Estudos Linguísticos / Linguistic Studies 10

Textos selecionados apresentados na 3.ª Conferência Internacional Gramática & Texto (GRATO 2013)

Índice

Nota Editorial

 

Conferência Plenária

François Rastier. Unités linguistiques et formes textuelles.

 

Gramática e Texto em Diacronia

Maria Teresa Brocardo. Gramática e Texto em Diacronia – Haver (mais-que-perfeito simples) de + infinitivo em duas crónicas de Zurara.

Ana Luísa Costa. Estas duas regras: construção da referência em cartas.

Mafalda Frade. Sobre a construção ser + de + infinitivo no Livro dos Oficios do Infante D. Pedro.

José Pinto de Lima. Frequency and Local Contexts in Lexicalization and Incipient Grammaticalization.

 

Formação de Palavras

Margarida Basilio. Formação de Palavras: conhecimento, representação e uso.

 

Formas e Construções em Gramática & Texto

Jasmina Markič. Acerca del pretérito perfecto compuesto y del pretérito perfecto simple en el Español De América: ejemplos de uso en los textos narrativos de Gabriel García Márquez.

Helena Isabel Alzamora. Acabar de Vinf, Deixar de Vinf e Parar de Vinf no português europeu contemporâneo: contributo para a discussão do estatuto destas perífrases verbais.

Hanna Batoréo e Lilian Ferrari. Quão fundo é o fundo? Prespectivação no caso das expressões com ao fundo em Português Europeu e Português do Brasil.

Eliaine Gomes. A Alternância [SNSujeito + Pronome Anafórico + Verbo] e [SNSujeito + Verbo] nos domínios jornalístico e Académico na Modalidade Oral.

Fanny Lafontaine. Description des sequences en alors que a valeur contrastive.

Ana Macário Lopes. Contributos para a caracterização das orações adverbiais introduzidas por sem em Português europeu contemporâneo.

Mariangela Oliveira. Construções verbais de base locativa na gramática e no texto do Português do Brasil contemporâneo.

Teresa Oliveira. Enunciação mediatizada na imprensa portuguesa e brasileira: um estudo de caso.

Barbara Pihler. Partículas modales con valor epistémico y evidencial en Esloveno y sus equivalencias en Español.

Blazka Müller Pograjc. Português Europeu/Esloveno: análise contrastiva das formas linguísticas com o valor de posterioridade no texto original em português e na respetiva tradução para o esloveno.

 

Análise do(s) Texto(s) e do(s) Discurso(s)

Françoise Canon-Roger. Le poids de la syntaxe dans le parcours interprétatif.

Luciana Graça, Luísa Álvares Pereira e Joaquim Dolz. Resistências e obstáculos na formação contínua de professores: um estudo de caso sobre o ensino da escrita em diferentes disciplinas.

Maryvonne Holzem. Le parcours interprétatif sous l’angle d’une transformation d’états modaux.

Filippo Pecorari. Where textual cohesion meets the logical dimension: Relational anaphoric
encapsulation.

Paulo Nunes da Silva e Joana Vieira Santos. Da introdução ao resumo/abstract: o surgimento de um género híbrido nas atas da Associação Portuguesa de Linguística.

 

Perspetivas Didáticas Sobre Tipos de Discurso e Géneros de Texto

Nukácia Araújo, Débora Hissa e Aurea Zavam. Produção colaborativa de material educacional digital no gênero discursivo webaula.

Adriana Cardoso, Susana Pereira e Maria Encarnação Silva. Gramática & Texto: uma experiência na formação de professores.

Darja Mertelj. Teaching complex-clause through texts – from beginners to pre-intermediate learners in Italian as a foreign language.

Sónia Valente Rodrigues. A escrita argumentativa à saída do ensino secundário: análise de produções textuais.