Dependências Sintáticas dos 3 aos 10 Anos
Identificação
- Identificação do projeto: Dependências Sintáticas dos 3 aos 10 Anos [ PTDC/CLE-LIN/099802/2008 ]
- Grupo: LiFE – Linguística Formal e Experimental
- Responsável: João Costa
- Duração: mar. 2010 – fev. 2013
- Entidade financiadora: FCT/MCTES
Descrição
Este projeto visa estudar a aquisição de dependências sintáticas em crianças a adquirir o Português Europeu entre os 3 e os 10 anos. Pretende-se, através deste projeto, atingir os seguintes objetivos:
(i) Estudar diferentes tipos de dependência sintática envolvendo movimento – cadeias-A (passivas e inacusatividade) e cadeias A-barra (orações relativas, estruturas interrogativas e clivadas);
(ii) Estudar diferentes tipos de dependência referencial, em particular a compreensão de clíticos, formas pronominais nulas e explícitas;
(iii) Aferir relações entre o desenvolvimento de dependências referenciais e de dependências com movimento;
(iv) Aferir a relevância de diferentes categorias para fenómenos de intervenção em dependências;
(v) Estudar o comportamento de diferentes populações face a dependências sintáticas idênticas;
(vi) Desenvolver instrumentos para a construção de um teste de rastreio para perturbações do desenvolvimento sintático.
No âmbito do projeto, tem ainda sido desenvolvida investigação sobre a aquisição bilingue (para o projeto COST IS0804) e sobre consciência sintática (em colaboração com a Université du Québec à Montreal).
Equipa
João Costa (investigador responsável)
Alexandra Afonso
Ana Castro
Antónia Estrela (bolseira de Doutoramento)
Carolina Silva (bolseira de Doutoramento)
Daniela Clara
Fernanda Pratas (bolseira de Pós-Doutoramento)
Joana Cerejeira
João Loureiro
Maria Lobo
Mariana Silva (bolseira)
Stéphanie Vaz (bolseira)
Publicações
Artigos
Costa, João (2010). PB e PE: orientação para o discurso importa? Estudos da Lingua(gem), [online] 8(1), pp.123-143. Disponível em: http://www.estudosdalinguagem.org/index.php/estudosdalinguagem/article/view/176/259 [Acesso 27 set. 2017]. e-ISSN 1982-0534; ISSN 1808-1355.
Costa, João; Lobo, Maria e Silva, Carolina (2011). Subject-object asymmetries in the acquisition of portuguese relative clauses: adults vs. children. Lingua, [online] 121(6), pp.1083-1100. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0024384111000295 [Acesso 27 set. 2017]. ISSN 0024-3841.
DOI 10.1016/j.lingua.2011.02.001
Costa, João; Lobo, Maria e Silva, Carolina (2009). Null objects and early pragmatics in the acquisition of European Portuguese. Probus, 21(2), pp.143-162. ISSN 0921-4771.
Friedmann, Naama e Costa, João (2011). Acquisition of SV and VS order in Hebrew, European Portuguese, Palestinian Arabic and Spanish. Language Acquisition, [online] 18(1), pp.1-38. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/10489223.2011.530507 [Acesso 27 set. 2017]. e-ISSN 1532-7817; ISSN 1048-9223.
DOI 10.1080/10489223.2011.530507
Friedmann, Naama e Costa, João (2010). The child heard a coordinated sentence and wondered. On childrens difficulty in understanding coordination and relative clauses with crossing dependencies. Lingua, [online] 120(6), pp.1502-1515. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0024384109002186 [Acesso 27 set. 2017]. ISSN 0024-3841.
DOI 10.1016/j.lingua.2009.10.006
Capítulos de atas
Carmona, Jaqueline; Costa, João; Lobo, Maria e Silva, Carolina (2008). Clitic Omission in European Portuguese: Correlation with Null Objects? In: A. Gavarró e M. J. Freitas, eds., Language Acquisition and Development. Proceedings of GALA 2007. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Press, pp.133-143. ISBN 978-1-4438-2394-4.
Costa, João (2008). Conhecimento gramatical à saída do Ensino Secundário: estado actual e consequências na relação com leitura, escrita e oralidade. In: C. Reis, org., Atas da Conferência Internacional sobre o Ensino do Português. Lisboa: Ministério da Educação, pp.149-165.
