SPELL2 – Sincronização das competências percetivas e lexicais na aquisição de L2

 

Identificação

  • Identificação do projeto: SPeLL2 Sincronização das competências percetivas e lexicais na aquisição de L2 (GA 101244232)
  • Grupo: LiFE – Linguística Formal e Experimental
  • Início: 2025
  • Entidade financiadora: HORIZON-WIDERA-2024-TALENTS-02-01 — ERA Fellowships; Type of action: HORIZON TMA MSCA Postdoctoral Fellowships – European Fellowships

Descrição

Este projeto tem como objetivo analisar a divergência entre as capacidades percetivas e lexicais na aprendizagem da fala em línguas não maternas (L2) por adultos. Estudos anteriores sugerem que, mesmo em falantes avançados, as representações lexicais não são foneticamente detalhadas, o que pode conduzir a dificuldades de pronúncia e a uma comunicação menos inteligível.

Neste projeto, serão explorados diferentes métodos de treino – com foco no significado (meaning-focused) e com foco na forma (form-focused) – que poderão ajudar a colmatar a lacuna entre as competências percetivas e lexicais na aprendizagem da fala em L2. Para além disso, serão investigadas as interações entre estes métodos de treino e diferenças individuais como a perceção auditiva e a memória de trabalho. A compreensão desta interação é fundamental, uma vez que perfis cognitivos distintos podem beneficiar de estratégias de ensino diferenciadas e personalizadas.

O projeto incidirá sobre duas línguas tipologicamente distintas, o português e o mandarim, o que permitirá analisar tanto propriedades fonémicas (segmentais) como tonais (suprassegmentais) no âmbito da perceção e da aprendizagem lexical. Os resultados esperados contribuirão para uma melhor compreensão do desenvolvimento de representações linguísticas ao longo da vida e terão implicações práticas relevantes para o ensino de línguas estrangeiras, promovendo abordagens pedagógicas adaptadas às características cognitivas dos aprendentes.

Equipa

Susana Correia (Investigadora Responsável)
Yuxin (Cindy) Ge