DISTEX – Textos e Discursos do Português Moderno e Contemporâneo
Identificação
- Identificação do projeto: DISTEX – Textos e Discursos do Português Moderno e Contemporâneo
- Grupo: Pragmática
- Responsável: Adriano Duarte Rodrigues
- Duração: 2003 – 2006
- Entidade financiadora: CLUNL
- Palavras-chave: Interação Verbal; Análise do Discurso; Géneros Textuais; Constituição de Corpora
Descrição
Congregando disciplinas como a pragmática, a análise conversacional, a análise do discurso e a linguística do texto, o projeto DISTEX procurou desenvolver estudos conducentes à sistematização de regularidades discursivas e textuais, para o português moderno e contemporâneo, desenvolvendo trabalho em três vertentes.
Vertentes de investigação
Interações verbais quotidianas
Responsável: Adriano Duarte Rodrigues
O estudo das interações do quotidiano centrou-se na descrição dos seguintes aspetos: enunciados que integram as interações verbais ritualizadas (em particular saudações e despedidas), formas de tratamento e estratégias verbais de cortesia, processos semântico-pragmáticos de agenciamento dos turnos de fala em situações discursivas diversas. Procedeu-se à constituição de um áudio corpus digitalizado de discursos orais (Corpus Informatizado de Discursos Orais – CIDO).
Géneros textuais e organização do conhecimento (GeTOC)
Responsável: Antónia Coutinho
. Seleção de géneros textuais a analisar, de acordo com um critério específico – cobrirem diferentes modalidades de organização de conhecimento (corpus de géneros textuais);
. Elaboração concetual das noções de parâmetros de género e de mecanismos de realização textual e aplicação a textos de diferentes géneros;
. Análise da relação entre tipos de discurso e tipos de raciocínio (raciocínios práticos, causais-cronológicos, lógicos ou semilógicos) e da relação entre parâmetros de género e (re)construção do conhecimento.
Análise diacrónica e discursivo-textual de corpora
Responsável: Fernanda Menéndez
. Definição de parâmetros de género textual de diferentes tipos de «dicionários».
. Estudo da evolução de textos lexicográficos e paralexicográficos (séculos XVIII e XIX) a partir de um corpus pertencente à Real Mesa Censória no Instituto dos Arquivos Nacionais da Torre do Tombo (IANTT), através da confrontação de «dicionários» com a reflexão escrita acerca da prática lexicográfica portuguesa, sobretudo durante o século XVIII, nomeadamente: i) estudo de dicionários manuscritos anónimos da última parte do século XVIII; ii) estudo de dicionários fragmentados que se reclamam reformulações do trabalho de Bluteau; iii) estudo do manuscrito do dicionário de António de Moraes Silva; iv) estudo de «reflexões filológicas», ortografias e outros textos que mostram os usos lexicográficos da parte final do século XVIII e os inícios do XIX.
. Análise de diferentes géneros textuais, historicamente localizados – artigos de jornal, crónicas, atas e cartas entre 1809 e a atualidade.
Objetivos
Principais objetivos do projeto Distex:
(i) contribuir para o avanço teórico nesta matéria, trabalhando simultaneamente interações verbais do quotidiano e géneros textuais (seja na perspetiva da articulação entre géneros e organização do conhecimento, seja na perspetiva de descrição de géneros socio-historicamente situados);
(ii) disponibilizar dados relativos ao português moderno e contemporâneo, quer através da constituição de corpora quer pela sistematização dos processos linguísticos que instituem regularidades discursivo-textuais;
(iii) através dos aspetos referidos nas alíneas anteriores, fornecer materiais cientificamente elaborados que possam servir como documentos de apoio – nomeadamente para a atividade docente, no ensino básico e secundário, e para profissionais em diferentes áreas.
Equipa
Adriano Duarte Rodrigues (investigador responsável)
Ana Caldes
Armindo de Morais
Audria Leal
Carla Teixeira dos Santos
Carmen Pereira Santos
David Fernandes Rodrigues
Fernanda Miranda Menéndez
Florencia Miranda
Isabel Sebastião
Maria do Rosário Luís
Marisa Alves
Matilde Gonçalves
Sónia Maria Hessel
Rosalice Pinto
Publicações
Artigos em revistas internacionais
Correia, Clara Nunes e Coutinho, Maria Antónia (2006). Formes schématiques et schémas textuels. Revue de Sémantique et de Pragmatique, (19/20), pp.135-155. ISSN 1285-4093.
Coutinho, Maria Antónia (2006). O texto como objecto empírico: consequências e desafios para a linguística. Veredas, [online] 10(1-2), [n.d.]. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/artigo076.pdf [Acesso 11 out. 2018]. ISSN 1982-2243.
Coutinho, Maria Antónia (2004). A ordem do expor em géneros académicos do português europeu contemporâneo. Calidoscópio, [online] 2(2), pp.9-16. Disponível em: http://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6445 [Acesso 10 out. 2018]. ISSN 2177-6202.
Menéndez, Fernanda (2006). Salazar ou a conquista discursiva do poder. Veredas, [online] 10(1-2), [n.d.]. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/artigo111.pdf [Acesso 11 out. 2018]. ISSN 1982-2243.
Menéndez, Fernanda (2003). Les expréssions figées chez Saramago – une tradition venue de la nuit des temps. Stéréotypies Linguistiques. Cahiers Pédagogiques du CEMIA, (10), pp.87-95.
Miranda, Florencia (2006). Intertextualidad e intertextualización en la clase de lengua. Propuestas. De la problemática del aula a las propuestas concretas, (2), pp.7-20.
Miranda, Florencia (2004). Cartas de reclamação e respostas institucionais na imprensa: acerca do gênero e os mecanismos de responsabilização enunciativa. Calidoscópio, [online] 2(2), pp.17-24. Disponível em: http://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6446 [Acesso 10 out. 2018]. ISSN 2177-6202.
Pinto, Rosalice (2004). A heterogeneidade constitutiva e o ethos no editorial português. Calidoscópio, [online] 2(2), pp.25-32. Disponível em: http://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6447 [Acesso 10 out. 2018]. ISSN 2177-6202.
Artigos em revistas nacionais
Coutinho, Maria Antónia (2005). Para uma linguística dos géneros de texto, Diacrítica, [online] 19(1), pp.73-88. Disponível em: http://cehum.ilch.uminho.pt/cehum/static/publications/diacritica_19-1.pdf [Acesso 10 out. 2018]. ISSN 0807-8967.
Menéndez, Fernanda (2006). Análise dos Discursos e Historicidade: Questões Teóricas – Análise de um caso. Diacrítica, [online] 20(1), pp.57-70. Disponível em: http://cehum.ilch.uminho.pt/cehum/static/publications/diacritica_20-1.pdf [Acesso 11 out. 2018]. ISSN 0807-8967.
Rodrigues, Adriano Duarte (2005). A natureza ambivalente da vida quotidiana e a sua gestão técnica na modernidade tardia. Trajectos. Revista de Comunicação, Cultura e Educação, (3), pp.105-113.
Rodrigues, Adriano Duarte (2004). A Experiência Técnica. Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, (15), pp.9-33.
Rodrigues, Adriano Duarte (2004). A Experiência Técnica. Revista de Comunicação e Linguagens, (33), pp.37-48. ISSN 0870-7081.
Rodrigues, Adriano Duarte (no prelo). Novas Configurações da Esfera Pública. Revista Filosófica de Coimbra. ISSN 0872-0851.
Capítulos de livros/atas de conferências internacionais
Gonçalves, Matilde (2007). Cohérence, cohésion: quels apports pour la compréhension textuelle dans L’écriture fragmentaire. In: Actes des XX Journées de Linguistique (9 et 10 mars 2006). Québec: Université de Laval, [n.d.].
Gonçalves, Matilde (2006). Valeurs injonctives de la suggestion et du conseil: les aphorismes littéraires portugais. In: Colloque L’Injonction dans les langues romanes. Paris: Université Paris 8, [n.d.].
Marques, Isabel Simões (2007). Le plurilinguisme dans la presse écrite française actuelle: jeux de mots et phénomènes de désignation. In: Actes des XX Journées de Linguistique (9 et 10 mars 2006). Québec: Université de Laval, [n.d.].
Menéndez, Fernanda (2006). Função da modalização nos textos de divulgação científica. In: M.A. Marques et al., orgs., Processos Discursivos de Modalização. Atas do III Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso. Braga: Universidade do Minho/Instituto de Letras e Ciências Humanas, pp.163-171.
Menéndez, Fernanda (2006). L’humour comme vengeance. In: P. Marillaud e R. Gauthier, eds., La Vengeance et ses discours. Actes du XXVI Colloque d’Albi (CALS / CPST), Toulouse: Université Toulouse-le-Mirail, pp.197-206.
Menéndez, Fernanda (2003). A legislação do nome em Portugal. In: D. Kremer, I. Castro e W. Muller, eds., Miscelânea Patromiana. Atas do V Colóquio (Lisboa) seguidas das Comunicações do VII Colóquio (Neuchâtel) e de duas Comunicações do VIII Colóquio (Bucaresti). Tübingen: Max Niemayer Verlag, pp.7-13.
Menéndez, Fernanda e Coutinho, Maria Antónia (2004). Intertextualité, intertexte et interdiscours – en quête du fil d’Ariane. In: L’intertextualité. Actes du XXIVème Colloque d’Albi (CALS / CPST). Toulouse: Université de Toulouse-Le Mirail, pp.333-342.
Miranda, Florencia (2006). Lengua(s) y diversidad: notas sobre los géneros (de texto) en los estudios lingüísticos comparativos. In: G. Cariello e G. Ortiz, orgs., Tramos y tramas: culturas, lenguas y literaturas. Estudios comparativos. Rosario: Laborde Editor, pp.63-72.
Miranda, Florencia (2005). Géneros de texto, marcas de diálogo e intertextualización. In: Actas del II Coloquio Argentino de la IADA. La Plata: IADA, pp.423-427.
Miranda, Florencia (2004). Aspectos do cruzamento de géneros como estratégia discursiva. In: M.A. Marques et al., orgs., Práticas de Investigação em Análise Linguística do Discurso. Atas do II Encontro Internacional de Análise Lingüística do Discurso. Braga: Universidade do Minho, pp.195-211.
Miranda, Florencia e Coutinho, Maria Antónia (2005). Géneros de texto e formas de interacção. In: Atas do Colóquio Internacional Linguagem e Interação. [CD-ROM] S. Leopoldo: UNISINOS, [n.d.].
Miranda, Florencia e Coutinho, Maria Antónia (2004). Interaction textuelle et générique – quelques aspects. In L’intertextualité. Actes du XXIVème Colloque d’Albi (CALS / CPST). Toulouse: Université de Toulouse-Le Mirail, pp.343-354.
Morais, Armindo (2006). «Então não é…?» Aspectos avaliativos na produção de narrativas em situação de interacção oral. In: M.A. Marques et al., orgs., Processos Discursivos de Modalização. Atas do III Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso. Braga: Universidade do Minho/Instituto de Letras e Ciências Humanas, pp.173-192.
Pinto, Rosalice (2006). As modalidades linguísticas e os géneros de texto: que previsibilidade? In: M.A. Marques et al., orgs., Processos Discursivos de Modalização. Atas do III Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso. Braga: Universidade do Minho/Instituto de Letras e Ciências Humanas, pp.201-217.
Pinto, Rosalice (2005). Le pathos dans les affiches politiques portugaises – stratégie rhétorico-politique-discursive? In: Actes du XXVème Colloque d’Albi (CALS/CPST). Toulouse: Université de Toulouse-Le Mirail, pp.319-330.
Pinto, Rosalice (2004). O ethos e a argumentação nos editoriais portugueses – um desvendar crítico. In: M.A. Marques, M.E. Pereira, R. Ramos e I. Ermida, orgs., Práticas de Investigação em Análise Lingüística do Discurso. Actas do II Encontro Internacional de Análise Lingüística do Discurso. Braga: Universidade do Minho, pp.113-135.
Rodrigues, David Fernandes (2006). Charles Bally e a Cortesia Linguística. In: M.A. Marques et al., orgs., Processos Discursivos de Modalização. Atas do III Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso. Braga: Universidade do Minho/Instituto de Letras e Ciências Humanas, pp.243-252.
Santos, Carmen e Menéndez, Fernanda (2005). Da competência discursiva aos bons leitores. 1.º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (CIANEI). [CD-ROM] Porto: ESE de Paula Frasseneti, [n.d.].
Capítulos de livros/atas de conferências nacionais
Alves, Marisa (2005). Géneros escolares e construção do saber: o caso dos apontamentos. In: Atas do 6.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. [CD-ROM] Lisboa: Associação de Professores de Português, [n.d.].
Coutinho, Maria Antónia (2005). Géneros de texto e contexto escolar. In: Atas do 6.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. [CD-ROM] Lisboa: Associação de Professores de Português, [n.d.].
Menéndez, Fernanda (2004). Enunciados metalinguísticos e consciência linguística nas primeiras traduções em linguage. In: A.M. Brito et al., org., Linguística Histórica e História da Língua Portuguesa. Porto: FLUP / DEPER, pp.227-237. ISBN 9789729350931.
Miranda, Florencia (2005). Géneros não escolares em sala de aula. In: Atas do 6.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. [CD-ROM] Lisboa: Associação de Professores de Português, [n.d.].
Miranda, Florencia (2004). O nome próprio como organizador textual. In: Atas do XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, pp.569-579. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/12/2003-46.pdf [Acesso 26 out. 2018].
Morais, Armindo (2005). «…E pronto» – estratégias discursivo-pragmáticas de encerramento em enunciados narrativos produzidos em situação de interacção oral. In: Atas do XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, pp.731-744. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/12/2004-58.pdf [Acesso 26 out. 2018].
Rodrigues, David Fernandes (2004). Cortesia linguística e interjeição em Português europeu. In: Atas do XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, pp.653-718. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/12/2003-54.pdf [Acesso 26 out. 2018].
Soares, Ana Cristina (2005). Pensar com os alunos os “novos” programas de Língua Portuguesa. In: Atas do 6.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. [CD-ROM] Lisboa: Associação de Professores de Português, [n.d.].
Capítulos de livros
Coutinho, Maria Antónia (2006). Le rôle des discours rapportés dans l’organisation textuelle: le cas des comptes rendus de lecture. In: J.M. Lopez-Muñoz, S. Marnette e L. Rosier, eds., Dans la jungle du discours rapporté: genres de discours et discours rapporté. 1.ª ed. Cádiz: Publicaciones de la Universidad de Cádiz, pp.227-236. ISBN 84-9828-030-3.
Coutinho, Maria Antónia (2004). Organizadores textuais – entre língua, discurso e género. In: F. Oliveira e I.M. Duarte, orgs., Da língua e do discurso. 1.ª ed. Porto: Campo das Letras, pp.283-298. ISBN 9789726109020.
Coutinho, Maria Antónia (2004). Schématisation (discursive) et disposition (textuelle). In: J.-M. Adam, J.-B. Grize e M. A. Bouacha, orgs., Texte et discours: catégories pour lanalyse. 1.ª ed. Dijon: Editions Universitaires de Dijon, pp.29-42. ISBN 2-905965-92-4.
Gonçalves, Matilde e Miranda, Florencia (2008). Analyse textuelle, analyse de genres: quelles relations, quels instruments? In: Autour des langues et du langage: perspective pluridisciplinaire. 1.ª ed. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, [n.d.]. ISBN 978-2-7061-1427-4.
Menéndez, Fernanda (2005). Estruturas do discurso polémico em português. In: M.A. Marques et al., org., Ciências da Linguagem: 30 anos de investigação e ensino. 1.ª ed. Braga: Universidade do Minho/ILCH, pp.171-182. ISBN 972806330X.
Miranda, Florencia (2006). DR en géneros publicitarios: marcadores, estrategias y representaciones. In: J.M. Lopez-Muñoz, S. Marnette e L. Rosier, eds., Dans la jungle du discours rapporté: genres de discours et discours rapporté. 1.ª ed. Cádiz: Publicaciones de la Universidad de Cádiz, pp.345-358. ISBN 84-9828-030-3.
Rodrigues, Adriano Duarte (2006). Constituição dos Saberes Disciplinares e interdisciplinares. In: C. Balsa, org., Relações Sociais de Espaço. Homenagem a Jean Remy. 1.ª ed. Lisboa: Colibri, pp.175-183. ISBN 9789727726042.
Rodrigues, Adriano Duarte (2004). Pragmática e Comunicação. In: J.M. Santos e J.C. Correia, eds., Teorias da Comunicação. 1.ª ed. Covilhã: UBI, pp.131-146.
Livro
Coutinho, Maria Antónia (2003). Texto(s) e competência textual. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN 9789723109795.
Publicação organizada
Menéndez, Fernanda, org. (2005). Análise do Discurso. Actas do SITAD, Seminário Internacional de Análise do Discurso (CLUNL/LI5). Lisboa: Hugin.
Teses de Doutoramento
Pinto, Rosalice (2006). Argumentação em géneros persuasivos: um estudo contrastivo. Doutoramento. Orient. Maria Antónia Coutinho. Universidade NOVA de Lisboa.
Rodrigues, David (2003). Cortesia Linguística: uma competência discursivo-textual. Doutoramento. Orient. Maria Antónia Coutinho. Universidade NOVA de Lisboa.
Dissertações de Mestrado
Alves, Marisa (2005). Os géneros textuais aula e apontamentos – elos de uma cadeia textual. Mestrado. Orient. Maria Antónia Coutinho. Universidade NOVA de Lisboa.
Caldes, Ana (2006). Textos, géneros e composicionalidade – para uma abordagem do anúncio publicitário. Mestrado. Orient. Maria Antónia Coutinho. Universidade NOVA de Lisboa.
Teixeira, Carla (2005). A construção textual do erotismo. Análise de narrativas literárias. Mestrado. Orient. Maria Antónia Coutinho. Universidade NOVA de Lisboa.
Comunicações
Participações em conferências internacionais
Alves, Marisa (2005). Apontamentos: parâmetros de género e mecanismos de realização textual. 15º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (InPLA) – Simpósio “O interacionismo sociodiscursivo em construção: desafios e posicionamentos”, maio, PUC-SP – São Paulo, Brasil.
Coutinho, Maria Antónia (2006). Dos planos de texto aos marcadores discursivos. International Conference Connectives and Discourse Markers, 3 nov., NOVA FCSH, Lisboa.
Coutinho, Maria Antónia (2006). Textos e géneros de texto: problemas (d)e descrição. Contribuição para a Mesa redonda “O estatuto dos géneros de texto no quadro do interaccionismo sociodiscursivo”, I Encontro Internacional do Interaccionismo Sociodiscursivo, 5-9 jun., PUC-SP, São Paulo, Brasil.
Coutinho, Maria Antónia (2004). Paramètres génériques et mécanismes dorganisation textuelle. Colloque Regards croisés sur lunité texte, 18-20 mar., Universidade de Chipre, Chipre.
Coutinho, Maria Antónia e Correia, Clara Nunes (2006). Palavras, frases e textos: autonomias(s) e interdependência(s). Conferências integradas na XVIII Semana de Estudos Clássicos, 8-9 nov., Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Brasil.
Coutinho, Maria Antónia e Machado, Anna Rachel (2005). Metodologia de análise de gêneros textuais, ensino e aprendizagem da linguagem. III Simpósio Internacional de Estudos de Géneros Textuais (SIGET), 19 ag., UFSM, Santa Maria – RS, Brasil.
Gonçalves, Matilde (2005). O fragmento: parâmetros de género e mecanismos de realização textual. 15º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (InPLA) – Simpósio “O interacionismo sociodiscursivo em construção: desafios e posicionamentos”, maio, PUC-SP – São Paulo, Brasil.
Menéndez, Fernanda (2004). Les source énonciatives cachées dans lenquête journalistique. Colloque CI-DIT, 11-13 mar., Universidade de Cadiz, Cádiz, Espanha.
Menéndez, Fernanda (2004). La Rhétorique de la pauvreté. XXV CALS – La Rhétorique de la Politique, 11-14 jul, Albi, França.
Miranda, Florencia (2005). Géneros de texto, marcas de diálogo e intertextualización. II Coloquio Argentino de la IADA, 11-13 maio, La Plata, Argentina.
Miranda, Florencia (2005). A investigação linguística no quadro do Interaccionismo sócio-discursivo. Seminário de Linguística, 17-21 out., Universidade Nacional de Rosário, Argentina. [Comunicação por convite.]
Miranda, Florencia (2005). Anúncios publicitários: parâmetros de género e mecanismos de realização textual. 15º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (InPLA) – Simpósio “O interacionismo sociodiscursivo em construção: desafios e posicionamentos”, maio, PUC-SP – São Paulo, Brasil.
Miranda, Florencia (2005). As faces da intertextualização: uma aproximação às formas dos cruzamentos de gêneros. III Simpósio Internacional de Estudos de Géneros Textuais (SIGET), 19 ag., UFSM, Santa Maria – RS, Brasil.
Miranda, Florencia (2004). Lengua(s) y diversidad: notas sobre el análisis de géneros (textuales) para los estudios lingüísticos comparativos. I Jornadas Comparatistas, 6-7 dez., Universidad Nacional de Rosario, Argentina.
Pinto, Rosalice (2005). Outdoors partidários: parâmetros de género e mecanismos de realização textual. 15º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (InPLA) – Simpósio “O interacionismo sociodiscursivo em construção: desafios e posicionamentos”, maio, PUC-SP – São Paulo, Brasil.
Pinto, Rosalice (2004). L’ethos dans les éditoriaux portugais et brésiliens – une vision critique. XXIV Congrès International de Linguistique et de Philologie Romanes (CILPR 2004), 2-4 ag., Aberrystwryth, País de Gales.
Participações em conferências nacionais
Coutinho, Maria Antónia (2006). Linguística do texto – o estado da arte. Mostra de Linguística, 26-27 jun., Reitoria da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. [Comunicação por convite.]
Coutinho, Maria Antónia (2006). Os textos como objectos singulares – uma abordagem linguística. Colóquio O estatuto do singular, 25-26 maio, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Rodrigues. Adriano Duarte (2004). Domínio da Língua e Experiência do Mundo. Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística – O Ensino das Línguas e a Linguística, 27 set., Escola Superior da Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal.
Rodrigues, Adriano Duarte (2003). A Política da Língua. I Jornada de Homenagem à Língua Portuguesa, 24 jan., Instituto Piaget, Viseu, Portugal.
Rodrigues, Adriano Duarte (2003). Pragmática e Comunicação. Jornadas sobre Teorias da Comunicação, 29 abr., Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.
Rodrigues, David Fernandes (2005). Interacção Verbal e Cortesia Linguística. Conferência integrada no Mestrado / Curso de especialização em Análise Textual e Literatura Infantil, 29 abr., Universidade do Minho, Braga, Portugal. [Comunicação por convite.]
Menu < voltar
- Projetos
- Projetos em curso
- MultiPoD – Espaços Multilingues e Multiculturais para Deliberação Política
- HEREDITARY – HetERogeneous sEmantic Data Integration for guT-brAin interplay
- TTC-CPLP – Terminologias Técnicas e Científicas para a CPLP
- CHAMUÇA – Arquivo Lexical Português e Sul-Asiático
- e-Term ANCV – Recurso terminológico jurídico-parlamentar digital Assembleia Nacional de Cabo Verde
- NObarriers2Health: Reducing language and cultural barriers through machine translation literacy for inclusive multilingual health communication
- EPISTRAN – Epistemic Translation: Towards an Ecology of Knowledges
- DiTo – Didática do Texto
- REDGRAM – Percursos e trajetórias gramaticais (recursos educativos digitais)
- iRead4Skills – Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and Transversal Skills Development
- Active Citizenship Through Dialogue in Virtual teacher communities
- ProPerL2 – Produção e Perceção de fala na aprendizagem de L2
- Heritage Languages go to School: The interplay of (extra)linguistic factors in successful language development
- Investigating the impact of implicit and explicit instruction on phonological acquisition in a second language
- LAUA – Language Attrition and Ultimate Attainment
- CORRELATE – Corpora e Recursos Lexicais e Terminológicos
- ANACOREX – Anafora y expresiones referenciales en el bilinguismo: triangulando enfoques de corpus y experimentales
- Caring Communication: a terapia genética no contexto da hemofilia
- CoRaLHis – Comparing Romance Languages through History: building a multilingual parallel diachronic corpus (13th-18th C.)
- MorDigital – Digitalização do Diccionario da Lingua Portugueza de António de Morais Silva
- EXPRIMI
- Language and literacy at school – the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development
- G&T.Comenta
- Glossário Colaborativo COVID-19
- TERMVEST – Terminologia do Vestuário: Versão Português Europeu
- Edição Digital do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP-1940)
- PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
- POR Nível – Construção e validação de um teste de colocação em nível para PLE
- Léxico dos Bens Culturais
- Projetos concluídos
- Western Sephardic Diaspora Roadmap
- ELEXIS – European Lexicographic Infrastructure
- Humanities Going Digital (HUGOD)
- LL2DS – Linking Linguistics to Data Science
- QuILL – Quality in Language Learning
- Corpus Linguístico & Avatar para a Língua Gestual Portuguesa
- Monitor Corpora. PressCoronaVírus
- Com@Rehab – Comunicação para reabilitação interativa em realidade virtual
- Read4Succeed: Improving migrant, refugee and from deprived neighbourhood children reading skills through an Animal Assisted Reading program
- Projeto GiroFLE
- ANACOR: A corpus-based approach to anaphora resolution in second language acquisition: beyond the interfaces
- OrthoDef
- Dicionário de Português Europeu-Árabe Padrão
- MOCOLANG-O – MOdélisation COnceptuelle des troubles (du LANGage et de la communication) en Orthophonie
- Romance clitics in diachrony. An integrated approach
- Corpus de Literatura Portuguesa para Distant Reading
- ALPROF – Automatic Assessment of Language Proficiency for Migrant Integration
- CLARIN CLUNL
- Utopia, Alimentação e Futuro
- Desenvolvimento de estruturas sintáticas na aquisição monolingue e bilingue do português e do francês
- The Case of Grammatical Relations
- BlackBox – Artes e Cognição
- Promoção da Literacia Científica
- PerGRam – Percursos para o ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade
- Proposta de Organização do Conhecimento no Âmbito da Infertilidade: uma questão de terminologia
- Subordinação em Português Medieval
- Crosslinguistic and Crosspopulation approaches to the Acquisition of Dependencies
- Fatores Sintáticos e Lexicais na Complexidade do Processamento
- SIERA – Integrating Sina Institute into the European Research Area
- Dependências Sintáticas dos 3 aos 10 Anos
- Eventos e Subeventos em Caboverdiano
- TKB – Transmedia Knowledge Base for Contemporary Dance
- CogniNET – Semântica cognitiva em redes colaborativas
- Estudos Contrastivos Português/Esloveno
- APSE – Envelhecimento, pobreza e exclusão social: Um estudo interdisciplinar sobre serviços inovadores de intervenção social
- MERIDIUM – Multilingualism in Europe as a Resource for Immigration – Dialogue Iniatiative among the Universities of the Mediterranean
- DUPLEX – Duplos e Expletivos na Sintaxe Dialectal do Português Europeu
- Reflets Culturels de la Métaphore de Spécialité d’une culture à l’autre – Réseau de Lexicologie, Terminologie et Traduction
- ACASS – Análise da Conversação Aplicada ao Serviço Social. O interagir comunicacional na Intervenção Social
- VILA_CCC_Mont: Video indexation and linguistic annotation of contemporary choreographic creations
- e-LearnLex – Lexicografia de aprendizagem
- PreTexto – Praxis, Conhecimento e Texto
- PROGRAMMA – Processos de Gramaticalização em Português Europeu
- DHISCURSO – História dos Discursos em Portugal
- Técnicas Experimentais na Compreensão da Aquisição do Português Europeu
- Morfologia e Sintaxe na Aquisição de L2
- Laboratório de Linguística e Ensino de Línguas
- Dicionário da Língua Portuguesa Medieval
- Políticas e Práticas de Internacionalização do Ensino da Língua Portuguesa: os Leitorados de Português
- ENUNTIO
- Oneness – On-line less used and less taught language courses
- DISTEX – Textos e Discursos do Português Moderno e Contemporâneo
- ENLU – European Network for the Promotion of Language Learning among all undergraduates
- GRADE – Gramática e Enunciação
- HISPAM – História do Português Antigo e Médio
- LANGVAR – Aquisição/Aprendizagem da Linguagem, Variação e Mudança
- MORPHOCOM – Morfologia Computacional Aplicada a Corpora
- NEOPORTERM – Observatório de Neologia e de Terminologia em Língua Portuguesa
- NOTATOR – Tipo Medieval para Computador
- ONTOLEXTERM – Dicionários terminológicos e ontologias
- PHILOLOGIA – Filologia e Linguística Histórica: Fontes para a História da Língua Portuguesa
- REFORTERM – Reformulação e Terminologia
- LEXTERM – Léxico e automatização
- Quality assessment of the Word Health Survey Questionnaire in Portuguese. Classification, Assessment, Surveys & Terminology
- Léxico e Sintaxe do Verbo do Português Medieval
- PHARMATERM – Lexicografia Bilingue de Especialidade
- Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário
- Automatic Translation System from and to Portuguese for public administration
- Thematic Network Project in the Area of Languages 2 (TNP 2)
- Thematic Network Project in Languages: Exploitation and Dissemination of Results
- Thematic Network Project in the Area of Languages (TNP 1)
- Arquivos Electrónicos de Terminologias e “corpora”, PRAXIS XXI
- CORDIAL-SIN – Corpus dialetal para o Estudo da Sintaxe
- TERMÉDICA – TERminologia e ensino da língua MÉDICA
- Corpora do Português Medieval – Etiquetagem e Segmentação Automáticas
- Etiquetagem e Segmentação Automática de Corpora de Português Medieval
- A Gramática do Português Medieval – Contributos para a sua caracterização
- Projetos em rede
- ELEXIS Association
- PhraConRep – A Multilingual Repository of Phraseme Constructions in Central and Eastern European Languages
- Y-JustLang – Justice to youth language needs
- ENEOLI – European Network On Lexical Innovation
- Consórcio Huma-Num ARIANE
- GRAFE’Maire
- UniDive – Universality, diversity and idiosyncrasy in language technology
- Metalex – International Metalexicography Network
- @ Cientista Regressa à Escola
- CLIL in Languages Other Than English
- NexusLinguarum – European network for Web-centred linguistic data science
- Distant Reading for European Literary History
- HL2C – Consórcio de Língua de Herança
- KEYSTONE – Semantic Keyword-Based Search on Structures Data Sources
- ARLE – International Association for Research in L1 Education
- ENeL – European Network of e-Lexicography
- GraMaLL – Grasping Meaning Across Languages and Learners
- European Statistical System Centers and Networks of Excellence on SDMX
- Language Impairment in a Multilingual Society: Linguistic Patterns and the Road to Assessment
- Crosslinguistically Robust Stages of Children’s Linguistic Performance
- GIRTraduvino – Grupo de Investigación Reconocido sobre la Lengua de la Vid Y el Vino y su Traducción
- Value for Health CoLAB
- Infraestruturas
- Prestação de Serviços
- Projeto de formação “Ensinar com o dicionário: informações linguísticas e lexicográficas para ensino de Português”
- BDTT-AR – Base de Dados Terminológica e Textual para a Assembleia da República. Fase 2
- Sistemas Conceptuais e Terminológicos no INE
- BDTT-AR – Base de Dados Terminológica e Textual para a Assembleia da República
- Glossários Terminológicos Multilingues para fins específicos dentro do espaço da CPLP – Angola
- Glossários Especializados em línguas faladas em Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe