Estudos Linguísticos / Linguistic Studies 10
Selected papers of the 3.rd Internacional Conference on Grammar & Text (GRATO 2013)
Plenary Lecture
François Rastier. Unités linguistiques et formes textuelles.
Grammar & Text in Diachrony
Maria Teresa Brocardo. Gramática e Texto em Diacronia – Haver (mais-que-perfeito simples) de + infinitivo em duas crónicas de Zurara.
Ana Luísa Costa. Estas duas regras: construção da referência em cartas.
Mafalda Frade. Sobre a construção ser + de + infinitivo no Livro dos Oficios do Infante D. Pedro.
José Pinto de Lima. Frequency and Local Contexts in Lexicalization and Incipient Grammaticalization.
Word Formation
Margarida Basilio. Formação de Palavras: conhecimento, representação e uso.
Forms & Constructions
Helena Isabel Alzamora. Acabar de Vinf, Deixar de Vinf e Parar de Vinf no português europeu contemporâneo: contributo para a discussão do estatuto destas perífrases verbais.
Hanna Batoréo e Lilian Ferrari. Quão fundo é o fundo? Prespectivação no caso das expressões com ao fundo em Português Europeu e Português do Brasil.
Eliaine Gomes. A Alternância [SNSujeito + Pronome Anafórico + Verbo] e [SNSujeito + Verbo] nos domínios jornalístico e Académico na Modalidade Oral.
Fanny Lafontaine. Description des sequences en alors que a valeur contrastive.
Ana Macário Lopes. Contributos para a caracterização das orações adverbiais introduzidas por sem em Português europeu contemporâneo.
Mariangela Oliveira. Construções verbais de base locativa na gramática e no texto do Português do Brasil contemporâneo.
Teresa Oliveira. Enunciação mediatizada na imprensa portuguesa e brasileira: um estudo de caso.
Barbara Pihler. Partículas modales con valor epistémico y evidencial en Esloveno y sus equivalencias en Español.
Blazka Müller Pograjc. Português Europeu/Esloveno: análise contrastiva das formas linguísticas com o valor de posterioridade no texto original em português e na respetiva tradução para o esloveno.
Discourse(s) and Text(s) Analysi(e)s
Françoise Canon-Roger. Le poids de la syntaxe dans le parcours interprétatif.
Luciana Graça, Luísa Álvares Pereira e Joaquim Dolz. Resistências e obstáculos na formação contínua de professores: um estudo de caso sobre o ensino da escrita em diferentes disciplinas.
Maryvonne Holzem. Le parcours interprétatif sous l’angle d’une transformation d’états modaux.
Filippo Pecorari. Where textual cohesion meets the logical dimension: Relational anaphoric
encapsulation.
Paulo Nunes da Silva e Joana Vieira Santos. Da introdução ao resumo/abstract: o surgimento de um género híbrido nas atas da Associação Portuguesa de Linguística.
Didactic Approaches on Discourse Types and Textual Genres
Nukácia Araújo, Débora Hissa e Aurea Zavam. Produção colaborativa de material educacional digital no gênero discursivo webaula.
Adriana Cardoso, Susana Pereira e Maria Encarnação Silva. Gramática & Texto: uma experiência na formação de professores.
Darja Mertelj. Teaching complex-clause through texts – from beginners to pre-intermediate learners in Italian as a foreign language.
Sónia Valente Rodrigues. A escrita argumentativa à saída do ensino secundário: análise de produções textuais.