DiTo – Didática do Texto
Identificação
- Identificação do projeto: DiTo – Didática do Texto
- Investigadora Responsável: Antónia Coutinho (grupo Gramática & Texto)
- Início: dez. 2022
- Sítio web: https://dito.fcsh.unl.pt/
- Palavras-chave: didática do texto; interacionismo sociodiscursivo; gramática e texto; percurso didático
Descrição
O projeto DiTo – Didática do Texto situa-se na continuidade do trabalho em didática das línguas desenvolvido no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo, visando de forma particular a implementação de um dispositivo didático – designado percurso didático – que perspetive de forma articulada e sistemática as aprendizagens sobre o funcionamento dos textos e sobre o funcionamento da língua, nos diferentes níveis de ensino (Básico, Secundário e Superior).
Assumem-se, assim, os seguintes objetivos:
- aprofundar a conceptualização da didática da língua primeira numa perspetiva integral, que inclua de forma articulada gramática e texto;
- equacionar dispositivos didáticos subordinados aos princípios epistemológicos do Interacionismo Sociodiscursivo, na continuidade da sequência didática (escola de Genève) e da sequência de ensino (equipa Protextos, Universidade de Aveiro) que se direcionem para a compreensão e a análise de textos de diferentes géneros e atividades, incluindo a literária;
- implementar percursos didáticos que contemplem diferentes vias de articulação entre gramática e texto;
- organizar dispositivos de apoio para a comunidade (nomeadamente apoio bibliográfico em acesso aberto, disponibilização de materiais didáticos, promoção de ações de formação).
Resultados
Concluídos
- Publicações
Coutinho, A. (2023). Da gramática ao contexto – Um percurso didático. In: T. Oliveira, C. Teixeira, I. Simões Marques, R. Rute, M. Gonçalves, H. Topa Valentim, (eds.), Gramática e Texto. Contextos, usos e propostas didáticas. (pp.167-188). Colibri | CLUNL. ISBN 978-989-566-324-8. URL: https://novaresearch.unl.pt/en/publications/gramática-e-texto-contextos-usos-e-propostas-didáticas
Coutinho, A. (2023). Percursos didáticos em gramática e texto (adoções e adaptações). In: L. Graça, M. Gonçalves, L. Bueno, E. Lousada (eds.), Estudos de Homenagem ao Professor Doutor Joaquim Dolz. (pp.171-192). Pontes Editores. ISBN 978-65-5637-868-8; e-ISBN 978-65-5637-895-4. URL: https://research.unl.pt/ws/portalfiles/portal/75758108/Da_did_tica_de_l_ngua_s_ao_seu_ensino_EBOOKDOI.pdf
Jorge, N.; Marques, J.; Bastos, S. (2022). Funcionamento e potencialidades do percurso didático enquanto dispositivo de ensino da leitura e da escrita. Revista de Letras, n. 41, vol. 2, pp. 23-38. URL: https://doi.org/10.36517/revletras.41.2.10
Jorge, N.; Piedade, B.; Gonçalves, M. (2023). A divulgação da ciência em textos enciclopédicos (ou como partir das práticas de referência para a transposição didática). In: L.Graça, M. Gonçalves, L. Bueno, E. Lousada (eds.), Da didática de língua(s) ao seu ensino. Estudos de Homenagem ao Professor Doutor Joaquim Dolz. (pp.193-211). Pontes Editores. ISBN 978-65-5637-868-8; e-ISBN 978-65-5637-895-4. URL: https://research.unl.pt/ws/portalfiles/portal/75758108/Da_did_tica_de_l_ngua_s_ao_seu_ensino_EBOOKDOI.pdf
Jorge, N.; Coutinho, B.; Pinto, B.; Barbosa, E. (2024/no prelo). Implementação e avaliação de percurso didático no Ensino Superior. In: D. Alves et al. (orgs), XII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação. ESECS-IPLeiria.
Matias, B. (2024). A aprendizagem de competências sociais e emocionais através da escrita nas aulas de português e de inglês. Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, NOVA FCSH (orientação: Antónia Coutinho e Rogério Puga). URL: http://hdl.handle.net/10362/169078
Reis, L., & Jorge, N. (2024/no prelo). A compreensão de “textos informativos” no 2.º CEB – relato e avaliação de percurso didático. In: D. Alves et al. (orgs.), XII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação. ESECS-IPLeiria.
