Language and literacy at school – the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development

Identificação

  • Identificação do projeto: Language and literacy at school – the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development (CEECIND/00274/2018)
  • Investigadora: Joana Batalha (grupo LiFE)
  • Início: 2020
  • Entidade financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia – Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual 2018

Descrição

O desenvolvimento da linguagem oral e da consciência linguística é fundamental para a aprendizagem da leitura, principalmente em fases iniciais da escolarização. Considerando os poucos estudos que, em contexto nacional, investigam a consciência linguística, em particular no domínio sintático, e a sua relação com a leitura em crianças portuguesas, este projeto procura investigar o contributo de competências metassintáticas no desenvolvimento da compreensão da leitura em falantes de Português Europeu a frequentar o primeiro ciclo do ensino básico em escolas portuguesas.

Os objetivos gerais do projeto são os seguintes:
a) Desenvolver tarefas para avaliar competências metassintáticas em Português Europeu;
b) Investigar se e como estas competências podem ser promovidas através de aprendizagens desenvolvidas em sala de aula;
c) Avaliar relações entre desenvolvimento de competências metassintáticas e compreensão da leitura em crianças em idade escolar.