Publications – 2011


Albuquerque, Alexandra (2011). Quando o valor das letras se mede em números: a internacionalização da língua pelas tendências económicas. In: R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha, A. V. Leal, eds., A Língua Portuguesa em Timor-Leste. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. Atas do III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [CD-ROM] Macau: Universidade de Macau, [n.a.]. ISBN 978-99965-1-035-9.

Albuquerque, Alexandra; Esperança, José Paulo (2011). El valor económico del Portugués: lengua de conocimento com influencia global. In: J. Otero, H. Perdiguero, eds., Lenguas en el ciberespacio. Burgos: Caja de Burgos, pp.1-125. ISBN 978-84-92637-55-3.

Amendoeira, Filipa; Contente, Madalena (2011). Políticas de integração linguísticas dos migrantes adultos na União Europeia e em Portugal: Português para todos. In: R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha, A. V. Leal, eds., A Língua Portuguesa em Timor-Leste. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. Atas do III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [CD-ROM] Macau: Universidade de Macau, [n.a.]. ISBN 978-99965-1-035-9.

Batoréo, Hanna (2011). As raízes de “botafogo”: construção de sentidos múltiplos em Português EuropeuVeredas – Revista de Estudos Linguísticos, 15(2), pp.1-13. eISSN 1982-2243.

Batoréo, Hanna (2011). Funções da construção “é que” no Português de Timor: para conhecimento das características linguísticas da(s) língua(s) materna(s) (L1) dos aprendentes do Português LNM. In: A. Costa, P. Barbosa, I. Falé, eds., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisbon: APL, pp.99-110. ISBN 978-989-97440-0-4.

Batoréo, Hanna (2011). Plurilinguismo timorense e a língua portuguesa dez anos depois da independência. In: R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha, A. V. Leal, eds., A Língua Portuguesa em Timor-Leste. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. Atas do III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [CD-ROM] Macau: Universidade de Macau, [n.a.]. ISBN 978-99965-1-035-9.

Batoréo, Hanna (2011). Syntax, lexicon, morphology and pragmatics in an early stage of bilingual acquisition: a cognitive approachEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (6/7), pp.145-156. ISSN 1647-0346

Batoréo, Hanna (2011). What do we know of Portuguese as a pluricentric language? Portuguese language usage in East Timor: the case of the polysemous marker “já” and evidence of language contact in East Timorese written L2 texts. In: A. Silva, A. Torres, M. Gonçalves, eds., Línguas pluricêntricas: variação linguística e dimensões sociocognitivas / Pluricentric languages: linguistic variation and sociognitive dimension. Braga: Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, [n.a.]. ISBN 978-972-697-201-3.

Batoréo, Hanna; Silva, Augusto (2011). Estudar o Português como língua pluricêntrica no enquadramento da Linguística Cognitiva com foco nas variedades nacionais do PE e PB. In: R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha, A. V. Leal, eds., A Língua Portuguesa em Timor-Leste. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. Atas do III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [CD-ROM] Macau: Universidade de Macau, [n.a.]. ISBN 978-99965-1-035-9.

Bhreathnach, Úna (2011). A best-practice model for term planning. PhD. Supervised by Fiontar Pháidín (Dublin City University), Rute Costa (Universidade NOVA de Lisboa). Dublin City University. [International Award on Terminology 2012.]

Binet, Michel (2011). Proposta de uma nova convenção de transcrição em Análise da Conversação. GIID Working Paper n.32. Lisbon: NOVA FCSH.

Branco, Telma; Moreira, Miriam; Castro, Ana (2011). Sobre concordância nominal em crianças com perturbação específica do desenvolvimento da linguagem. In: A. Costa, P. Barbosa, I. Falé, eds., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisbon: APL, pp.111-124. ISBN 978-989-97440-0-4.

Brocardo, Maria Teresa (2011). Apresentação. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Ser & Estar. Lisbon: NOVA FCSH, [n.a.].

Brocardo, Maria Teresa (2011). O “texto” no tempo em que não havia “gramáticas”. In: C. Nunes Correia, ed., Cadernos WGT: Formas & Construções. Lisbon: NOVA FCSH, pp.5-10.

Brocardo, Maria Teresa (2011). “Sedia la fremosa…” Uma proposta de estudo diacrónico de “ser” (“sedere” e “esse”) e “estar” em português. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Ser & Estar. Lisbon: NOVA FCSH, pp.5-12.

Brocardo, Maria Teresa, ed. (2011). Cadernos WGT: Ser & Estar. Lisbon: NOVA FCSH.

Cabral, Diogo et al. (2011). A creation-tool for contemporary dance using multimodal video annotation. In: Proceedings of the ACM internacional conference on Multimedia (MM’11). New York: ACM, pp.905-908. ISBN 978-1-4503-0616-4.

Caetano, Maria do Céu (2011). Construções com “guarda”. Contribuições para o estudo da composição nominal em português. In: C. Nunes Correia, ed., Cadernos WGT: Formas & Construções. Lisbon: NOVA FCSH, pp.11-24.

