Com@Rehab – Comunicação para reabilitação interativa em realidade virtual

Identificação

• Identificação do projeto: Com@Rehab – Comunicação para reabilitação interativa em realidade virtual
  • Coordenação: Micaela Fonseca (NOVA FCT)
  • Responsável no CLUNL: Rute Costa (Grupo Lexicologia, Lexicografia e Terminologia)
  • Início: set. 2020
  • Entidade Financiadora: Prémio de Investigação Colaborativa Santander/NOVA 2019-2020

Descrição

O projeto Com@Rehab tem como objetivo principal o desenvolvimento do Módulo de Comunicação Digital (MCD Rehab) do VR4Pandemic que atualmente inclui três componentes: i) uma luva com haptic feedback e biossensores, ii) um jogo de Realidade Virtual (RV) com diferentes níveis de dificuldade e iii) uma plataforma que analisa os parâmetros fisiológicos em tempo real. O objetivo do projeto é contribuir para a reabilitação de pacientes pós-COVID em contexto hospitalar e/ou no domicílio. As investigadoras vão concentrar-se no desenvolvimento das competências comunicativas dos vários agentes envolvidos, reforçando ao mesmo tempo a literacia tecnológica e a interatividade com a tecnologia, ajudando assim a melhorar a interação homem-homem e homem-máquina. Ao desenvolver e otimizar um programa de reabilitação, baseado num sistema de RV personalizado e de acordo com as necessidades clínicas do paciente, pretende-se apoiar a gestão de atividades terapêuticas dirigidas aos pacientes pós-COVID, tornando, assim, o programa mais eficaz e eficiente.

O NOVA CLUNL participa no Com@Rehab aplicando as suas competências em Linguística nas componentes da Terminologia e da Literacia em Saúde associadas ao projeto, melhorando, assim, a comunicação entre a tecnologia e os doentes.

Equipa

Micaela Fonseca (investigadora responsável, NOVA FCT)
Cláudia Quaresma (NOVA FCT)
Rute Costa (NOVA FCSH, CLUNL)
Sara Carvalho (CLUNL)
Ana Rita Londral (NOVA Medical School)
Raquel Silva (CLUNL, VoH.CoLAB)
Carolina Silva (NOVA FCT, CLUNL)
Miguel Fernández (U.Lusófona, CLUNL)

Entidades parceiras

Value for Health CoLAB
HEI_Lab
Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão

Testemunho

Participar num projeto tão atual como o Com@Rehab e estar rodeada por uma equipa multidisciplinar repleta de profissionais é uma oportunidade única para qualquer estudante e uma mais-valia que levo para o futuro. Nestes meses, além de aprender acerca da minha área de estudo, aprendi muito sobre outras, que à primeira vista parecem não se relacionar. O que de melhor levo desta experiência é mesmo isso, um conhecimento e uma visão interdisciplinar, que apenas são possíveis em contexto extracurricular.

(Carolina Silva, Bolseira de Investigação entre março e novembro de 2021)