Value for Health CoLAB

Identificação

• Identificação do projeto: Value for Health CoLAB – Portuguese Value-Based Healthcare
  • Coordenação: Professor Doutor José Fragata (Universidade NOVA de Lisboa)
  • Responsável no CLUNL: Rute Costa (Grupo Lexicologia, Lexicografia e Terminologia)
  • Início: 1 mar. 2019
  • Entidade financiadora: Fundo Social Europeu / Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • Palavras-chave: Saúde baseada em Valor; eHealth; Literacia na Saúde; Saúde centrada no doente.
  • Sítio web: https://vohcolab.org/pt/

Descrição

O laboratório colaborativo Value for Health foca-se na inovação em tecnologias para monitorizar objetivamente os resultados de saúde e apoiar a literacia dos pacientes. Na prática, este laboratório vai permitir monitorizar pacientes, à distância e através da tecnologia, cujos resultados clínicos serão analisados e o impacto das intervenções e a respetiva relação custo-benefício será avaliado.

O Value for Health CoLAB será responsável por incluir estas metodologias na formação clínica e procurará inovar através do desenvolvimento de novas tecnologias com um impacto real nas práticas de saúde, gerando empresas spin-off, bem como novos setores de negócio na indústria da saúde. Numa perspetiva de longo prazo, este laboratório irá nivelar a implementação de modelos inovadores de Value Based Healthcare em Portugal, apresentando-se como uma referência internacional neste domínio.

Value for Health CoLAB resulta de um consórcio entre a Universidade NOVA de Lisboa, a José de Mello Saúde, a Vodafone e a Fraunhofer – Portugal, tendo o apoio do Centro Hospitalar de Lisboa Central e do ICHOM (International Consortium for Health Outcomes Measurement), numa lógica de maior aproximação da academia às empresas e à sociedade – da ciência à indústria. A Universidade NOVA de Lisboa envolve nesta iniciativa várias das suas Unidades Orgânicas, dentre as quais, o CLUNL.

Equipa

Diretora Executiva: Ana Rita Londral, PhD