DHISCURSO – História dos Discursos em Portugal

Identificação

  • Identificação do projeto: DHISCURSO – História dos Discursos em Portugal
  • Grupo: Gramática & Texto
  • Responsável: Fernanda Menéndez
  • Duração: 2007 – 2010
  • Entidade financiadora: CLUNL

Decrição

Desde os seus princípios ligada à descrição diacrónica, a Análise do Discurso encontra-se particularmente vocacionada para estabelecer cruzamentos com as outras áreas da Linguística que se reúnem no G&T. Neste contexto, surge o projeto História dos Discursos em Portugal (DHISCURSO), que pretende estudar a construção de discursos diversificados ao longo dos últimos dois séculos. Para isso, procurar-se-á sistematizar os elementos constitutivos dos textos pertencentes aos discursos a estudar. Serão organizados diferentes corpora, destacando-se, para principiar, o «corpus epistolar português dos séculos XIX e XX» e o «corpus de crónicas – do jornalismo à literatura. Séculos XIX e XX)».
Serão levantadas as seguintes questões: Como se mobilizam as unidades linguísticas e discursivas em cada época para constituir texto? Como é que um conjunto de textos se constitui num tipo de discurso reconhecido num determinado contexto cultural?
Para melhor levar a cabo o projeto, o âmbito de recolha e análise serão numa primeira fase restringidos a alguns tipos de discurso, dos quais se espera poder sistematizar, dentro dos próximos três anos e meio, o epistolar.
Mutante por natureza – no limite seria possível encontrar tantos géneros como cartas – o discurso epistolar apresenta, no entanto, algumas regularidades que estão em permanente tensão com o seu carácter histórico. Pretende-se obter um conjunto de dados que mostre o peso deste tema na constituição do tipo de discurso e os que de alguma forma o consubstanciam como tal, por oposição aos que são claramente fruto da inserção pontual de cada exemplar observado.

Objetivos:
(i) analisar a forma como se comportam diferentes géneros textuais ao longo de um período mais ou menos longo da História;
(ii) descrever, diacrónica e sincronicamente, o funcionamento linguístico-discursivo dos elementos constituintes de géneros textuais diferenciados.

Atividades
Para além da recolha de corpora de textos historicamente situados, serão realizados encontros periódicos com os membros da equipa para orientação das linhas de trabalho. O resultado das diferentes etapas da investigação será apresentado periodicamente, quer através de comunicações e congressos, quer através da manutenção de uma página Internet com a divulgação de papers relacionados com a investigação.
Prevê-se a realização de pequenos meetings internacionais, com conferências proferidas por investigadores de universidades estrangeiras. A cooperação internacional é, aliás, uma das vertentes, estando estabelecidas relações institucionais de cooperação entre o nosso grupo e investigadores das Universidade de Paris XIII e Pompeu Fabra.

Equipa

Fernanda Menéndez (investigadora responsável)
Carmen Santos
Isabel Sebastião
Isabelle Marques
Rosário Luís

Publicações

Menéndez, Fernanda (2007). Le temps d’une lettre – images de la temporalité dans le genre épistolaire. In: Atas do XXVII CALS. Toulouse: CALS, [n.d.]. (Resumo).

Menéndez, Fernanda (2005). Estruturas do discurso polémico em português. A polémica entre Eça de Queirós e Pinheiro Chagas. In: A. Marques et al., orgs., Livro de Homenagem a Brian Head e Amadeu Torres. Braga: Universidade do Minho, pp.171-182.

Santos, Carmen de Jesus e Menéndez, Fernanda (2007). Análise discursiva da «carta»: transversalidades e adequação. In: A. Barca Lozano, M. Peralbo, A.M. Rioboo e B. Silva, orgs., IX Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxía. [CD-Rom] Coruña: Universidade da Coruña, [n.d.].

Comunicações

Menéndez, Fernanda (2007). Estratégias discursivas na validação interlocutória de cartas «pessoais». Núcleo de Linguística Funcional da FLUL, 24 jan., Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.