ACASS – Análise da Conversação Aplicada ao Serviço Social. O interagir comunicacional na Intervenção Social

Identificação

  • Identificação do projeto: ACASS – Análise da Conversação Aplicada ao Serviço Social. O interagir comunicacional na Intervenção Social
  • Grupo: Grupo de Investigação de Interações Discursivas
  • Responsável: Michel G. J. Binet (CLUNL; CLISSIS); Corresponsável: Isabel de Sousa (CLASintra; CLISSIS)
  • Duração: 2007 – 2011
  • Palavras-chave: Análise da Conversação; Micro-Etnografia; Serviço Social
  • Sítio web: http://www2.fcsh.unl.pt/giid-clunl/clunl/projectos/acass.html

Descrição

“O projeto assenta na colaboração ativa de uma Rede de mais de 20 interventores sociais que gravam as suas próprias interações verbais com utentes de serviços sociais do Concelho de Sintra, potenciando a constituição de um corpus de atualmente mais de 50 horas de gravação (Corpus ACASS), dados completados por um corpus de entrevistas que recorrem à fotografia dos locais de trabalho como técnica de elicitação (etnografia visual).

A transcrição e a análise destas interacções conversacionais institucionalmente enquadradas têm como objetivo analisar os seguintes aspetos:
1) a organização sequencial global dos atendimentos sociais e a sua scriptização faseada (pré-abertura: apuramento da vez > troca de cortesia > Pedido de autorização para gravar > abertura >> inquérito > introdução do problema >> exposição do problema >> resolução do problema > encaminhamentos >> pré-fecho > troca de cortesia > fecho);
2) a organização modular (macrosequências multiturnos);
3) a organização local e preferencial da troca conversacional, mediante a organização metódica da alternância de vez e das tomadas de turno, a sinalização e correção de “problemas”, os encadeamentos preferenciais e os pares adjacentes;
4) a atividade do ouvinte (falante secundário);
5) a introdução negociada de tópicos;
6) a referenciação de localizações espaciais e temporais, a delimitação de unidades narrativo-actanciais, a categorização de pessoas, eventos e objetos;
7) a argumentação e as “boas razões” (accountability) invocadas pelos interatantes;
8) a cortesia verbal e a gestão ritual das faces (ex.: perguntas invasivas, ingerências nos orçamentos familiares, etc.);
9) a importância dos fenómenos entoacionais, nomeadamente no plano acional;
10) a gestão do envolvimento e das emoções;
11) a interface da oralidade e da escrita;
12) o contraste entre atendimentos em gabinete e atendimentos ao domicílio;
13) a articulação entre escalas macro, meso e micro, no cruzamento da etnografia e da microetnografia;
14) o contraste entre discursos sobre as práticas recolhidos em situação de entrevista e as próprias práticas profissionais registadas nos contextos do seu exercício;
15) a definição da profissão de assistente social na e pela análise empírica de competências comunicativas atenta às especificidades dos contextos interacionais do seu desempenho bem como às injunções paradoxais geridas conversacionalmente em sede de atendimentos pelos profissionais e pelos utentes.”

(Texto transcrito do sítio web do projeto.)

Equipa

Michel G. J. Binet (CLUNL; Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada de Lisboa – CLISSIS)
Isabel de Sousa (Conselho Local de Acção Social de Sintra – CLAS; CLISSIS)
Tiago Freitas † (Instituto de Linguística Teórica e Computacional; CLUNL)
David Monteiro
Ricardo de Almeida
Grupo de mais de 20 interventores sociais, Rede Social do Concelho de Sintra

Instituições Participantes

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa
Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada de Lisboa
Conselho Local de Acção Social (CLAS) de Sintra

Publicações

Artigo 

Binet, Michel e Freitas, Tiago (2007). Acţiune socială şi analiză conversaţională în Portugalia. Obiective şi metodologie ale unui proiect de cercetare. Psihologia Socială (20), pp.121–130. ISSN 1454-5667.

Capítulo de livros/atas

Binet, Michel e Monteiro, David (2012). Ordem da interação e corpora de gravações: a análise da conversação como paradigma teórico-metodológico. In: Sociedade, crise e reconfigurações: Atas do VII Congresso Português de Sociologia. Porto: Associação Portuguesa de Sociologia, pp.5–15.

Teses e Dissertações

Almeida (de), Ricardo (2010). “Deixe-me ver uma coisa”: análise da conversação de interações de intervenção social. Trabalho Final de Curso do Doutoramento em Linguística. Orient. Adriano Duarte Rodrigues. Universidade NOVA de Lisboa.

Binet, Michel (2012). Microanálise etnográfica de interações conversacionais: atendimentos em serviços de ação social. Doutoramento. Orient. Adriano Duarte Rodrigues. Universidade NOVA de Lisboa.

