ACASS – Análise da Conversação Aplicada ao Serviço Social. O interagir comunicacional na Intervenção Social
Identificação
- Identificação do projeto: ACASS – Análise da Conversação Aplicada ao Serviço Social. O interagir comunicacional na Intervenção Social
- Grupo: Grupo de Investigação de Interações Discursivas
- Responsável: Michel G. J. Binet (CLUNL; CLISSIS); Corresponsável: Isabel de Sousa (CLASintra; CLISSIS)
- Duração: 2007 – 2011
- Palavras-chave: Análise da Conversação; Micro-Etnografia; Serviço Social
- Sítio web: http://www2.fcsh.unl.pt/giid-clunl/clunl/projectos/acass.html
Descrição
“O projeto assenta na colaboração ativa de uma Rede de mais de 20 interventores sociais que gravam as suas próprias interações verbais com utentes de serviços sociais do Concelho de Sintra, potenciando a constituição de um corpus de atualmente mais de 50 horas de gravação (Corpus ACASS), dados completados por um corpus de entrevistas que recorrem à fotografia dos locais de trabalho como técnica de elicitação (etnografia visual).
A transcrição e a análise destas interacções conversacionais institucionalmente enquadradas têm como objetivo analisar os seguintes aspetos:
1) a organização sequencial global dos atendimentos sociais e a sua scriptização faseada (pré-abertura: apuramento da vez > troca de cortesia > Pedido de autorização para gravar > abertura >> inquérito > introdução do problema >> exposição do problema >> resolução do problema > encaminhamentos >> pré-fecho > troca de cortesia > fecho);
2) a organização modular (macrosequências multiturnos);
3) a organização local e preferencial da troca conversacional, mediante a organização metódica da alternância de vez e das tomadas de turno, a sinalização e correção de “problemas”, os encadeamentos preferenciais e os pares adjacentes;
4) a atividade do ouvinte (falante secundário);
5) a introdução negociada de tópicos;
6) a referenciação de localizações espaciais e temporais, a delimitação de unidades narrativo-actanciais, a categorização de pessoas, eventos e objetos;
7) a argumentação e as “boas razões” (accountability) invocadas pelos interatantes;
8) a cortesia verbal e a gestão ritual das faces (ex.: perguntas invasivas, ingerências nos orçamentos familiares, etc.);
9) a importância dos fenómenos entoacionais, nomeadamente no plano acional;
10) a gestão do envolvimento e das emoções;
11) a interface da oralidade e da escrita;
12) o contraste entre atendimentos em gabinete e atendimentos ao domicílio;
13) a articulação entre escalas macro, meso e micro, no cruzamento da etnografia e da microetnografia;
14) o contraste entre discursos sobre as práticas recolhidos em situação de entrevista e as próprias práticas profissionais registadas nos contextos do seu exercício;
15) a definição da profissão de assistente social na e pela análise empírica de competências comunicativas atenta às especificidades dos contextos interacionais do seu desempenho bem como às injunções paradoxais geridas conversacionalmente em sede de atendimentos pelos profissionais e pelos utentes.”
(Texto transcrito do sítio web do projeto.)
Equipa
Michel G. J. Binet (CLUNL; Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada de Lisboa – CLISSIS)
Isabel de Sousa (Conselho Local de Acção Social de Sintra – CLAS; CLISSIS)
Tiago Freitas † (Instituto de Linguística Teórica e Computacional; CLUNL)
David Monteiro
Ricardo de Almeida
Grupo de mais de 20 interventores sociais, Rede Social do Concelho de Sintra
Instituições Participantes
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa
Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada de Lisboa
Conselho Local de Acção Social (CLAS) de Sintra
Publicações
Artigo
Binet, Michel e Freitas, Tiago (2007). Acţiune socială şi analiză conversaţională în Portugalia. Obiective şi metodologie ale unui proiect de cercetare. Psihologia Socială (20), pp.121–130. ISSN 1454-5667.
Capítulo de livros/atas
Binet, Michel e Monteiro, David (2012). Ordem da interação e corpora de gravações: a análise da conversação como paradigma teórico-metodológico. In: Sociedade, crise e reconfigurações: Atas do VII Congresso Português de Sociologia. Porto: Associação Portuguesa de Sociologia, pp.5–15.
Teses e Dissertações
Almeida (de), Ricardo (2010). “Deixe-me ver uma coisa”: análise da conversação de interações de intervenção social. Trabalho Final de Curso do Doutoramento em Linguística. Orient. Adriano Duarte Rodrigues. Universidade NOVA de Lisboa.
Binet, Michel (2012). Microanálise etnográfica de interações conversacionais: atendimentos em serviços de ação social. Doutoramento. Orient. Adriano Duarte Rodrigues. Universidade NOVA de Lisboa.