- Comunicações orais
Coutinho, A.; Jorge, N.; Matias, B.; Câmara, C. Gonçalves, M. & Valentim, H. V. (2023). Percursos didáticos: textos literários, reflexão sobre a língua e conceptualização do conhecimento. III Encontro Nacional sobre Discurso Académico: complexidade teórica e diversidade didática (ENDA 3). Lisboa, NOVA FCSH, 7-8 de setembro de 2023.
Coutinho, A. (2023). O espaço da gramática e do texto na formação docente. VIII FLAEL – Fórum Internacional de Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas e II CONELA – Congresso Nordestino de Linguística Aplicada. Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil, 24 de novembro de 2023.
Jorge, N.; Coutinho, B.; Pinto, B.; Barbosa, E. (2023). Implementação e avaliação de percurso didático no Ensino Superior. XII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Leiria, ESECS-IPleiria, 5-6 de maio de 2023.
Leitão, M. A., Taec, J., & Jorge, N. (2023). Um percurso didático em torno da descrição de personagens no 8.º ano. VIII Jornadas Pedagógicas – A Língua Portuguesa como instrumento de acesso ao conhecimento. Dili, Universidade Nacional Timor Lorosa’e, 27-29 de setembro de 2023.
Reis, L.; Jorge, N. (2023). A compreensão de “textos informativos” no 2.º CEB – relato e avaliação de percurso didático. XII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Leiria, ESECS-IPleiria, 5-6 de maio de 2023.
Reis, L., Marques, J., & Jorge, N. (2023). Facto, opinião e discurso académico no 5.º ano de escolaridade. III Encontro Nacional sobre Discurso Académico: complexidade teórica e diversidade didática (ENDA 3). Lisboa, NOVA FCSH, 7-8 de setembro de 2023.
Em curso
- Disponibilização da plataforma do projeto, como recurso brevemente disponível em linha
- Formalização de parcerias nacionais e internacionais, resultantes de iniciativas e de colaborações já realizadas ou em curso.
- Publicações
Coutinho, A.; Matias, B. & Câmara, C. (em preparação). Percursos didáticos: textos literários, reflexão sobre a língua e conceptualização do conhecimento. In: C. Marques, Jorge, N. & M. Gonçalves (eds.). III Encontro Nacional sobre Discurso Académico: complexidade teórica e diversidade didática.
Câmara, C. A (em curso). Gramática como um (Des)Entrave à Compreensão da Leitura. Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, NOVA FCSH (orientação: Helena Topa Valentim e Carolyn Leslie).
Equipa
Antónia Coutinho (Investigadora Responsável)
Noémia Jorge
Matilde Gonçalves
Helena Topa Valentim
Bárbara Matias (Bolseira de Investigação, dez. 2022 – nov. 2023)
Cassandra Câmara (Bolseira de Investigação, dez. 2022 – maio 2023)
Outras colaborações
Maria Alexandra Leitão (Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus)
Paula Ferreira (ESECS-Politécnico de Leiria /CI&DEI / CELGA-ILTEC)
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- Projetos
- Projetos em curso
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- HEREDITARY – HetERogeneous sEmantic Data Integration for guT-brAin interplay
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- CHAMUÇA – Arquivo Lexical Português e Sul-Asiático
- e-Term ANCV – Recurso terminológico jurídico-parlamentar digital Assembleia Nacional de Cabo Verde
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- EPISTRAN – Epistemic Translation: Towards an Ecology of Knowledges
- DiTo – Didática do Texto
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- Active Citizenship Through Dialogue in Virtual teacher communities
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- Investigating the impact of implicit and explicit instruction on phonological acquisition in a second language
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- ANACOREX – Anafora y expresiones referenciales en el bilinguismo: triangulando enfoques de corpus y experimentales
- Caring Communication: a terapia genética no contexto da hemofilia
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- MorDigital – Digitalização do Diccionario da Lingua Portugueza de António de Morais Silva
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- Projetos concluídos
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