Read4Succeed: Improving migrant, refugee and from deprived neighbourhood children reading skills through an Animal Assisted Reading program
Identificação
- Identificação do projeto: Read4Succeed: Improving migrant, refugee and from deprived neighbourhood children reading skills through an Animal Assisted Reading program (2019-1-PT01-KA201-061410)
- Coordenação: Iva Miranda Pires (CICS.NOVA)
- Investigadoras do CLUNL: Ana Madeira e Joana Batalha (Grupo LiFE – Linguística Formal e Experimental)
- Duração: 2019-2022
- Entidade financiadora: Agência Nacional Erasmus+
Descrição
“O Read4Succeed é um projecto de cooperação transnacional desenvolvido por um consórcio de 8 parceiros, incluindo universidades, escolas, associações sem fins lucrativos e equipas do programa Reading Education Assistance Dogs (R.E.A.D.) de 5 países europeus (Portugal, Espanha, Holanda, Itália e República Checa). Pretende contribuir para que as escolas se tornem mais inclusivas, ou seja, que desenvolvam estratégias para acolher todas as crianças das suas comunidades e que tenham respostas adequadas para os diferentes contextos multiculturais e multilinguísticos. As sociedades europeias tornaram-se mais diversificadas, principalmente devido à mobilidade intra-europeia e aos fluxos de imigração de países terceiros, nomeadamente de países africanos. Nas escolas os professores enfrentam novos desafios e procuram estratégias e respostas adequadas para estas novas realidades. O Read4Succeed pretende avaliar o uso da Educação Assistida por Animais na melhoria da aquisição de competências de leitura de crianças migrantes, refugiadas e provenientes de bairros desfavorecidos com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos, que já se expressam na língua do país de acolhimento, mas manifestam dificuldades de leitura identificadas pelos respectivos professores.
Espera-se que o projecto possa mostrar que abordagens holísticas, que combinam formas de educação formal e não formal, podem ser úteis quando é necessário encontrar soluções para situações complexas, como as que vivem as crianças dos grupos-alvo.”
(Texto transcrito do sítio web do CICS.NOVA)
Equipa
Iva Miranda Pires (Investigadora Responsável, CICS.NOVA)
Elsa Canelo (CICS.NOVA)
Ana Madeira (CLUNL)
Joana Batalha (CLUNL)
Entidades Parceiras
ACL – Associação Cães e Livros (Portugal)
Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes (Portugal)
CITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interativas (Portugal)
OPEN UNIVERSITEIT NEDERLAND (Holanda)
Stichting A.A.I.Z.O.O. (Holanda)
Asociación Perros y Letras – R.E.A.D. ESPAÑA (Espanha)
Pomáháme psím srdcem, z.s. (República Checa)
InContrasti società cooperativa onlus a r.l. (Itália)
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- Projetos
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- MultiPoD – Espaços Multilingues e Multiculturais para Deliberação Política
- HEREDITARY – HetERogeneous sEmantic Data Integration for guT-brAin interplay
- TTC-CPLP – Terminologias Técnicas e Científicas para a CPLP
- CHAMUÇA – Arquivo Lexical Português e Sul-Asiático
- e-Term ANCV – Recurso terminológico jurídico-parlamentar digital Assembleia Nacional de Cabo Verde
- NObarriers2Health: Reducing language and cultural barriers through machine translation literacy for inclusive multilingual health communication
- EPISTRAN – Epistemic Translation: Towards an Ecology of Knowledges
- DiTo – Didática do Texto
- REDGRAM – Percursos e trajetórias gramaticais (recursos educativos digitais)
- iRead4Skills – Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and Transversal Skills Development
- Active Citizenship Through Dialogue in Virtual teacher communities
- Heritage Languages go to School: The interplay of (extra)linguistic factors in successful language development
- Investigating the impact of implicit and explicit instruction on phonological acquisition in a second language
- LAUA – Language Attrition and Ultimate Attainment
- CORRELATE – Corpora e Recursos Lexicais e Terminológicos
- ANACOREX – Anafora y expresiones referenciales en el bilinguismo: triangulando enfoques de corpus y experimentales
- Caring Communication: a terapia genética no contexto da hemofilia
- CoRaLHis – Comparing Romance Languages through History: building a multilingual parallel diachronic corpus (13th-18th C.)
- MorDigital – Digitalização do Diccionario da Lingua Portugueza de António de Morais Silva
- EXPRIMI
- Language and literacy at school – the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development
- G&T.Comenta
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- TERMVEST – Terminologia do Vestuário: Versão Português Europeu
- Edição Digital do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP-1940)
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- POR Nível – Construção e validação de um teste de colocação em nível para PLE
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- Read4Succeed: Improving migrant, refugee and from deprived neighbourhood children reading skills through an Animal Assisted Reading program
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- Dicionário de Português Europeu-Árabe Padrão
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- Romance clitics in diachrony. An integrated approach
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