Monteiro, David (2011). A organização sequencial de interações informais institucionalmente enquadradas. O caso do Atendimento de Ação Social. Mestrado. Orient. Adriano Duarte Rodrigues; Coorient. Maria Isabel Gonçalves Tomás. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/6976 [Acesso 30 jul. 2018].

Publicação organizada

Binet, Michel e Monteiro, David, eds. (2012). Volume de Transcrições de Atendimentos de ação social. Corpus ACASS. Lisboa: GIID-CLUNL.

Outras publicações

Almeida (de), Ricardo (2010). Distribuição de Pré-prés e pré-delicados em atendimentos de ação social. Documento de Trabalho do GIID n.º 22. Lisboa: NOVA FCSH.

Almeida (de), Ricardo (2009). Sinais de retorno do técnico e estruturação do discurso do utente. Documento de Trabalho do GIID n.º 19. Lisboa: NOVA FCSH.

Binet, Michel (2012). Temporalidade, polifonia e agencialidade na fala-em-interação: referenciação conversacional de unidades narrativo-actanciais em atendimentos de ação social. Documento de Trabalho do GIID n.º 43. Lisboa: NOVA FCSH.

Binet, Michel (2011). Proposta de uma nova convenção de transcrição em Análise da Conversação. Documento de Trabalho do GIID n.º 32. Lisboa: NOVA FCSH.

Binet, Michel (2010). Etnografia e Análise da Conversação: Convergências e Orientações de pesquisa. Documento de Trabalho do GIID n.º 4. Lisboa: NOVA FCSH.

Binet, Michel e Sezões, I. (2009). Etnografia visual de um Serviço de Ação Social. Documento de Trabalho do GIID n.º 24. Lisboa: NOVA FCSH.

GIID-CLUNL (2009). Convenções de transcrição GIID-CLUNL. Metadados do Corpus ACASS. Lisboa: NOVA FCSH.

Monteiro, David (2012). Proposta de representação gráfica de operações de reprodução e de manipulação de falas associadas ao uso do discurso relatado em interações orais. Documento de Trabalho do GIID n.º 42. Lisboa: NOVA FCSH.

Monteiro, David (2010). Estratégias de envolvimento conversacional em atendimentos de serviço social. Documento de Trabalho do GIID n.º 7. Lisboa: NOVA FCSH.

Monteiro, David (2010). Assimetria etária e institucional e negociação de formas de tratamento entre mulheres em atendimentos de Serviço Social. Documento de Trabalho do GIID n.º 26. Lisboa: NOVA FCSH.

Comunicações

Almeida (de), Ricardo (2011). Anonimizar transcrições: problemas éticos e metodológicos. Workshop Internacional “Não se importa que eu grave?” Ética e Metodologia da investigação sobre interações discursivas, 15-16 jul., Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

Binet, Michel (2011). Da Observação flutuante e encoberta ao Corpus: exploração e consolidação da pesquisa de terreno microetnográfica. Workshop Internacional “Não se importa que eu grave?” Ética e Metodologia da investigação sobre interações discursivas, 15-16 jul., Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

Binet, Michel e Félix, E. (2008). Visitas domiciliares e interagir comunicacional: a Intervenção Social em microanálise. I Congresso Internacional de Serviço Social: O Serviço Social no séc. XXI: Desafios e oportunidades, 6-8 nov., Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada de Lisboa, Lisboa.

Binet, Michel e Monteiro, David (2012). Os saberes profissionais operantes nos locais de trabalho: atendimentos de Ação social em microanálise. [Poster] VII Congresso Português de Sociologia: Sociedade, crise e reconfigurações, 19-22 jun., Universidade do Porto.

Binet, Michel e Monteiro, David (2012). The Service Encounter in Social Work: An Interactional Event Organized in Multiple Scales. Fourth international conference Critical Approaches to Discourse Analysis Across Disciplines (CADAAD 2012), 4-6 jul., Universidade do Minho, Braga.

Binet, Michel e Sousa (de), Isabel (2011). Coparticipação e novos desenhos investigativos em Serviço Social: Insider/Outsider Team Research. II Congresso Internacional de Serviço Social:  Compromisso para uma nova geração, 24-25 nov., Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada de Lisboa, Lisboa.

Monteiro, David (2011). Pré-construções teóricas e método indutivo em análise da conversação. Workshop Internacional “Não se importa que eu grave?” Ética e Metodologia da investigação sobre interações discursivas, 15-16 jul., Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

Rodrigues, A.D. e Binet, Michel (2010). Análise da conversação e Paradoxo da observação: Pedidos de autorização para gravar atendimentos de ação social. II Congresso Internacional Linguagem e Interação, 7-9 jun., Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Brasil.