Costa, João e Friedmann, Naama (2009). Hebrew and Arabic Children Going Rom ance: on the acquisition of word order in Semitic and Romance. In: E. Aboh, E. van der Linden, J. Quer e P. Sleeman, eds., Romance Languages and Linguistic Theory 2007. Selected papers from “Going Romance” Amesterdam 2007. Amsterdam: John Benjamins, pp.51- 66. ISBN 978-90-272-0381-6.
Costa, João e Lobo, Maria (2011). Objeto nulo na aquisição do Português Europeu: pro ou variável? In: A. Costa, P. Barbosa e I. Falé, orgs., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisboa: APL, pp.197-207. ISBN 978-989-97440-0-4.
Costa, João e Lobo, Maria (2010). Clitic omission is null object: evidence from comprehension. In: J. Costa, A. Castro, M. Lobo e F. Pratas, eds., Language Acquisition and Development. Proceedings of GALA 2009. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.96-106. ISBN 978-1-4438-2394-4.
Costa, João e Lobo, Maria (2010). Compreensão de objecto nulo em contextos transitivos e reflexos na aquisição do Português Europeu. In: A. M. Brito, F. Silva, J. Veloso e A. Fiéis, orgs., Textos Selecionados do XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Porto: APL, pp.339-350. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/24-Joao-Costa.pdf [Acesso 10 out. 2017]. ISBN 978-989-96535-1-1.
Costa, João e Lobo, Maria (2009). Estruturas clivadas: evidência dos dados do português europeu não-standard. In: Anais do Congresso Internacional da ABRALIN João Pessoa 2009. Vol. 2. João Pessoa: Universidade Federal do Paraná, pp.3800-3806.
Costa, João e Lobo, Maria (2008). Os clíticos na aquisição do português europeu: dados da compreensão. In: S. Frota e A. L. Santos, orgs., Textos Selecionados do XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, pp.143-156.
Costa, João; Lobo, Maria; Silva, Carolina e Ferreira, Elisa (2009). Produção e compreensão de orações relativas em português europeu: dados do desenvolvimento típico, de PEDL e do agramatismo. In: A. Fiéis e M. A. Coutinho, orgs., Textos Selecionados do XXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, pp.211-224.
Costa, João e Martins, Ana Maria (2009). Scrambling de média distância com advérbios locativos no português contemporâneo. In: A. Fiéis e M. A. Coutinho, orgs., Textos Selecionados do XXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, pp.225-237.
Costa, João e Pratas, Fernanda (2008). Licenciar pro não significa ser uma língua pro-drop: evidência do Caboverdiano. In: S. Frota e A. L. Santos, orgs., Textos Selecionados do XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, pp.157-166.
Capítulos de livros
Costa, João e Ambulante, Joana (2010). The acquisition of embedded subject pronouns in European Portuguese. In: M. Iverson et al., eds., The mind-context divide. 1.ª ed. Sommerville: MA, Cascadilla Proceedings Project Press, pp.1-12. ISBN 978-1-57473-437-9.
Costa, João e Friedmann, Naama (2012). Children acquire unaccusatives and A-movement very earl y. In: M. Everaert, M. Marelj e T. Siloni, eds., Theta System: argument structure at the Interface. 1.ª ed. Oxford: Oxford University Press, pp.354-378. ISBN 978-0-19-960252-0.
Costa, João e Lobo, Maria (2009). Acquisition of clitics in European Portuguese: Data from comprehension. In: A. Pires e J. Rothman, eds., Minimalist Inquiries into Child and Adult Language Acquisition: Case Studies across Portuguese. 1.ª ed. Berlin: Mouton de Gruyter, pp.63-84. ISBN 978-3110215342.
Costa, João; Lobo, Maria e Silva, Carolina (2012). Which category replaces an omitted clitic? The case of European Portuguese. In: P. Guijarro-Fuentes e M. P. Larrañaga, eds., Pronouns and clitics in early acquisition. 1.ª ed. Berlin: Mouton de Gruyter, pp.105-130. ISBN 978-3110238808.
Costa, João e Santos, Ana Lúcia (2010). What evidence is there for early V-to-I movement in European Portuguese? In: L. Dominguez e P. Guijarro-Fuentes, eds., New directions in language acquisition. Romance languages in the Generative perspective. 1.ª ed. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.135-156. ISBN 978-1-4438-2123-0.
