Humanities Going Digital (HUGOD)

Identificação

  • Identificação do projeto: Humanities Going Digital (HUGOD) [2020-1-CZ01-KA226-HE-094363]
  • Coordenação: Universidade Palacky Olomouc (República Checa)
  • Pessoa de contacto: Rute Costa (Grupo Lexicologia, Lexicografia e Terminologia)
  • Duração: mar. 2021 – abr. 2023
  • Entidade financiadora: ERASMUS+
  • Website: https://digital-humanities.upol.cz/

Descrição

O projeto responde à situação atual da educação universitária relacionada com pandemia de COVID-19, acompanhando o atual avanço das tecnologias digitais e a transformação dos requisitos de conhecimento e competências dos graduados universitários para o futuro. O sistema universitário adaptou-se às mudanças da pandemia, mas a maior parte do ensino é colocada em prática pela mudança dos conteúdos tradicionais de estudo para o ambiente online, o que não é comparativamente eficiente.

Neste contexto, e abordando os temas (i) TIC – novas tecnologias – competências digitais, (ii) Novos currículos/métodos educativos inovadores/desenvolvimento de cursos de formação, (iii) Ensino aberto e à distância, o projeto visa desenvolver e contribuir para novas formas de ensino (online) e novos métodos de ensino.

Com base na cooperação entre as universidades de Olomouč (República Checa), NOVA de Lisboa (Portugal) e Pečs (Hungria), o projeto desenvolverá metodologias de ensino, currículos e materiais, e permitirá o intercâmbio e a implementação das melhores práticas das três instituições. Isso engloba a inclusão de atividades de investigação individual dos alunos com base na produção de publicações eletrónicas, ao mesmo tempo que promove o diálogo profissional entre os alunos e o reflexo direto dos resultados do seu trabalho nos cursos ministrados.

Os principais resultados do projeto serão um formato de currículo de ensino sistematicamente criado, preparado para as condições de educação a distância total ou parcial. Este currículo será testado durante a implementação do projeto e espera-se a sua aplicação regular nos anos seguintes.

O currículo desenvolvido ultrapassa as fronteiras das instituições individuais de ensino e investigação (Universidade NOVA de Lisboa, Universidade de Pečs, Universidade de Olomouč), bem como as fronteiras dos seus programas educativos. A equipa NOVA CLUNL é responsável pela criação de 2 cursos piloto em Humanidades Digitais, com novos currículos e materiais focados nas subáreas da Linguística Computacional e da Terminologia, relevantes para a maioria dos programas de Humanidades e Ciências Sociais existentes na Universidade NOVA.

Resultados

I. Formação

. formação em Terminologia e Organização do Conhecimento: unidade curricular cujo propósito é formar novos perfis que cruzem áreas de especialidade como a Terminologia, na sua dupla dimensão, linguística e conceptual, com a finalidade de organizar conhecimento com aplicação às artes, às ciências, à indústria. O trabalho desenvolvido pelos estudantes no contexto desta formação foi apresentado na conferência Humanities Going Digital: Teaching, training & research experiencies.

. formação em Análise de dados linguísticos para as Humanidades Digitais: unidade curricular que visa dar formação essencial sobre métodos e ferramentas para extrair informação (linguística e não linguística) de grandes quantidades de dados digitais, atualmente disponíveis em repositórios nacionais e internacionais. O trabalho desenvolvido pelos estudantes no contexto desta formação foi apresentado na conferência Humanities Going Digital: Teaching, training & research experiencies.

. formação em Lexicografia Computacional: módulo integrado na UC de Lexicologia e Lexicografia, da licenciatura em Ciências da Linguagem da NOVA FCSH, que visa a sensibilização para a construção de recursos linguísticos multifuncionais com vista à utilização por humanos e por sistemas computacionais e a familiarização dos estudantes com editores e práticas lexicográficos atuais. O trabalho desenvolvido pelos estudantes resultou na compilação e publicação do Dicionário das Abreviaturas Digitais 2023.

II. Disseminação

Conferência Humanities Going Digital: Teaching, training & research experiences, 2 e 3 de fevereiro de 2023, Universidade NOVA de Lisboa | Lisboa, Portugal (https://hugod.fcsh.unl.pt/).

Número Especial com o título Going Digital: Teaching, Training and Research Experiences do International Journal of Humanities and Arts Computing, Humanities, (https://www.euppublishing.com/doi/story/10.3366/news.2023.03.08.500466).

III. Publicações

1. Amaro, Raquel; Reis, Maria Leonor (2023). “Abbreviations in social media communication: Accounting for neology and lexicographic treatment”. Lexicography, 10(2), pp.173-193. ISSN 2197-4306. https://doi.org/10.1558/lexi.26351
2. Carvalho, Francisco & Maria Leonor Reis (2023). “Perceiving societal and moral trends related to sex abuse in the press through linguistic data analysis”. Poster na sessão Young Researchers Going Digital, conferência Humanities Going Digital: Teaching, training & research experiences, 2 e 3 de fevereiro de 2023, Universidade NOVA de Lisboa | Lisboa, Portugal. (poster pdf format)
3. Fonseca, Ana Carolina & Marta Ribeiro Maria (2023). “Author’s neologisms in the book “Boca do Inferno””. Poster na sessão Young Researchers Going Digital, conferência Humanities Going Digital: Teaching, training & research experiences, 2 e 3 de fevereiro de 2023, Universidade NOVA de Lisboa | Lisboa, Portugal. (poster pdf format)
4. Santos, Ana Sofia, Daniel Monteiro & Leonor González (2023). “Comparing the use of idiomatic expressions in European Portuguese and European Spanish”. Poster na sessão Young Researchers Going Digital, conferência Humanities Going Digital: Teaching, training & research experiences, 2 e 3 de fevereiro de 2023, Universidade NOVA de Lisboa | Lisboa, Portugal. (poster pdf format)
5. Soares, Ana, João Gomes, Karen Montero, Natacha Alvarenga & Sara de Almeida (2023). ” Cryptozoology under study: how terminology deals with folklore”. Poster na sessão Young Researchers Going Digital, conferência Humanities Going Digital: Teaching, training & research experiences, 2 e 3 de fevereiro de 2023, Universidade NOVA de Lisboa | Lisboa, Portugal. (poster pdf format)

IV. Recursos

Amaro, Raquel (coord.) Dicionário de Abreviaturas Digitais. 2023. 
https://www.lexonomy.eu/#/dig2023

Ramos, Margarida (coord.) Multilingual Multidomain Dictionary. 2023.
https://www.lexonomy.eu/#/2j4ucmiq

V. Missões

Participação de 5 estudantes de mestrado na “Autumn school of Digital Humanities”, Universidade de Palacký Olomouč, outubro de 2022, Olomouč, República Checa.

Participação de 6 estudantes de licenciatura in the “Winter school of Artificial Intelligence”, Universidade de Palacký Olomouč, Janeiro de 2023, Olomouč, República Checa.

 

Equipa do CLUNL

Rute Costa (coord.)
Raquel Amaro
Ana Salgado
Bruno Almeida
Chiara Barbero
Jucileia Gumbe
Margarida Ramos
Sílvia Barbosa

Entidades Parceiras

Universidade de Olomouč (República Checa)
Universidade de Pečs (Hungria)
Universidade NOVA de Lisboa (Portugal)