Publicações – 2023


Barbosa, Sílvia; Lino, Maria Teresa (2023, no prelo). Images de la langue française dans le portugais européen contemporain, dans un domaine spécialisé. Le cas du domaine vinicole. In: Colloque Images des Langues Romanes: Discours, représentations et changements linguistiques, Université Paris 8, Paris, Janvier 16-17, 2020.

Caeiro, Pedro (2022). O uso de materiais autênticos com estudantes A1 no ensino de português língua não materna para fins específicos. Doutoramento. Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global. Orient. Susana Correia. Universidade NOVA de Lisboa & Universidade Aberta.

Carvalho, Francisco; Reis, Maria Leonor (2023). Perceiving societal and moral trends related to sex abuse in the press through linguistic data analysis. [Póster] Humanities Going Digital: Teaching, training & research experiences, 2-3 fevereiro 2023, Universidade NOVA de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Costa, Rute; Salgado, Ana; Carvalho, Sara; Tasovac, Toma; Simões, Alberto (2023, no prelo). Domain label ontology for health sciences applied to the Portuguese, French, and Spanish Academy dictionaries. In: Terminologica. Chambéry: Presses Universitaires Savoie Mont Blanc.

Dechamps, Christina (2023, no prelo). Glossaire terminologique collaboratif et Data-Driven Learning dans la traduction du lexique artistique. In: Nuove strategie per la traduzione del lessico artistico: da Giorgio Vasari a un corpus plurilingue dei beni culturali. Firenze: Firenze University Press.

Dechamps, Christina (2023, no prelo). Le glossaire terminologique collaboratif comme moteur d’apprentissage d’une langue de spécialité. In: Langue – Profession – Science – 2.1, Actes du Ve Colloque international de l’Association des Langues étrangères et des Lettres de Serbie. Belgrade: Belgrade University Press.

Duarte Martins, Susana (2023, no prelo). Digital dictionaries as a pedagogical tool in foreign language didactics. Cahiers de Lexicologie, 122. ISSN 0007-9871.

Duarte Martins, Susana (2023, no prelo). O desenvolvimento da competência de escrita na aula de português língua estrangeira em ambiente digital: do feedback corretivo ao feedback construtivo e follow-up como estratégias. In: Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL). S. Paulo: Pontes Editores.

Espírito Santo, Ana de Barros (2022). The acquisition of prepositional relative clauses in European Portuguese by native Chinese speakers. Doutoramento. Linguística. Orient. Nélia Alexandra (Universidade de Lisboa); Silvia Perpiñán (Universidade de Lisboa); Ana Madeira (Universidade NOVA de Lisboa). Universidade de Lisboa. [Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT SFRH/BD/146971/2019].

Estrela, Antónia; Magarreiro, Vanda; Ferreira, Patrícia (2023, no prelo). Das expetativas à diferenciação: Percursos de construção de materiais didáticos no ensino superior. In: C. Castro, A. Madeira, eds., Desenvolvimento de materiais didáticos para Português como Língua Não Materna: experiências e desafios. Lidel.

Ferreira, Paula Cristina; Jorge Noémia (2023). Do esclarecimento da dúvida à escrita académica. In: P. N. Silva, A. G. Pinto, C. Marques, eds., Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática. Coimbra: Grácio Editor, pp.115-132. ISBN 978-989-53971-2-9.

Fonseca, Ana Carolina; Maria, Marta Ribeiro (2023). Author’s neologisms in the book “Boca do Inferno”. [Póster] Humanities Going Digital: Teaching, training & research experiences, 2-3 fevereiro 2023, Universidade NOVA de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Gonçalves, Neide; Moita, Mara; Mineiro, Ana (2023, no prelo). Um olhar diacrónico à variação fonológica e lexical da língua gestual portuguesa no conto capuchinho vermelho. Revista Sensos-e. ISSN 2183-1432.

Leal, Audria (2023, no prelo). O ensino da leitura em textos multimodais: o caso do gênero cartoon/charge. In: J.R. Carvalho, E. Leurquin, I. Azevedo, M.F. Carneiro, orgs., O Agir de Linguagem na Escola e na Universidade, pp.55-72.

Madeira, Ana; Fiéis, Alexandra; Teixeira, Joana (2023, no prelo). Anaphora resolution in L2 European Portuguese: Animacy effects and the position of the antecedent. In: V. Torrens, ed., Language Acquisition in Romance Languages. John Benjamins.

Martins, Ana Sousa (2023, no prelo). Materiais digitais e textos de leitura extensiva. In: C. Castro, A. Madeira, eds., Desenvolvimento de materiais digitais para Português como Língua Não Materna: experiências e desafios. Lisboa: Lidel.

Matos, João de (2023, no prelo). Poderá uma língua natural ser sexista? Lisboa: Colibri.

Moita, Mara; Abreu, A.M.; Mineiro, Ana (2023, no prelo). Tracking the evolution of iconic signs to understand the emergence of a phonological system. In: W. Sandler, M. Aronoff, C. Padden, eds., The emergence of Sign Languages. Languages.

Salgado, Ana; Costa, Rute; Tasovac, Toma (2023, no prelo). Comprender el mundo para mejorar un diccionario: las marcas temáticas en el Diccionario de la Lengua Española de la Real Academia Española. In: IX Congreso Internacional de Lexicografía Hispánica: Lexicografía del Español. Internacionalización e Intercomunicación, Tenerife, Espanha.

Salgado, Ana; Costa, Rute; Tasovac, Toma (2023, no prelo). Is there a Place for Orthographic Dictionaries in the 21st Century? In: 11th International Conference on Historical Lexicography and Lexicology (ICHLL11), June 16-18, Spain.

Seara, Isabel Roboredo (2023, no prelo). A cortesia dissimulada nos discursos considerados ‘populistas’ em Portugal. In: M.A. Marques et al., orgs., Populismos e suas linguagens.

Santos, Ana Sofia; Monteiro, Daniel; González, Leonor (2023). Comparing the use of idiomatic expressions in European Portuguese and European Spanish. [Póster] Humanities Going Digital: Teaching, training & research experiences, 2-3 fevereiro 2023, Universidade NOVA de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Silva, Raquel (2023). Contributo para a terminologia da Literacia em Saúde – Princípios de um breve glossário. In: C. Vaz de Almeida; I. Fragoeiro, coord., Manual de Literacia em Saúde. Lisboa: PACTOR Editora, pp.263-273. ISBN 978-989-693-152-0.

Silva, Carolina; Quaresma, Cláudia; Silva, Raquel; Carvalho, Sara; Costa, Rute; Fernández, Miguel; Pinto de Sousa, Andreia; Londral, Ana; Fonseca, Micaela (2023). Com@Rehab: An Interactive and Personalised Rehabilitation Activity Based on Virtual Reality. Preprints.org 2023, 2023060333.

Soares, Ana; Gomes, João; Montero, Karen; Alvarenga, Natacha; Almeida, Sara de (2023). Cryptozoology under study: how terminology deals with folklore. [Póster] Humanities Going Digital: Teaching, training & research experiences, 2-3 fevereiro 2023, Universidade NOVA de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Soares, Sara; Gonçalves, Matilde; Jerónimo, Rita; Kolinsky, Régine (2023). Narrating science: Can it benefit sciencelearning, and how? A theoretical review. Journal of Research in Science Teaching, [ahead of print], pp.1– 34. e-ISSN 1098-2736.

Wang, Suoying (2023, no prelo). A Cultura no Dicionário bilingue Chinês-Português-Chinês. In: Jornadas dos Dicionários.