BlackBox – Artes e Cognição

Identificação

  • Identificação do projeto: BlackBox – a Collaborative Platform to Document Performance Composition: from conceptual structures in the backstage to customizable visualizations in the front-end [ ERC Starting Grant 2013 – Ref. 336200 ]
  • Grupo: Cognição, Linguagem e Comunicação Multimodal
  • Responsável: Carla Fernandes
  • Duração: alocado ao CLUNL entre maio 2014 e dez. 2017
  • Entidade financiadora: União Europeia – ERC Starting Grant 2013 
  • Sítio web: http://blackbox.fcsh.unl.pt/

Descrição

“BlackBox é uma plataforma colaborativa para documentar a composição da performance: das estruturas conceptuais no backstage às visualizações ​​no front-end. Trata-se de um projeto interdisciplinar financiado pelo European Research Council (ERC) e desenvolvido na NOVA FCSH desde setembro de 2014, sob a direção da Prof. Carla Fernandes como principal investigadora.

Com uma duração de 5 anos, o projeto BlackBox visa desenvolver um modelo de ponta para uma plataforma colaborativa baseada na web, dedicada à documentação de processos de composição por artistas contemporâneos com foco na dança e no teatro. A plataforma permitirá uma representação do conhecimento na performance de práticas ao mesmo tempo que aplica novas tecnologias de visualização para o sustentar.

O coreógrafo João Fiadeiro (Re.Al) foi o nosso primeiro estudo de caso, Rui Lopes Graça é o nosso atual e dois outros artistas serão convidados até o final do projeto.

Como projeto de Arte e Cognição, a BlackBox visa a análise das estruturas conceptuais únicas dos artistas convidados, conciliando os insights dos criadores contemporâneos com as teorias da Comunicação Multimodal (Interação Humana, Estudos de Gesto, Ciência Cognitiva) e Computer Vision.”

(Texto transcrito do sítio web do IC NOVA.)

Equipa

Investigadores:
Carla Fernandes (investigadora responsável)
Bibiana de Sousa
Cláudia Ribeiro
Stephan Jürgens
Vito Evola
Elisabete Vahia
Joanna Skubisz
Rafael Kuffner
Ana Rita Fonseca (investigadora convidada, Neuroscience Programme, Champalimaud Center)

Colaboradores:
Nuno Correia (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa – NOVA FCT)
Sarah Whatley (C-DaRE, Coventry University)
Francisco Henriques (CIEBA, Universidade de Lisboa)
João Gouveia
José Ramos
Sam Meyler (Neuroscience Programme, Champalimaud Center)
Roger Oliveira
Urândia Aragão (NOVA FCT, bolseira)

Parceiros Associados:
Scott DeLahunta (Motion Bank Institute, Frankfurt)
Isabel Galhano (Centro de Linguística da Universidade do Porto – CLUP)
Rui Horta (Centro Coreográfico “O Espaço do Tempo”, Montemor-o-Novo)
Bibiana de Sousa
Maria Clotilde Almeida (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – FLUL)
Maile Colbert (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa – NOVA FCSH)
David dos Santos (NOVA FCT)
Bertha Bermudez
Andrea Brandão (NOVA FCSH)
Carlos Oliveira (Inter-University Centre for Dance, Berlim)

Publicações

Artigos

Anjos, Rafael; Fernandes, Carla e Pereira, João (2017). 3D Flashback: an informative application for dance. ERCIM News, [online] 108, pp.33-34. Disponível em: https://ercim-news.ercim.eu/en108/special/3d-flashback-an-informative-application-for-dance [Acesso 28 set. 2017]. ISSN 0926-4981.

Fernandes, Carla e Jürgens, Stephan (2016). Moving from an artist-led practice into self-emerging educational approaches. Performance Research, [online] 21(6), pp.71-77. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13528165.2016.1239910 [Acesso 28 set. 2017]. e-ISSN 1469-9990; ISSN 1352-8165.
DOI 10.1080/13528165.2016.1239910

Jürgens, Stephan (2017). How to communicate on the verge of collapse. Choreographic Practices, 8(1) (Número especial: Words and Dance), pp.89-109. e-ISSN 2040-5677; ISSN 2040-5669.

Jürgens, Stephan; Henriques, Francisco e Fernandes, Carla (2016). Re-Constructing the Choreographic Studio of João Fiadeiro through Animated infographic films. PARtake: The Journal of Performance as Research, [online] 1(1), [n.d.]. Disponível em: https://scholar.colorado.edu/partake/vol1/iss1/3/ [Acesso 29 jan. 2018]. ISSN 2472-0860.

Capítulos de livros e atas

Almeida, Maria Clotilde e Sousa, Bibiana (2016). Worldmaking in Rap – Predators, Fighters, Salvagers: a Multimodal Approach. In: C. Fernandes, ed., Multimodality and Performance. 1.ª ed. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.23-37. ISBN 978-1-4438-9465-4.

Bermudez, Bertha (2016). What is Involved in the Process of Naming Movement? An Insight into a Research Project on Pre-choreographic Elements Based on the Work of Emio Greco and Pieter C. Scholten. In: C. Fernandes, ed., Multimodality and Performance. 1.ª ed. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, [n.d.]. ISBN 978-1-4438-9465-4.

Evola, Vito; Skubisz, Joanna e Fernandes Carla (2016). The Role of Eye Gaze and Body Movements in Turn-Taking during a Contemporary Dance Improvisation. In: E. Gilmartin, L. Cerrato e Nick Campbell, eds., Extended Abstracts of the 3rd European Symposium on Multimodal Communication (MMSYM 2015). [PDF] Linköping: LiU Press, pp.24-31. Disponível em: http://www.ep.liu.se/ecp/article.asp?issue=105&article=005 [Acesso 11 out. 2017]. ISBN 978-91-7685-679-6.
DOI 10.13140/RG.2.1.3115.6885

Galhano, Isabel (2016). Understanding “shit talk”: Interpersonal communication in Rui Horta’s SetUp. In: C. Fernandes, ed., Multimodality and Performance. 1.ª ed. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, [n.d.]. ISBN 978-1-4438-9465-4.

Galhano, Isabel e Galvão, Elena (2015). Nonverbal communication. In: F. Pöchhacker, ed., Routledge Encyclopedia of Interpreting Studies. 1.ª ed. London: Routledge, p.279. ISBN 978-0-415-63432-8.

Gouveia, João; Fernandes, Carla e Correia, Nuno (2016). The Creation-Tool: Augmenting the Annotation of Performing Arts Rehearsals. In: C. Fernandes, ed., Multimodality and Performance. 1.ª ed. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.146-158. ISBN 978-1-4438-9465-4.

Jürgens, Stephan (2016). Three methods of designing a workflow with multimodal video annotation in interdisciplinary choreographic processes. In: C. Fernandes, ed., Multimodality and Performance. 1.ª ed. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.159-178. ISBN 978-1-4438-9465-4.

Jürgens, Stephan e Fernandes, Carla (2018). Choreographic practice-as-research: researching and visualizing conceptual structures in contemporary dance. In: A. Arlander et al., eds., Performance as research: knowledge, methods, impact. 1.ª ed. London: Routledge. ISBN 9781138068704.

Oliveira. Carlos (2016). Nexus at the Limits of Possibility. A Few Remarks on the Documentation of Multiplicities via the Curious Case of The Emergence Room #2 Berlin. In: C. Fernandes, ed., Multimodality and Performance. 1.ª ed. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, [n.d.]. ISBN 978-1-4438-9465-4.

Ribeiro, Cláudia; Anjos, Rafael; Fernandes, Carla e Pereira, João (2016). 3D Annotation in Contemporary Dance: Enhancing the Creation-Tool Video Annotator. In: S. Manitsaris, ed., Proceedings of the 3rd International Symposium on Movement and Computing (MOCO’16). [PDF] New York: ACM, pp.146-158. Disponível em: https://dl.acm.org/citation.cfm?id=2948961 [Acesso 12 out. 2017]. ISBN 978-1-4503-4307-7.
DOI 10.1145/2948910.2948961

Organização publicações (livros)

Fernandes, Carla, ed. (2016). Multimodality and Performance. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing. ISBN 978-1-4438-9465-4.