Publicações – 2019


Alcina, Amparo; Costa, Rute; Roche, Christophe, orgs. (2019). Terminology, 25(2) [número especial: Terminology and e-dictionaries]. e-ISSN 1569-9994; ISSN 0929-9971.

Almeida, Bruno (2019). Terminology and Knowledge Representation: Ceramic Artefacts of al-Andalus. Doutoramento. Orient. Rute Costa (Universidade NOVA de Lisboa) e Christophe Roche (Université Savoie Mont Blanc). Cotutela Universidade NOVA de Lisboa e Communauté Université Grenoble Alpes. [Bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – PD/BD/105765/2014].

Almeida, Bruno; Costa, Rute; Roche, Christophe (2019). The names of lighting artefacts: extraction and representation of Portuguese and Spanish terms in the archaeology of al-Andalus. Revue TAL, 60(3), pp.113-137. ISSN 1248-9433.

Alzamora, Helena; Correia, Clara Nunes (2019). Começar com começar: leituras sobre as configurações de começar em português europeu contemporâneo. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (5), pp.33-42. ISSN 2183-9077.

Barbero, Chiara (2019). CORPORART – um corpus de arte pública para a extração de léxico: representatividade e comparabilidade em corpora de especialidade. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (5), pp.43-57. ISSN 2183-9077.

Barbero, Chiara (2019). Integrating common and specialized lexica in WordNet model: a bilingual study Portuguese-Italian focusing on Public Art. [Poster] NOVA Science Day 2019, 18 set., Lisboa.

Barros, Amadeu (2019). Neologia Lexical em Uanhenga Xitu: Para a construção de um glossário de autor. Doutoramento. Orient. Teresa Lino. Universidade NOVA de Lisboa.

Batalha, Joana (2019). Avaliar conhecimento gramatical: análise de itens sobre compreensão de dependências referenciais. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (6) [número temático: Avaliar Aprendizagens Gramaticais na Escola], pp.29-40. ISSN 2183-9077.

Batalha, Joana (2019). Desenvolvimento linguístico e ensino de português como língua materna: assimetrias na compreensão de orações relativas de sujeito e de objeto. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (5), pp.58-66. ISSN 2183-9077.

Batalha, Joana (2019). From grammar to reading: a study on referential dependenciesBellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature, 12(2), pp.60-77. e-ISSN 2013-6196.

Batoréo, Hanna; Bär, Gerald, org. (2019). Prémios Nobel de Literatura da Europa Central: Olga Tokarczuk (2018) e Peter Handke (2019): tradução e receção em Portugal. [Video] Lisboa: Universidade Aberta.

Brin-Henry, Frédérique; Costa, Rute; Desprès, Sylvie (2019). TemPO: towards a conceptualisation of pathology in speech and language therapy. In: Proceedings of the TALN-RECITAL 2019 conference, pp.69-80.

Brocardo, Maria Teresa (2019). “Consirar” e “entender” em português antigo e médio – elementos para um estudo diacrónicoEstudos de Lingüística Galega, 11, pp.167-196. ISSN 1889-2566.

Brocardo, Maria Teresa (2019). Formas em competição em construções condicionais na diacronia do português. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (5), pp.67-78. ISSN 2183-9077.

Brocardo, Maria Teresa (2019). Nas «margens» do «texto» – notas soltas sobre variantes em formas de dever e poder. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.

Brocardo, Maria Teresa (2019). Sobre fontes para a história do português: Testemunhos, edições e variantesZeitschrift für Romanische Philologie, 135(3), pp.818-844. e-ISSN 1865-9063.

Burgués, Ana Setién; Marques, Isabelle Simões; Martins, Margarida Pereira; Clara, Katja Göttsche (2019). Oralidade e avaliação na prática de e-learning na Universidade Aberta. In: M. J. Costa et al., eds., CNaPPES 2018 – 5.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. CNaPPES 2018, pp.55-60. ISBN 978-989-20-9477-9.

Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel; Teixeira, Carla (2019). O agir dos alunos em práticas de escrita colaborativa no ensino superior. In: F. Caels, L. F. Barbeiro, J. Vieira Santos, eds., Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC, pp.200-236. e-ISBN 978-989-54679-0-7.

Carmona, Diana; Alves, Dina; Viegas, Filomena; Sousa, Maria Vitória de; Jorge, Noémia (2019). Sequência de aprendizagem em cursos profissionais. Palavras. Revista da Associação de Professores de Português, (54-55), pp.69-78. ISSN 0870-7499.

Carrilho, Ernestina; Lobo, Maria (2019). Les désignations romanes du corbeau et de la Corneille. In: Joan Veny, ed., Atlas Linguistique Roman. Vol. II. Alessandria: Edizioni dell’Orso, pp.159-184. ISBN 978-88-6274-909-1.

Carvalho, Sara; Costa, Rute; Roche, Christophe (2019, no prelo). Terminology in action in a healthcare setting: when the conceptual and the linguistic intertwine. Terminologica (2015), Presses Universitaires Savoie Mont Blanc.

Castro, Ana; Alves, Dina Caetano (2019). Country Vignette: Portugal. In: J. Law et al., eds., Managing Children with Developmental Language Disorder: Theory and Practice Across Europe and Beyond. London: Routledge, [n.d.]. e-ISBN 9780429455308.

Castro, Ana; Marques, Carolina; Dôro, Catarina (2019). LARSP-PE: A Developmental Language Profile for European Portuguese. In: M. J. Ball, P. Fletcher, D. Crystal, Grammatical Profiles. Further Languages of LARSP. [n.d.]: Multilingual Matters, pp.151-173. ISBN 978-1788924382.

Conceição, Manuel Célio (2019). Prefácio. In: R. Fréjaville et al., dir., Diálogos Ibéricos. Faro: UAlg Editora, pp.9-14. ISBN 978-989-8859-67-9.

Correia, Clara Nunes; Alzamora, Helena (2019). A amiga genial – leituras do tempo. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.

Correia, Clara Nunes; Leal, Audria (2019). Leituras da Moda: a construção de um objeto semiótico. In: M. A. Babo, J. Lozano, eds., Modas, modos, maneiras: Atas do I Congresso Ibérico de Semiótica. Lisboa: ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova, pp.75-89.

Correia, Clara Nunes; Valentim, Helena Topa, orgs. (2019). Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.

Costa, Ana; Batalha, Joana (2019). Para um mapa das fronteiras e das pontes em didática da gramática. In: A. Leal et al., A Linguística na Formação do Professor: das teorias às práticas. Porto: Universidade do Porto, pp.61-80. e-ISBN 978-989-8969-20-0.

Costa, João; Couvaneiro, João (2019). Conhecimentos vs. competências: Uma dicotomia disparatada na educação. Lisboa: Guerra e Paz. ISBN 978-989-702-494-8.

Costa, Rute; Silva, Raquel; Ramos, Margarida; Carvalho, Sara (2019, no prelo). Science with and for society: the popularization of Terminology within the domain of Nutrition. In: Mediating Specialized Knowledge: Challenges and Opportunities for LSP Communication and Research LSP Conference (10-12 julho 2019, Padua, Italy).

Coutinho, Maria Antónia (2019). Que inter-relações entre géneros de texto e conhecimento gramatical podem ser objeto de conhecimento explícito e de avaliação? Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (6) [número temático: Avaliar Aprendizagens Gramaticais na Escola], pp.107-117. ISSN 2183-9077.

Coutinho, Maria Antónia (2019). Sobre géneros de texto. In: M. A. Coutinho, N. Jorge, eds., Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais. Lisboa: Calameo, pp.6-9. ISBN 978-989-20-9853-1.

Coutinho, Maria Antónia (2019). Texto e(m) linguística: Teorias, cruzamentos, aplicações. Lisboa: Edições Colibri. 182 p.

Coutinho, Maria Antónia (2019). TFE & ISD: um diálogo sobre a atividade da linguagem. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.

