PORTULAN CLARIN

• Identificação do projeto: PORTULAN CLARIN – Infraestrutura de Investigação para a Ciência e Tecnologia da Linguagem
  • Coordenação: António Branco (Universidade de Lisboa)
  • Responsável no CLUNL: Maria Francisca Xavier (Grupo Linguística Formal e Experimental)
  • Início: março 2019
  • Sítio web: https://portulanclarin.net/

PORTULAN CLARIN – Infraestrutura para a Ciência e Tecnologia da Linguagem é um dos parceiros de implementação da infraestrutura europeia CLARIN ERIC, uma coleção internacional abrangente de recursos para promoção e exploração da linguagem e de áreas relacionadas com a linguagem.
No âmbito do projeto do CIPM – Corpus Informatizado do Português Medieval e do Dicionário da Língua Portuguesa Medieval serão elaborados dois novos dicionários: um de preposições e conjunções complexas e outro de afixos derivacionais e flexionais do CIPM.
Tarefas a realizar com vista à elaboração dos dicionários:

• estudo de bibliografia sobre preposições, conjunções complexas e afixos;
  • identificação e levantamento das preposições e conjunções complexas e dos afixos do CIPM e do DLPM;
  • elaboração das fichas lexicográficas das preposições e conjunções complexas e dos afixos do CIPM e do DLPM.

PORTULAN CLARIN pertence ao Roteiro Nacional de Infraestruturas de Relevância Estratégica.

Maria Francisca Xavier
Maria do Céu Caetano
Ana Afonso (bolseira de investigação)
Eduardo Castro (bolseiro de investigação)