Promoção da Literacia Científica

Identificação

  • Identificação do projeto: Promoção da Literacia Científica [ PGLC P44 ]
  • Grupo: Gramática & Texto
  • Responsável: Matilde Gonçalves
  • Duração: mar. 2016 – abr. 2017
  • Entidade financiadora: Fundação Calouste Gulbenkian
  • Palavras-chave: Linguística dos Textos e dos Discursos; Didática do Português
  • Sítio web: https://literaciacientifica.fcsh.unl.pt/

Descrição

A Literacia Científica dos jovens em Portugal foi avaliada como um aspeto problemático relativamente à média dos outros países da OCDE (OCDE, PISA, 2012). Assim, o principal objetivo do projeto Promoção da Literacia Científica centrou-se na criação de estratégias para incrementar o aumento do nível de literacia científica desde fases relativamente precoces de desenvolvimento (ensino básico e secundário).

Este projeto centrou-se na hipótese de que a promoção da literacia científica pode passar, em larga medida, pelo desenvolvimento de ferramentas de leitura e de compreensão, para as quais a investigação em linguística (dos textos e dos discursos) e em didática do português (nomeadamente, no que diz respeito à didática da leitura de diferentes géneros de texto) terá um papel decisivo.

O projeto Promoção para a Literacia Científica visou incrementar a literacia científica, através das etapas seguintes:
(i) criação de um corpus de textos de divulgação científica que circulem em revistas e jornais nacionais;
(ii) identificou, descreveu e analisou géneros textuais utilizados para divulgar ciência;
(iii) criou brochuras destinadas a professores com vista ao desenvolvimento de capacidades de leitura;
(iv) realizou uma ação de formação que disseminou os resultados das análises;
(v) implementou percursos didáticos com professores cooperantes.

O projeto é composto por uma equipa que apresenta valências complementares, assegurando a articulação entre aspetos de ordem teórica, relativos à descrição de géneros textuais, e de ordem didática, relativos às práticas pedagógicas. As investigadoras têm desenvolvido investigação nas duas áreas disciplinares em que o projeto se inscreve – Linguística dos textos e dos discursos e Didática do Português.

Equipa

Investigadores:
Matilde Gonçalves (investigadora responsável)
Maria Antónia Coutinho
Noémia Jorge
Inês Ribeiros
Lúcia Cunha
Maria do Rosário Luís
Miguel Magalhães (bolseiro de investigação)

Colaboradora:
Margarida Azevedo (bolseira de Gestão de Ciência e Tecnologia)

Publicações

Gonçalves, Matilde e Jorge, Noémia, orgs. (2018). Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL. Disponível em: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Acesso 12 out. 2018].

Gonçalves, Matilde et al. (2018) Textos de divulgação da ciência – das práticas sociais à aula de Português. In: M. Gonçalves e N. Jorge, orgs., Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book]  Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.90-102. Disponível em: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Acesso 12 out. 2018].

Gonçalves, Matilde et al. (2017). Divulgação da ciência na aula de Português. In: Língua e literatura na escola do séc. XXI. Atas do 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. [CD-ROM] Lisboa: Associação de Professores de Português, pp.30-31. ISBN 978-989-96117-4-0.

Jorge, Noémia e Luís, Rosário (2018). O discurso relatado em textos de divulgação científica na imprensa portuguesa atual. In: J. Veloso, J. Guimarães, P. Silvano e R. Silva, orgs., A linguística em diálogoVolume comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto. 1.ª ed. Porto: FLUP – CLUP, [n.d.].

Comunicações

Gonçalves, Matilde (2017). Construção do conhecimento e planos de semiotização. V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo, 30 ag. – 1 set., Rosario, Argentina.

Gonçalves, Matilde e Jorge, Noémia (2017). A configuração dos tipos de discurso nos textos de divulgação científica. V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo, 30 ag. – 1 set., Rosario, Argentina.

Gonçalves, Matilde et al. (2017). Os “artigos” de divulgação científica – das práticas sociais de referência à sala de aula. VI Simpósio Mundial de estudos da Língua Portuguesa, 24-28 out., Santarém, Portugal.

Jorge, Noémia (2017). A síntese nos textos de divulgação científica. XII Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, 10-11 abr., Lisboa, Portugal.

Jorge, Noémia e Gonçalves, Matilde (2017). Da pesquisa de informação à produção textual – operações de reformulação em “trabalhos escritos” de alunos do 4.º Ano. II Encontro Temático APL/ESE, 7-8 jul., Porto, Portugal.

Jorge, Noémia e Gonçalves, Matilde (2017). Práticas teóricas ou teorias práticas: o plano de texto em contexto escolar. III Encontro A Linguística na Formação do Professor de Português, 7-8 set., Porto, Portugal.

Jorge, Noémia; Gonçalves, Matilde; Ribeiros, Inês e Cunha, Lúcia (2016). Divulgação da ciência nos novos programas de Português. XII Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, 10-11 abr., Lisboa, Portugal.

Jorge, Noémia e Ribeiros, Inês (2016). O discurso relatado em textos de divulgação científica na imprensa portuguesa atual. Colóquio comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto, 24-25 nov., Porto, Portugal.

Jorge, Noémia e Silva, Carla (2017). A síntese – da descrição linguística à transposição didática. XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 27-29 set., Évora, Portugal.

Magalhães, Miguel; Gonçalves, Matilde e Jorge, Noémia (2017). Apresentação do Projeto Promoção da Literacia Científica – Promover a Literacia Científica em Contexto Escolar. Ação de Formação acreditada pela CCPFC, 28 jan. e 11 fev., Lisboa, Portugal.