Monteiro, David (2011). A organização sequencial de interações informais institucionalmente enquadradas. O caso do Atendimento de Ação Social. Mestrado. Orient. Adriano Duarte Rodrigues; Coorient. Maria Isabel Gonçalves Tomás. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/6976 [Acesso 30 jul. 2018].
Publicação organizada
Binet, Michel e Monteiro, David, eds. (2012). Volume de Transcrições de Atendimentos de ação social. Corpus ACASS. Lisboa: GIID-CLUNL.
Outras publicações
Almeida (de), Ricardo (2010). Distribuição de Pré-prés e pré-delicados em atendimentos de ação social. Documento de Trabalho do GIID n.º 22. Lisboa: NOVA FCSH.
Almeida (de), Ricardo (2009). Sinais de retorno do técnico e estruturação do discurso do utente. Documento de Trabalho do GIID n.º 19. Lisboa: NOVA FCSH.
Binet, Michel (2012). Temporalidade, polifonia e agencialidade na fala-em-interação: referenciação conversacional de unidades narrativo-actanciais em atendimentos de ação social. Documento de Trabalho do GIID n.º 43. Lisboa: NOVA FCSH.
Binet, Michel (2011). Proposta de uma nova convenção de transcrição em Análise da Conversação. Documento de Trabalho do GIID n.º 32. Lisboa: NOVA FCSH.
Binet, Michel (2010). Etnografia e Análise da Conversação: Convergências e Orientações de pesquisa. Documento de Trabalho do GIID n.º 4. Lisboa: NOVA FCSH.
Binet, Michel e Sezões, I. (2009). Etnografia visual de um Serviço de Ação Social. Documento de Trabalho do GIID n.º 24. Lisboa: NOVA FCSH.
GIID-CLUNL (2009). Convenções de transcrição GIID-CLUNL. Metadados do Corpus ACASS. Lisboa: NOVA FCSH.
Monteiro, David (2012). Proposta de representação gráfica de operações de reprodução e de manipulação de falas associadas ao uso do discurso relatado em interações orais. Documento de Trabalho do GIID n.º 42. Lisboa: NOVA FCSH.
Monteiro, David (2010). Estratégias de envolvimento conversacional em atendimentos de serviço social. Documento de Trabalho do GIID n.º 7. Lisboa: NOVA FCSH.
Monteiro, David (2010). Assimetria etária e institucional e negociação de formas de tratamento entre mulheres em atendimentos de Serviço Social. Documento de Trabalho do GIID n.º 26. Lisboa: NOVA FCSH.
Comunicações
Almeida (de), Ricardo (2011). Anonimizar transcrições: problemas éticos e metodológicos. Workshop Internacional “Não se importa que eu grave?” Ética e Metodologia da investigação sobre interações discursivas, 15-16 jul., Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.
Binet, Michel (2011). Da Observação flutuante e encoberta ao Corpus: exploração e consolidação da pesquisa de terreno microetnográfica. Workshop Internacional “Não se importa que eu grave?” Ética e Metodologia da investigação sobre interações discursivas, 15-16 jul., Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.
Binet, Michel e Félix, E. (2008). Visitas domiciliares e interagir comunicacional: a Intervenção Social em microanálise. I Congresso Internacional de Serviço Social: O Serviço Social no séc. XXI: Desafios e oportunidades, 6-8 nov., Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada de Lisboa, Lisboa.
Binet, Michel e Monteiro, David (2012). Os saberes profissionais operantes nos locais de trabalho: atendimentos de Ação social em microanálise. [Poster] VII Congresso Português de Sociologia: Sociedade, crise e reconfigurações, 19-22 jun., Universidade do Porto.
Binet, Michel e Monteiro, David (2012). The Service Encounter in Social Work: An Interactional Event Organized in Multiple Scales. Fourth international conference Critical Approaches to Discourse Analysis Across Disciplines (CADAAD 2012), 4-6 jul., Universidade do Minho, Braga.
Binet, Michel e Sousa (de), Isabel (2011). Coparticipação e novos desenhos investigativos em Serviço Social: Insider/Outsider Team Research. II Congresso Internacional de Serviço Social: Compromisso para uma nova geração, 24-25 nov., Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada de Lisboa, Lisboa.
Monteiro, David (2011). Pré-construções teóricas e método indutivo em análise da conversação. Workshop Internacional “Não se importa que eu grave?” Ética e Metodologia da investigação sobre interações discursivas, 15-16 jul., Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.