Caetano, Maria do Céu (2011). Formação de palavras. [Poster] Jornadas do CLUNL, 1-5 Feb., Lisbon.

Caetano, Maria do Céu; Correia, Clara Nunes (2011). Apresentação. In: M. C. Caetano, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisbon: NOVA FCSH, [n.a.].

Caetano, Maria do Céu; Nunes Correia, Clara, eds. (2011). Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisbon: NOVA FCSH.

Cardoso, Ana Josefa; Malheiro, Manuela (2011). Uma escola multicultural: que estratégias para a educação inclusiva? In: M. Malheiro, J. Valadares, eds., Projecto Compractice – Comunidades de prática para melhorar a qualidade da escola para todos. Lisbon: Universidade Aberta, pp.101-112. ISBN 978-972-674-696-6.

Cariello, Graciela; Ortiz, Graciela; Miranda, Florencia; Bussola, Diego, eds. (2011). Tramos y Tramas III: culturas, lenguas, literaturas e interdisciplina. Estudios comparativos. Rosario: Laborde. ISBN 9789876770071.

Carvalho, Maria Irene; Paoletti, Isabella; Rego, Raquel (2011). Para a melhoria dos serviços sociais a idosos pobres em PortugalIntervenção Social, (37), pp.109-124. ISSN 0874-1611.

Carvalho, Maria Irene; Paoletti, Isabella; Rego, Raquel (2011). Para a melhoria dos serviços sociais a idosos pobres em PortugalIntervenção Social, (37), pp.109-124. ISSN 0874-1611.

Colomer, Rosa, ed. (2011). Vocabulari multilingüe de la SIDA / Vocabulário multilingue de SIDA. Collaboration by M. L. Garcia. Barcelona: Termcat.

Conceição, Manuel Célio (2011). Lexicologie et Terminologie face aux défis de la communication multilingue. In: M. Van Campenhoudt, T. Lino, R. Costa, eds., Passeurs de Mots, Passeurs d’Espoir: Lexicologie, Terminologie et Traduction face au défi de la diversité. Actes des Huitièmes Journées Scientifiques du Réseau de Chercheurs Lexicologie, Terminologie, Traduction. Paris: Éditions des archives contemporaines, [n.a.]. ISBN 978-2-8130-0052-1.

Conceição, Manuel Célio (2011). Prefácio. In: C. Muñoz, L. Araújo, C. Ceia, eds., Aprender uma segunda língua. Lisbon: Fundação FFMS, [n.a.]. ISBN 978-972-0-34936-1.

Contente, Madalena; Amendoeira, Filipa (2011). Ensino e aprendizagem de Português para adultos em contexto migratório. In: R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha, A. V. Leal, eds., A Língua Portuguesa em Timor-Leste. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. Atas do III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [CD-ROM] Macau: Universidade de Macau, [n.a.]. ISBN 978-99965-1-035-9.

Contente, Madalena; Filho, Sebastião Silva (2011). Ontoterminologie de l’éducation médicale: conception et organisation. In: M. Van Campenhoudt, T. Lino, R. Costa, eds., Passeurs de Mots, Passeurs d’Espoir: Lexicologie, Terminologie et Traduction face au défi de la diversité. Actes des Huitièmes Journées Scientifiques du Réseau de Chercheurs Lexicologie, Terminologie, Traduction. Paris: Éditions des archives contemporaines, [n.a.]. ISBN 978-2-8130-0052-1.

Contente, Madalena; Lino, Teresa (2011). Neologia terminológica: evolução conceptual e semântica. In: R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha, A. V. Leal, eds., A Língua Portuguesa em Timor-Leste. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. Atas do III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [CD-ROM] Macau: Universidade de Macau, [n.a.]. ISBN 978-99965-1-035-9.

Correia, Clara Nunes (2011). “Que bom estarmos aqui e sermos quem somos”: as relações semanticamente problemáticas entre “ser” e “estar” em PE. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Ser & Estar. Lisbon: NOVA FCSH, pp.13-18.

Correia, Clara Nunes (2011). Apresentação. In: C. Nunes Correia, ed., Cadernos WGT: Formas & Construções. Lisbon: NOVA FCSH, [n.a.].

Correia, Clara Nunes (2011). O prazer de ler [um livro de linguística]. David Crystal (2011) “A little book of language”New Haven / London: Yale University Press. Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, (6/7) (Workshop em Aquisição de L2 e outros textos / Workshop on Interfaces in L2 acquisition and other texts), pp.283-285. ISSN 1647-0346.

Correia, Clara Nunes (2011). Os tempos no tempo dos contos [de fadas]. In: C. Nunes Correia, ed., Cadernos WGT: Formas & Construções. Lisbon: NOVA FCSH, pp.53-58.

Correia, Clara Nunes; Brocardo, Maria Teresa (2011). On constructions with ir (go) + gerund / infinitive in Portuguese. In: C. Humphries, J. Kossek, A. Gomola, eds., English Language, Literature and Culture: New Directions in Research. Bielsko-Biala: Akademia Techniczno-Humanistyczna, pp.35-52.

