBN (13): 978-972-742-433-7).

Oficinas de formação de professores

Oficina de formação “Consciência linguística, leitura e escrita: estratégias de intervenção no pré-escolar e no 1º ciclo”, Formação de professores de 1º ciclo e educadores de infância, Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho e Agrupamento de Escolas Quinta do Conde (Sesimbra), outubro 2019-julho 2020 (2 oficinas com 25h presenciais cada) Registo: CCPFC/ACC-106083/19, destinado a professores dos grupos 100, 110 e 910.
Oficina de formação “Da linguagem oral à linguagem escrita”, Formação de professores de 1º ciclo e educadores de infância no âmbito do projeto PIPALE, Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho e Agrupamento de Escolas Quinta do Conde (Sesimbra), maio-julho 2019 (2 oficinas com 15h presenciais cada) Registo: CCPFC/ACC-103443/19, destinado a professores dos grupos 100, 110 e 910.

Produção de materiais

Batalha, Joana / Lobo, Maria / Estrela, Antónia & Bragança, Bruna (2019). Instrumento de diagnóstico PIPALE. Manual de aplicação e classificação.
Batalha, Joana / Lobo, Maria / Estrela, Antónia & Bragança, Bruna (2020). Instrumento de diagnóstico PIPALE 2. Manual de aplicação e classificação.
Batalha, Joana / Lobo, Maria / Estrela, Antónia & Bragança, Bruna (2020). Kit PIPALE.