Rodrigues, A.D. e Binet, Michel (2010). Análise da conversação e Paradoxo da observação: Pedidos de autorização para gravar atendimentos de ação social. II Congresso Internacional Linguagem e Interação, 7-9 jun., Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Brasil.
Menu < voltar
- Projetos
- Projetos em curso
- MultiPoD – Espaços Multilingues e Multiculturais para Deliberação Política
- HEREDITARY – HetERogeneous sEmantic Data Integration for guT-brAin interplay
- TTC-CPLP – Terminologias Técnicas e Científicas para a CPLP
- CHAMUÇA – Arquivo Lexical Português e Sul-Asiático
- e-Term ANCV – Recurso terminológico jurídico-parlamentar digital Assembleia Nacional de Cabo Verde
- NObarriers2Health: Reducing language and cultural barriers through machine translation literacy for inclusive multilingual health communication
- EPISTRAN – Epistemic Translation: Towards an Ecology of Knowledges
- DiTo – Didática do Texto
- REDGRAM – Percursos e trajetórias gramaticais (recursos educativos digitais)
- iRead4Skills – Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and Transversal Skills Development
- Active Citizenship Through Dialogue in Virtual teacher communities
- ProPerL2 – Produção e Perceção de fala na aprendizagem de L2
- Heritage Languages go to School: The interplay of (extra)linguistic factors in successful language development
- Investigating the impact of implicit and explicit instruction on phonological acquisition in a second language
- LAUA – Language Attrition and Ultimate Attainment
- CORRELATE – Corpora e Recursos Lexicais e Terminológicos
- ANACOREX – Anafora y expresiones referenciales en el bilinguismo: triangulando enfoques de corpus y experimentales
- Caring Communication: a terapia genética no contexto da hemofilia
- CoRaLHis – Comparing Romance Languages through History: building a multilingual parallel diachronic corpus (13th-18th C.)
- MorDigital – Digitalização do Diccionario da Lingua Portugueza de António de Morais Silva
- EXPRIMI
- Language and literacy at school – the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development
- G&T.Comenta
- Glossário Colaborativo COVID-19
- TERMVEST – Terminologia do Vestuário: Versão Português Europeu
- Edição Digital do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP-1940)
- PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
- POR Nível – Construção e validação de um teste de colocação em nível para PLE
- Léxico dos Bens Culturais
- Projetos concluídos
- Western Sephardic Diaspora Roadmap
- ELEXIS – European Lexicographic Infrastructure
- Humanities Going Digital (HUGOD)
- LL2DS – Linking Linguistics to Data Science
- QuILL – Quality in Language Learning
- Corpus Linguístico & Avatar para a Língua Gestual Portuguesa
- Monitor Corpora. PressCoronaVírus
- Com@Rehab – Comunicação para reabilitação interativa em realidade virtual
- Read4Succeed: Improving migrant, refugee and from deprived neighbourhood children reading skills through an Animal Assisted Reading program
- Projeto GiroFLE
- ANACOR: A corpus-based approach to anaphora resolution in second language acquisition: beyond the interfaces
- OrthoDef
- Dicionário de Português Europeu-Árabe Padrão
- MOCOLANG-O – MOdélisation COnceptuelle des troubles (du LANGage et de la communication) en Orthophonie
- Romance clitics in diachrony. An integrated approach
- Corpus de Literatura Portuguesa para Distant Reading
- ALPROF – Automatic Assessment of Language Proficiency for Migrant Integration
- CLARIN CLUNL
- Utopia, Alimentação e Futuro
- Desenvolvimento de estruturas sintáticas na aquisição monolingue e bilingue do português e do francês
- The Case of Grammatical Relations
- BlackBox – Artes e Cognição
- Promoção da Literacia Científica
- PerGRam – Percursos para o ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade
- Proposta de Organização do Conhecimento no Âmbito da Infertilidade: uma questão de terminologia
- Subordinação em Português Medieval
- Crosslinguistic and Crosspopulation approaches to the Acquisition of Dependencies
- Fatores Sintáticos e Lexicais na Complexidade do Processamento
- SIERA – Integrating Sina Institute into the European Research Area
- Dependências Sintáticas dos 3 aos 10 Anos
- Eventos e Subeventos em Caboverdiano
- TKB – Transmedia Knowledge Base for Contemporary Dance
- CogniNET – Semântica cognitiva em redes colaborativas
- Estudos Contrastivos Português/Esloveno
- APSE – Envelhecimento, pobreza e exclusão social: Um estudo interdisciplinar sobre serviços inovadores de intervenção social
