iRead4Skills – Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and Transversal Skills Development

Identificação

  • Identificação do projeto: iRead4Skills – Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and Transversal Skills Development [101094837]
  • Investigadora Responsável: Raquel Amaro
  • Início: 1 março 2023
  • Entidade financiadora: HORIZON-CL2-2022-TRANSFORMATIONS-01-07
  • CORDIS: https://cordis.europa.eu/project/id/101094837
  • Sítio web: https://iread4skills.com/

Descrição

O projeto iRead4Skills surge do entendimento de que as competências de leitura são fundamentais para adquirir conhecimentos técnicos e científicos, quer em contextos formais de educação e formação, quer em contextos práticos e empíricos de trabalho, como quando as empresas fornecem informações e/ou instruções específicas por escrito aos seus trabalhadores. As pessoas com baixa literacia são menos capazes de adquirir e manter as competências transversais e duradouras necessárias para se manterem a par das mudanças do mercado de trabalho e para levarem vidas significativas e completas.

Apoiando a adopção e a difusão da inovação na formação de adultos, o projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento das competências de leitura através de um sistema inovador de leitura inteligente que avalia a complexidade de textos e sugere leituras apropriadas ao nível de literacia do utilizador, e que pode ser usado por formadores na criação ou adaptação de textos com o nível de complexidade adequado ao leitores. O projeto visa também estabelecer e monitorizar a relação entre a melhoria das competências de leitura e outras competências fundamentais (como numeracia e TIC), competências transversais (incluindo competências técnicas, de comunicação, de trabalho em equipa, relação com o cliente, resolução de problemas, etc.) e aspetos como motivação, cidadania e bem-estar.

Consórcio

Universidade NOVA de Lisboa (coordenador)
INESC ID – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa
LISER – Luxembourg Institute of Socio-Economic Research
Mindshaker, Serviços informáticos, Lda
Ministério da Educação e Ciência
Universidad Autónoma de Barcelona
Université Catholique de Louvain
Universidad de Santiago de Compostela

Equipa do CLUNL

Raquel Amaro (Investigadora Responsável)
Susana Correia
Chiara Barbero
Michell Moutinho
Sílvia Barbosa
Leonor Reis
Ricardo Monteiro
Ana Leite