Dependências Sintáticas dos 3 aos 10 Anos

Identificação

  • Identificação do projeto: Dependências Sintáticas dos 3 aos 10 Anos [ PTDC/CLE-LIN/099802/2008 ]
  • Grupo: LiFE – Linguística Formal e Experimental 
  • Responsável: João Costa
  • Duração: mar. 2010 – fev. 2013
  • Entidade financiadora: FCT/MCTES

Descrição

Este projeto visa estudar a aquisição de dependências sintáticas em crianças a adquirir o Português Europeu entre os 3 e os 10 anos. Pretende-se, através deste projeto, atingir os seguintes objetivos:

(i) Estudar diferentes tipos de dependência sintática envolvendo movimento – cadeias-A (passivas e inacusatividade) e cadeias A-barra (orações relativas, estruturas interrogativas e clivadas);
(ii) Estudar diferentes tipos de dependência referencial, em particular a compreensão de clíticos, formas pronominais nulas e explícitas;
(iii) Aferir relações entre o desenvolvimento de dependências referenciais e de dependências com movimento;
(iv) Aferir a relevância de diferentes categorias para fenómenos de intervenção em dependências;
(v) Estudar o comportamento de diferentes populações face a dependências sintáticas idênticas;
(vi) Desenvolver instrumentos para a construção de um teste de rastreio para perturbações do desenvolvimento sintático.

No âmbito do projeto, tem ainda sido desenvolvida investigação sobre a aquisição bilingue (para o projeto COST IS0804) e sobre consciência sintática (em colaboração com a Université du Québec à Montreal).

Equipa

João Costa (investigador responsável)
Alexandra Afonso
Ana Castro
Antónia Estrela (bolseira de Doutoramento)
Carolina Silva (bolseira de Doutoramento)
Daniela Clara
Fernanda Pratas (bolseira de Pós-Doutoramento)
Joana Cerejeira
João Loureiro
Maria Lobo
Mariana Silva (bolseira)
Stéphanie Vaz (bolseira)

Publicações

Artigos

Costa, João (2010). PB e PE: orientação para o discurso importa? Estudos da Lingua(gem), [online] 8(1), pp.123-143. Disponível em: http://www.estudosdalinguagem.org/index.php/estudosdalinguagem/article/view/176/259 [Acesso 27 set. 2017]. e-ISSN 1982-0534; ISSN 1808-1355.

Costa, João; Lobo, Maria e Silva, Carolina (2011). Subject-object asymmetries in the acquisition of portuguese relative clauses: adults vs. children. Lingua, [online] 121(6), pp.1083-1100. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0024384111000295 [Acesso 27 set. 2017]. ISSN 0024-3841.
DOI 10.1016/j.lingua.2011.02.001

Costa, João; Lobo, Maria e Silva, Carolina (2009). Null objects and early pragmatics in the acquisition of European Portuguese. Probus, 21(2), pp.143-162. ISSN 0921-4771.

Friedmann, Naama e Costa, João (2011). Acquisition of SV and VS order in Hebrew, European Portuguese, Palestinian Arabic and Spanish. Language Acquisition, [online] 18(1), pp.1-38. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/10489223.2011.530507 [Acesso 27 set. 2017]. e-ISSN 1532-7817; ISSN 1048-9223.
DOI 10.1080/10489223.2011.530507

Friedmann, Naama e Costa, João (2010). The child heard a coordinated sentence and wondered. On childrens difficulty in understanding coordination and relative clauses with crossing dependencies. Lingua, [online] 120(6), pp.1502-1515. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0024384109002186 [Acesso 27 set. 2017]. ISSN 0024-3841.
DOI 10.1016/j.lingua.2009.10.006

Capítulos de atas 

Carmona, Jaqueline; Costa, João; Lobo, Maria e Silva, Carolina (2008). Clitic Omission in European Portuguese: Correlation with Null Objects? In: A. Gavarró e M. J. Freitas, eds., Language Acquisition and Development. Proceedings of GALA 2007. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Press, pp.133-143. ISBN 978-1-4438-2394-4.

Costa, João (2008). Conhecimento gramatical à saída do Ensino Secundário: estado actual e consequências na relação com leitura, escrita e oralidade. In: C. Reis, org., Atas da Conferência Internacional sobre o Ensino do Português. Lisboa: Ministério da Educação, pp.149-165.