Friedmann, Naama e Costa, João (2011). Last resort and no resort: resumptive pronouns in Hebrew and Palestinian Arabic hearing impairment. In: A. Rouveret, org., Resumptive pronouns at the interfaces. 1.ª ed. Amsterdam: John Benjamins, pp.223-240. ISBN 978-90-272-0822-4.
Publicação organizada
Costa, João; Castro, Ana; Lobo, Maria e Pratas, Fernanda, eds. (2010). Language Acquisition and Development. Proceedings of GALA 2009. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing. ISBN 978-1-4438-2394-4.
Teses e Dissertações
Afonso, Maria Alexandra (2011). Análise de itens sintácticos em provas de avaliação da linguagem – Relevância para identificação de perturbação específica do desenvolvimento da linguagem. Mestrado. Orient. João Costa. Universidade NOVA de Lisboa. [Apoio financeiro do projeto PTDC/CLE-LIN/099802/2008.] Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/6128 [Acesso 20 nov. 2017].
Almeida, Joana (2013). Orações adverbiais temporais: desenvolvimento linguístico e construção do texto narrativo. Mestrado. Orient. Maria Lobo. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/11287 [Acesso 20 nov. 2017].
Baião, Vera (2012). Aquisição de interrogativas preposicionadas em português europeu. Mestrado. Orient. Maria Lobo. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/11286 [Acesso 20 nov. 2017].
Fonseca, Ana Rita (2011). Compreensão e produção de orações relativas por crianças com Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem. Mestrado. Orient. João Costa. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/6127 [Acesso 20 nov. 2017].
José, Carla (2011). Compreensão e produção de interrogativas parciais em crianças do Português Europeu com Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem. Mestrado. Orient. João Costa. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/6129 [Acesso 20 nov. 2017].
Loureiro, João (2011). A consciência sintáctica em crianças em idade escolar. Doutoramento. Orient. João Costa. Universidade NOVA de Lisboa.
Mangas, Vera (2011). Compreensão e produção de orações relativas em crianças falantes de Português Europeu portadoras de deficiência auditiva. Mestrado. Orient. João Costa. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/9251 [Acesso 20 nov. 2017].
Silva, Carolina (2015). Interpretation of Clitic, Strong and Null Pronouns in the Acquisition of European Portuguese. Doutoramento. Orient. João Costa e Maria Lobo. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/20147 [Acesso 20 nov. 2017].
Vaz, Stéphanie (2012). Aquisição de exaustividade em crianças falantes de Português Europeu. Mestrado. Orient. Maria Lobo. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/7614 [Acesso 20 nov. 2017].
Comunicações
Participações em congressos internacionais
Costa, João; Lobo, Maria e Silva, Carolina (2011). Interpreting Null, Clitic and Strong Pronouns and the explanatory power of interfaces. GALA 2011, Tessaloniki, Grécia.
Costa, João e Lobo, Maria (2011). Assessing children’s knowledge of null objects in European Portuguese. 21th Colloquium Generative Grammar, Sevilha, Espanha.
Costa, João e Lobo, Maria (2011). Assessing children’s knowledge of null objects in European Portuguese. 41th Linguistic Symposium on Romance Languages, Ottawa, EUA.
Estrela, Antónia (2011). The acquisition of the passive in European Portuguese. 12th Congress – The International Association for the Study of Child Language, Montreal, Canadá.
Participações em congressos nacionais
Costa, João; Grillo, Antonino e Lobo, Maria (2011). Reading clarifies acquisition: a study on subject-object asymmetries. Conferência Leitura – Processamento da Língua Escrita, Lisboa.
Costa, João e Lobo, Maria (2010). Objecto nulo na aquisição do PE: pro ou variável? XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Porto.
Estrela, Antónia (2011). A aquisição da estrutura passiva em Português Europeu. 2.º Encontro de Pós-Graduação em Linguística – Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA), 9-10 dez., Coimbra.
Estrela, Antónia (2011). A passiva: uma estrutura de aquisição tardia. V Encontro do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais – Escola Superior de Educação de Lisboa, 18-19 nov., Lisboa.
Estrela, Antónia (2011). A Aquisição da Passiva em Português Europeu. XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 26-28 out., Lisboa.