Correia, Clara Nunes; Coutinho, Maria Antónia (2011). 10 WGTs: uma leitura (PROGRAMMA)tica ou PRETEXTO(para uma leitura). In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Ser & Estar. Lisbon: NOVA FCSH, pp.45-51.

Correia, Clara Nunes, ed. (2011). Cadernos WGT: Formas & Construções. Lisbon: NOVA FCSH.

Correia, Maria da Luz; Casanova, Maria; Grosso, Maria José (2011). Referencial de formação: formação de formadores de Português para falantes de outras línguas – Utilizador Elementar (A2). Lisbon: Instituto do Emprego e Formação Profissional. ISBN 978-989-638-027-4.

Costa, João (2011). Topic prominence is not a factor of variation between Brazilian and European Portuguese. In: H. Jacobs et al., eds., Romance Languages and Linguistic Theory 2009. Selected Papers from “Going Romance” Nice 2009. Amsterdam: John Benjamins, pp.71-88. eISBN 9789027282187; ISBN 9789027203830.

Costa, João; Lobo, Maria (2011). Objeto nulo na aquisição do Português Europeu: “pro” ou variável? In: A. Costa, P. Barbosa, I. Falé, eds., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisbon: APL, pp.197-207. ISBN 978-989-97440-0-4.

Costa, João; Martins, Ana Maria (2011). On focus movement in european portugueseProbus – International Journal of Romance Linguistics, 23(2), pp.217-245. ISSN 0921-4771.

Costa, João; Cabral, Assunção; Santiago, Ana; Viegas, Filomena (2011). Conhecimento explícito da língua. Guião de implementação do Programa de Português do Ensino Básico. Lisbon: Direção-Geral da Educação. ISBN 978-972-742-334-7.

Costa, João; Lobo, Maria; Silva, Carolina (2011). Interpreting null, clitic and strong pronouns and the explanatory power of interfaces. In: S. Stavrakaki, M. Lalioti, P. Konstantinopoulou, eds., Advances in Language Acquisition. Proceedings of GALA 2011. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.53-62. ISBN 978-1-4438-4783-4.

Costa, João; Lobo, Maria; Silva, Carolina (2011). Subject-object asymmetries in the acquisition of portuguese relative clauses: adults vs. childrenLingua, 121(6), pp.1083-1100. ISSN 0024-3841.

Costa, Manuel Luís (2011). Entre a “noção lexical” e a “noção gramatical”: hibridismo nocional das preposições. In: C. Nunes Correia, ed., Cadernos WGT: Formas & Construções. Lisbon: NOVA FCSH, pp.43-51.

Costa, Manuel Luís (2011). Os valores das preposições “a”, “até”, “para” e “com” em PE. In: M. C. Caetano, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisbon: NOVA FCSH, pp.63-67.

Costa, Rute; Silva, Raquel; Almeida, Zara (2011). L’organisation et la diffusion des connaissances terminologiques et textuelles au sein du Parlement Portugais – BDTT-ARArena Romanistica – Journal of Romance Studies. Professional Communication and Terminology, (7), pp.32-52. ISSN 1890-4580.

Coutinho, Maria Antónia (2011). Macroestruturas e microestruturas textuais. In: I. Duarte, O. Figueiredo, eds., Português, língua e ensino. Porto: Universidade do Porto Editorial, pp.189-220. ISBN 978-989-8265-72-2.

Coutinho, Maria Antónia; Pereira, Susana (2011). Que faremos com este texto? (Para um aproveitamento didáctico, talvez humorístico). In: M. Gonçalves, ed., Cadernos WGT: Oficina de Trabalho. Lisbon: NOVA FCSH, pp.57-62.

Crispim, Maria de Lourdes; Xavier, Maria Francisca (2011). Le Portugais. In: E. Bonvini, J. Busuttil, A. Peyraube, eds., Dictionnaire des langues. Paris: PUF, pp.546-554. ISBN 978-2-13-056914-5.

Cunha, Lúcia (2011). Géneros orais formais: da análise linguística à transposição didática. In: M. C. Caetano, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisbon: NOVA FCSH, pp.37-43.

Cunha, Lúcia; Jorge, Noémia (2011). A “discussão oral”: proposta de sequência didática. In: M. Teixeira, L. Santos, I. Silva, eds., Novos Desafios no Ensino do Português. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém, pp.152-165. ISBN 978-972-9434-04-4.

Deus, Sofia (2011). O Tétum-Díli como língua não-pro-drop: na senda do Caboverdiano. In: A. Costa, P. Barbosa, I. Falé, eds., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisbon: APL, pp.226-241. ISBN 978-989-97440-0-4.

Estrela, Antónia (2011). A construção passiva: usos e desvios. In: M. Teixeira, L. Santos, I. Silva, eds., Novos Desafios no Ensino do Português. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém, pp.92-98. ISBN 978-972-9434-04-4.

Estrela, Antónia; Sousa, Otília (2011). Competência textual à entrada no Ensino SuperiorRevista de Estudos da Linguagem, 19(1), pp.247-267. eISSN 2237-2083; ISSN 0104-0588.

Fiéis, Alexandra; Correia, Clara Nunes (2011). Nota editorialEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (6/7) (Workshop em Aquisição de L2 e outros textos / Workshop on Interfaces in L2 acquisition and other texts), [n.a.]. ISSN 1647-0346.

Fiéis, Alexandra; Correia, Clara Nunes, eds. (2011). Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, (6/7) (Workshop em Aquisição de L2 e outros textos / Workshop on Interfaces in L2 acquisition and other texts). ISSN 1647-0346.

Fiéis, Alexandra; Lobo, Maria (2011). Gerund clauses in the diachrony of portuguese: C-T features and information structure. [Poster] 13th International Diachronic Generative Syntax Conference, 2-5 June, Filadélfia.

Fiéis, Alexandra; Lobo, Maria (2011). Propriedades de gerúndios e de infinitivos em Português Antigo. In: A. Costa, P. Barbosa, I. Falé, eds., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisbon: APL, pp.256-265. ISBN 978-989-97440-0-4.

Fiéis, Alexandra; Lobo, Maria (2011). Word order variation in portuguese gerund clauses. [Poster] 6th International Conference on Language Variation in Europe, 29 June – 1 July, Freiburg.

Frade, Mafalda (2011). Entre o latim e o português: estudo de traduções medievais. In: M. C. Caetano, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisbon: NOVA FCSH, pp.69-74.

Frade, Mafalda (2011). Estratégias argumentativas no “Livro dos Ofícios”. O caso dos verbos dicendi. In: C. Nunes Correia, ed., Cadernos WGT: Formas & Construções. Lisbon: NOVA FCSH, pp.35-41.

Frade, Mafalda (2011). O Futuro com “aver de” + infinitivo no “Livro dos Ofícios”Ágora. Estudos Clássicos em Debate, (13), pp.45-81. ISSN 0874-5498.

Frade, Mafalda (2011). O imaginário feminino na “Virtuosa Benfeitoria” e sua mediação entre o Homem e o ParaísoMirabilia – Revista Eletrônica da Antiguidade e Idade Média / Eletronic Journal of Antiquity and Middle Ages, (12), pp.105-123. ISSN 1676-5818.

Frade, Mafalda (2011). “Teer/aver” + particípio passado no “Livro dos Ofícios” do Infante D. PedroDiacrítica, 25(1), pp.187-202. ISSN 0807-8967.

Friedmann, Naama; Costa, João (2011). Acquisition of SV and VS order in Hebrew, European Portuguese, Palestinian Arabic and SpanishLanguage Acquisition, 18(1), pp.1-38. eISSN 1532-7817; ISSN 1048-9223.

Friedmann, Naama; Costa, João (2011). Last resort and no resort: resumptive pronouns in Hebrew and Palestinian Arabic hearing impairment. In: A. Rouveret, ed., Resumptive pronouns at the interfaces. Amsterdam: John Benjamins, pp.223-240. ISBN 978-90-272-0822-4.

Gonçalves, Matilde (2011). Apresentação. In: M. Gonçalves, ed., Cadernos WGT: Oficina de Trabalho. Lisbon: NOVA FCSH, [n.a.].

Gonçalves, Matilde (2011). Espécie de texto: contributo para a caraterização do sítio webHipertextus, 7(2), [n.a.]. ISSN 1981-6081.

Gonçalves, Matilde, ed. (2011). Cadernos WGT: Oficina de Trabalho. Lisbon: NOVA FCSH.

Grillo, Antonino; Costa, João (2011). Variable syntax. Uniform parsing. [Poster] ETAPS – Experimental and Theoretical Advances in Prosody 2, 23-25 Sep., Montréal.

Grosso, Maria José (2011). A propósito de Senna Fernandes: representações da língua portuguesa. In: Macau: quatro séculos de lusofonia – passado, presente e futuro. Atas do XV Colóquio da Lusofonia. Macau: Instituto Politécnico de Macau, [n.a.]. ISBN 978-989-95891-7-9.

Grosso, Maria José (2011). Língua Portuguesa em Macau. In: M. A. Espadinha, ed., DITEMA – Dicionário Temático de Macau. Vol. 2. Macau: Universidade de Macau, [n.a.]. ISBN 979-99965-1-028-1.

Grosso, Maria José, ed.; Soares, António; Sousa, Fernanda; Pascoal, José (2011). QuaREPE – Quadro de referência para o Ensino do Português no estrangeiro. Recursos para a avaliação, tarefas, actividades, exercícios. Lisbon: Direção-Geral da Educação.

Jorge, Noémia (2011). A interpretação do “agir” em relatos de alcoólicos anónimos. In: A. Costa, P. Barbosa, I. Falé, eds., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisbon: APL, pp.282-296. ISBN 978-989-97440-0-4.

Jorge, Noémia (2011). O género “memórias”. Análise linguística e perspetiva didática. In: M. C. Caetano, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisbon: NOVA FCSHL, pp.5-12.

Jorge, Noémia; Luís, Maria do Rosário (2011). Da adopção/adaptação de géneros à sua subversão. Análise da “confissão pasmosa” de Álvaro Silvestre em “Uma Abelha na Chuva”Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, (6/7), pp.209-225. ISSN 1647-0346.

Leal, Audria (2011). A organização textual do gênero cartoon: aspetos linguísticos e condicionamentos não-linguísticos. PhD. Supervised by Maria Antónia Coutinho. Universidade NOVA de Lisboa. [FCT Grant Holder.]

Leal, Audria (2011). A representação conceitual do gênero textual “cartoon”. In: Anais do VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Natal: CCHLA, [n.a.]. ISBN 978-85-7273-796-8.

Lima, José Pinto de (2011). Speech act verbs and the coding of evidentiality in Portuguese. In: G. Diewald, E. Smirnova, eds., Modalität und Evidentialität / Modality and Evidentiality. Trier: Wissenschaftlicher Verlag Trier, pp.11-33. ISBN 978-3-86821-029-3.

Loureiro, João (2011). A consciência sintáctica em crianças em idade escolar. PhD. Supervised by João Costa. Universidade NOVA de Lisboa.

Madeira, Ana; Xavier, Maria Francisca (2011). Estudos Linguísticos / Linguistic Studies (6/7) [Secção Workshop on Interfaces in L2 Acquisition. Selected Papers], pp.29-156. ISSN 1647-0346.

Madeira, Ana; Xavier, Maria Francisca (2011). IntroductionEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (6/7) (Workshop em Aquisição de L2 e outros textos / Workshop on Interfaces in L2 Acquisition and other texts), pp.29-32. ISSN 1647-0346.

Markič, Jasmina; Correia, Clara Nunes (2011). Estudos contrastivos Português/EslovenoEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (6/7), pp.23-26. ISSN 1647-0346.

Marques, Isabelle Simões (2011). Autour de la question du plurilinguisme littéraireLes Cahiers du Grelcef, (2), pp.227-244. ISSN 1918-9370.

Marques, Isabelle Simões (2011). Confrontation et plurilinguisme linguistique dans “Nós, os do Makulusu” de José Luandino Vieira. In: Y. Clavaron, J. Dutel, C. Lévy, eds., L´Étrangeté des langues. Saint-Étienne: Publications de l´Université de Saint-Étienne, pp.321-331. ISBN 978-2-86272-588-8.

Marques, Isabelle Simões (2011). Écrivains et rapports aux langues: le cas du Français comme langue d´écritureIntercâmbio, 2nd serie, (4), pp.220-234. ISSN 0873-366X.

Marques, Isabelle Simões (2011). Identité, alterité et plurilinguisme dans Exílio Perturbado d´Urbano Tavares RodriguesIdentité et Différence, Studii si Cercetari Filologice. Seria Limbi Romanice, (10), pp.82-97. ISSN 1843-3979.

Marques, Isabelle Simões (2011). L´identité par le langage dans “Nós, os do Makulusu” de José Luandino VieiraLanguage, Literature and Cultural Studies / Langue, Littérature et Études Culturelles, 4(2), pp.195-206. ISSN 2065-3867.

Marques, Isabelle Simões (2011). O passaporte interior ou a questão da marginalidade em “Este Verão o Emigrante là-bas” de Olga GonçalvesLatitudes – Cahiers Lusophones, (40), pp.3-7. ISSN 1285- 0756.

Marques, Isabelle Simões; Teletin, Andreea (2011). Quando os portugueses se vêem gregos” ou a Questão dos estereótipos culturais em expressões idiomáticas portuguesas e francesas. In: A. Costa, P. Barbosa, I. Falé, eds., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisbon: APL, pp.343-357. ISBN 978-989-97440-0-4.

Marques, Nuno; Dias, Sofia; Madeira, Ana; Xavier, Maria Francisca (2011). Redes neuronais de mapas auto-organizados para análise de L2: utilização de pistas morfológicas em L2. In: R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha, A. V. Leal, eds., A Língua Portuguesa em Timor-Leste. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. Atas do III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [CD-ROM] Macau: Universidade de Macau, [n.a.]. ISBN 978-99965-1-035-9.

Martins, Ana Sousa (2011). Léxico e adaptação textual na produção de material de leitura extensiva em PL2Diacrítica, 25(1), pp.231-260. ISSN 0807-8967.

Martins, Fátima; Madeira, Ana (2011). Sujeitos em construções de conjuntivo em Português L2. In: R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha, A. V. Leal, eds., A Língua Portuguesa em Timor-Leste. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. Atas do III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [CD-ROM] Macau: Universidade de Macau, [n.a.]. ISBN 978-99965-1-035-9.

Miranda, Florencia (2011). Aspectos de la organización (semio)lingüística de etiquetas de vino (portugués y español). In: G. Cariello, G. Ortiz, F. Miranda, D. Bussola, eds., Tramos y Tramas III: culturas, lenguas, literaturas e interdisciplina. Estudios comparativos. Rosario: Laborde, [n.a.]. ISBN 978-9876770071.

Miranda, Florencia (2011). Los géneros textuales en la enseñanza de lenguas: razones, problemas y perspectivas. In: D. Riestra, ed., Segundas Jornadas de Investigación y Prácticas de Didáctica de las Lenguas y las Literaturas. Bariloche: Ediciones GEISE, pp.116-125. ISBN 978-987-26198-9-3.

Morais, Armindo (2011). A simulação do oral na oralidade. In: A. Costa, P. Barbosa, I. Falé, eds., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisbon: APL, pp.433-445. ISBN 978-989-97440-0-4.

Morais, Armindo (2011). Projecto de Pós doutoramento: linguagem vaga e enunciados orais. In M. C. Caetano, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisbon: NOVA FCSH, pp.97-105.

Moreno, António; Lopes, Helena; Veloso, João (2011). Língua Portuguesa: gramática prática – 2.º Ciclo do Ensino Básico. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-20184-3.

Morgado, Isabel; Saraiva, Luísa; Mendes, Olga; Bacelar, Sérgio (2011). MCV ontology (final version of the ontology coded in a formal language (OWL). Revision by C. Roche and R. Costa. Lisbon: Instituto Nacional de Estatística, 11 p. Versão final.

Neves, Janete Bessa (2011). Estudo comparativo da modalidade linguística em periódicos da imprensa brasileira (“Correio Braziliense”) e portuguesa (“Gazeta de Lisboa”) do século XIX (1808 a 1821). In: M. C. Caetano, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisbon: NOVA FCSH, pp.85-95.

Neves, Janete Bessa; Oliveira, Teresa (2011). Aspetos enunciativos da ironia no jornalismo: estudo de caso específico. In: M. Gonçalves, ed., Cadernos WGT: Oficina de Trabalho. Lisbon: NOVA FCSH, pp.31-41.

Oliveira, Teresa (2011). Os valores de intersubjectividade na análise semântica: a marcação da distância. In: M. C. Caetano, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisbon: NOVA FCSH, pp.13-22.

Oliveira, Teresa (2011). Para a análise gramatical de formas de construção metafórica do conhecimento no texto jornalístico. In: C. Nunes Correia, ed., Cadernos WGT: Formas & Construções. Lisbon: NOVA FCSH, pp.25-34.

Oliveira, Teresa (2011). Sobre a construção inferencial do conhecimento a partir de três verbos de percepção sensorial. In: A. Costa, P. Barbosa, I. Falé, eds., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisbon: APL, pp.460-474. ISBN 978-989-97440-0-4.

Pinto, Rosalice (2011). Ação empreendedora: que (re)configurações possíveis? Scripta, 15(28), pp.103-118. eISSN 2358-3428; ISSN 1516-4039.

Pinto, Rosalice (2011). Ações empreendedoras em práticas sociais: um desafio interdisciplinarLinha d`Água, 24(2), pp.329-346. ISSN 2236-4242.

Pinto, Rosalice (2011). Agir empreendedor: uma abordagem sociointeracionista. In: M. J. Foltran et al., eds., Anais do VII Congresso Internacional da ABRALIN. Curitiba: ABRALIN, pp.3806-3817.

Pinto, Rosalice (2011). Análise de conteúdo em textos: um contributo metodológico. In: A. M. Cestero Mancera, I. Molina Martos, F. Paredes García, eds., La lengua, lugar de encuentro. Actas del XVI Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de la América Latina. Alcalá de Henares: ALFAL, pp.1571-1578. ISBN 978-84-8138-771-1.

Pinto, Rosalice (2011). Mecanismos argumentativos prototípicos em gêneros textuais. In: A. L. Tinoco Cabral, S. Berti Santos, eds., Discursos em diálogo: leitura, escrita e diálogo. São Paulo: Terracota, pp.47-66.

Pinto, Rosalice (2011). Multimodalidade em outdoors políticos: propostas de análise. In: A. L. Tinoco Cabral, C. Andrade, eds., Práticas linguístico-discursivas: alguns caminhos para aplicação teórica. São Paulo: Terracota, pp.71-92. ISBN 978-8562370373.

Pinto, Rosalice (2011). O agir empreendedor e sua configuração no mundo textual: aspectos teórico-metodológicos. In: M. C. Caetano, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisbon: NOVA FCSH, pp.75-84.

Pinto, Rosalice (2011). Questões enunciativas em situações de trabalho. In: M. Valíria, A. M. Vargas, M. Sparano, eds., Enunciação, subjetividade e práticas de linguagem: revisitando Benveniste. São Paulo: Paulistana, pp.131-150.

Pinto, Rosalice (2011). Vozes dissonantes na actividade política brasileira. In: A. G. Macedo, C. Mendes de Sousa, V. Moura, eds., Vozes, discursos e identidades em conflito. Atas do XII Colóquio de Outono. Braga: Edições Húmus, pp.249-263. ISBN 978-989-8139-99-3.

Pinto, Rosalice; Pinheiro, Clemilton (2011). Organizadores de texto em Portugués Europeo y Brasileno: un abordaje comparativo. In: G. Cariello, G. Ortiz, F. Miranda, D. Bussola, eds., Tramos y Tramas III: culturas, lenguas, literaturas e interdisciplina. Estudios comparativos. Rosario: Laborde, pp.137-146. ISBN 978-9876770071.

Pinto, Rosalice; Seara, Isabel Roboredo (2011). Communication and argumentation in the public sphereDiscursul Specializat – Teorie și Practica, ano IV, 5(1), pp.56-66. ISSN 1843-8423.

Pratas, Fernanda (2011). “Acreditar” não é “saber”: mais sobre estativos em Caboverdiano. In: A. Costa, P. Barbosa, I. Falé, eds., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisbon: APL, pp.521-533. ISBN 978-989-97440-0-4.

Pratas, Fernanda (2011). Eventos e subeventos em CaboverdianoEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (6/7), pp.13-22. ISSN 1647-0346.

Rivotti, Ana; Jorge, Noémia (2011). Mais do mesmo: da ironia como insulto. In: M. Gonçalves, ed., Cadernos WGT: Oficina de Trabalho. Lisbon: NOVA FCSH, pp.7-16.

Saiyad, Naseema (2011). Contos tradicionais portugueses e orientais na aula de língua portuguesa. In: M. C. Caetano, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisbon: NOVA FCSH, pp.23-28.

Santos, Teresa (2011). Formação de palavras: aquisição de alguns afixos derivacionais em português e em inglês. In: M. C. Caetano, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisbon: NOVA FCSH, pp.29-36.

Seara, Isabel Roboredo (2011). Delicadeza em actos ilocutórios expressivos: estudo em fóruns universitários. In: A. M. Cestero Mancera, I. Molina Martos, F. Paredes García, eds., La lengua, lugar de encuentro. Actas del XVI Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de la América Latina. Alcalá de Henares: ALFAL, pp.1697-1707. ISBN 978-84-8138-771-1.

Seara, Isabel Roboredo (2011). Estendal do ego: contributos para o estudo de cartas de amor. In: C. A. Andrade, A. L. Tinoco Cabral, eds., Práticas linguístico-discursivas: alguns caminhos para aplicação teórica. São Paulo: Terracota, pp.19-125. ISBN 9788562370373.

Seara, Isabel Roboredo (2011). “Ostinato rigore”. O tom memorialístico na poesia de Eugénio de Andrade. In: V. Bastazin, ed., Travessias poéticas: poesia contemporânea. São Paulo: CAPES/EDUC, pp.219-238. ISBN 978-85-283-0425-1.

Seara, Isabel Roboredo (2011). The fragment wonder in weblog’s genre. [Poster] GURT 2011 – Discourse 2.0. Language and New Media, 10-13 March, Washington, DC.

Shotropa, Larysa (2011). Análise contrastiva da categoria adjectival em Português e em RussoProblemas da Semântica Contrastiva, 1(10), pp.309-317.

Silva, Ana Virgínia (2011). Com a palavra, o aluno: a exposição oral na esfera académica. In: M. C. Caetano, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisbon: NOVA FCSH, pp.55-62.

Silva, Carolina (2011). Interpretação de clíticos e de pronomes fortes complemento na aquisição do Português Europeu. In: A. Costa, P. Barbosa, I. Falé, eds., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisbon: APL, pp.987-1158. ISBN 978-989-97440-0-4.

Silva, Cristina Vieira da (2011). Estratégias de monitorização da compreensão leitora. In: F. Viana, R. Ramos, E. Coquet, M. Martins, ed., Atas do 8.º Encontro Nacional e 6.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração – Investigação e Prática Docente. Braga: Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho. ISBN 978-972-8952-18-1.

Silva, Cristina Vieira da (2011). Perceções dos mestrandos de perfil misto de formação de professores face às novas orientações curriculares. In: M. Teixeira, L. Santos, I. Silva, eds., Novos Desafios no Ensino do Português. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém, pp.219-229. ISBN 978-972-9434-04-4.

Silva, Inês (2011). A leitura e a escrita do artigo de opinião no contexto académico. In: R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha, A. V. Leal, eds., A Língua Portuguesa em Timor-Leste. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. Atas do III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [CD-ROM] Macau: Universidade de Macau, [n.a.]. ISBN 978-99965-1-035-9.

Silva, Inês (2011). Interpretar textos multimodais: uma proposta de ensino. In: M. Teixeira, L. Santos, I. Silva, eds., Novos Desafios no Ensino do Português. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém, pp.213-218. ISBN 978-972-9434-04-4.