Costa, João e Friedmann, Naama (2009). Hebrew and Arabic Children Going Rom ance: on the acquisition of word order in Semitic and Romance. In: E. Aboh, E. van der Linden, J. Quer e P. Sleeman, eds., Romance Languages and Linguistic Theory 2007. Selected papers from “Going Romance” Amesterdam 2007. Amsterdam: John Benjamins, pp.51- 66. ISBN 978-90-272-0381-6.

Costa, João e Lobo, Maria (2011). Objeto nulo na aquisição do Português Europeu: pro ou variável? In: A. Costa, P. Barbosa e I. Falé, orgs., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisboa: APL, pp.197-207. ISBN 978-989-97440-0-4.

Costa, João e Lobo, Maria (2010). Clitic omission is null object: evidence from comprehension. In: J. Costa, A. Castro, M. Lobo e F. Pratas, eds., Language Acquisition and Development. Proceedings of GALA 2009. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.96-106. ISBN 978-1-4438-2394-4.

Costa, João e Lobo, Maria (2010). Compreensão de objecto nulo em contextos transitivos e reflexos na aquisição do Português Europeu. In: A. M. Brito, F. Silva, J. Veloso e A. Fiéis, orgs., Textos Selecionados do XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Porto: APL, pp.339-350. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/24-Joao-Costa.pdf [Acesso 10 out. 2017]. ISBN 978-989-96535-1-1.

Costa, João e Lobo, Maria (2009). Estruturas clivadas: evidência dos dados do português europeu não-standard. In: Anais do Congresso Internacional da ABRALIN João Pessoa 2009. Vol. 2. João Pessoa: Universidade Federal do Paraná, pp.3800-3806.

Costa, João e Lobo, Maria (2008). Os clíticos na aquisição do português europeu: dados da compreensão. In: S. Frota e A. L. Santos, orgs., Textos Selecionados do XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, pp.143-156.

Costa, João; Lobo, Maria; Silva, Carolina e Ferreira, Elisa (2009). Produção e compreensão de orações relativas em português europeu: dados do desenvolvimento típico, de PEDL e do agramatismo. In: A. Fiéis e M. A. Coutinho, orgs., Textos Selecionados do XXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, pp.211-224.

Costa, João e Martins, Ana Maria (2009). Scrambling de média distância com advérbios locativos no português contemporâneo. In: A. Fiéis e M. A. Coutinho, orgs., Textos Selecionados do XXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, pp.225-237.

Costa, João e Pratas, Fernanda (2008). Licenciar pro não significa ser uma língua pro-drop: evidência do Caboverdiano. In: S. Frota e A. L. Santos, orgs., Textos Selecionados do XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, pp.157-166.

Capítulos de livros

Costa, João e Ambulante, Joana (2010). The acquisition of embedded subject pronouns in European Portuguese. In: M. Iverson et al., eds., The mind-context divide. 1.ª ed. Sommerville: MA, Cascadilla Proceedings Project Press, pp.1-12. ISBN 978-1-57473-437-9.

Costa, João e Friedmann, Naama (2012). Children acquire unaccusatives and A-movement very earl y. In: M. Everaert, M. Marelj e T. Siloni, eds., Theta System: argument structure at the Interface. 1.ª ed. Oxford: Oxford University Press, pp.354-378. ISBN 978-0-19-960252-0.

Costa, João e Lobo, Maria (2009). Acquisition of clitics in European Portuguese: Data from comprehension. In: A. Pires e J. Rothman, eds., Minimalist Inquiries into Child and Adult Language Acquisition: Case Studies across Portuguese. 1.ª ed. Berlin: Mouton de Gruyter, pp.63-84. ISBN 978-3110215342.

Costa, João; Lobo, Maria e Silva, Carolina (2012). Which category replaces an omitted clitic? The case of European Portuguese. In: P. Guijarro-Fuentes e M. P. Larrañaga, eds., Pronouns and clitics in early acquisition. 1.ª ed. Berlin: Mouton de Gruyter, pp.105-130. ISBN 978-3110238808.

Costa, João e Santos, Ana Lúcia (2010). What evidence is there for early V-to-I movement in European Portuguese? In: L. Dominguez e P. Guijarro-Fuentes, eds., New directions in language acquisition. Romance languages in the Generative perspective. 1.ª ed. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.135-156. ISBN 978-1-4438-2123-0.

Friedmann, Naama e Costa, João (2011). Last resort and no resort: resumptive pronouns in Hebrew and Palestinian Arabic hearing impairment. In: A. Rouveret, org., Resumptive pronouns at the interfaces. 1.ª ed. Amsterdam: John Benjamins, pp.223-240. ISBN 978-90-272-0822-4.

Publicação organizada

Costa, João; Castro, Ana; Lobo, Maria e Pratas, Fernanda, eds. (2010). Language Acquisition and Development. Proceedings of GALA 2009. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing. ISBN 978-1-4438-2394-4.

Teses e Dissertações

Afonso, Maria Alexandra (2011). Análise de itens sintácticos em provas de avaliação da linguagem – Relevância para identificação de perturbação específica do desenvolvimento da linguagem. Mestrado. Orient. João Costa. Universidade NOVA de Lisboa. [Apoio financeiro do projeto PTDC/CLE-LIN/099802/2008.] Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/6128 [Acesso 20 nov. 2017].

Almeida, Joana (2013). Orações adverbiais temporais: desenvolvimento linguístico e construção do texto narrativo. Mestrado. Orient. Maria Lobo. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/11287 [Acesso 20 nov. 2017].

Baião, Vera (2012). Aquisição de interrogativas preposicionadas em português europeu.  Mestrado. Orient. Maria Lobo. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/11286 [Acesso 20 nov. 2017].

Fonseca, Ana Rita (2011). Compreensão e produção de orações relativas por crianças com Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem. Mestrado. Orient. João Costa. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/6127 [Acesso 20 nov. 2017].

José, Carla (2011). Compreensão e produção de interrogativas parciais em crianças do Português Europeu com Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem. Mestrado. Orient. João Costa. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/6129 [Acesso 20 nov. 2017].

Loureiro, João (2011). A consciência sintáctica em crianças em idade escolar. Doutoramento. Orient. João Costa. Universidade NOVA de Lisboa.

Mangas, Vera (2011). Compreensão e produção de orações relativas em crianças falantes de Português Europeu portadoras de deficiência auditiva. Mestrado. Orient. João Costa. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/9251 [Acesso 20 nov. 2017].

Silva, Carolina (2015). Interpretation of Clitic, Strong and Null Pronouns in the Acquisition of European Portuguese. Doutoramento. Orient. João Costa e Maria Lobo. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20147 [Acesso 20 nov. 2017].

Vaz, Stéphanie (2012). Aquisição de exaustividade em crianças falantes de Português Europeu. Mestrado. Orient. Maria Lobo. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/7614 [Acesso 20 nov. 2017].

Comunicações

Participações em congressos internacionais

Costa, João; Lobo, Maria e Silva, Carolina (2011). Interpreting Null, Clitic and Strong Pronouns and the explanatory power of interfaces. GALA 2011, Tessaloniki, Grécia.

Costa, João e Lobo, Maria (2011). Assessing children’s knowledge of null objects in European Portuguese. 21th Colloquium Generative Grammar, Sevilha, Espanha.

Costa, João e Lobo, Maria (2011). Assessing children’s knowledge of null objects in European Portuguese. 41th Linguistic Symposium on Romance Languages, Ottawa, EUA.

Estrela, Antónia (2011). The acquisition of the passive in European Portuguese. 12th Congress – The International Association for the Study of Child Language, Montreal, Canadá.

Participações em congressos nacionais

Costa, João; Grillo, Antonino e Lobo, Maria (2011). Reading clarifies acquisition: a study on subject-object asymmetries. Conferência Leitura – Processamento da Língua Escrita, Lisboa.

Costa, João e Lobo, Maria (2010). Objecto nulo na aquisição do PE: pro ou variável? XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Porto.

Estrela, Antónia (2011). A aquisição da estrutura passiva em Português Europeu. 2.º Encontro de Pós-Graduação em Linguística – Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA), 9-10 dez., Coimbra.

Estrela, Antónia (2011). A passiva: uma estrutura de aquisição tardia. V Encontro do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais – Escola Superior de Educação de Lisboa, 18-19 nov., Lisboa.

Estrela, Antónia (2011). A Aquisição da Passiva em Português Europeu. XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 26-28 out., Lisboa.