Menu < voltar
- Projetos
- Projetos em curso
- MultiPoD – Espaços Multilingues e Multiculturais para Deliberação Política
- HEREDITARY – HetERogeneous sEmantic Data Integration for guT-brAin interplay
- TTC-CPLP – Terminologias Técnicas e Científicas para a CPLP
- CHAMUÇA – Arquivo Lexical Português e Sul-Asiático
- e-Term ANCV – Recurso terminológico jurídico-parlamentar digital Assembleia Nacional de Cabo Verde
- NObarriers2Health: Reducing language and cultural barriers through machine translation literacy for inclusive multilingual health communication
- EPISTRAN – Epistemic Translation: Towards an Ecology of Knowledges
- DiTo – Didática do Texto
- REDGRAM – Percursos e trajetórias gramaticais (recursos educativos digitais)
- iRead4Skills – Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and Transversal Skills Development
- Active Citizenship Through Dialogue in Virtual teacher communities
- Heritage Languages go to School: The interplay of (extra)linguistic factors in successful language development
- Investigating the impact of implicit and explicit instruction on phonological acquisition in a second language
- LAUA – Language Attrition and Ultimate Attainment
- CORRELATE – Corpora e Recursos Lexicais e Terminológicos
- ANACOREX – Anafora y expresiones referenciales en el bilinguismo: triangulando enfoques de corpus y experimentales
- CoRaLHis – Comparing Romance Languages through History: building a multilingual parallel diachronic corpus (13th-18th C.)
- MorDigital – Digitalização do Diccionario da Lingua Portugueza de António de Morais Silva
- EXPRIMI
- Language and literacy at school – the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development
- G&T.Comenta
- Glossário Colaborativo COVID-19
- TERMVEST – Terminologia do Vestuário: Versão Português Europeu
- Edição Digital do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP-1940)
- PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
- POR Nível – Construção e validação de um teste de colocação em nível para PLE
- Léxico dos Bens Culturais
- Projetos concluídos
- ProPerL2 – Produção e Perceção de fala na aprendizagem de L2
- Western Sephardic Diaspora Roadmap
- ELEXIS – European Lexicographic Infrastructure
- Humanities Going Digital (HUGOD)
- LL2DS – Linking Linguistics to Data Science
- QuILL – Quality in Language Learning
- Corpus Linguístico & Avatar para a Língua Gestual Portuguesa
- Caring Communication: a terapia genética no contexto da hemofilia
- Monitor Corpora. PressCoronaVírus
- Com@Rehab – Comunicação para reabilitação interativa em realidade virtual
- Read4Succeed: Improving migrant, refugee and from deprived neighbourhood children reading skills through an Animal Assisted Reading program
- Projeto GiroFLE
- ANACOR: A corpus-based approach to anaphora resolution in second language acquisition: beyond the interfaces
- OrthoDef
- Dicionário de Português Europeu-Árabe Padrão
- MOCOLANG-O – MOdélisation COnceptuelle des troubles (du LANGage et de la communication) en Orthophonie
- Romance clitics in diachrony. An integrated approach
- Corpus de Literatura Portuguesa para Distant Reading
- ALPROF – Automatic Assessment of Language Proficiency for Migrant Integration
- CLARIN CLUNL
- Utopia, Alimentação e Futuro
- Desenvolvimento de estruturas sintáticas na aquisição monolingue e bilingue do português e do francês
- The Case of Grammatical Relations
- BlackBox – Artes e Cognição
- Promoção da Literacia Científica
- PerGRam – Percursos para o ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade
- Proposta de Organização do Conhecimento no Âmbito da Infertilidade: uma questão de terminologia
- Subordinação em Português Medieval
- Crosslinguistic and Crosspopulation approaches to the Acquisition of Dependencies
- Fatores Sintáticos e Lexicais na Complexidade do Processamento
- SIERA – Integrating Sina Institute into the European Research Area
- Dependências Sintáticas dos 3 aos 10 Anos
- Eventos e Subeventos em Caboverdiano
- TKB – Transmedia Knowledge Base for Contemporary Dance
- CogniNET – Semântica cognitiva em redes colaborativas
- Estudos Contrastivos Português/Esloveno
- APSE – Envelhecimento, pobreza e exclusão social: Um estudo interdisciplinar sobre serviços inovadores de intervenção social
- MERIDIUM – Multilingualism in Europe as a Resource for Immigration – Dialogue Iniatiative among the Universities of the Mediterranean
- DUPLEX – Duplos e Expletivos na Sintaxe Dialectal do Português Europeu
