PerGRam – Percursos para o ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade

Identificação

  • Identificação do projeto: PerGRam – Percursos para o ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade [ 134730/2014 ]
  • Grupo: Gramática & Texto
  • Responsável: Susana Pereira
  • Duração: set. 2014 – ago. 2015
  • Entidade financiadora: Fundação Calouste Gulbenkian
  • Palavras-chave: Consciência Linguística; Atividade Metalinguística; Didática da Gramática; 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Descrição

O projeto Percursos para o ensino da gramática no primeiro ano de escolaridade (PerGRam) visa conceber e testar um percurso didático inovador para o desenvolvimento de competências de reflexão sobre a língua, avaliando as suas potencialidades, quer ao nível das aprendizagens dos alunos, quer ao nível do desenvolvimento profissional dos professores nesta área específica.

Objetivos:
(i) conceber um percurso didático para o ensino da gramática no 1.º Ciclo da Educação Básica;
(ii) construir conteúdos para a implementação desse percurso;
(iii) avaliar o efeito da estimulação das capacidades metalinguísticas no desenvolvimento do conhecimento linguístico e metalinguístico dos alunos;
(iv) conhecer as conceções dos professores sobre o ensino da gramática.

Equipa

Investigadores:
Susana Pereira (investigadora responsável)
Adriana Cardoso (Escola Superior de Educação de Lisboa – ESELx; Centro de Linguística da Universidade de Lisboa – CLUL)
Clara Nunes Correia
Patrícia Ferreira (ESELx; Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais – CIED)
Teresa Leite (Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação – UIDEF)
Mariana Pinto (Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores – CIDTFF)
Encarnação Silva (ESELx; CIED; CLUNL)
Filomena Viegas (Associação dos Professores de Português; Centro de Linguística da Universidade do Porto – CLUP)

Colaboradores:
Inês Lopes (ESELx)
Marina Silva (ESELx)
Shahista Aziz (ESELx)
Valter Rato (ESELx)

Consultores:
João Costa (Universidade NOVA de Lisboa)
Xavier Fontich (Universidade de Exeter)
Teresa Ribas (Universitat Autònoma de Barcelona)
Inês Sim-Sim (Politécnico de Lisboa)

Publicações

Artigos

Cardoso, Adriana; Pereira, Susana e Silva, Encarnação (2015). Grammar and text: An experiment in teacher training. Cultura y Educación/Culture and Education, [online] 27(2), pp.456-463. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/11356405.2015.1034532 [Acesso 20 nov. 2017]. e-ISSN 1578-4118; ISSN 1135-6405.

Cardoso, Adriana; Pereira, Susana e Silva, Encarnação (2015). Gramática & Texto: uma experiência na formação de professores. Estudos Linguísticos/Linguistic Studies, 10, pp.355-380. ISSN 1647-0346.

Santos, Ana Rita; Cardoso, Adriana e Pereira, Susana (2014). Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1.º ano de escolaridade. Tejuelo, [online] 10 (Número extraordinário: La reflexión metalingüística y la enseñanza de la gramática), pp. 84-100. Disponível em: http://www.pergram.pt/assets/santos%2c-cardoso—pereira2014_tejuelo.pdf [Acesso 20 nov. 2017]. ISSN 1988-8430.

Capítulos de livros/atas 

Ferreira, Patrícia (2014). Avaliação de atividades de desenvolvimento do conhecimento explícito da língua. In: C. Tomás e C. Gonçalves, orgs., Avaliação: desafios e riscos. Atas do VI Encontro do CIED e I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. [PDF] Lisboa: Centro de Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa, pp.132-147. Disponível em: http://www.pergram.pt/assets/atas_vi_encontro_do_cied_3._2014.pdf [Acesso 20 nov. 2017]. ISBN 989-98421.

Ferreira, Patrícia (2013). Ensino da gramática, currículo e terminologia: um estudo multicasos. In: M. Teixeira, L. Santos, I. Silva e E. Mesquita, eds., Ensinar e aprender português num mundo plural. [e-Book] Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém, pp.591-628. Disponível em: http://www.pergram.pt/assets/ferreira2013.pdf [Acesso 20 nov. 2017]. ISBN 978-972-9434-06-8.

Ferreira, Patrícia; Pereira, Susana e Leite, Teresa (2013). Innovative Language Teaching: Teachers’ beliefs and practices. The European Conference on Language Learning Conference Proceedings. [PDF] Japão: IAFOR, pp.389-404. Disponível em: http://www.pergram.pt/assets/ferreira%2c-pereira—leite2013.pdf [Acesso 20 nov. 2017].

Laranjeira, Raquel; Leite, Teresa e Pereira, Susana (2015). Desenvolvimento Lexical: Perspetivas e Práticas de Professores no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Atas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da ESELx. [PDF] Lisboa: CIED, pp.173-185. Disponível em: http://www.pergram.pt/assets/laranjeira%2c-pereira—leite2014.pdf [Acesso 20 nov. 2017]. ISBN 978-989-95733-5-2.

Comunicações

Cardoso, Adriana; Pereira, Susana e Silva, Encarnação (2014). From teacher education to teaching experience: beliefs about explicit knowledge of language. 12th International Conference Language Awareness 2014: Achievements and Challenges, jul., Universidade de Hamar, Noruega.

Pereira, Susana e Nunes Correia, Clara (2014). Teorias linguísticas e ensino da gramática: contributos de uma perspetiva enunciativa. I Congrés Internacional sobre l’ensenyament de la gramàtica – Present, Passat i Futur, fev., Universidad Valencia, Espanha.

Santos, Ana Rita; Cardoso, Adriana e Pereira, Susana (2014). The development of language awareness in the 1st grade of Primary School. 12th International Conference Language Awareness 2014: Achievements and Challenges, jul., Universidade de Hamar, Noruega.

Santos, Ana Rita; Cardoso, Adriana e Pereira, Susana (2014). Às voltas com as palavras: Desenvolvimento da consciência linguística no 1.º ano de escolaridade. I Congrés Internacional sobre l’ensenyament de la gramàtica – Present, Passat i Futur, fev., Universidad Valencia, Espanha.