- MERIDIUM – Multilingualism in Europe as a Resource for Immigration – Dialogue Iniatiative among the Universities of the Mediterranean
- DUPLEX – Duplos e Expletivos na Sintaxe Dialectal do Português Europeu
- Reflets Culturels de la Métaphore de Spécialité d’une culture à l’autre – Réseau de Lexicologie, Terminologie et Traduction
- ACASS – Análise da Conversação Aplicada ao Serviço Social. O interagir comunicacional na Intervenção Social
- VILA_CCC_Mont: Video indexation and linguistic annotation of contemporary choreographic creations
- e-LearnLex – Lexicografia de aprendizagem
- PreTexto – Praxis, Conhecimento e Texto
- PROGRAMMA – Processos de Gramaticalização em Português Europeu
- DHISCURSO – História dos Discursos em Portugal
- Técnicas Experimentais na Compreensão da Aquisição do Português Europeu
- Morfologia e Sintaxe na Aquisição de L2
- Laboratório de Linguística e Ensino de Línguas
- Dicionário da Língua Portuguesa Medieval
- Políticas e Práticas de Internacionalização do Ensino da Língua Portuguesa: os Leitorados de Português
- ENUNTIO
- Oneness – On-line less used and less taught language courses
- DISTEX – Textos e Discursos do Português Moderno e Contemporâneo
- ENLU – European Network for the Promotion of Language Learning among all undergraduates
- GRADE – Gramática e Enunciação
- HISPAM – História do Português Antigo e Médio
- LANGVAR – Aquisição/Aprendizagem da Linguagem, Variação e Mudança
- MORPHOCOM – Morfologia Computacional Aplicada a Corpora
- NEOPORTERM – Observatório de Neologia e de Terminologia em Língua Portuguesa
- NOTATOR – Tipo Medieval para Computador
- ONTOLEXTERM – Dicionários terminológicos e ontologias
- PHILOLOGIA – Filologia e Linguística Histórica: Fontes para a História da Língua Portuguesa
- REFORTERM – Reformulação e Terminologia
- LEXTERM – Léxico e automatização
- Quality assessment of the Word Health Survey Questionnaire in Portuguese. Classification, Assessment, Surveys & Terminology
- Léxico e Sintaxe do Verbo do Português Medieval
- PHARMATERM – Lexicografia Bilingue de Especialidade
- Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário
- Automatic Translation System from and to Portuguese for public administration
- Thematic Network Project in the Area of Languages 2 (TNP 2)
- Thematic Network Project in Languages: Exploitation and Dissemination of Results
- Thematic Network Project in the Area of Languages (TNP 1)
- Arquivos Electrónicos de Terminologias e “corpora”, PRAXIS XXI
- CORDIAL-SIN – Corpus dialetal para o Estudo da Sintaxe
- TERMÉDICA – TERminologia e ensino da língua MÉDICA
- Corpora do Português Medieval – Etiquetagem e Segmentação Automáticas
- Etiquetagem e Segmentação Automática de Corpora de Português Medieval
- A Gramática do Português Medieval – Contributos para a sua caracterização
- Projetos em rede
- ELEXIS Association
- PhraConRep – A Multilingual Repository of Phraseme Constructions in Central and Eastern European Languages
- Y-JustLang – Justice to youth language needs
- ENEOLI – European Network On Lexical Innovation
- Consórcio Huma-Num ARIANE
- GRAFE’Maire
- UniDive – Universality, diversity and idiosyncrasy in language technology
- Metalex – International Metalexicography Network
- @ Cientista Regressa à Escola
- CLIL in Languages Other Than English
- NexusLinguarum – European network for Web-centred linguistic data science
- Distant Reading for European Literary History
- HL2C – Consórcio de Língua de Herança
- KEYSTONE – Semantic Keyword-Based Search on Structures Data Sources
- ARLE – International Association for Research in L1 Education
- ENeL – European Network of e-Lexicography
- GraMaLL – Grasping Meaning Across Languages and Learners
- European Statistical System Centers and Networks of Excellence on SDMX
- Language Impairment in a Multilingual Society: Linguistic Patterns and the Road to Assessment
- Crosslinguistically Robust Stages of Children’s Linguistic Performance
- GIRTraduvino – Grupo de Investigación Reconocido sobre la Lengua de la Vid Y el Vino y su Traducción
- Value for Health CoLAB
- Infraestruturas
- Prestação de Serviços
- Projeto de formação “Ensinar com o dicionário: informações linguísticas e lexicográficas para ensino de Português”
- BDTT-AR – Base de Dados Terminológica e Textual para a Assembleia da República. Fase 2
- Sistemas Conceptuais e Terminológicos no INE
- BDTT-AR – Base de Dados Terminológica e Textual para a Assembleia da República
- Glossários Terminológicos Multilingues para fins específicos dentro do espaço da CPLP – Angola
- Glossários Especializados em línguas faladas em Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe