Western Sephardic Diaspora Roadmap

Identificação

• Identificação do projeto: Western Sephardic Diaspora Roadmap (WSD Roadmap)
  • Coordenação: Carla Vieira (CHAM, NOVA FCSH)
  • Investigadora do CLUNL: Rute Costa (Grupo Lexicologia, Lexicografia e Terminologia)
  • Início: 2021
  • Entidade financiadora: O projeto conta com apoio de fundos internacionais; Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa: instituição parceira e cofinanciadora

Descrição

“O projecto Western Sephardic Diaspora Roadmap (WSD Roadmap) cruza as metodologias das Humanidades Digitais e das Ciências da Informação com o estudo da Diáspora Judaica, com o objectivo de criar uma ferramenta de trabalho destinada a investigadores, arquivistas, bibliotecários e público interessado na área – o portal WSD Roadmap. Este portal será uma plataforma web em acesso aberto, responsiva e intuitiva que providenciará informação sobre materiais documentais relacionados com a Diáspora Sefardita Ocidental e os seus antecedentes. Esta informação focar-se-á em duas categorias – colecções arquivísticas e fontes primárias publicadas – organizadas em duas bases de dados pesquisáveis e disponibilizadas através do portal WDS Roadmap.

Objetivos

. Tornar as fontes primárias relacionadas com a Diáspora Sefardita Ocidental mais acessíveis a investigadores, arquivistas, bibliotecários e público com interesse nesta área;
. Diagnosticar o estado de acessibilidade, catalogação e preservação das colecções documentais e identificar potenciais necessidades de aperfeiçoamento;
. Optimizar recursos e partilhar dados com outros projectos e plataformas;
. Incentivar projectos futuros na área, sobretudo aqueles que cruzem as diferentes geografias da Diáspora Sefarditas Ocidental e apliquem as metodologias das Humanidades Digitais e Ciências da Informação;
. Estimular o desenvolvimento dos Estudos Judaicos em Portugal.”

(Texto transcrito do sítio web do projeto)

Equipa

Carla Vieira (Investigadora Responsável, CHAM, NOVA FCSH)
Daniel Alves (Cocoordenador, IHC, NOVA FCSH)