Estudos Linguísticos / Linguistic Studies 3

Linguagem e desenvolvimento, perspectivas epistémicas e praxiológicas

Nota editorial

Nota de abertura

 

Homenagem

Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Gêneros na formação do professor: construção de saberes e de representações em atividades interacionais.

 

Conferências

Jean-Paul Bronckart. Le langage au cour du fonctionnement humain. Un essai d’intégration des apports de Voloshinov, Vygotski et Saussure.

Frédéric François. Le «dialogisme», le «sens» et le roman. Quelques réflexions à partir d’un dialogue avec Volochinov, Vygotski et Bakhtine.

 

Artigos

Juliana Alves Assis. O agir do professor em formação nas práticas de correção de textos: pistas do processo de construção identitária.

Cristian Bota. La médiation langagière: praxéologie et gnoséologie.

Ecaterina Bulea. Types de discours et interprétation de l’agir: le potentiel développemental des figures d’action.

Ana Caldes. Géneros de texto e recepção textual: estabilidade e dinâmica.

Glaís Sales Cordeiro e Tania Regina Taschetto. Genres de textes oraux et la subjectivité de l’énonciateur.

Maria Pilar Alonso Fourcade. Sur la discrétisation et l’articulation discursive. Une approche complexe-fractale.

Manuel García. El vuelco en la acepción de género o la heteroglosia constitutiva del lenguaje.

Ines M. Garcia, Itziar Idiazabal e Luis M. Larringan. Contar el mismo cuento a los 5 y a los 8 años. Una explicación desde la perspectiva del interaccionismo sociodiscursivo.

Matilde Gonçalves e Carla Teixeira. Entre unidades verbais e não verbais: a construção do conteúdo temático e a literatura como actividade de linguagem.

Carmen Rodríguez Gonzalo e Angustias Iglesias Solano. La alfabetización digital y los géneros discursivos. Un proyecto de escritura digital con alumnos de cuarto de secundaria obligatoria (15-16 años).

Luciana Graça e Luísa Álvares Pereira. Trabalho docente, objecto ensinado e ferramenta de ensino. Uma tríade em (inter)acção sob análise.

Ana Maria Guimarães. Diversidade social e variedades de língua: variáveis a serem consideradas na interpretação do agir do professor.

Luis María Larringan e Arantza Ozaeta Elorza. Funcionamiento socio-discursivo del discurso referido. Los sermones de un autor vasco del siglo XIX.

Leire Diaz de Gereñu Lasaga. La dinámica en el análisis discursivo de las prácticas verbales de los narradores contenporáneos en lengua vasca.

Audria Leal e Rosalice Pinto. A modalização nos gêneros textuais icônico-verbais.

Maria Ângela Paulino Teixeira Lopes. Ações e representações do professor de língua materna – analisando efeitos identitários.

Tania Maria Mattos Mazzillo. Gênero de atividade e estilo: o agir do professor representado e avaliado em diários de aprendizagem.

Florencia Miranda. O discurso interactivo em diferentes géneros.

Rosalvo Pinto. Categorias descritivas da expressão lingüística do agir humano: questões epistemológicas e de nomenclatura.

Paulina Ribera. Los aspectos textuales en la producción de géneros escritos con alumnos de educación infantil.

Dora Riestra. Enseñar a razonar en lengua materna, las implicancias discursivas y textuales de la acción de lenguaje.

Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues. A situação de produção da autoconfrontação simples.

Vicent Salvador e Cecili Macián. Primera relación entre paciente y profesional de la salud: rituales de interacción y estrategias discursivas en la entrevista podológica.