Coutinho, Maria Antónia; Gonçalves, Matilde (2019). MD e outros funcionamentos discursivos: o caso de então e alors. In: O. Loureda et al., eds., Marcadores del discurso y lingüística contrastiva en las lenguas românicas. Madrid: Iberoamericana/Vervuert, [n.d.].

Coutinho, Maria Antónia; Jorge, Noémia, coord. (2019). Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais. Lisboa: Calameo. ISBN 978-989-20-9853-1

Coutinho, Maria Antónia; Jorge, Noémia (2019). Resumo. In: M. A. Coutinho, N. Jorge, eds., Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais. Lisboa: Calameo, pp.86-91. ISBN 978-989-20-9853-1.

Coutinho, Maria Antónia; Jorge, Noémia (2019). Texto de opinião. In: M. A. Coutinho, N. Jorge, eds., Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais. Lisboa: Calameo, pp.17-20. ISBN 978-989-20-9853-1.

Dechamps, Christina (2019). Collocations, para-synonymie et polysémie: incertitudes en traduction juridique. In: I. Simonnaes, M. Kristiansen, eds., Legal translation – Current Issues and Challenges in Research, Methods and Applications. Berlim: Franck & Timme GmbH, pp.207-220. ISBN 978-3-7329-0366-5.

Ferreira, Patrícia Santos; Estrela, Antónia (2019). Do texto à reflexão metalinguística: O esquema como elemento estruturante. Eutomia,  1(23), pp.245-267. ISSN 1982-6850.

Ferreira, Sandra Ataíde; Leal, Audria (2019). O trabalho do professor e as prescrições do domínio da leitura nas AE em Portugal. Revista INFAD de Psicologia, 3(1), pp.293-308. ISSN 0214-9877.

Fiéis, Alexandra; Madeira, Ana (2019). The Interpretation of Strong and Clitic Pronouns in L2 Portuguese. In: R. Slabakova, J. Corbet, L. Domínguez, A. Dudley, A. Wallington, eds., Explorations in Second Language Acquisition and Processing. Newcastle Upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.59-80. ISBN 978-1-5275-2776-8.

Frade, Mafalda (2019). Da língua dos clássicos aos clássicos na língua: uma leitura do poema “Vênus” de Carlos Drummond de Andrade. CALÍOPE: Presença Clássica, 38, pp.4-22. ISSN 2447-875X.

Gonçalves, Matilde (2019). Linguística e literatura: cruzamentos (im)prováveis. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.

Gonçalves, Matilde (2019). Quelques réflexions autour des activités de langage, des genres textuels et de l´implicite. In: I. Roboredo Seara, I. Simões Marques, eds., L’implicite dans les langues romanes: langue, texte et discours. [n.d.]: Universidade Aberta, pp.66-71. ISBN 978-972-674-854-0.

Gonçalves, Matilde; Jorge, Noémia (2019). Plano de texto e ensino da leitura. In: A. Leal et al., eds., A Linguística na Formação do Professor: das teorias às práticas. Porto: Universidade do Porto, pp.121-137. e-ISBN 978-989-8969-20-0.

Gonçalves, Matilde; Jorge, Noémia (2019). Promoção da Literacia Científica: balanços e perspetivas. In: F. Caels, L. F. Barbeiro, J. Vieira Santos, eds., Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC, pp.134-151. e-ISBN 978-989-54679-0-7.

Gonçalves, Matilde; Jorge, Noémia (2019). Textualizar a ciência no contexto português: processos textuais e genológicos. In: VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo, 2019, Porto Alegre. Anais eletrônicos. Campinas: Galoá.

Gonçalves, Matilde; Magalhães, Miguel (2019). Corpus e géneros textuais nas práticas de divulgação de ciência ou as novas hierarquias na construção do conhecimento. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (5), pp.145-157. ISSN 2183-9077.

Gonçalves, Matilde; Rosa, Rute (2019). O suporte digital na leitura e compreensão textual. In: A. M. Ferreira et al., eds., Pelos mares da língua portuguesa 4. Aveiro: UA Editora, pp.571-587. ISBN 978-972-789-624-0.

Gramacho, Carolina; Madeira, Ana; Martins, Cláudia; Alexandre, Nélia; Pinto, Jorge; Correia, Susana (2019). POR Nível: Construção e validação de um teste de colocação para o Português Língua Estrangeira – resultados de um estudo-piloto. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (5), pp.172-189. ISSN 2183-9077.

Gu, Wenjun (2019). A Study of the immigration and refugee issues in EU and its member states. In: C. Deming, ed., 葡萄牙移民的社会保障. Shanghai: Shanghai Foregin Language Education Press, pp.347-359.

Gu, Wenjun (2019). Aquisição de pronomes clíticos de português europeu por falantes de chinês: dados sobre a colocação. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (5), pp.190-206. ISSN 2183-9077.

Gu, Wenjun (2019). Pronomes clíticos na aprendizagem de PLE: um estudo empírico sobre a sua produção por falantes de chinês. In: A. M. Ferreira et al., eds., Pelos mares da língua portuguesa 4. Aveiro: UA Editora, pp.675-687. ISBN 978-972-789-624-0.

Joaquim, Carolina (2019). A representação discursiva de mulheres e homens em posição de destaque: um estudo comparativo e exploratório. In: M. A. Marques, S. Guimarães de Sousa, eds., Linguagens de Poder. V. N. Famalicão: Edições Húmus / CEHUM, pp.133-156. ISBN 978-989-755-430-8.

Jorge, Noémia (2019). A síntese como género escolar transdisciplinar. Revista Portuguesa de Educação, 32(2), pp.150-170. ISSN 0871-9187; e-ISSN 2183-0452.

Jorge, Noémia (2019). Géneros de texto nos programas curriculares atuais: ponto da situação. In: F. Caels, L. F. Barbeiro, J. Vieira Santos, eds., Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC, pp.325-329. e-ISBN 978-989-54679-0-7.

Jorge, Noémia (2019). Guia de estudo – Português, 11.º ano. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-46404-0.

Jorge, Noémia; Coutinho, Maria Antónia; Fidalgo, Marta; Rosa, Rute (2019). Práticas Textuais 17|18: Um exemplo de apropriação de géneros textuais no Ensino Superior. In: F. Caels, L. F. Barbeiro, J. Vieira Santos, eds., Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC, pp.182-199. e-ISBN 978-989-54679-0-7.

Jorge, Noémia; Coutinho, Maria Antónia; Martins, Ana; Perdigão, Helena; Miranda, Maria Inês; Machado, Noémia (2019). Ensinar Português: conteúdos, estratégias e materiais. Palavras – revista em linha, 2(2), pp.131-134. ISSN 2184-268X.

Jorge, Noémia; Ramos, Auxília; Braga, Zaida; Nunes, Susana (2019). Preparação para o Exame Final Nacional – Português, 11.º ano. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-00219-8.

Lino, Teresa (2019). John HUMBLEY, La néologie terminologique, Limoges, Éditions Lambert Lucas, collection La Lexicothèque, 2018, 468 pages. Scolia, 33, pp.167-169. ISSN 1253-9708.

Lino, Teresa (2019). Neologia e neonímia em língua portuguesa: critérios de identificação. Linha D’Água, 32(3), pp.9-23. e-ISSN 2236-4242.

Lino, Teresa (2019). Terminologie et Lexicographie de spécialité. In: Actes du Colloque International la terminologie dans les langues peu dotées: Élaboration, méthodologie et retombés. Rabat: IRCAM – Institut Royal de la Culture Amazighe, [n.d.].

Lino, Teresa; Grôs, Ana Pita (2019). Internacionalização da Língua Portuguesa e Lexicografia. In: R. M. Fréjaville et al., dir., Dialogues Ibériques: Assises Internationales de la Langue Portugaise et de la Langue Espagnole; Diálogos Ibéricos: Jornadas Internacionais sobre a Importância da Língua Portuguesa e da Língua Espanhola; Diálogos Ibéricos: Jornadas Internacionales sobre la Importancia de la Lengua Portuguesa y de la Lengua Española. Faro: Universidade do Algarve, [n.d.]. ISBN 978-989-8859-67-9.

Lobo, Maria; Madeira, Ana; Silva, Carolina (2019). L1 Effects in the interpretation of subject pronouns in L2 Portuguese. In: R. Slabakova, J. Corbet, L. Domínguez, A. Dudley, A. Wallington, eds., Explorations in Second Language Acquisition and Processing. Newcastle Upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.42-58. ISBN 978-1-5275-2776-8.

Lobo, Maria; Santos, Ana Lúcia; Soares-Jesel, Carla; Vaz, Stéphanie (2019). Effects of syntactic structure on the comprehension of clefts. Glossa: a journal of general linguistics, 4(1), p.74. e-ISSN 2397-1835.

Lombardo, Elena (2019). Os pronomes clíticos nos testemunhos da “Crónica do Xarife Mulei Mahamet e del-Rey D. Sebatião” – Um estudo comparativo. LaborHistórico, 5(1), pp.209-229. ISSN 2359-6910.

Lynce, Sofia; Moita, Mara; Freitas, Maria João; Santosa, Maria Emília; Mineiro, Ana (2019). Phonological development in Portuguese deaf children with cochlear implants: Preliminary study. Revista de Logopedia, Foniatria y Audiologia, 39(3), pp.115-128. ISSN 0214-4603.

Madeira, Ana (2019). Contributos da investigação em aquisição de segunda língua para o ensino do português a diferentes públicos. In: V. B. Furtoso et al., eds., Anais do Simpósio SIPLE 2018. Londrina, Brasil: Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira, pp.101-125.

Madeira, Ana; Fiéis, Alexandra (2019). Inflected infinitives in Portuguese. In: L. Franco, P. Lorusso, eds., Linguistic Variation: Structure and Interpretation: Contributions In Honor of M. Rita Manzini. [n.d.]: De Gruyter Mouton, pp.423-438. ISBN 978-1-5015-0520-1.

Marques, Isabelle Simões (2019). Distanciamento e bilinguismo em romances portugueses sobre a emigração. In: I. R. Seara, I. S. Marques, I. Sebastião, eds., Discurso(s) de cumplicidade. Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisboa: Edições Húmus, pp.279-295. ISBN 978-989-755-318-9.

Marques, Isabelle Simões (2019). Navegando pelas línguas: interculturalidade e plurilinguismo literário. In: A. M. Ferreira et al., eds., Pelos mares da língua portuguesa 4. Aveiro: UA Editora, pp.343-350. ISBN 978-972-789-624-0.

Marques, Maria Aldina; Seara, Isabel Roboredo; Duarte, Isabel Margarida (2019). Argumentação ad hominem, formas de tratamento e protesto político. Revista Redis – Revista de Estudos do Discurso, pp.122-138. ISSN 2183-3958.

Martins, Ana Sousa (2019). Contos com Nível. Leitura extensiva e exercícios. Nível B1. Lisboa: Lidel. ISBN 978-989-752-406-6.

Martins, Ana Sousa (2019). O texto literário como objeto de estudo (legítimo) em linguística. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.

Moreno, António Barreira (2019). Paquetes, vapores e outras embarcações na Ode Marítima de Álvaro de Campos: uma abordagem enunciativa. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.

Morozova, Milana (2019). The role of discourse markers (DMs) in text organization of the genre stand-up comedy in Portugal and in the United States. Doutoramento. Orient. Maria Antónia Coutinho. Universidade NOVA de Lisboa. [Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – PD/BD/105766/2014].

Noronha, M. F.; Conceição, Manuel Célio (2019). Fixação terminológica por tradutores: em busca da normalização perdida! In: M. Blas et al., org., Terminología para la normalización y terminología para la internacionalización. Barcelona: IEC/Univ Politecnica da Catalunha, [n.d.].

Oliveira, Filipe de; Marques, J.; Rosado-Pinto, Patrícia; Mourão, A.; Fino, H.; Catarino, Maria Isabel; Casqueiro, Patrícia; Lages, Carmen; Pimentel, Dulce; Caetano, Maria do Céu; Neto, Maria Teresa; Oliveira, Tiago (2019). O projeto Desenvolvimento de Competências de Coordenação Pedagógica da Universidade Nova de Lisboa. In: M. J. Costa et al., eds., CNaPPES 2018 – 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: Braga, Portugal, 12 e 13 de julho de 2018. Braga: [n.d.] pp.314-320. ISBN 978-989-20-9477-9.

Pires, Carla; Correia, Susana; Cavaco, Afonso; Vigário, Marina (2019). Effects of non-native word shapes, and age and education in the recognition and recall of medicine namesWritten Language and Literacy, 22(1), pp.95-130. ISSN 1387-6732; e-ISSN 1570-6001.

Pruekchaikul, Korapat (2019). Identity construction in advertising. A case study of Portuguese bank pamphlets. Concentric, 45(1), pp.112-140. ISSN 1810-7478; e-ISSN 2589-5230.

Pruekchaikul, Korapat (2019). Prática Publicitária como Construção Identitária: Análise Textual e Discursiva de Folhetos Bancários Portugueses. Doutoramento. Orient. Maria Antónia Coutinho. Universidade NOVA de Lisboa.

Ramos, Margarida (2019). ELEXIS Report – ELEXIS Transnational Research Visit Grant. 5 p. Relatório ELEXIS Transnational Research Visit Grant.

Robalo, Karima Fangour (2019). Vulgarisation Terminologique dans le Domaine des Énergies Renouvelables, Português-Árabe. Doutoramento. Orient. Teresa Lino. Universidade NOVA de Lisboa.

Roche, Christophe; Alcina, Amparo; Costa, Rute (2019). Terminological Resources in the Digital Age. Terminology, 25(2) [número especial: Terminology and e-dictionaries], pp.139-145. e-ISSN 1569-9994; ISSN 0929-9971.

Roche, Christophe; Costa, Rute; Carvalho, Sara; Almeida, Bruno (2019). Knowledge-based terminological e-dictionaries: The EndoTerm and al-Andalus Pottery projects. Terminology, 25(2) [número especial: Terminology and e-dictionaries], pp.259-291. e-ISSN 1569-9994; ISSN 0929-9971.

Rosa, Rute (2019). Modelo didático do género artigo científico: um contributo para o ensino do Português como Língua Adicional. BELT – Brazilian English Language Teaching Journal, 10(1). e-ISSN 2178-3640.

Rosa, Rute; Ricciardi, Natalia; Gonçalves, Matilde (2019). O papel do graffiti na construção do (contra)poder: um estudo comparativo Portugal/Argentina. In: M. A. Marques, S. Guimarães de Sousa, eds., Linguagens de Poder. V. N. Famalicão: Edições Húmus / CEHUM, pp.263-281. ISBN 978-989-755-430-8.

Salgado, Ana (2019). Comparison of the macro/microstructure of the Iberian Academy Dictionaries. 3 p. Relatório ELEXIS Report – ELEXIS Transnational Research Visit Grant.

Salgado, Ana (2019). Iberian Academy Dictionaries as Lexical Resources. [Poster] ELEXIS Observer Event, 18-19 set., Viena, Áustria.

Salgado, Ana; Costa, Rute (2019). Marcas temáticas en los diccionarios académicos ibéricos: estudio comparativo. RILEX: Revista sobre investigación léxicos, 2(2), pp.37-63. e-ISSN 2605-3136.

Salgado, Ana; Costa, Rute; Tasovac, Toma (2019). Improving the consistency of usage labelling in dictionaries with TEI Lex-0. Lexicography: Journal of ASIALEX. e-ISSN 2197-4306.

Salgado, Ana; Costa, Rute; Tasovac, Toma; Simões, Alberto (2019). TEI Lex-0 In Action: Improving the Encoding of the Dictionary of the Academia das Ciências de Lisboa. In: I. Kosem et al., eds., Electronic lexicography in the 21st century. Proceedings of the eLex 2019 conference. 1-3 October 2019, Sintra, Portugal. Brno: Lexical Computing CZ, s.r.o., pp.417-433. ISSN 2533-5626.

Seara, Isabel Roboredo (2019). “O presidente é o fusível de segurança do sistema”. Discurso de comemoração de mandato presidencial e diálogo subsequente. Construção do ethos de proximidade e de autoridade. In: M. A. Marques, S. Guimarães de Sousa, eds., Linguagens de Poder. V. N. Famalicão: Edições Húmus / CEHUM, pp.95-116. ISBN 978-989-755-430-8.

Seara, Isabel Roboredo (2019). Prefácio. In: D. E. Garcia da Silva, ed., Práticas semiótico-discursivas. Texto e imagem na (re)construção de identidades. Brasília: Thesaurus Editora, pp.13-16.

Seara, Isabel Roboredo; Albuquerque, Rodrigo; Cabral, Ana Lúcia, coord. (2019). Cadernos de Linguagem e Sociedade, 20 [número especial: Dossiê Estudos sobre Polidez]. e-ISSN 2179-4790; ISSN 0104-9712.

Seara, Isabel Roboredo; Marques, Isabelle Simões (2019). À mots couverts. Connivence et secret dans des lettres intimes. In: I. Roboredo Seara, I. Simões Marques, eds., L’implicite dans les langues romanes: langue, texte et discours. [n.d.]: Universidade Aberta, pp.72-80. ISBN 978-972-674-854-0.

Seara, Isabel Roboredo; Marques, Isabelle Simões, eds. (2019). L’implicite dans les langues romanes: langue, texte et discours. [n.d.]: Universidade Aberta. ISBN 978-972-674-854-0.

Seara, Isabel Roboredo; Marques, Isabelle Simões; Sebastião, Isabel, eds. (2019). Discurso(s) de cumplicidade: Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisboa: Edições Húmus. ISBN 978-989-755-318-9.

Seara, Isabel Roboredo; Marques, Isabelle Simões; Sebastião, Isabel (2019). Nota Editorial. In: I. R. Seara, I. S. Marques, I. Sebastião, eds., Discurso(s) de cumplicidade. Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisboa: Edições Húmus, pp.7-12. ISBN 978-989-755-318-9.

Seara, Isabel Roboredo; Ninitas, Mariana Silva (2019). Dizer o amor por carta. A atualidade do género epistolar e a sua importância na aula de língua portuguesa. Análise linguística de uma carta de António Lobo Antunes. In: I. R. Seara, I. S. Marques, I. Sebastião, eds., Discurso(s) de cumplicidade. Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisboa: Edições Húmus, pp.297-318. ISBN 978-989-755-318-9.

Seara, Isabel Roboredo; Viola, Ana Isabel (2019). L’indignation au féminin dans le débat parlementaire portugais. In: M. Tredez-Lopez, H. Bayter, eds., Le renouveau Parlementaire: entre discours et action. [n.d.]: Harmattan, pp.275-292. ISBN 978-2-343-17387-0.

Sebastião, Isabel; Marques, Isabelle Simões (2019). Como a linguagem se torna poder: “Make America Great Again”. In: M. A. Marques, S. Guimarães, eds., Linguagens de Poder. V. N. Famalicão: Edições Húmus / CEHUM, pp.55-78. ISBN 978-989-755-430-8.

Silva, Jacques (2019). Educação Empreendedora. In: J. Jardim, J. E. Franco, eds., Empreendipédia – Dicionário de Educação para o Empreendedorismo. Lisboa: Gradiva, pp.227-232. ISBN 9789896168773.

Silva, Paulo Nunes; Rosa, Rute (2019). O plano de texto do artigo científico: caracterização e perspectivas didáticas. Delta, 35(4). e-ISSN 1678-460X.

Silva, Raquel; Costa, Rute (2019). Accéder aux connaissances des experts par l’entremise de la médiation en Terminologie. In: M. De Gioia, M. Marcon, eds., L’essentiel de la médiation. Le regard des sciences humaines et sociales. Peter Lang, pp.105-121. ISBN 978-2-8076-1088-0.

Simões, Alberto; Salgado, Ana; Costa, Rute; Almeida, José João (2019). LeXmart: A Smart Tool for Lexicographers. In: I. Kosem et al. (eds.), Electronic lexicography in the 21st century. Proceedings of the eLex 2019 conference. 1-3 October 2019, Sintra, Portugal. Brno: Lexical Computing CZ, s.r.o., pp.453-466. ISSN 2533-5626.

Tchimbali, Augusto (2019, no prelo). E-Lexicography and African languages – towards an Afrocentric approach. In: Proceedings of IV CHAM International Conference “Innovation, Invention and Memory in Africa”. Routledge.

Teixeira, Carla (2019). O género de texto e os tipos de discurso: conhecimentos de linguística textual e do interacionismo sociodiscursivo para o estudo do texto literário. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.

Teixeira,  Carla; Leal, Audria (2019). A multimodalidade na escrita académica. In: F. Caels, L. F. Barbeiro, J. Vieira Santos, eds., Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC, pp.287-311. e-ISBN 978-989-54679-0-7.

Teixeira, Joana (2019). From a Romance null subject grammar to a non-null subject grammar: The syntax of pronominal subjects in advanced and near-native English. In: M. Elsig, I. Feldhausen, I. Kuchenbrandt, M. Neuhaus, eds., Romance Languages and Linguistic Theory 2016. Selected papers from ‘Going Romance’ 30. Amsterdam: John Benjamins, pp.256–274. ISBN 9789027203373.

Teixeira, Joana (2019). Is the syntax-discourse interface a locus of permanent optionality? The case of locative inversion in L2 English. In: R. Slabakova, J. Corbet, L. Domínguez, A. Dudley, A. Wallington, eds., Explorations in Second Language Acquisition and Processing. Newcastle Upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.120-137. ISBN 978-1-5275-2776-8.

Teixeira, Joana (2019). Sujeitos nulos em inglês L2. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (5), pp.365-384. ISSN 2183-9077.

Teixeira, Joana (2019). The impact of explicit instruction on different types of linguistic properties: Syntactic vs. syntax-discourse properties. ITL – International Journal of Applied Linguistics, 172(1), pp.26-57. ISSN 0019-0829.

Tomaz, Margarida; Lobo, Maria; Madeira, Ana; Soares-Jesel, Carla; Vaz, Stéphanie (2019). Omissão e colocação de clíticos por crianças bilingues Português-Francês. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (5), pp.385-412. ISSN 2183-9077.

Valentim, Helena Topa (2019). Da insubmissão da linguagem literária à consistência deformável da língua: dizer o indizível. In: C. N. Correia, H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.

Valentim, Helena Topa (2019). Fronteira entre os empregos discursivo e não discursivo. Os casos de justamente e injustamente. In: I. R. Seara, I. S. Marques, I. Sebastião, eds., Discurso(s) de cumplicidade: Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisboa: Edições Húmus, pp.191-206. ISBN 978-989-755-318-9.

Xavier, Maria Francisca; Caetano, Maria do Céu; Afonso, Ana; Castro, Eduardo (2019). Um dicionário de preposições complexas. [Póster] XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 9-11 out. 2019, Braga, Portugal.

Zheng, Yi (2019). Forward and backward anaphora resolution in European Portuguese and Chinese: Syntactic properties and second language acquisition. Doutoramento. Orient. Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos (Universidade de Lisboa); Coorient. Ana Madeira (Universidade NOVA de Lisboa) e Paula Luegi (Universidade de Lisboa). Universidade de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/41722