- Reflets Culturels de la Métaphore de Spécialité d’une culture à l’autre – Réseau de Lexicologie, Terminologie et Traduction
- ACASS – Análise da Conversação Aplicada ao Serviço Social. O interagir comunicacional na Intervenção Social
- VILA_CCC_Mont: Video indexation and linguistic annotation of contemporary choreographic creations
- e-LearnLex – Lexicografia de aprendizagem
- PreTexto – Praxis, Conhecimento e Texto
- PROGRAMMA – Processos de Gramaticalização em Português Europeu
- DHISCURSO – História dos Discursos em Portugal
- Técnicas Experimentais na Compreensão da Aquisição do Português Europeu
- Morfologia e Sintaxe na Aquisição de L2
- Laboratório de Linguística e Ensino de Línguas
- Dicionário da Língua Portuguesa Medieval
- Políticas e Práticas de Internacionalização do Ensino da Língua Portuguesa: os Leitorados de Português
- ENUNTIO
- Oneness – On-line less used and less taught language courses
- DISTEX – Textos e Discursos do Português Moderno e Contemporâneo
- ENLU – European Network for the Promotion of Language Learning among all undergraduates
- GRADE – Gramática e Enunciação
- HISPAM – História do Português Antigo e Médio
- LANGVAR – Aquisição/Aprendizagem da Linguagem, Variação e Mudança
- MORPHOCOM – Morfologia Computacional Aplicada a Corpora
- NEOPORTERM – Observatório de Neologia e de Terminologia em Língua Portuguesa
- NOTATOR – Tipo Medieval para Computador
- ONTOLEXTERM – Dicionários terminológicos e ontologias
- PHILOLOGIA – Filologia e Linguística Histórica: Fontes para a História da Língua Portuguesa
- REFORTERM – Reformulação e Terminologia
- LEXTERM – Léxico e automatização
- Quality assessment of the Word Health Survey Questionnaire in Portuguese. Classification, Assessment, Surveys & Terminology
- Léxico e Sintaxe do Verbo do Português Medieval
- PHARMATERM – Lexicografia Bilingue de Especialidade
- Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário
- Automatic Translation System from and to Portuguese for public administration
- Thematic Network Project in the Area of Languages 2 (TNP 2)
- Thematic Network Project in Languages: Exploitation and Dissemination of Results
- Thematic Network Project in the Area of Languages (TNP 1)
- Arquivos Electrónicos de Terminologias e “corpora”, PRAXIS XXI
- CORDIAL-SIN – Corpus dialetal para o Estudo da Sintaxe
- TERMÉDICA – TERminologia e ensino da língua MÉDICA
- Corpora do Português Medieval – Etiquetagem e Segmentação Automáticas
- Etiquetagem e Segmentação Automática de Corpora de Português Medieval
- A Gramática do Português Medieval – Contributos para a sua caracterização
- Projetos em rede
- ELEXIS Association
- PhraConRep – A Multilingual Repository of Phraseme Constructions in Central and Eastern European Languages
- Y-JustLang – Justice to youth language needs
- ENEOLI – European Network On Lexical Innovation
- Consórcio Huma-Num ARIANE
- GRAFE’Maire
- UniDive – Universality, diversity and idiosyncrasy in language technology
- Metalex – International Metalexicography Network
- @ Cientista Regressa à Escola
- CLIL in Languages Other Than English
- NexusLinguarum – European network for Web-centred linguistic data science
- Distant Reading for European Literary History
- HL2C – Consórcio de Língua de Herança
- KEYSTONE – Semantic Keyword-Based Search on Structures Data Sources
- ARLE – International Association for Research in L1 Education
- ENeL – European Network of e-Lexicography
- GraMaLL – Grasping Meaning Across Languages and Learners
- European Statistical System Centers and Networks of Excellence on SDMX
- Language Impairment in a Multilingual Society: Linguistic Patterns and the Road to Assessment
- Crosslinguistically Robust Stages of Children’s Linguistic Performance
- GIRTraduvino – Grupo de Investigación Reconocido sobre la Lengua de la Vid Y el Vino y su Traducción
- Value for Health CoLAB
- Infraestruturas
- Prestação de Serviços
- Projeto de formação “Ensinar com o dicionário: informações linguísticas e lexicográficas para ensino de Português”
- BDTT-AR – Base de Dados Terminológica e Textual para a Assembleia da República. Fase 2
- Sistemas Conceptuais e Terminológicos no INE
- BDTT-AR – Base de Dados Terminológica e Textual para a Assembleia da República
- Glossários Terminológicos Multilingues para fins específicos dentro do espaço da CPLP – Angola
- Glossários Especializados em línguas faladas em Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe