Read4Succeed: Improving migrant, refugee and from deprived neighbourhood children reading skills through an Animal Assisted Reading program

Identificação

  • Identificação do projeto: Read4Succeed: Improving migrant, refugee and from deprived neighbourhood children reading skills through an Animal Assisted Reading program (2019-1-PT01-KA201-061410)
  • Coordenação: Iva Miranda Pires (CICS.NOVA)
  • Investigadoras do CLUNL: Ana Madeira e Joana Batalha (Grupo LiFE – Linguística Formal e Experimental)
  • Duração: 2019-2022
  • Entidade financiadora: Agência Nacional Erasmus+

Descrição

“O Read4Succeed é um projecto de cooperação transnacional desenvolvido por um consórcio de 8 parceiros, incluindo universidades, escolas, associações sem fins lucrativos e equipas do programa Reading Education Assistance Dogs (R.E.A.D.) de 5 países europeus (Portugal, Espanha, Holanda, Itália e República Checa). Pretende contribuir para que as escolas se tornem mais inclusivas, ou seja, que desenvolvam estratégias para acolher todas as crianças das suas comunidades e que tenham respostas adequadas para os diferentes contextos multiculturais e multilinguísticos. As sociedades europeias tornaram-se mais diversificadas, principalmente devido à mobilidade intra-europeia e aos fluxos de imigração de países terceiros, nomeadamente de países africanos. Nas escolas os professores enfrentam novos desafios e procuram estratégias e respostas adequadas para estas novas realidades. O Read4Succeed pretende avaliar o uso da Educação Assistida por Animais na melhoria da aquisição de competências de leitura de crianças migrantes, refugiadas e provenientes de bairros desfavorecidos com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos, que já se expressam na língua do país de acolhimento, mas manifestam dificuldades de leitura identificadas pelos respectivos professores.

Espera-se que o projecto possa mostrar que abordagens holísticas, que combinam formas de educação formal e não formal, podem ser úteis quando é necessário encontrar soluções para situações complexas, como as que vivem as crianças dos grupos-alvo.”

(Texto transcrito do sítio web do CICS.NOVA)

Equipa

Iva Miranda Pires (Investigadora Responsável, CICS.NOVA)
Elsa Canelo (CICS.NOVA)
Ana Madeira (CLUNL)
Joana Batalha (CLUNL)

Entidades Parceiras

ACL – Associação Cães e Livros (Portugal)
Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes (Portugal)
CITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interativas (Portugal)
OPEN UNIVERSITEIT NEDERLAND (Holanda)
Stichting A.A.I.Z.O.O. (Holanda)
Asociación Perros y Letras – R.E.A.D. ESPAÑA (Espanha)
Pomáháme psím srdcem, z.s. (República Checa)
InContrasti società cooperativa onlus a r.l. (Itália)