Silva, Inês (2011). Norma OrtográficaCadernos do ECB, (4), pp.55-60. ISSN 2183-8526.

Silva, Inês; Marques, Carla (2011). Contos & Recontos. Manual escolar de língua portuguesa – 7.º ano. Porto: Edições ASA. ISBN 978-888-88-9344-0.

Silva, Inês; Marques, Carla (2011). Contos & Recontos. Manual escolar de língua portuguesa – 8.º ano. Porto: Edições ASA. ISBN 978-989-23-2681-8.

Silva, Inês; Marques, Carla (2011). Estudar gramática no Ensino Secundário. Porto: Edições Asa. ISBN 978-989-23-1694-9.

Silva, Inês; Silva, Carolina (2011). Tipologia do erro na escrita e terminologia linguística para o ensino. In: R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha, A. V. Leal, eds., A Língua Portuguesa em Timor-Leste. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. Atas do III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [CD-ROM] Macau: Universidade de Macau, [n.a.]. ISBN 978-99965-1-035-9.

Silva, Manoel; Lino, Teresa (2011). La variation intralinguistique dans des Corpus comparables en Portugais Brésilien et Européen dans la terminologie de la Nanoscience/NanotechnologieActa Scientiarum. Language and Culture, 33(2), pp.173-187. eISSN 1983-4683; ISSN 1983-4675.

Tanto, Camile; Coutinho, Maria Antónia (2011). “Quem dizes tu que eu sou?” – aspetos linguísticos da (construção) de identidade. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Ser & Estar. Lisbon: NOVA FCSH, pp.19-30.

Teixeira, Carla (2011). A indução e a formulação de experiências. Análise linguística de textos da área do vinho. In: M. C. Caetano, C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisbon: NOVA FCSH, pp.45-53.

Teixeira, Carla; Correia, Clara Nunes (2011). Nem “só” e “apenas” fazem este texto!. In: M. Gonçalves, ed., Cadernos WGT: Oficina de Trabalho. Lisbon: NOVA FCSH, pp.17-30.

Teixeira, Clara; Coutinho, Maria Antónia (2011). “Ser” e “estar” em figuras de ação em textos sobre o vinho. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Ser & Estar. Lisbon: NOVA FCSH, pp.31-41.

Teixeira, Madalena; Silva, Inês; Santos, Leonor (2011). Nota de abertura. In: M. Teixeira, I. Silva, L. Santos, eds., Novos Desafios no Ensino do Português. Santarém: Escola Superior de Educação, p.7.

Teixeira, Madalena; Silva, Inês; Santos, Leonor, eds. (2011). Novos Desafios no Ensino do Português. Santarém: Escola Superior de Educação. ISBN 978-972-9434-04-4.

Tomás, Maria Isabel (2011). Projeto Meridium. Análise de Contexto – Portugal. Lisbon: CLUNL, 43p. Report.

Tomás, Maria Isabel; Binet, Michel; Madeira, Ana; Crispim, Maria de Lourdes (2011). From emigration to immigration: towards an assessment of immigration language policies in Portugal. In: J. C. Herreras, ed., L´Europe des vingt-sept et ses langues. Valenciennes: Presses Universitaires de Valenciennes, pp.465-480. ISBN 978-2-36424-008-7.

Valentim, Helena (2011). Construção de um ponto de vista modal duplo. Enunciação relatada e construção de um valor polémico. In: B. Hlibowicka-Węglarz, ed., Zeszyty Naukowe Wyższej Szkoły Społeczno-Przyrodniczej 8. Lublin: Wydawnictwo Akademickie Wyższej Szkoły Społeczno-Przyrodniczej, pp.7-26.

Valentim, Helena (2011). Cotexto e contexto: formas linguísticas e possibilidades de interpretação do enunciado. In: M. H. Neves, ed., As Interfaces da Gramática. São Paulo: Laboratório Editorial da FCL-UNESP, pp.301-317. ISBN 978-85-7983-156-0.

Valentim, Helena; Gonçalves, Matilde (2011). Da “descabelada que ‘só’ arranja arranja problemas” à “mentecapta que ‘mormente’ arranja problemas”: encenação de reformulação não parafrástica e ficcionalização genérica. In: M. Gonçalves, ed., Cadernos WGT: Oficina de Trabalho. Lisbon: NOVA FCSH, pp.43-56.

Van Campenhoudt, Marc; Lino, Teresa; Costa, Rute, eds. (2011). Passeurs de mots, passeurs d’espoir: lexicologie, terminologie et traduction face au défi de la diversité. Actes des 8emes Journées Scientifiques du Réseau de Chercheurs Lexicologie, Terminologie, Traduction. Paris: Éditions des archives contemporaines. ISBN 978-2-8130-0052-1.

Vercauteren, Aleksandra (2011). Estruturas com “é que” em variedades não “standard” do PE. In: A. Costa, P. Barbosa, I. Falé, eds., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisbon: APL, pp.574-588. ISBN 978-989-97440-0-4.